sábado, 23 de janeiro de 2016

Analista: economia russa é ‘insubmergível’

Rublo

A Rússia pode estar descansada quanto à sua economia. Graças a medidas oportunas, o país parece ter imunidade mesmo às crises globais, opina o analista suíço Matthias Siller.

A economia russa mostra uma notável estabilidade e o país praticamente não tem com se preocupar, não obstante a economia mundial estar em dificuldades e os preços do petróleo permanecerem baixos, escreve o analista Matthias Siller, do banco Barins, em uma entrevista ao jornal alemão Finanz und Wirtschaft.
Segundo Siller, a Rússia tem razão para continuar serena. Primeiramente, não existe ameaça de insolvência do país. Com todas as divergências políticas com o Ocidente e as medidas contra a Rússia, o país provou que a sua economia é praticamente insubmergível.

Em segundo lugar, na Rússia, apesar da desvalorização do rublo, não há uma inflação galopante como seria de prever. Além disso, o país de certa forma se beneficia dos preços mais baixos do petróleo, porque o nível de autossuficiência aumentou significativamente.
O analista notou também que o papel importante que o Banco Central russo desempenha na contínua estabilidade da economia russa. Este em 2014 tomou a decisão de não interferir no mercado cambial e não regular o rublo. Ao mesmo tempo, a instituição financeira russa continua tomando medidas para garantir a liquidez dos bancos e a sua consolidação, permitindo assim que o sistema financeiro continue flexível.

Mudanças positivas também são registradas no setor privado da economia da Rússia: novas as  empresas IT não só foram criadas, mas também podem afazer séria concorrência às estrangeiras. Este fato prova que a Rússia tem recursos humanos altamente qualificados e apoiados pelo governo, sublinhou o especialista suíço.
Ele frisou também que a Rússia continua mantendo o saldo da balança comercial positivo, mesmo em uma altura em que os preços de petróleo são tão baixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog