sábado, 23 de janeiro de 2016

PROMOÇÃO DE CARNAVAL SUPERMERCADO ESTRELA


Consultor aponta entraves para maior atração do capital externo ao Brasil

Consultor aponta entraves para maior atração do capital externo ao Brasil

Apesar da extensa agenda de encontros que o ministro da Fazenda, Nélson Barbosa, teve nesta quinta-feira, 21, com diretores-presidentes de grandes corporações multinacionais no Foro de Davos, na Suíça, consultores afirmam que o Brasil ainda tem diversos entraves para atrair um maior volume de capital estrangeiro.


Segundo o último levantamento da Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (Unctad), o Brasil ocupava em 2014 o 6.º lugar no ranking mundial de atração de capitais externos, o que representou 6,1% dos investimentos globais naquele ano. Em 2012, o país estava na 4.ª posição.
Leonardo Abrão, da Consultoria Abrão Filho, especializada em investimentos estrangeiros para o Brasil, observa que, embora ainda detenhamos o maior grau de Investimento Estrangeiro Direto (IED) na América Latina, o país ainda tem algumas barreiras que precisam ser vencidas, como a instabilidade dos marcos regulatórios

“A gestão do ex-Ministro da Fazenda Joaquim Levy tinha uma linha de trabalho e objetivos discrepantes do Governo da Presidenta Dilma. Esse conflito de ideais ajudou a inibir o investimento direto e privilegiou o chamado ‘hot money’, ou seja, aporte daquele capital de curto prazo que, entre outras atribulações, causa a oscilação cambial.”
Sem regras mais estáveis, o consultor afirma que o investidor interessado em grandes projetos de infraestrutura – como portos, aeroportos, gasodutos e energia eólica, por exemplo – fica receoso e passa a ver o país com outros olhos.
Sem citar o nome da incorporadora americana, Abrão dá o exemplo de um projeto na Marginal Pinheiros, em São Paulo, que seria o maior complexo residencial na América Latina e que, após ter obtido todas as licenças e ter vendido várias unidades, foi interrompido por revisão das certidões concedidas.
Embora o Brasil tenha o maior Produto Interno Bruto (PIB) da América Latina, outros países da região mostram um ambiente mais amigável para investimentos, de acordo com o consultor. Abrão cita o Chile, 40.º colocado no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU, e o Uruguai (50.º), ambos bem à frente do Brasil, o 76.º colocado.

“Esses países oferecem um ambiente de negócio mais desregulado. Lá, por exemplo, um não residente pode abrir conta em banco em moeda estrangeira. No Brasil, um não-residente, se quiser abrir uma conta em real, vai enfrentar um processo bastante demorado”, diz Abrão, para quem o excesso de burocracia brasileira atrapalha a vinda de capital externo, até para questões básicas do dia a dia, como abertura e fechamento de empresas.
Diante da crise política que vem freando as decisões de investimento no país desde 2015, Abrão não vê chance de muitas mudanças para este ano, embora se mostre mais otimista com as perspectivas para 2017.
“Até lá, o Brasil deve ter trilhado melhor o caminho da maturidade econômica e ter um aumento na captação do investimento estrangeiro. Esse momento que passamos é, na verdade, um ciclo pelo qual outros países, hoje potências econômicas, já passaram.”

tiroteio em escola mata cinco pessoas e fere duas

Bandeiras do Canadá


O número de mortos num tiroteio nesta sexta-feira (22) em uma escola secundária na província canadense de Saskatchewan subiu para cinco, informou o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.

Segundo Trudeau, há também dois feridos graves no tiroteio, que ocorreu numa escola situada numa reserva de índios em La Loche.
O balanço anterior, anunciado pela Real Polícia Montada do Canadá, apontava para duas mortes.
A escola estava cercada e a polícia aconselhou os pais dos alunos a se manterem afastados enquanto  buscam resposta para o que classificaram de "incidente em curso".
Uma escola primária vizinha também foi atingida e os alunos estão no seu interior por precaução, disse um porta-voz da Real Polícia Montada do Canadá.
Segundo um jornal local, a polícia prendeu um suspeito, mas as autoridades ainda não confirmaram a informação.
O tiroteio ocorreu na cidade de la Loche, que tem 3 mil habitantes, e está localizada a 600 quilômeters ao norte de Saskatoon.

Brasil oferece ajuda à Colômbia no momento do acordo de paz com as FARC

Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos (esquerda), presidente de Cuba, Raul Castro (centro), e líder das FARC, Rodrigo Londoño Echeverri (direita)

O Governo brasileiro ofereceu ajuda à Colômbia e está disposto a enviar especialistas das Forças Armadas para treinar militares colombianos a identificar e desarmar minas terrestres que proliferam no país após mais de 50 anos de combates entre o Governo e as FARC, que já deixaram mais de 220 mil mortos.

O assunto será discutido durante a Cúpula da CELAC – Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, que se realizará em Quito, na quarta-feira, 27, com a presença da Presidenta Dilma Rousseff e de dirigentes de 33 países. A oferta do Governo brasileiro foi precedida, no ano passado, pelo primeiro envio de militares brasileiros a Bogotá, para capacitação de militares colombianos nas operações de desarmamento.
Embora a assinatura do acordo esteja prevista para 23 de março, ainda há diversas questões a serem resolvidas. Uma das mais difíceis até agora é a exigência feita pelas FARC para a desmobilização das forças paramilitares que agem no país desde 1990, a entrega do armamento e a criação de territórios em que os guerrilheiros possam se instalar após a assinatura do acordo.
O Congresso colombiano aprovou recentemente a criação de um referendo para um plesbicito popular que ocorrerá três meses após a assinatura do acordo, que, para ser legitimado, terá que contar com o apoio de 13% da população.
Não está prevista anistia para crimes de lesa-humanidade, embora delitos de menor gravidade cometidos por militares, policiais e guerrilheiros possam ser perdoados para que se esclareçam os fatos ocorridos durante os conflitos. Penas para delitos graves vão variar de dois a oito anos. Outra proposta é a criação de um órgão para buscar pessoas desaparecidas (estima-se um total de 22 mil) e de uma “comissão da verdade”. Para o professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), Diogo Dario, especialista em estratégias em políticas latino-americanas, essa cooperação é fundamental.
"Embora limitadas em sua expansão e na venda de um projeto político, as FARC ainda têm uma capacidade de defesa muito forte em algumas regiões, e não existe a possibilidade de que o Governo consiga eliminá-las militarmente ao longo dos próximos anos. Além disso, existe hoje uma geração de guerrilheiros que está em ação desde o início dos combates e que vê o processo de negociação como a última chance de entrarem efetivamente na vida política".
O Professor Dario diz ainda que a maior parte dos atuais comandantes tem planos de ingressar na vida partidária a partir do ano que vem:
"Desde 1984, as FARC tinham um braço político no Parlamento, um partido oficial, a União Patriótica, que foi reativado recentemente, tendo em vista justamente a retomada do processo de negociação."

Argentina abaterá aviões do tráfico de drogas: decreto de Macri provoca debates

Presidente da Argentina, Mauricio Macri

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, assinou um decreto para permitir que a força aérea do país rastreie e derrube voos ilegais do tráfico de drogas, em um movimento que provocou críticas de pessoas que afirmam que ele deveria consultar o Congresso antes de tomar tais medidas.

O governo argentino anunciou nesta terça-feira que Macri assinou um decreto declarando uma "emergência de segurança" em escala nacional, cumprindo uma promessa de campanha de expandir e intensificar a luta contra o crime organizado e o tráfico de drogas no país.  O decreto dá ao governo um "intenso controle sobre o espaço aéreo" e permite que a força aérea "identifique, advirta, intimide e use força" contra aeronaves que entrem no espaço aéreo argentino de forma ilegal, disse a administração.
Abater aviões do tráfico na América Latina tem sido uma questão controversa depois que forças peruanas derrubaram uma pequena aeronave que transportava missionários norte-americanos em 2001, provocando a suspensão dessa política.
O decreto foi o último de uma série de medidas controversas de Macri, que tem sido acusado de passar por cima do Congresso para atingir seus objetivos políticos. No mês passado, o presidente tentou contornar o Congresso ao usar um decreto para nomear dois juízes da Suprema Corte, criando uma reação generalizada, mesmo entre muitos dos que o apoiam.
Nesta quarta-feira, críticos afirmaram que Macri deveria ter trabalhado com o Congresso dessa vez, especialmente porque o decreto permite que o governo derrube aviões.

Estados Unidos perdem drones no Oriente Médio e África

 Militares norte-americanos preparam um drone MQ-9 Reaper para exercícios de voo



Força Aérea dos Estados Unidos perdeu 20 grandes drones em 2015.

O número inclui drones completamente destruídos e aqueles cuja reparação custará mais de dois bilhões de dólares.
Os militares perderam 10 drones tipo Reaper e 10 outros da geração mais antiga, Predator. Em comparação com anos anteriores, o número de aparelhos destruídos ou danificados dobrou.
As perdas de drones aconteceram todas no estrangeiro: seis no Afeganistão, quatro em África, três no Iraque e outros no Kuwait, Turquia, Síria e Líbia.
A maioria de incidentes aconteceu devido a avarias, e só em um único caso os EUA admitiram que um drone foi derrubado na Síria. Engenheiros norte-americanos ainda não sabem o que exatamente ficou danificado nos drones, mas divulgaram que algo bate errado no sistema de energia. Os drones Reaper são atualmente produzidos com um acumulador adicional, que permite aumentar o tempo de voo por uma hora. Após o número de acidentes com drones ter aumentado, os veículos aéreos não tripulados passaram a ser equipados com acumuladores adicionais que aumentam tempo de voo até 10 horas.
“Quando a bateria se esgota, o avião fica descontrolado e perdemo-lo”, declarou o coronel Brandon Baker, chefe da divisão de aeronaves remotamente pilotadas da Força Aérea.
Os Estados Unidos usam drones para missões de reconhecimento e ataques aéreos, incluindo no Iraque, no Afeganistão e na Síria. O primeiro modelo de veículos aéreos não tripulados Predator foi usado na década de 1990 nos Balcãs.
O coronel Baker salientou que este era um modelo experimental. Os Reaper, que podem transportar mais armas do que seu antecessor, foram introduzidos ao exército em 2007. Um veículo totalmente equipado tipo Reaper custa 14 milhões de dólares.

Líbia não confirma chegada de militares da Rússia, EUA e Reino Unido

Soldados do exército líbio durante patrulha em Bengazi, nesta sexta-feira, 14 de agosto

O serviço de imprensa do Exército líbio negou, em declarações à Sputnik neste sábado (23), informações da mídia sobre chegada de destacamentos militares da Rússia, EUA e Reino Unido ao país.

Fontes de segurança líbias haviam declarado ao jornal árabe Asharq Al-Awsat que dezenas de tropas britânicas, norte-americanas e russas chegaram ao sul de cidade de Tobruk em uma "missão de reconhecimento para assessorar o exército nacional."
Segundo a declaração oficial do Exército líbio feita à , a Líbia nega esta informação.

Só o exército líbio realiza o apoio ao governo de unidade nacional", divulgou o serviço de imprensa, sublinhando que "todas as regiões do leste e todos os postos [de entrada] estão protegidos por forças militantes.
Líbia vive em guerra civil desde 2011, que começou após os protestos da Primavera Árabe que levou à derrubada do governo de Muammar Kadhafi.
A instabilidade na região tem facilitado o surgimento de vários grupos de militantes terroristas no país, particularmente o Daesh [também conhecido como Estado Islâmico e proibido na Rússia], que vem realizando ataques contra a infraestrutura petrolífera líbia.
Na terça-feira, o Conselho Presidencial da Líbia anunciou a criação de um novo governo que inclui 32 ministros. Mas o acordo ainda não foi aprovado por Tobruk e pelos governos de Tripoli.

Analista: economia russa é ‘insubmergível’

Rublo

A Rússia pode estar descansada quanto à sua economia. Graças a medidas oportunas, o país parece ter imunidade mesmo às crises globais, opina o analista suíço Matthias Siller.

A economia russa mostra uma notável estabilidade e o país praticamente não tem com se preocupar, não obstante a economia mundial estar em dificuldades e os preços do petróleo permanecerem baixos, escreve o analista Matthias Siller, do banco Barins, em uma entrevista ao jornal alemão Finanz und Wirtschaft.
Segundo Siller, a Rússia tem razão para continuar serena. Primeiramente, não existe ameaça de insolvência do país. Com todas as divergências políticas com o Ocidente e as medidas contra a Rússia, o país provou que a sua economia é praticamente insubmergível.

Em segundo lugar, na Rússia, apesar da desvalorização do rublo, não há uma inflação galopante como seria de prever. Além disso, o país de certa forma se beneficia dos preços mais baixos do petróleo, porque o nível de autossuficiência aumentou significativamente.
O analista notou também que o papel importante que o Banco Central russo desempenha na contínua estabilidade da economia russa. Este em 2014 tomou a decisão de não interferir no mercado cambial e não regular o rublo. Ao mesmo tempo, a instituição financeira russa continua tomando medidas para garantir a liquidez dos bancos e a sua consolidação, permitindo assim que o sistema financeiro continue flexível.

Mudanças positivas também são registradas no setor privado da economia da Rússia: novas as  empresas IT não só foram criadas, mas também podem afazer séria concorrência às estrangeiras. Este fato prova que a Rússia tem recursos humanos altamente qualificados e apoiados pelo governo, sublinhou o especialista suíço.
Ele frisou também que a Rússia continua mantendo o saldo da balança comercial positivo, mesmo em uma altura em que os preços de petróleo são tão baixos.

Assaltantes fazem reféns antes de ataque a banco em Nordestina

Agência ficou destruída após ação criminosa. (Foto: Bahia10.Com.Br)

A agência do Banco do Brasil da cidade de Nordestina, no nordeste da Bahia, foi alvo de ataque de assaltantes na noite de terça-feira (1º). Segundo a Polícia Militar, antes da ação, o grupo fez dois reféns em um povoado e outro na entrada da cidade. Os três reféns foram liberados depois do crime, sem ferimentos.
De acordo com a polícia, o assalto aconteceu por volta das 22h. A agência ficou destruída após as explosões aos caixas eletrônicos. Os reféns relataram que cerca de 15 homens encapuzados e fortemente armados participaram do ataque, segundo a PM.
Ainda não há informações sobre a quantia de dinheiro levada. A polícia realiza buscas na região para localizar os suspeitos.
Segundo ataque
Na madrugada desta quarta-feira (2), por volta das 2h, outra agência do Banco do Brasil foi assaltada, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Segundo a polícia, enquanto os criminosos explodiam a agência, outro grupo atirou contra uma viatura da PM.
Os policiais não ficaram feridos porque teriam se jogado no chão. Ninguém ficou ferido. Ainda não há informações sobre a quantia levada e a polícia ainda faz buscas pelos suspeitos.

Frentista é esfaqueado em assalto a posto de gasolina em Jaguaquara, BA

Polícia ainda não tem informações sobre identidade ou localização dos suspeitos  (Foto: Blog Marcos Frahm) 

Um frentista foi esfaqueado durante assalto a um posto de gasolina na cidade de Jaguaquara, sudoeste da Bahia, na noite de terça-feira (12). A vítima foi socorrida por populares, levada até o Hospital Municipal de Jaguaquara (HMJ) e não corre risco de morte.
De acordo com informações da direção do hospital, o frentista recebeu alta ainda na noite de terça-feira e retornou ao hospital nesta quarta-feira (13) apenas para realizar alguns exames, mas não apresentou nenhuma complicação.
As informações preliminares da polícia apontam que o posto foi assaltado por dois suspeitos, que fugiram a pé depois de cometer o crime. Até por volta das 9h30 desta quarta-feira, nenhum suspeito foi preso ou identificado. A polícia também não soube informar a quantia levada pelos assaltantes.

Com chuva, Santa Maria fica alagada e moradores recorrem a barcos

Chuva alaga ruas em Santa Maria da Vitória (Foto: Divulgação/Correios) 

Com as chuvas que caíram nos últimos dias na região oeste da Bahia, a cidade de Santa Mara da Vitória teve diversas ruas inundadas, o que causou transtornos à população. Nesta quinta-feira (21), bancos, agência dos Correios e o comércio da cidade não funcionaram.
As águas do rio que corta o município, um afluente do Rio São Francisco, transbordaram. O centro da cidade foi um dos locais mais afetados. Em algumas regiões, moradores precisam usar barco e caiaque para sair de casa e salvar móveis e eletrodomésticos.
O empresário e morador da cidade, Alessandro Aguiar, disse que muitos amigos que moram na parte mais baixa tiveram de abandonar as residências. "Está chovendo muito e a água inundou várias casas. A chuva começou há mais de duas semanas e não tem previsão de parar. A minha casa, que fica numa parte mais alta, não foi alagada, mas outras casas aqui perto foram tomadas pela água", destacou.
Moradores também afirmam que não ocorria uma enchente como essa desde o fim dos anos 1980. "Moro aqui há muito tempo e só vi coisa assim em 1989, quando as ruas também foram tomadas por água após forte chuva. É um caos", destacou.

 Chuva alaga ruas em Santa Maria da Vitória (Foto: Divulgação/Correios)

Chuva alaga ruas em Santa Maria da Vitória

Para os próximos dias, que inclui o final de semana, não são esperadas mudanças nas condições do tempo na Bahia, segundo previsão do serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

O céu permanece encoberto e chuvoso em todo o estado devido a uma extensa banda de nebulosidade que atua desde o sul da Amazônia até o Sudeste e parte do Nordeste brasileiro. As regiões onde esse sistema meteorológico influencia o tempo com maior intensidade são o Oeste, São Francisco, Norte, Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul, onde estão previstos eventos de chuvas com intensidade moderada.
Os acumulados de chuvas deverão se concentrar no Oeste e São Francisco, podendo estas vir acompanhadas de trovoadas, típicas do verão.
Por outro lado, para as regiões Nordeste e Recôncavo, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico permanecem influenciado o tempo, deixando o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, conforme o Inema. Porém, não se descarta a possibilidade de chuvas mais expressivas, sobretudo nas localidades mais próximas ao litoral.
A previsão também se estende para a cidade de Salvador e região metropolitana onde, mesmo com predomínio de chuvas, as temperaturas continuam elevadas, com mínimas de 24°C e máximas de 33°C. Altas temperaturas também são esperadas para o restante do Estado, com máximas que deverão variar entre 29°C (Chapada Diamantina e Sudoeste) e 36°C (Nordeste).

Moradores usam barcos e caiaque para se locomover na cidade (Foto: Alessandro Aguiar/VC no G1)

Moradores usam barcos e caiaque para se locomover na cidade
Ruas ficaram alagadas em Santa Maria da Vitória  (Foto: Alessandro Aguiar/VC no G1)  

Ruas ficaram alagadas em Santa Maria da Vitória

reviravolta em Itaberaba

image
 O município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, poderá sofrer uma reviravolta política com o julgamento do processo no TSE, que deverá requerer a posse de João Almeida Mascarenhas Filho (DEM).

O município de Itaberaba, na entrada da Chapada Diamantina, poderá sofrer uma reviravolta política com o julgamento do processo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deverá requerer a posse de João Almeida Mascarenhas Filho, candidato do DEM nas eleições de 2008. Mascarenhas venceu o pleito com uma mais de 2.500 votos de frente, mas quem foi empossado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi o segundo colocado, Sólon Ribeiro (PV).
De acordo com informações vindas de Brasília, onde os advogados de João Mascarenhas acompanham o julgamento do processo, o vice-procurador-geral eleitoral, Francisco Xavier, opinou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve confirmar o deferimento do prefeito eleito de Itaberaba. Em parecer enviado ao TSE, Xavier sugeriu que o Tribunal aceite o recurso especial 35.660 apresentado por João Almeida Mascarenhas Filho, "...opinando pelo conhecimento e provimento dos presentes recursos." Agora  o processo entrará em pauta para o próximo dia 9 de junho.

Voto
Na sessão do dia 19 de maio, em seu voto, o ministro Joaquim Barbosa disse entender que o entendimento regional não deve prevalecer. Afirmou que, de acordo com as razões do recurso especial, que está na Procuradoria Geral Eleitoral (PGE), “há probabilidade de êxito pois a decisão recorrida é aparentemente divergente da orientação firmada pelo TSE”.
De acordo com o relator, “a coisa julgada, nos termos do artigo 469, I, do CPC, alcança apenas o dispositivo da decisão definitiva e não a sua motivação. Assim, o motivo que idealizou o indeferimento do registro de candidatura ao cargo de vice-prefeito jamais poderia representar empecilho ao deferimento do registro ao cargo de prefeito”.
O ministro considerou o caso “excepcionalíssimo” e disse não ver burla à legislação eleitoral, “na medida em que a substituição de candidatos ocorrida dentro do prazo de dez dias, contados da renúncia, obedeceu às regras da legislação, sem evidenciar qualquer tipo de manobra”. O ministro Carlos Ayres Britto pediu vista, “pensando nas conseqüências da decisão”

Arquivo do blog