As vantagens do Marketing Digital

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Pesquisas de mercado indicam que com 3,2 bilhões de pessoas conectadas à internet ignorar a chamada economia digital não é das estratégias mais inteligentes. Entretanto, para que sua empresa se conecte à essa economia, é preciso conhecer as vantagens do marketing digital. Afinal, como se preparar corretamente para atender seus clientes neste novo modelo?

Pode parecer complicado, mas sem que perceba, você já vive a tal da economia digital. Basta pensar que, ao simplesmente acessar a uma rede social, você está na nuvem (do inglês, em tradução e significado literais, in cloud). Pagar contas virtualmente? Novamente em cloud. Estes são apenas exemplos mais simples do que atualmente é estar conectado.

Para conversar e se entender com este cliente conectado e aproveitar da forma mais estratégica a oportunidade de ser digital, é preciso traçar um planejamento de marketing digital. Este planejamento deve ser engajado em ações práticas que realmente aproxime a sua empresa dos seus consumidores, sejam eles de serviço, produtos ou ambos.

A proximidade com seu público

Já que a maioria está na internet, por que não usar isto a favor do seu negócio? O início do planejamento de marketing digital deve contemplar quem faz parte do seu público. Após ter o site, blog ou mesmo uma página bem estruturada em uma rede social (desde que seu público também esteja por lá), sua empresa pode perceber que muitos resultados positivos nascem somente desta ação.
Isso acontece porque, diferentemente do mundo off-line, o mundo on-line permite que quase todas as ações sejam mensuradas. Ao término de uma campanha de marketing, por exemplo, é possível ver o quanto foi investido, quanto foi captado e o que virou venda de fato. Esta é a melhor forma para acertar seus investimentos e obter o ROI (do inglês Return Of Investiment) positivo.

Tempo real

Na internet tudo é imediato. Assim, você publica uma nota agora e, em seguida, esta corre o risco de ser lida por milhares de pessoas. Aliás, não somente lida: comentada, compartilhada, espalhada. Tudo na hora! Pode até acontecer um efeito viral: aquele que é tão compartilhado e tão comentado que cai no gosto de muitas pessoas. O ROI, neste caso, é garantido!
Mas vamos supor que, por exemplo, a sua publicação não se torne um viral. Com a estratégia correta aplicada em seu planejamento, a segmentação do público que você precisa que veja este produto ou serviço é mais uma das vantagens do marketing digital sobre o marketing tradicional. As chances são mais do que positivas, acredite!

Custo x Benefício

Todo tipo de empresa pode usar e abusar do marketing digital. O fato de estar onde todos estão já é motivo de sobra para investir em uma boa estratégia. Assim, sua empresa pode investir que certamente terá um retorno positivo, mais cedo ou mais tarde. Tudo porque a internet é atualmente quase um item de primeira necessidade, para todas as idades.
Além disso, está repleta de consumidores jovens, os chamados geração Y e Z que praticamente nasceram com acesso a um computador conectado. Basta moderar sua expectativa (lembre-se da importância do planejamento) diante da realidade, medindo o volume e tempo de suas campanhas e ações.

Segmentação e geolocalização

Para que perder tempo expondo seus produtos e serviços para quem não tem interesse? O maravilhoso mundo do marketing digital também oferece a possibilidade de sua empresa se promover apenas para quem é necessário. É possível vender de tudo. Produtos e serviços para executivos, donas de casa, comerciantes, estudantes, trabalhadores autônomos, empresários, empreendedores, etc… Todos têm o seu mundo particular.
Além disso, o marketing digital permite – se assim for necessário, que suas soluções estejam ao alcance de apenas uma determinada região: justamente àquela do interesse de sua empresa.

Interação com outras mídias

Engana-se quem acredita que a internet não conversa com outros tipos de mídia. Basta perceber o quanto diversos segmentos atualmente anunciam seus produtos e serviços em múltiplos canais. Com o marketing digital bem estruturado e planejado, as outras mídias agregam e muito às estratégias de vendas.
O segredo está no planejamento! Estude todos os conceitos e veja o quanto a entrada de sua empresa no mundo digital pode ser positiva com um marketing digital bem estruturado. O mundo é todo seu. Aproveite!
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