O caça russo de
quinta geração Sukhoi PAK FA, também conhecido como T50, está próximo de
entrar em produção. Na reta final da fase de testes, a aeronave, que
incorpora elementos de automação que a tornam mais um robô do que um
avião de combate, deverá ser fabricada a partir de 2016.
O T-50 possui uma tecnologia inovadora que torna o piloto uma parte de
todo o sistema de controle do avião. “O PAK FA já é em algum grau um
robô voador, onde o aviador cumpre a função não só de piloto, mas de um
dos elementos constitutivos do aparelho de voar”, explicou o vice-chefe
da Concern Radioelectronicos Tecnologias (Kret) Unidade da Rostech,
Vladimir Miheev.
Ele afirma que outra das características do jato é o seu “painel
inteligente”, que conta com dispositivos e blocos adicionais. “Se
olharmos para a ponta da asa, de um lado, à asa do outro, há um terminal
do sistema de defesa ativa Himalaya.” Em outubro a Kret declarou que
havia entregue o primeiro lote deste equipamento para a aeronave, tendo
sido desenvolvido por uma subsidiária em Kaluga e construído no
Radioplant Signal Stavropol.
“O exclusivo sistema de radares ativos e passivos e telêmetro ópticos
está integrado no corpo da aeronave e age como uma pele inteligente. A
sua utilização não só melhora a proteção da aeronave contra esmagamento e
sua capacidade de sobrevivência, mas também contraria, em grande
medida, os efeitos da baixa observabilidade pela tecnologia das
aeronaves inimigas”, explicou Kret.
Em janeiro, a Kret divulgou uma série de capacidades do T-50, anunciando
que “a Sukhoi conseguiu reduzir significativamente a superfície de
dispersão eficaz do PAK FA, que é o elemento básico para a visibilidade
em radares de aeronaves”. “Para alcançar este nível de discrição, os
designers moveram todas as armas para o interior do caça e também
alinhando seus revestimentos com um material que absorve ondas de
rádio.”
“Graças a estas novas soluções de design, o T-50 está agora à frente
não só de todos os outros aviões de combate do Exército russo, mas
também de modelos estrangeiros. Por exemplo, a visibilidade do jato de
quinta geração norte-americano F-22 é 0,3–0,4 metros quadrados”,
explicou a Kret, enquanto o valor para o T-50 é entre 0,1 e 1 metro
quadrado.
“O T-50 é a primeira aeronave de combate russo feita a partir de uma
proporção elevada de materiais compostos, constituindo 25% da massa da
aeronave e cobrindo 70% da sua superfície,” explicou kret. Este caça foi
escolhido para substituir o avião de combate de quarta geração Sukhoi
Su-27, conhecido pela OTAN como Flanker B e que entrou em serviço com
as forças aéreas soviéticas em 1985, e os Mig-29, Fulcrum segundo a
aliança do Norte, que entrou em serviço em 1983.
O trabalho para a concepção de aviões de combate de quinta geração
começou no final de 1980 nos EUA e na URSS. Embora não haja consenso
universal sobre as funcionalidades para o título de jato de quinta
geração, muitos sustentam que o único caça de quinta geração pronto para
o combate é o Lockheed F-22 Raptor, da Força Aérea dos EUA, introduzido
em 2005.
Em dezembro, a United Aircraft Corporation anunciou que a produção do
lutador começará em 2016, após a conclusão da fase de testes. De acordo
com o porta-voz da empresa, Vladislav Goncharenko, 55 jatos PAK FA
serão entregues para a Força Aérea da Rússia em 2020.