sábado, 30 de janeiro de 2016

Turquia acusa Rússia de violar seu espaço aéreo


O governo da Turquia acusou a Rússia de violar seu espaço aéreo na sexta-feira. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores turco, o caça russo SU-34 ignorou os alertas emitidos por radar. O presidente Recep Tayyip Erdogan alertou Moscou que haverá consequências se o país continuar violando o espaço aéreo turco.
O embaixador da Rússia foi chamado para esclarecer o incidente no fim da sexta-feira, de acordo com um comunicado. A Turquia acredita que a violação foi um claro sinal de que a Rússia quer que as divergências entre os dois países se intensifiquem.
“Estamos fazendo um pedido claro para que a Rússia não viole o espaço aéreo turco, que é também espaço aéreo da Otan”, afirma o comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores. "Estamos enfatizando uma vez mais que as consequências indesejáveis de tal comportamento irresponsável irão pertencer inteiramente à Rússia.”
O Ministério da Defesa da Rússia negou neste sábado que caças russos tenham violado o espaço aéreo da Turquia."As declarações do lado turco sobre o alegado fato de caças russos Su-34 terem violado seu espaço aéreo são pura propaganda", disse o porta-voz do ministério major-general Igor Konashenkov.Já o secretário-geral da aliança militar Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, pediu à Rússia neste sábado que "tome todas as medidas necessárias" para garantir que o espaço aéreo dos países da Otan não seja novamente violado."Um avião de combate russo violou o espaço aéreo turco ontem, apesar de repetidos alertas pelas autoridades turcas. Incidentes anteriores mostraram quão perigoso este tipo de comportamento pode ser", disse Stoltenberg em um comunicado.As relações entre Rússia e Turquia ficaram abaladas depois que um caça russo foi derrubado em novembro passado. A Rússia impôs sanções econômicas à Turquia, afetando sobretudo o turismo. Os caças russos estão atuando na guerra civil síria, combatendo o Estado Islâmico e as forças rebeldes.

Arquivo do blog