quinta-feira, 24 de março de 2016

Grécia não registra chegada de qualquer migrante em 24 horas

Menino sírio refugiado no porto da ilha grega de Lesbos, dia 21/03/2016

A Grécia não registrou qualquer chegada de migrantes em seu território nas últimas 24 horas, marcando o primeiro dia sem chegadas desde a entrada em vigor de um acordo entre a Turquia e a UE, informaram nesta quinta-feira as autoridades gregas.

Esta queda nas chegadas de migrantes, depois que a Turquia prometeu lutar contra os traficantes que levam os refugiados para a costa grega, também pode ser o resultado das condições marítimas no mar Egeu, onde, na quarta-feira, houve uma forte tempestade.

Sob o acordo alcançado na semana passada entre a UE e a Turquia, todos os migrantes que chegarem nas ilhas gregas serão devolvidos à Turquia, incluindo os requerentes de asilo sírios.

Embora as chegadas tenham registrado um aumento inicial logo após a entrada em vigor do acordo, somando um total de 1.662 pessoas na segunda-feira, na terça-feira o número caiu para 600 e na quarta para 260.

Aproveitando a calmaria, as autoridades gregas se preparavam para implementar o acordo, que exigirá uma logística complexa, pois envolverá 4.000 agentes.

Deste contingente, composto por forças de segurança e peritos em matéria de asilo, cerca de 2.300 serão enviados por outros países europeus.

A tarefa do governo grego, de identificação e assistência aos migrantes, foi agravada esta semana após a retirada das organizações humanitárias da área, considerando que o acordo viola o espírito do direito de asilo.

Três organizações, incluindo Médicos Sem Fronteiras (MSF), anunciaram na quarta-feira que suspenderiam suas atividades humanitárias nos centros de registro de migrantes nas ilhas gregas.

A agência da ONU para os refugiados (ACNUR) também suspendeu na terça-feira algumas das suas atividades na Grécia, considerando que, com as novas disposições previstas no acordo entre a UE e a Turquia, os centros de registo "vão se tornar locais de detenção".

Fundo de investidores quer mudar diretoria do Yahoo

Marissa Mayer, CEO do Yahoo!, durante apresentação na CES 2014

Um influente fundo americano de investidores, Starboard Value, anunciou nesta quinta-feira que pediu mudanças na diretoria do Yahoo!, considerando que os atuais gestores da empresa "não conseguiram obter resultados" expressivos.

"Acreditamos que o Yahoo! está profundamente desvalorizado" e sua diretoria não forneceu "valores significativos para o benefício de todos os acionistas", indica Starboard em uma carta aberta aos acionistas da empresa.

"Estamos extremamente desapontados com o péssimo desempenho financeiro do Yahoo!, a sua má gestão, suas ultrajantes remunerações e contratações, e a falta generalizada de controle e prestação de contas pelo conselho diretivo", ressalta a carta.

O fundo, que detém 1,7% do capital da companhia, indica que vai propor a nomeação de nove pessoas de sua escolha, porque duvida da capacidade de sua CEO, Marissa Mayer, e de todo atual conselho administrativo.

Londres contesta oficialmente conclusão da ONU sobre Assange

Julian Assange, fundador do Wikileaks, fala com jornalistas da embaixada do Equador em Londres, dia 19/08/2012

O governo britânico contestou formalmente nesta quinta-feira as conclusões de uma comissão da ONU que denunciou, em fevereiro, a "detenção arbitrária" do fundador do Wikileaks, Julian Assange, confinado na embaixada do Equador em Londres há mais de três anos.

"As conclusões do grupo de trabalho da ONU são imprecisas e devem ser revistas (...) Julian Assange nunca foi arbitrariamente detido pelo Reino Unido. Na verdade, ele evita sua prisão por vontade própria ao permanecer na embaixada do Equador", declarou o subsecretário de Estado do ministério das Relações Exteriores, Hugo Swire, em um comunicado.

Londres questiona o relatório "profundamente falho" do grupo de trabalho que, em 5 de fevereiro, exigiu o fim da "detenção arbitrária" de Julian Assange, uma posição imediatamente rejeitada pelos governos britânico e sueco.

"Ele mesmo se escondeu na embaixada equatoriana e ainda assim afirma ser detido arbitrariamente. A única pessoa que o detém é ele mesmo", declarou na ocasião o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

"O Reino Unido continua a ter a obrigação legal de extraditá-lo para a Suécia", lembrou Swire nesta quinta-feira, enquanto a justiça sueca emitiu um mandado de detenção europeu contra Assange, acusado de estupro na Suécia.

O ex-hacker australiano, que nega o estupro, recusa-se a ir a este país por medo de ser extraditado para os Estados Unidos, onde poderia ser acusado pela publicação pelo WikiLeaks, em 2010, de 500.000 documentos secretos e de 250.000 comunicações diplomáticas.

De acordo com Londres, o grupo de trabalho da ONU deve decidir na sua próxima reunião, a partir de 18 de abril, em Genebra, se reavaliará ou não o caso

Pare de tratar seu cachorro como se ele fosse um lobo

Filhote de cachorro

Sob toda aquela fofura e por trás da carinha de pidão, o cão é nada menos do que o assassino da vovó da Chapeuzinho Vermelho, vivendo sob seu telhado.

Você provavelmente já ouviu isso: todo mundo que já teve de lidar com a insistência do bicho em espalhar as entranhas do sofá pela sala e foi pedir ajuda ao Dr. Google já ouviu isso.

E já recebeu conselhos do tipo: você precisa mostrar quem manda. Bater o osso na mesa. Ser o macho alfa da alcateia.

E talvez alimentá-lo só de carne crua, do jeito que Nosso Senhor Anúbis planejou.

Um animal humanista

Talvez esse tratamento até consiga fazer Fido bater continência. Mas uma coisa ele não é: científico. Cachorro não é lobo. Além do que, lobos não são exatamente como se pensava.

A ideia de que lobos tem coisas como "machos alfa" vem de um estudo da década de 40, baseado em lobos não aparentados, criados em cativeiro. Mas essa é a versão presídio da sociedade dos lobos.

Quando os observamos na natureza, descobrimos que na verdade ele vivem em estruturas familiares e monogâmicas. Não tem alfas tão bem definidos na vida real, só papai e mamãe. As relações entre cães não são pura dominação: há muito de afeto ali.

Seu teimoso amigo é sim um orgulhoso membro da espécie Canis lupus, a mesma do lobo, mas da subespécie familiaris.

Sabe quem também era uma subespécie? O Homem de Neandertal. (É um assunto polêmico - mas também tem quem classifique lobo e cachorro como espécies diferentes.)

O cachorro não surgiu dos lobos iguais aos de hoje, mas provavelmente de uma subespécie extinta, que vivia na Ásia Central há 33 mil anos.

Não sabemos exatamente como esse lobo se comportava, mas sabemos que ele teve uma ideia que nenhum outro lobo teve: se aproximar das pessoas de forma pacífica e roer os ossos de mamute que jogavam no canto da caverna.

Os humanos acharam... fofo, e toleraram a presença (ou talvez simplesmente tenham achado os cachorros gostosos, e não no sentido de quem alisa as dobras de um shar pei).

A evolução fez seu trabalho e, em algumas gerações, os lobos humanistas foram se tornando mais dóceis e confiantes, tornando-se o primeiro animal doméstico.

E isso sem muita intervenção humana: na verdade, eles domesticaram a si próprios.

Evolução anabolizada

Quando os cachorros passaram a ser criados junto com as pessoas, elas decidiram tomar as rédeas da evolução (fale com uma vez tenebrosa: "brincar de deeeeus").

Selecionamos o que achamos mais interessante, criando as raças que existem hoje. Seleção artificial é seleção natural anabolizada: tornamos o cão a espécie com maior variação morfológica da Terra: o menor cachorro do mundo é 300 vezes menor que o maior.

Eles tem hoje 1% de diferença genética para os lobos. O que é mais ou menos a mesma diferença que temos para o chimpanzé.

Nosso trabalho tornou os cães uma critura artificial, espécie de ciborgue de carne, osso e língua, feito sob medida para nós.

Nenhum outro animal consegue interpretar a expressão corporal e tom de voz humanos com tanta eficiência - lobos simplesmente fogem ou ignoram as pessoas.

Entre lobos, olhar nos olhos é uma expressão de agressividade - nos cães, como em humanos, é comunicar um sentimento.

Também nenhum ser na natureza entende o gesto humano de apontar.

E, por fim, o sistema digestivo dos cachorros se adaptou (principalmente na flora intestinal) para comer o que estava no cardápio humano.

E não comemos coelhos crus. Cachorros são hoje onívoros, e uma dieta com excesso de proteína pode causar até falência renal. 

Anarquia na sala de estar

Por fim, a grande questão: quem é você na sociedade canina? Por um deslize no romantismo da Idade da Pedra, fizemos os cães deixarem de ser monogâmicos.

Então nem dá pra comparar mais com a sociedade dos lobos. Pelo que sabemos de como cães abandonados se comportam, eles vivem no esquema fission-fusion, sociedades flexíveis que se integram e se desintegram, com bilús saindo e entrando toda a hora.

E sem líderes. Enfim, bem diferente do que dizem os gurus que encantam cães.

Como deve ter desconfiado quem passou pelo incidente do sofá, cachorros são basicamente anarquistas.

Você não é um sargento, mas aquele amigão no qual ele vive encostado, filando o sofá e geladeira. É por isso que cada dia mais ganha força a ideia de reforço positivo.

Quer algo do totó? Dê a ele algo que ele quer. Ganhando o respeito no biscoito, não no grito.

PGR investigará obstrução da Justiça no caso dos grampos

Presidente Dilma Rousseff fala com o ex-presidente Lula durante sua posse como ministro, Brasília, dia 17/03/2016

 Líderes de partidos da oposição na Câmara anunciaram na quarta-feira, 23, que entraram com três representações na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo que o órgão investigue a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula, o ministro Edinho Silva (Comunicação Social) e Jaques Wagner (chefe de Gabinete da Presidência), com base nos grampos de conversas telefônicas entre eles divulgados com autorização da Justiça na semana passada.

Uma das representações será mais "ampla" e pede a investigação de Dilma, Lula, Wagner e Edinho por obstrução da Justiça.

Nas outras duas, eles acusam separadamente o chefe de Gabinete da Presidência e o ministro da Comunicação Social de crime de advocacia administrativa e atos de improbidade administrativa, por terem colocado seus cargos à disposição para que Lula assumisse e movimentado a administração "em favor da defesa dos interesses do ex-presidente".

Para o líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy (BA), as conversas telefônicas interceptadas e divulgadas posteriormente mostram que Dilma e os ministros usaram seus cargos para defender interesses particulares.

"Isso é muito grave. A Presidência da República está tentando obstruir a Justiça", afirmou. "O PT e o Palácio do Planalto estão usando a Presidência como se fosse a sede do partido", criticou o líder do DEM, deputado Pauderney Avelino (AM).

Os líderes da oposição criticaram a decisão do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), de determinar em decisão liminar (provisória) que o juiz federal Sérgio Moro, que conduz as investigações da Operação Lava Jato na primeira instância, envie à Corte os áudios do ex-presidente Lula interceptados.

Em sua decisão, Teori fez crítica à divulgação por Moro das conversas telefônicas, as quais chamou de "indevidas".

"O ministro Teori deverá arcar com as consequências da decisão", rebateu Pauderney. De acordo com o parlamentar, uma dessas consequências deverá ser a derrubada da decisão do ministro pelo plenário do Supremo.

O líder do DEM disse entender que as gravações são "legais", pois quem estava sendo investigado era o ex-presidente Lula, que não tinha foro privilegiado. "Dilma e ministros foram captados fortuitamente. O alvo era o Lula", disse.

Mensalão

No rol de representações, o vice-líder da oposição na Câmara, Raul Jungmann (PPS-PE), anunciou que ingressou com representação na Procuradoria-Geral pedindo o desarquivamento de inquéritos referentes ao processo do mensalão do PT. O deputado pede que nova investigação seja aberta contra Lula.

A representação tem como base trechos da delação do ex-líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (sem partido-MS), na qual ele diz que o ex-presidente era o autor intelectual da ação penal 470.

Prioridade a térmicas dá prejuízo à Petrobras

Plataforma da Petrobras

 A Petrobras suspendeu sete áreas da Bacia de Campos por falta de gás natural, utilizado para estimular a produção de petróleo.

O gás foi redirecionado para usinas térmicas e usado como combustível na geração de energia. Amarrada por contratos de fornecimento ao setor elétrico, a petroleira se viu obrigada a adotar a manobra.

O saldo foi um rombo de cerca de R$ 6 bilhões no resultado financeiro, em forma de baixa contábil.

O ajuste está entre os fatores que fizeram a estatal registrar um prejuízo de R$ 34,8 bilhões no ano passado.

Foram suspensos da carteira de projetos da Petrobras os campos de Espadarte, Linguado, Badejo, Pampo, Trilha, Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça.

Os cinco primeiros são campos maduros, em fase de declínio, por isso precisam da injeção para que voltem a produzir em escala economicamente viável.

Já Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça estão em área do pré-sal e devem começar a produzir apenas no próximo ano. Pelas novas determinações do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), aprovadas há duas semanas, se permanecerem sem produção por mais de seis meses, devem ser devolvidos à União e licitados a novos investidores.

No relatório financeiro de 2015 divulgado na última segunda-feira, a Petrobras informa que as sete áreas passaram por testes de avaliação contábil depois que o "plano de escoamento de gás" da Bacia de Campos foi revisto.

Segundo a empresa, a revisão ocorreu "desconsiderando a necessidade de injeção de gás para garantir a produção de óleo, devido à elevada demanda do produto pelo mercado para geração termoelétrica, com a consequente exclusão dos campos".

"Não faz sentido parar a produção de petróleo para usar em térmicas. Mesmo no caso de um petróleo pesado, como o produzido na Bacia de Campos. Mas, para a Petrobras, que tem compromissos com o setor elétrico, é possível que a opção tenha sido perder menos, ao optar pelo gás da Bacia de Campos, em vez de importar o combustível mais caro", disse o especialista pela USP, Edmilson Moutinho.

Critérios

A geração de energia e o fornecimento de gás para a produção de eletricidade pela Petrobras nem sempre seguem critérios financeiros.

A empresa gera energia subsidiada para cumprir contratos firmados ainda no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do período do apagão, quando foi obrigada a construir usinas para garantir o abastecimento de eletricidade ao País.

Em 2006, novamente foi convocada pelo governo a suprir o setor elétrico, dessa vez pela ministra de Minas e Energia Dilma Rousseff, com o fornecimento de gás natural para a geração térmica, ainda que, do ponto de vista econômico, o negócio não fosse rentável.

Do ponto de vista financeiro, mais lógico seria vender o produto para a indústria ou direcioná-lo às suas distribuidoras estaduais. Na época, porém, a Petrobras firmou acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no qual se comprometeu a fornecer o combustível, sob pena de multa.

O acordo valeu até 31 de dezembro de 2015. Desde então, a Petrobras tem a opção de tirar suas térmicas do Sistema Interligado Nacional (SIN) e optar por direcionar o gás para o mercado que considerar mais conveniente. Mas, segundo fonte do Planalto, não há nenhuma movimentação da petroleira nesse sentido.

A empresa continuará tendo papel chave na segurança do fornecimento de energia no País, até que consiga se desfazer dela dentro do seu plano de desinvestimento.

Procurada, a estatal não se manifestou sobre a decisão de priorizar o fornecimento de gás para geração de eletricidade em detrimento da produção de petróleo.

BTG sugere compra de ação da Ultrapar e vê cenário otimista

Ultragaz

  O banco BTG Pactual aumentou sua recomendação para as ações da Ultrapar (UGPA3) de neutra para compra e elevou o preço-alvo para os papéis de R$ 67 para R$ 83 em 12 meses.

A Ultrapar atua em diversos setores e é dona das marcas Ultragaz (gás), Ipiranga (distribuidora de combustíveis), Oxiteno (produtora de óxido eteno e derivados), Ultracargo (provedora de armazenagem para granéis líquidos) e Extrafarma (drogaria).

 Considerando o preço de fechamento da ação na última quarta-feira (23), de R$ 69,67, o novo preço-alvo estipulado pelo banco sugere um potencial de valorização de 19,1%.

Em relatório enviado a clientes na quarta-feira (23), os analistas Antonio Junqueira, Julia Ozenda e Andres Cardona disseram que a decisão foi pautada na possível reversão de tendências macroeconômicas, que seriam benéficas a empresas relacionadas a consumo.

“Desde que iniciamos a cobertura [da ação da Ultrapar], (...) nós subestimamos a habilidade da empresa de navegar pelo cenário macroeconômico adverso”, disseram. “Todas as nossas estimativas para 2015 foram atingidas”, completaram.

Segundo o BTG, a Ultrapar entregou em 2015 receitas 4% melhores que o esperado pelo banco. Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) superou em 8% as expectativas.

“Com uma potencial melhora de cenário à nossa frente e a resiliência que superou de longe as nossas expectativas, sentimos que a relação risco/retorno da ação da Ultrapar está, agora, bastante interessante”, disse a equipe de análise do banco.

EI tem 400 militantes prontos para atacar Europa, diz AP

Imagem compartilhada pela polícia belga de suposto terrorista de Bruxelas, dia 22/03/2016

 O grupo extremista Estado Islâmico (EI), que atua majoritariamente na Síria e no Iraque, conta com 400 militantes treinados e prontos para conduzir ataques na Europa. É o que apurou a agência de notícias Associated Press (AP).

De acordo com as fontes ouvidas pela AP, o grupo montou uma rede ágil e conectada de células terroristas e conta com campos de treinamento focados no planejamento de ações contra o ocidente. O alto escalão do EI concedeu, inclusive, autonomia para que definissem o local, o horário e a forma de ataque.

Ataques em Bruxelas

A divulgação dessa informação vem em um momento de preocupação para os países europeus, que se recuperaram da tragédia do início desta semana na Bélgica.

Sua capital, Bruxelas, foi alvo de uma onda de explosões realizadas por militantes do EI em dois pontos: o aeroporto de Zaventem e a estação de metrô de Maalbeek, ambos locais de alta circulação de cidadãos belgas e estrangeiros. Por enquanto, foram registradas 31 mortes e 270 pessoas feridas.

Ligações com Paris

Ao todo, foram identificados dois dos quatro autores dos eventos em Bruxelas, todos relacionados aos atentados em Paris de novembro do ano passado. São eles os irmãos Brahim e Khalid el Bakraui, que se suicidaram aeroporto e na estação, respectivamente.

Os atentados vieram dias depois da prisão de Salah Abdeslam, o francês de 26 anos suspeito de ser a mente por trás dos ataques em Paris em novembro de 2015 e que deixaram mais de 100 mortos. Suspeita-se que os eventos em Bruxelas tenham sido uma espécie de retaliação.

A EXAME.com, o Dr. Shiraz Mahez, pesquisador do Centro de Estudos de Radicalização e Violência Política (ICSR) da King’s College (Londres), explicou que a força dos atos traz indícios de que esses foram planejados com antecedência. “Eles mostram a existência de uma ampla e sofisticada rede terrorista na Bélgica e que vai além dos ataques em Paris”, explicou.

A Bélgica se tornou uma peça importante para se entender o aumento das atividades terroristas na Europa nos últimos meses. O país é, entre os europeus, aquele com o maior número per capita de militantes do EI na Síria. “O país conta com duas vezes mais militantes que a França e quatro vezes mais que a Inglaterra”, informou Mahez.

Nenhuma das 31 vítimas dos atentados foi identificada

Flores, velas e mensagens em memorial para as vítimas dos atentados em Bruxelas, dia 23/03/2016

 A porta-voz da Promotoria da capital belga, Ine Van Wymersch, informou nesta quinta-feira que nenhum dos 31 mortos contabilizados oficialmente nos atentados de terça-feira em Bruxelas está identificado formalmente.

Em entrevista coletiva no Hospital Militar de Neder-Over-Heembeek, onde estão sendo recebidas as famílias das pessoas que desde os atentados não deram notícias, ela disse que a Promotoria não ofereceu os nomes porque não identificou com precisão as vítimas.

Para facilitar os trabalhos, as famílias estão sendo orientadas a levar pertences das possíveis vítimas para fazer cotejos.

Conforme os últimos números divulgados pela ministra de Saúde belga, Maggie de Block, 31 pessoas morreram e 300 ficaram feridas de cerca de 40 nacionalidades. Até a manhã desta quinta-feira, 150 feridos seguiam hospitalizados, sendo 61 na UTI.

Dilma concede hoje entrevista a jornais estrangeiros

A presidente Dilma Rousseff

 Com a imprensa internacional dividida em relação ao impeachment, a presidente Dilma Rousseff vai dar uma entrevista a jornais estrangeiros nesta quinta-feira, 24, para reforçar o discurso de que o que está acontecendo no País é um "golpe" contra a democracia.

A presidente falará à imprensa de seis países diferentes: Le Monde (França), The Guardian (Inglaterra), The New York Times (EUA), El País (Espanha), Pagina 12 (Argentina) e Die Zeit (Alemanha).

Alguns desses jornais já se manifestaram sobre a eventual saída de Dilma. No último domingo, dia 20, o The Guardian chegou a sugerir a renúncia da presidente. E um editorial the New York Times criticou a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil.

Nesta semana, a capa da edição para as Américas da revista britânica The Economist traz a foto de Dilma com o título "Hora de Partir" ("Time to Go").

Neozelandeses votam a favor de manter antiga bandeira

Antiga bandeira nacional da Nova Zelândia , ao fundo o possível novo modelo da bandeira, dia 24/03/2016

 Os neozelandeses votaram em favor de manter a bandeira nacional, com a "Union Jack" britânica, frente a um novo modelo projetado com uma folha de samambaia prateada, conforme os resultados preliminares do referendo revelados nesta quinta-feira.

A Comissão Eleitoral informou em comunicado que a consulta popular, que começou em 3 de março, conseguiu 56,6% de apoios à insígnia atual, contra os 43,2% para a nova proposta.

Mais de 2,1 milhões de neozelandeses, 67,3% dos aptos a votar, participaram do referendo, cujo resultado final será conhecido na quarta-feira da semana que vem.

O primeiro-ministro neozelandês, John Key, promoveu o longo processo de consulta para a mudança de bandeira, que custou US$ 17,4 milhões, e que começou há alguns meses.

Em sua opinião, e na dos que apoiam a mudança, a atual bandeira se confunde com a da Austrália e representa o passado colonial do arquipélago.

Contra estão que pensam que a bandeira vigente faz parte da história da Nova Zelândia, incluindo a memória dos soldados falecidos em várias guerras.

A atual bandeira neozelandesa é azul e tem no canto superior esquerdo a "Union Jack", que combina os cruzamentos dos santos padroeiros da Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte. Além disso, tem quatro estrelas vermelhas com bordas brancas que representam a constelação Cruzeiro do Sul.

O desenho alternativo, criado por Kyle Lockwood e selecionado em dezembro após outra votação entre cinco propostas, consiste em uma folha de samambaia prateada, símbolo maori do país, com fundo azul e preto, e quatro estrelas vermelhas que formam o Cruzeiro do Sul.

Governo quer privatizar "raspadinhas"

Loteria

  O governo conta com a ajuda das "raspadinhas" para reforçar os cofres neste ano.

Está prevista uma megalicitação para passar à iniciativa privada toda a operação de loterias instantâneas, as raspadinhas, atribuição que hoje é exclusiva da Caixa Econômica Federal.

Segundo fontes do governo, a privatização das raspadinhas pode gerar receita entre R$ 2,2 bilhões e R$ 4 bilhões.

A exploração anual dos jogos deve gerar aproximadamente R$ 1 bilhão para a União. Esse valor consta na previsão de receitas extraordinárias para este ano.

A Caixa vai criar uma empresa para desenvolver esse negócio.

A modelagem ainda está em estudo pelos técnicos do Ministério da Fazenda: se por meio de uma oferta pública de ações (IPO) - o que não parece adequado neste momento - ou pela venda da concessão do direito de exploração. A empresa que comprar terá que pagar a outorga. 

O vencedor da licitação poderá decidir por novos pontos de venda, inclusive em máquinas de autoatendimento, e novos jogos.

O banco deve continuar com o monopólio das loterias no País, mas a operacionalização da raspadinha - pré-produção, produção, logística, telemarketing, venda, pós-venda, suporte - passará para uma única empresa ou consórcio de companhias privadas, que pode misturar empresas nacionais e internacionais.

Interessados. Estrangeiras já demonstraram interesse no negócio, como a Scientific Games, maior empresa de loteria do mundo, que opera a Mega Millions nos Estados Unidos.

Enquanto a Caixa estudava o processo de licitação, a empresa participou de reuniões com representantes dos bancos estatais e chegou inclusive a abrir uma filial no País.

Na quarta-feira, 23, a presidente Dilma Rousseff ampliou os temas para exploração da Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), modalidade de jogo em que o resultado é imediato.

Além de futebol, a raspadinha virtual poderá ser associada a eventos de grande apelo popular, datas comemorativas, referências culturais, licenciamentos de marcas ou personagens e demais elementos gráficos e visuais que possam aumentar a atratividade comercial do produto.

A Lotex foi criada em agosto do ano passado, junto com o Programa de Modernização do Futebol Brasileiro (Profut). No primeiro momento, só poderia explorar temas relativos ao futebol.

O governo ainda avalia mandar um projeto ao Congresso que legalize os jogos de azar no País.

Parlamentares defendem que o governo dê aval para a volta de bingos, cassinos, jogos pela internet, jogo do bicho e caça-níqueis. Seria uma forma de elevar o caixa nesse momento de frustração de recursos.

Os cassinos são proibidos no Brasil há 60 anos e os bingos, há 12.

O Ministério da Fazenda, no entanto, ainda está estudando o alcance do projeto. Nelson Barbosa tem restrições em liberar a autorização de cassinos. Há temor de que a regulamentação facilite crimes de lavagem de dinheiro.

O ministro é favorável à legalização das apostas eletrônicas. O governo acredita que seria uma forma de "modernização das loterias" e ampliar um mercado "subaproveitado" no Brasil.

Projeções da consultoria Voga, do banco Indusval, estimou um mercado potencial de US$ 14,4 bilhões no País com a legalização dos jogos. O mercado internacional de games movimenta US$ 390 bilhões por ano no mundo.

Congresso

Já tramitam tanto na Câmara quanto no Senado propostas de liberação de jogos de azar. A Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional do Senado aprovou em dezembro um projeto que regulamenta a exploração de jogos como jogo do bicho, bingo e cassinos. O texto foi encaminhado para a Câmara.

Paralelamente, os deputados criaram uma comissão especial para discutir o assunto com o objetivo de criar um marco regulatório.

Papa pede que padres resistam à "mundanidade virtual"

Papa Francisco faz missa para padres na Basílica de São Pedro, dia 24/03/2016

O papa Francisco pediu nesta quinta-feira aos padres do mundo inteiro que resistam "à mundanidade virtual que se abre e fecha em um único clique" na internet.

No início do "Triduum pascal", que celebra os três dias (quinta, sexta e sábado Santos) antes da Páscoa, o Papa falou na Basílica de São Pedro a centenas de padres, todos vestidos de branco, para a tradicional mensagem da missa crismal.

Nesta mensagem, centrada na "misericórdia" de Deus, Jorge Bergoglio pediu aos sacerdotes que abandonem toda a arrogância e se "identifiquem" com o "povo pobre, com fome, prisioneiro da guerra, sem futuro, residual e rejeitado", ferido em sua "dignidade".

"Como padres, devemos nos lembrar que existem inúmeras pessoas pobres, ignorantes, prisioneiras que estão nesta situação porque outras as oprimem", observou.

No entanto, alguns sacerdotes, observou ele, podem ser "cegos, privados da luz bela da fé (...) por excesso de teologias complicadas".

"Nós nos sentimos presos, não por muros de pedra intransitáveis ​​ou por cercas de aço, mas por uma mundanidade virtual que abre e fecha em um clique. Somos oprimidos, não por ameaças e golpes, como muitas pessoas pobres, mas pela atração de mil propostas de consumo", acrescentou.

Neste ano de "Jubileu da misericórdia", Francisco limitou suas críticas ao clero.

O papa, de 79 anos, deve lavar nesta quinta-feira os pés de doze jovens migrantes em um centro para requerentes de asilo, antes de presidir, na sexta-feira, sábado e domingo várias celebrações da Páscoa.

Agricultura da França confirma caso de vaca louca

Carne bovina

 O Ministério da Agricultura da França confirmou nesta quinta-feira um caso de encefalopatia espongiforme bovina (BSE, na sigla em inglês), a doença de vaca louca, na região nordeste de Ardennes.

O caso suspeito havia sido identificado na semana passada e reportado nesta semana.

A doença de vaca louca tem potencial de alterar o nível de risco oficial para BSE da França, definido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês), afetando as exportações de carne do país.

A França recuperou o nível mais seguro, de "risco insignificante", ano passado, com o país demonstrando que o último animal nativo infectado havia nascido onze anos antes.

A notícia ocorre com o setor de criação de animais da França atualmente enfrentando uma crise severa, atraindo protestos de produtores.

Suspeito de ataques em Paris quer se explicar, diz advogado

Policial francês em estrada que liga Paris e Bruxelas - 19/11/2015

 Salah Abdeslam, o principal suspeito vivo dos ataques de novembro em Paris, não vai mais contestar a extradição para a França, como havia prometido fazer, e agora quer voltar para "se explicar", disse o advogado dele nesta quinta-feira.

Cidadão francês, Abdeslam foi preso em Bruxelas em 18 de março depois de uma caçada humana de quatro meses na esteira das ações de militantes do Estado Islâmico na capital francesa no dia 13 de novembro, quando mataram 130 pessoas com armas de fogo e explosões suicidas.

O advogado dele, Sven Mary, disse a repórteres em Bruxelas que espera que a volta de Abdeslam a Paris possa acontecer "o mais rápido possível... quanto a ir para a França, acho que realmente é uma questão de semanas".

Na semana passada, o promotor parisiense François Molins disse que poderia levar três meses para que Abdeslam seja entregue à França, já que ele havia se oposto à extradição.

As investigações sobre os ataques de homens-bomba em Bruxelas na terça-feira –também assumidos pelo Estado Islâmico e nos quais pelo menos 31 pessoas morreram– também apontaram na direção de Abdeslam, indicando que a mesma rede jihadista esteve envolvida nos atentados de Paris e de Bruxelas, segundo a polícia.

O advogado Mary informou que Abdeslam deve comparecer a um tribunal na capital belga em 31 de março em resposta a um mandado de prisão europeu emitido pela França.

Este tipo de mandado é um procedimento reservado a países-membros da União Europeia e acelera o processo tradicional de extradição evitando que autoridades governamentais impeçam qualquer transferência.

Indagado se Abdeslam, que foi criado em Bruxelas, ainda está ajudando os inquéritos policiais, Mary não quis comentar, citando a confidencialidade entre ele e seu cliente.

Na segunda-feira o advogado havia dito que Abdeslam estava colaborando e se comunicando, e que valia "seu peso em ouro" para a investigação.

Por ser o único suposto participante ou mentor dos ataques franceses sob custódia, Abdeslam poderia ser uma fonte de informações relevantes a respeito de outros envolvidos em redes de apoio, financiamento e ligação com o Estado Islâmico na Síria, afirmaram investigadores.

Polícia belga realiza novas operações em Bruxelas

Policiais belgas mascarados perto do Palácio da Justiça em Bruxelas, dia 24/03/2016

 A polícia da Bélgica está realizando nesta quinta-feira novas operações na principal avenida de Ixelles, uma região comercial de Bruxelas.

As forças de segurança evacuaram a área, na qual estabeleceram um perímetro de segurança e onde estão utilizando um grande contingente de agentes.

De acordo com uma testemunha, um homem foi preso por volta das 10h locais (6h em Brasília). O veículo, de alto padrão, acabou sendo guinchado pelos policiais.

Simultaneamente, os agentes realizam outra ação em um trecho diferente da mesma avenidas, apesar de as investigações não terem relação, de acordo com a agência "Belga".

Sueca Oriflame diz que pode se expandir para Brasil e EUA

Oriflame - maquiagem - cosméticos

 A empresa de cosméticos Oriflame pode entrar no Brasil e nos Estados Unidos em alguns anos, disse seu presidente-executivo.

Marnus Brannstrom disse que, no longo prazo, países asiáticos devem responder pela fatia principal das vendas da Oriflame, com China e Índia provavelmente se tornando seu maior mercado individual. Seu maior mercado hoje é a Rússia.

Mas se as condições do mercado continuarem a se estabilizar, a Oriflame também avaliará entrar nos EUA e no Brasil.

"Isso pode acontecer bem rápido", disse Brannstrom à Reuters em entrevista, acrescentando que haveria possibilidade de ocorrer em alguns anos.

Brannstrom disse que os EUA e o Brasil são mercados altamente interessantes, mas também intensivos em recursos.

"Eles são mercados enormes de vendas diretas com um alto grau de inovação e com muitas novas companhias nos EUA", disse, acrescentando que a Oriflame continuará a crescer principalmente organicamente.

Vítimas do voo da Germanwings são homenageadas nos Alpes

Homem deixa flor no memorial para as vítimas da tragédia do voo 9525 da Germanwings, dia 23/03/2016

 Familiares e amigos das 150 vítimas da tragédia com o voo 9525 da companhia aérea alemã Germanwings, que completa um ano nesta quinta-feira, fizeram um minuto de silêncio em homenagem aos mortos em Le Vernet, nos Alpes franceses, cidade mais próxima ao local da queda da aeronave.

Às 10h41 locais (6h41 em Brasília), momento que o avião se chocou contra os alpes, os familiares que foram ao sul da França iniciaram as homenagens acompanhados pelos moradores de Le Vernet, que já tinham demonstrado sua solidariedade nos dias após a tragédia.

Mais de dez ônibus levaram os parentes das vítimas de Marselha, onde ontem os mortos também foram homenageados, até Le Vernet.

No entanto, apenas 80 pessoas poderão chegar a pé ao local exato da colisão. A trilha na floresta que leva à região da queda está em más condições devido às recentes chuvas.

No local, os parentes devem depositar uma coroa de flores em homenagem aos mortos na tragédia, provocada de maneira proposital pelo copiloto do avião, o alemão Andreas Lubitz, que provocou a queda de forma intencional após se trancar na cabine de comando.

Os familiares das vítimas, em grande maioria alemães e espanhóis, pediram que as homenagens não sejam registradas em imagens, informou em coletiva o governador regional do departamento de Alpes-de-Haute-Provence, Bernard Guérin.

Ontem, o aeroporto de El Prat, em Barcelona, de onde partiu o voo antes da queda, foi palco de outra homenagem, que contou com a participação do presidente interino do governo da Espanha, Mariano Rajoy.

Já em Düsseldorf, na Alemanha, cidade de destino da aeronave da Germanwings, uma placa comemorativa será instalada hoje.

Após a tragédia, a Agência Europeia de Segurança Aérea (AESA) recomendou a presença permanente de dois membros da tripulação nas cabines das aeronaves durante as viagens.

As recomendações do relatório final sobre segurança do órgão francês responsável pelas investigações, divulgadas no último dia 13, focaram no reforço do controle médico dos pilotos.

Entre outros pontos, o Escritório de Investigação e Análise da França (BEA) pediu que pilotos com antecedentes psicológicos ou psiquiátricos sejam acompanhados por médicos.

Nova testemunha confirma fraude na obra do Rodoanel de SP

rodoanel

 Uma segunda testemunha que também trabalhou na empresa Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) confirmou, em depoimento à Polícia Federal, as suspeitas de superfaturamento nas obras do Trecho Norte do Rodoanel denunciadas por um ex-funcionário da estatal controlada pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB).

Na quarta-feira, 23, o Estado revelou que investigadores da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros (Delefin), braço da PF especializado no combate a desvio de recursos públicos, apuram se o aumento de ao menos R$ 170 milhões nos custos de terraplenagem da construção foi autorizado pela Dersa em setembro de 2015 para beneficiar as empreiteiras contratadas para construir o Rodoanel Norte.

A Dersa afirma que "não tem conhecimento do inquérito policial" e nega qualquer favorecimento às construtoras. A estatal afirma que teve de incluir novos serviços nessa etapa da construção por questões geológicas, por causa dos riscos de impacto em moradias do entorno, além de grandes deslocamentos de terra que não estavam previstos.

Segundo o delator, os custos com terraplenagem subiram mais de R$ 420 milhões depois dos aditivos, um acréscimo de 99,6% em relação aos valores previstos nos contratos dos seis lotes da obra, assinados em 2013 no valor total de R$ 3,9 bilhões. A Dersa rebate dizendo que o aumento real de custo nesse serviço foi de 40,4%, o equivalente a R$ 170 milhões.

O presidente da estatal, Laurence Casagrande, afirma que duas auditorias internas foram feitas e não constataram nenhuma das irregularidades apontadas pelo ex-funcionário que denunciou o suposto desvio de recursos do Rodoanel à PF. Segundo ele, um pedido de investigação foi encaminhado em fevereiro para a Corregedoria-Geral da Administração (CGA), que apura o caso.

O Ministério Público Federal (MPF) também instaurou um procedimento preparatório para apurar possíveis crimes na obra. A procuradora Anamara Osório Silva já requisitou à Dersa todos os contratos, projetos, aditivos e medições de serviços e o edital da obra.

Evento com Temer em Lisboa "assusta" políticos locais

O vice-presidente Michel Temer

 O jornal português Público destacou nesta quarta-feira, 23, que o evento que está sendo organizado por um instituto ligado ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e que vai reunir o vice-presidente Michel Temer e os principais nomes da oposição brasileira em Lisboa está "assustando" os políticos locais.

O jornal destaca que o fato de a maioria dos convidados para o IV Seminário Luso-Brasileiro de Direito serem nomes que são a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff está colocando em dúvida a participação do presidente de Portugal, Marcelo Rabelo de Souza, que faria o discurso de encerramento do evento.

O seminário acontece entre os dias 29 e 31 de março e está sendo organizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), em parceria com a Universidade de Lisboa.

Do lado brasileiro, além de Temer e do próprio Gilmar, estão confirmadas as presenças dos senadores tucanos Aécio Neves (MG) e José Serra (SP).

O Público diz que o evento tem sido tratado em Portugal como "uma espécie de governo brasileiro no exílio" e destaca a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo que afirma que o encontro tem sido visto por aliados de Dilma como o "prenúncio do arranjo político para derrubar a presidente".

O jornal português destaca que Gilmar foi o ministro do Supremo responsável por suspender a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil.

A reportagem diz ainda que a data do seminário coincide com o prazo para a direção nacional do PMDB tomar uma decisão final sobre se desembarca do governo Dilma. Além disso, lembra que no dia 31 de março completam 52 anos do golpe militar que depôs o presidente João Goulart e instaurou a ditadura militar no Brasil.

Procurada, a assessoria de comunicação do IDP afirmou que o presidente de Portugal foi convidado, mas ainda não confirmou a sua presença. O nome dele, porém, está anunciado na programação oficial do seminário.

Sócios avaliam divisão da Usiminas

Fábrica da USIMINAS

 A falta de entendimento entre os controladores da Usiminas, Ternium/Techint e Nippon Steel, colocou a cisão da siderúrgica mineira de volta à mesa de negociação, sendo apontada agora como única solução para o imbróglio societário que já se arrasta há cerca de dois anos.

As empresas, conforme fontes próximas à siderúrgica, estariam focadas em viabilizar essa alternativa. Se essa intenção sair do papel, a unidade de Ipatinga ficaria com o grupo japonês e Cubatão, nas mãos do grupo ítalo-argentino.

Uma fonte próxima à Usiminas disse que essa saída, que já foi estudada entre as partes no início de 2014, se desenha como a única opção ao litígio.

Na época, um dos problemas apontados era que a Usiminas perderia competitividade, pois teria sua escala reduzida. Hoje, no entanto, a situação é outra, visto que a atividade primária em Cubatão está paralisada desde janeiro e a laminação por lá ocorre na medida em que há demanda.

O presidente do grupo Techint, Paolo Rocca, enviou carta ao governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, há cerca de duas semanas, em que admite que é necessário avaliar todas as alternativas possíveis, incluindo "possivelmente a venda das suas participações ou a separação de ativos e unidades de produção."

A alta cúpula dos dois grupos já teria discutido o assunto. Em fevereiro, afirmam fontes, os presidentes do grupo ítalo-argentino e da japonesa Nippon, Kosei Shindo, chegaram a tratar dessa alternativa.

Essa solução, disse uma fonte, não é de curto prazo, já que a separação demandaria a contratação de avaliações, por exemplo.

Entre as alternativas para essa divisão da Usiminas, disse uma fonte, está a Nippon comprar as ações da siderúrgica detidas pela Ternium, inicialmente. O segundo movimento se daria com a Usiminas vendendo a unidade de Cubatão à Ternium.

Essa divisão ficaria livre de dívidas, o que contribuiria para a capitalização da siderúrgica mineira.

Em uma cisão, a Usiminas teria de ser dividida em duas para depois haver uma troca de ações, processo que seria mais difícil e poderia demandar mais tempo.

A unidade de Ipatinga (MG) tem tecnologia da companhia japonesa embarcada e foco no setor automotivo, ao passo que Cubatão, que produz placas e possui canal de distribuição, seria de maior interesse para a Ternium.

Com esse centro de distribuição, a Ternium teria fácil conexão com suas unidades na Argentina e no México, por exemplo, e poderia buscar sinergias com a Tenaris Confab, que pertence ao grupo, e fica em Pindamonhangaba, em São Paulo.

A cisão, se confirmada, colocaria um ponto final do litígio entre os sócios, que até aqui não tem sinais de solução.

Além de ações da Justiça e representações na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a crise da Usiminas chegou a envolver o governo de Minas Gerais, que interveio no momento em que se tornou pública a falta de caixa da empresa e o risco de recuperação judicial.

Aporte

Mais recentemente, Ternium e Nippon Steel não chegaram a um consenso em relação ao tamanho do aumento de capital da companhia, com a primeira defendendo um aporte de cerca de R$ 560 milhões e a segunda, de R$ 1 bilhão, sendo esta última proposta a que foi aprovada por maioria em reunião do conselho.

Procuradas, Usiminas, Ternium e Nippon Steel não comentaram.

Planalto dá cargos para tentar evitar afastamento do PMDB

Presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto após reunião com juristas, dia 22/03/2016

 A presidente Dilma Rousseff decidiu apostar nos cargos de primeiro e segundo escalões como oferta para atrair o apoio das alas partidárias que ainda resistem em aderir ao desembarque.

Na quinta-feira, 24, ela intensificou o contato com os parlamentares e os líderes partidários e intensificou as negociações com aliados para ouvir suas demandas.

O principal foco das investidas palacianas é o PMDB, que detém a maior bancada nas duas Casas e tem ensaiado o desembarque do governo.

O afastamento por parte dos peemedebistas é considerado como "tiro de misericórdia" no governo, uma vez que também deverá servir de fio condutor para outros partidos da base aliada tomarem o mesmo rumo.

A estratégia é atrair os ministros da legenda para próximo do governo com o objetivo de demonstrar que uma possível decisão pela debandada do PMDB até pode ser aprovada, mas não será unânime e também poderá vir a não ser cumprida pelos correligionários.

Na quinta-feira, ela deu os primeiros recados do plano. "Nós queremos muito que o PMDB permaneça no governo. Tenho certeza de que meus ministros têm compromisso com o governo. Vamos ver quais serão as decisões do PMDB e respeitaremos tal decisão", afirmou a petista.

Pouco depois, os ministros do PMDB Marcelo Castro (Saúde) e Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) engrossaram o coro contra um possível desembarque, previsto para ser discutido na próxima terça-feira, em reunião do Diretório Nacional do PMDB.

"Eu pergunto: e os mais de 1.000 cargos que o PMDB exerce no governo hoje? Como é que farão? Irão esvaziar também? Irão levar o debate político ao extremo de paralisar o País ou vamos agir com responsabilidade diante de um momento tão duro que o País passa?", questionou Pansera.

No mesmo evento, o chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Jaques Wagner, disse: "Quando eu digo que não há desembarque, é porque hoje consideraria que o PMDB está rachado. Na minha opinião, não muda", considerou.

À tarde, ela se reuniu com os sete ministros da legenda. Além de Castro e Pansera, estiveram Eduardo Braga (Minas e Energia), Kátia Abreu (Agricultura), Henrique Eduardo Alves (Turismo), Helder Barbalho (Portos) e Mauro Lopes (Aviação Civil).

Ali, foi feita uma apresentação com os possíveis votos na reunião do partido marcada para o dia próximo dia 29, em que será votado o desembarque. Segundo fontes, ainda há uma margem de 8 a 10 votos a favor da manutenção da aliança. Os cálculos mostram que, dos 156 delegados com direito a voto, há pelo menos nove indecisos.

O PRB foi afetado por essa estratégia. Em uma negociação, Dilma retirou George Hilton do Ministério do Esporte. Ele havia deixado a sigla na semana passada após o partido optar pelo desembarque da base aliada.

A pasta agora será comandada por Ricardo Leyser, integrante do PCdoB, mas ele está afinado com setores do PRB contrários ao desembarque.

Ele é o responsável por cuidar dentro do governo da Olimpíada, e ocupava a secretaria executiva do Ministério do Esporte, mas foi transferido recentemente por Hilton para a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento.

O restante da pasta continuará sob o controle do PRB, que poderá ganhar mais postos na Esplanada, como compensação por recuar da decisão de romper com o governo. O partido se tornou independente, mas voltou a se alinhar informalmente.

Dilma também manteve um outro encontro, que não constou da agenda. Foi com o ex-ministro Ciro Gomes, agora no PDT.

A presidente ainda se encontrou com o ministro das Comunicações, André Figueiredo (PDT), que disse ao Estado que "em hipótese alguma o PDT cogita votar a favor do processo de impeachment, contra o governo".

Usinas nucleares eram alvo original de ataques, diz mídia

Usina nuclear em Tihange, na Bélgica

 As usinas nucleares da Bélgica eram o alvo do plano original dos terroristas que realizaram os atentados da última terça-feira em Bruxelas, afirmou nesta quinta-feira o jornal "La Dernière Heure", que, além disso, garantiu que os supostos autores dos ataques na capital belga pertencem a uma única célula jihadista.

O jornal afirmou que, depois que parte do grupo foi desmantelado na operação antiterrorista no distrito bruxelense de Forest, na semana passada, que levou à captura do suposto responsável logístico dos atentados em Paris, Salah Abdeslam, e de outro cúmplice, Amine Choukri, na última sexta-feira, os investigadores evitaram provavelmente um ataque pior.

A ação das autoridades belgas provavelmente obrigou os outros integrantes da célula terrorista a acelerarem suas ações e a revisarem seus alvos iniciais, segundo o "La Dernière Heure".

A publicação explicou que duas pessoas recuperaram há alguns meses uma câmera instalada em frente à residência do diretor do programa de pesquisa e desenvolvimento nuclear da Bélgica. Segundo o jornal, estas pessoas eram os irmãos Ibrahim e Khalid El Bakraoui, que se explodiram nos atentados no aeroporto e no metrô de Bruxelas.

O vídeo da câmera foi recuperado pelos dois homens pouco depois dos atentados de Paris.

Essa gravação foi encontrada em dezembro do ano passado na residência de um dos suspeitos dos atentados de Paris, Mohammed Bakkali, segundo o jornal belga, que afirmou que o vídeo mostra os movimentos do chefe da rede nuclear da Bélgica.

No dia 17 de fevereiro, as autoridades belgas enviaram 140 militares para as instalações nucleares do país para garantir sua segurança, segundo o "La Dernière Heure".

A publicação disse que o duplo atentado em Bruxelas permite afirmar que se trata de uma única célula jihadista, que participou dos atentados em Paris e na capital belga, organizada por jovens belgas, dos quais a maioria esteve na Síria.

Os irmãos El Bakraoui e Najim Laachraoui, que é apontado como um dos terroristas no ataque no aeroporto de Bruxelas, são os autores principais do pior atentado da história da Bélgica, no qual pelo menos 31 pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas, segundo a estimativa provisória oficial.

Todos estes estavam sendo monitorados pelas forças de segurança belgas após os atentados de Paris.

Os outros membros da célula jihadista seriam Mohammed Belkaïd, morto na operação no bairro de Forest, Abdeslam e Choukri.

Pelo menos um homem ainda está foragido, e na quarta-feira foi detida outra pessoa no distrito de Anderlecht, cuja identidade ainda não foi revelada.

O "La Dernière Heure" afirmou, no entanto, que este seria de Oussama A., cujo papel nos atentados ainda é desconhecido.

Por outro lado, a emissora de televisão "VTM" afirmou que os atentados seriam cometidos inicialmente na segunda-feira de Páscoa, uma informação que ainda não foi confirmada.

O perfil das vítimas de assassinato no Brasil

Arma de fogo, mortes

 De acordo com a projeção do Atlas da Violência 2016, do Ipea,  o Alagoas é o estado mais violento do Brasil. 

O estudo, feito com base em dados de 2014, indica que de cada 100 mil alagoenses, 63 foram mortos no período. Dez anos antes, a taxa de assassinatos no estado era de 33,9 mortes a cada grupo de 100 mil – o que revela um aumento de 85,8% em uma década.

O estado não está sozinho no pico de violência. Segundo o levantamento, a evolução de homicídios ao longo de dez anos no Brasil foi expressiva. “Desde 2004, enquanto oito unidades federativas lograram diminuição em suas taxas, em outros seis estados o aumento das taxas foi superior a 100%”, diz o relatório.

Já a proporção nacional de óbitos por homicídio é mais frequente na faixa etária de 15 a 19 anos, diz o levantamento do Ipea feito em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Na análise do Instituto, existe uma forte relação entre a escolaridade dos jovens indivíduos e o número de assassinatos. “O indivíduo com até sete anos de estudo possui 10,9 vezes mais chances de ser assassinado no Brasil do que outro indivíduo com o nível superior”, descreve o texto.

Para o Ipea, o investimento em educação é o melhor escudo contra os homicídios no país.

Entre os adolescentes, a taxa de homicídios é de 37,5 jovens mortos para cada 100 mil em 2014 - um aumento de 18% com relação a 2004.

Alagoas também é líder no ranking com maior número de negros mortos no país: são 82,5 pessoas mortas a cada 100 mil. “Justo na terra de Zumbi dos Palmares, para cada não negro assassinado, outros 10,6 negros eram mortos, em 2014”, diz o estudo.

Veja mais detalhes no infográfico abaixo.


Um raio-x dos homicídios no BrasilCreate your own infographics

Acidente de trabalho pode render pensão vitalícia?

acidente de trabalho

O acidente de trabalho é o infortúnio sofrido pelo trabalhador a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Se o empregado sofre acidente do trabalho que o deixa incapacitado, ele receberá pelo INSS o benefício do auxílio-doença acidentário enquanto persistir essa condição. Caso se torne permanente, não havendo perspectiva de recuperação, o benefício será convertido em aposentadoria por invalidez.

Além do benefício previdenciário, o colaborador também poderá exigir do empregador uma pensão mensal vitalícia, a título de indenização pela perda sua capacidade para trabalhar. Porém, essa pensão apenas será devida se o empregador agiu com culpa para a ocorrência do acidente ou se o empregado trabalhava em uma atividade considerada de risco. Caso contrário, não será devida a pensão vitalícia, mas somente o benefício previdenciário.

Presos da Operação Xepa fazem exame no IML de Curitiba

Polícia Federal de São Paulo é apoiada por manisfestantes a favor da Operação Lava Jato

  Dez dos 12 presos da 26ª fase da Operação Lava Jato, denominada Operação Xepa, fizeram na manhã desta quinta-feira (24) exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba. 

De acordo com a superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba, dois dos presos, que chegaram apenas ontem (23) à capital paranaense, realizaram os exames nas cidades de onde foram transferidos no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais

Após o exame, todos retornaram à superintendência da PF, onde permanecerão presos. Entre os 12, nove cumprem prisão temporária, com duração de cinco dias, podendo ser prorrogados por mais cinco. Outras três pessoas cumprem prisão preventiva, que não tem prazo para terminar.

A PF informou ainda que, durante a Operação Xepa, foram autorizados quatro mandados de prisão preventiva, mas uma das pessoas, Luiz Eduardo da Rocha, ainda não foi localizado.

Nas investigações, Rocha e Hilberto Mascarenhas Alves são apontadoss como chefes do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht.

A divisão operava o pagamento de propinas por meio de contas offshores abertas pelo próprio grupo, sob ordens de outros executivos do gupo. A Operação Xepa tem foco no grupo Odebrecht e é um desdobramento da 23ª fase da Lava Jato.

Terroristas de Bruxelas queriam atacar usina, diz jornal

Vidros quebrados no aeroporto de Bruxelas em razão de atentados do dia anterior - 23/03/2016

 Os homens-bomba responsáveis pelos ataques em Bruxelas estavam originalmente avaliando um ataque a uma usina nuclear na Bélgica, mas as prisões que tiveram início na semana passada podem tê-los forçado a mudar o alvo para a capital belga, relatou o jornal DH.

Referindo-se a um incidente em dezembro confirmado por procuradores em que militantes filmaram secretamente a casa de uma autoridade sênior não identificada da indústria nuclear, o jornal citou uma fonte policial dizendo que dois dos homens-bomba, os irmãos Khalid e Ibrahim Bakraoui, filmaram a rotina diária do chefe do programa de pesquisa e desenvolvimento nuclear da Bélgica.

Um vídeo de 10 horas de duração feito com uma câmera escondida na frente da casa da autoridade foi encontrado em dezembro durante operação policial na Bélgica, ligada aos ataques em Paris um mês antes.

Em 17 de fevereiro, procuradores belgas confirmaram a existência do vídeo e disseram que o homem nele possui ligação com a indústria nuclear do país.

Neste mês, 140 soldados foram enviados para proteger as três bases nucleares do país.

Na terça-feira, após os ataques em Bruxelas, os locais foram fechados e funcionários não-essenciais foram retirados por precaução.

Internautas pedem fim do limite de dados em banda larga

Cabo de Internet

 Recentemente, operadoras como Vivo e NET anunciaram que irão limitar o consumo de dados em planos de internet banda larga. Nesta semana, consumidores insatisfeitos criaram uma petição online contra a medida – e mais de 25.000 pessoas já a assinaram. 

Quando o limite de consumo de internet é excedido, o que acontece é que os consumidores terão a velocidade da conexão reduzida. A medida, que a Anatel avalia como benéfica, visa oferecer a mesma qualidade de serviço para todos os clientes, segundo as operadoras de internet banda larga. 

Publicidade

Já na visão da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), citada na petição, esse tipo de controle é um "retrocesso".  

"Nós entendemos que a Anatel não pode se omitir e aceitar essa mudança, porque o consumidor é quem vai sair perdendo. Uma mudança como essa precisa passar por uma ampla discussão antes de ser aprovada", segundo Maria Inês, coordenadora institucional da Proteste. 

A operadora Vivo oferece planos de internet com velocidades que variam entre 4 Mbps a 25 Mbps, enquanto a franquia de dados vai de 50 GB a 130 GB. A banda larga popular tem franquia de 10 GB. A Net tem velocidades de 2 Mbps a 500 Mbps com limites de consumo de 30 GB a 500 GB.  

A GVT, que deve ter sua marca absorvida pela Vivo em breve, não tem franquia de internet, assim como a Live Tim.  

O controle de dados, por enquanto, não afeta os clientes de internet banda larga com planos de fibra óptica. Planos com restrição de tráfego são via rede telefônica (ADSL). 

Vale notar que os planos existentes podem ser afetados, caso haja limite de consumo no contrato. Isso acontece com a Oi desde 2008, com a Vivo desde janeiro deste ano e com a NET desde sempre. As operadoras terão páginas online que mostram o consumo de dados do plano contratado.

Dilma dá entrevista a jornais de seis países e fala de crise

A presidente Dilma Rousseff

  No momento em que a crise política no Brasil repercute na imprensa internacional, a presidente Dilma Rousseff concedeu hoje (24) entrevista a correspondentes estrangeiros de veículos de seis países.

Por quase duas horas, Dilma falou sobre crise, impeachment e economia.

A presidente conversou com jornalistas do The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), The Gardian (Inglaterra), Pagina 12 (Argentina), Le Monde (França) e Die Zeit (Alemanha).

Em dezembro do ano passado, jornais de várias partes do mundo noticiaram a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma na Câmara, entre eles o Wall Street Journal, dos Estados Unidos, a revista inglesa Time e o El País. 

As manifestações contra o governo Dilma ocorridas neste mês de março também foram noticiadas fora do país.

O site da revista britânica The Economist publicou um artigo, que também estará na edição impressa deste fim de semana, informando que a saída da presidente Dilma Rousseff do poder daria ao Brasil a chance de um "novo começo".

Para a revista, "a maneira mais rápida e melhor para Dilma deixar o Planalto seria renunciar antes de ser derrubada".

Batman e Super-homem se unem pelas bilheterias

Batman vs Superman

 "Batman vs Superman: A Origem da Justiça" chega aos cinemas mundiais a partir desta quinta-feira, com objetivo de arrasar nas bilheterias e destronar, pelo menos nos Estados Unidos, "Zootopia: Essa Cidade é o Bicho", a animação que lidera a lista dos filmes mais vistos nas últimas três semanas.

Com Henry Cavill como Superman e Ben Affleck em sua estreia como Batman, o filme dirigido por Zack Snyder apresenta um elenco de peso com atores como Amy Adams, Jesse Eisenberg, Diane Lane, Holly Hunter, Laurence Fishburne e Gal Gadot, em sua primeira participação como Mulher Maravilha.

O filme, que faz parte da tentativa da "DC Comics" de criar um universo cinematográfico como a "Marvel", retrata o enfrentamento entre Batman e Superman.

Também estreia nos cinemas americanos "Casamento Grego 2", a esperada sequência da bem-sucedida comédia de 2002 que, com apenas US$ 5 milhões de orçamento, conseguiu arrecadar quase US$ 370 milhões em todo o mundo, segundo o site "Box Office Mojo".

Mais uma vez com roteiro e o protagonismo de Nia Vardalos, o filme retoma a história dos Portokalos, que organizará um segundo casamento após descobrir um segredo familiar.

Universidade da Austrália oferece bolsas para pós-graduação

placa alerta para presença de cangurus em estrada na Austrália

A Universidade de Adelaide – a terceira mais antiga da Austrália e que está entre as 100 melhores do mundo, conforme o ranking QS – está com inscrições abertas para bolsas de mestrado e doutorado em diversas áreas, com foco em pesquisa científica. As inscrições podem ser feitas online até o dia 30 de abril.

As bolsas de estudo são oferecidas para os programas de mestrado e doutorado em filosofia e doutorado profissional nas áreas de educação e enfermagem. Além das mensalidades acadêmicas, as bolsas cobrem a manutenção do aluno no país, no valor de 26 mil dólares australianos por ano – sendo que os programas de mestrado têm dois anos de duração e doutorado, três – e plano de saúde. Confira a lista completa de bolsas disponíveis.

O processo de candidatura às bolsas acontece simultaneamente ao do curso desejado. Para participar, os interessados devem identificar primeiramente sua área de estudo e o supervisor do projeto de pesquisa antes de preencher um formulário online e enviar a documentação. Confira aqui o passo-a-passo para inscrição.

O processo de seleção inclui teste de proficiência de inglês (IELTS, TOEFL ou Cambridge VAE), análise de currículo acadêmico e profissional e das experiências prévias do candidato com pesquisa, envio de proposta de pesquisa acadêmica (até 500 palavras) e de cartas de referência. Confira aqui a lista com todos os documentos necessários.

As cidades onde é mais rápido abrir uma empresa no Brasil

cidade de uberlândia mg

 Todos sabemos que a burocracia é uma das grandes inimigas do empreendedor brasileiro. Estruturas administrativas engessadas podem atrapalhar o seu negócio de diversas formas, e uma delas é o tempo que o empreendedor leva para conseguir abrir uma empresa.

Um levantamento feito pela Endeavor no ano passado mostra que o tempo de abertura de uma empresa pode variar muito. Existem pelo país municípios em que este processo leva menos de dois meses como Uberlândia (24 dias) e Belo Horizonte (44 dias). Em outros casos, no entanto, o processo leva quase um ano, como é o caso de Caxias do Sul (RS), com 304 dias. 

Com tantas discrepâncias entre municípios, é importante que o empreendedor avalie bem o local em que iniciará o seu negócio. Por isso, destacamos nesta galeria o tempo de abertura de uma empresa nas 32 cidades analisadas pela Endeavor. O levantamento leva em conta 22 capitais e 10 cidades do interior. Para selecionar os municípios analisados, a Endeavor considerou os locais com maior presença de empresas de alto crescimento .

Além do tempo de abertura, estão disponíveis dados sobre o tempo de regularização de um imóvel e a taxa de congestionamento dos tribunais locais. Todos esses dados compõem o Índice de Tempo de Processos (quanto maior o índice, melhor o ambiente para o empreendedor). 

Quer saber quanto tempo leva para abrir um negócio na sua cidade? Então navegue pelos slides acima e conheça os dados. Os municípios estão ordenados a partir do menor tempo de abertura.

Dicas de negociação para vender mais

Vendedor mostra casa à venda para casal

Negociar é uma fase importante do processo de vendas, mas não é a única. Talvez não seja nem a mais importante, mas é aquela onde o vendedor deposita uma grande esperança de fechar o negócio. Esta é a primeira dica que dou ao profissional de vendas. Negociação não é a mesma coisa que um ciclo de vendas. O ciclo de vendas é o tempo decorrido entre a identificação de uma oportunidade, sua condução até a conclusão, seja com sucesso ou não. Negociação é uma das etapas da condução desta oportunidade. Você não passa todo o ciclo de vendas negociando.

Existem vários tipos de venda. Eles variam conforme a natureza e uso do produto, comportamento de compra do cliente, intensidade da concorrência entre outros fatores. Uma das características do tipo de venda é a duração do ciclo de vendas. Podem ser minutos, no caso de uma venda a consumidor no varejo, até meses quando falamos de um negócio entre empresas para o fornecimento de equipamentos, por exemplo.

Independentemente da duração do ciclo ou do tipo da venda, o cliente passa por três fases em seu processo de compra: reconhecer a necessidade, avaliar alternativas e negociar. A segunda dica para o vendedor é responder de forma assertiva a cada uma dessas fases. Para o cliente, reconhecer a necessidade é um processo interno no qual ele procura reconhecer no mercado algum produto ou serviço que lhe interessa. Seja para atender a uma necessidade ou resolver um problema. Enquanto o comprador reconhece a sua necessidade, o vendedor precisa investigar, entender as questões do cliente e começar a trabalhar que tipo de solução poderá atender ao ciente.

Cuidado. Não ofereça nada e muito menos saia propondo preços. Tenha paciência. Escute atentamente, compreenda e monte sua estratégia.

A partir daí o cliente passará a avaliar você. Neste ponto, demonstre que sua oferta atende a necessidade ou resolve o problema dele. É assim que irá provar a ele que você é um candidato forte a atende-lo. Ainda nesta etapa, tenha paciência, resista aos impulsos de forçar a barra com um desconto ou uma oferta. Você ainda está em uma fase de convencimento. Aqui vai a terceira dica. Em algum momento, nesta fase de convencimento, você precisará reconhecer o momento em que o cliente abrirá espaço para aí sim negociar o fechamento do negócio. Às vezes ele precisará de algum estímulo, pergunte, por exemplo: então, o que falta para fecharmos o negócio?

Enquanto não se sente confortável o cliente não fechará o negócio. Enquanto algo o estiver incomodando, seja uma dúvida, seja uma característica do produto que estiver em sua cabeça, ele ainda se sentirá inseguro. São as chamadas objeções. A quarta dica: jamais despreze as objeções. Somente quando você conseguir quebrá-las é que o negócio poderá ser fechado. Use as objeções a seu favor. Elas são um bom indício de que o cliente se interessa por seu produto ou serviço.

A última dica aqui é preventiva. Se o cliente não estiver totalmente convencido, cuidado. Muitos vendedores “empurram” o fechamento com um desconto ou uma “oferta irrecusável”. Algumas vezes com sucesso, outras sem. Mas sempre correndo o risco de se ter um cliente insatisfeito logo depois. Clientes insatisfeitos podem causar muito mais prejuízos que vendas não realizadas.

Enio Klein é gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor de vendas e marketing da BSP - Business School São Paulo.

Bélgica julgará 16 por tentativa de atentado em Verviers

Forças policiais belgas em rua do centro de Verviers, durante operação antiterrorista

 A Justiça da Bélgica julgará 16 pessoas, entre elas quatro que já estão presas provisoriamente, pela tentativa de realizar um atentado terrorista na cidade de Verviers, no leste do país, em janeiro do ano passado.

O Câmara do Conselho de Bruxelas anunciou em comunicado que essas pessoas serão julgadas pelo Tribunal Correcional. Já os processos contra Abdelhamid Abaaoud, Khalid ben Larbi e Amgar Sofiane, que já morreram, serão arquivados.

Abaaoud, considerado como o coordenador dos atentados de Paris no ano passado, acabou morto pela polícia da França em Saint-Denis, ao norte da capital francesa, cinco dias depois dos ataques, em uma casa onde estava escondido com dois outros membros do grupo.

A célula de Verviers foi desmantelada em janeiro de 2015, poucos dias depois da onda de ataques em Paris contra a revista "Charlie Hebdo" e um supermercado judeu.

Cientistas geram energia com tomates que iriam para o lixo

Mão espremendo um tomate

 Uma equipe de cientistas está explorando uma fonte, no mínimo, incomum de eletricidade: tomates danificados que são considerados impróprios para venda no supermercado.

O projeto piloto envolve uma célula a base de combustível biológico que utiliza resíduos de tomate que sobraram das colheitas na Flórida, nos Estados Unidos.

Todos os anos, o estado americano joga no lixo nada menos do que 400 000 toneladas de uma mistura de tomates danificados ou comidos por pragas e de sementes descartadas na produção de molhos.

Todo esse rejeito é transferido para aterros sanitários, liberando metano, um gás de efeito estufa perigoso. Atento ao problema, um grupo de pesquisadores da Escola de Minas e Tecnologia de Dakota do Sul desenvolveu uma célula de combustível microbial especial para transformar os resíduos em eletricidade.

Graças à ação oxidante das bactérias aeróbicas, é possível processar os resíduos de tomate e gerar uma corrente elétrica. O pigmento de licopeno no tomate, segundo os pesquisadores, é um excelente mediador para incentivar a geração de cargas elétricas. O processo também neutraliza os resíduos, impedindo que eles emitam gases de efeito estufa, vilões do aquecimento global.

Pelos cálculos dos pesquisadores, as tais 400.000 toneladas de resíduos de tomate desperdiçados na Flórida poderiam gerar energia suficiente para abastecer a Disney World por 90 dias. 

Neste momento de testes em pequena escala, porém, os resultados são bem mais módicos — cerca 0,3 watts de eletricidade por 10 miligramas de produto.

A ideia é aperfeiçoar o processo para aumentar a escala. Os pesquisadores apresentaram seus trabalhos neste mês em um encontro da American Chemical Society (ACS), a maior sociedade científica do mundo.

Acompanhado pela família, Obama chega a Bariloche

Barack Obama chega com sua família à Patagonia, na Argentina

 O presidente americano, Barack Obama, e sua família chegaram nesta quinta-feira à cidade argentina de Bariloche, um dos destinos turísticos mais procurados do país, onde passarão algumas horas antes de voltar para os Estados Unidos.

Antes da chegada de Obama, também aterrissou em Bariloche o presidente da Argentina, Mauricio Macri, acompanhado pela esposa, Juliana Awada, e pela pequena filha de ambos, Antonia.

De acordo com a chanceler argentina, Susana Malcorra, Macri deve se despedir de Obama nesta noite no aeroporto de Bariloche, quando o presidente americano retornar a Buenos Aires.

Malcorra disse que a visita de Obama a Bariloche é "estritamente privada", já que os assessores que viajaram à Argentina com Obama não participam da estadia na cidade.

O líder americano deve permanecer em Bariloche, localizada 1.621 quilômetros ao sul de Buenos Aires, durante sete horas, para retornar na noite de hoje a Buenos Aires e, depois, decolar rumo aos EUA.

"Estamos orgulhosos de receber o presidente Obama, em um marco muito importante para nós porque estamos no começo do pico turístico para esta época", disse hoje o prefeito de Bariloche, Gustavo Gennuso.

Em declarações à Rádio 10, de Buenos Aires, Gennuso destacou que a visita de Obama permite que "Bariloche seja mais conhecida pelo mundo"

4 Milhões de Page Views PARABÉNS AOS LEITORES e SEGUIDORES DE NOSSO BLOG

https://plus.google.com/108664808833455154328/posts

Olá, amigos que frequentam e prestigiam o  NOTÍCIAS MARACAS.

Hoje é uma data muito especial para mim e também para todos vocês que, certamente, fazem parte da história deste blog. Chegamos à marca de mais de 4 milhões de pageviews. Este é um momento muito importante pois, após ultrapassar muitos obstáculos, o Apogeu começa a se firmar como um ponto de referência em cultura.

Contos, resenhas, entrevistas e muito mais sobre cinema, quadrinhos, literatura, além de inestimáveis colaborações fizeram com que este canal de entretenimento e cultura ganhasse vulto e importância. Claro, muito ainda há a realizar.

Em breve teremos colaboradores regulares, novas seções, promoções e também uma absoluta reformulação do blog, incluindo um novo domínio. É o começo de um canal de comunicação e entretenimento mais profissional e condizente com aquilo que vocês, leitores, querem e precisam.


Novas parcerias com escritores já foram realizadas e continuamos na busca desse intercâmbio com outros autores. Editoras também estão sendo sondadas para que seja ampliado o alcance do Apogeu. Muita coisa ainda irá melhorar e, par isso, também precisamos contar com o apoio de vocês.

Por favor, utilizem as ferramentas de divulgação para que novas pessoas conheçam o conteúdo disponibilizado. Twitter, Facebook, Google +, Tumblr e Instagram são apenas algumas dessas ferramentas que estão disponíveis para que VOCÊS nos auxiliem a alçar o verdadeiro voo. Aliás, sempre que possível, apontem aquilo que achem inapropriado ou errado. Suas opiniões são nosso alicerce.

Curto demais quando o pensamento consegue se traduzir em alguns textos interessantes que aqui publico, mas num país cada vez mais complicado de se ganhar o pão de forma honesta e coerente, há que se buscar novas formas de buscar ganhar nosso sustento e em breve haverão novidades.
Obrigado a todos. Nada disso seria possível sem a colaboração constante de cada um.

A todos os que de alguma forma contribuem para que eu ainda esteja por aqui e por aí nos mais diversos caminhos de nossa vida, fica aqui o meu muito obrigado .

veja as estatísticas abaixo 

Countries

Visits from 240 countries registered.

No.CountryLast VisitPercent & Visits
1United StatesThu Mar 24, 201610:44:59           15.69%
2Russian FederationThu Mar 24, 201610:45:088.36%
3BrazilThu Mar 24, 201610:44:447.05%
4SpainThu Mar 24, 201610:44:085.02%
5GermanyThu Mar 24, 201610:42:114.02%
6United KingdomThu Mar 24, 201610:43:423.62%
7UkraineThu Mar 24, 201610:44:373.28%
8PolandThu Mar 24, 201610:45:023.03%
9ItalyThu Mar 24, 201610:41:062.99%
10FranceThu Mar 24, 201610:45:112.95%
11MexicoThu Mar 24, 201610:43:102.52%
12IndiaThu Mar 24, 201610:44:251.98%
13CanadaThu Mar 24, 201610:34:011.95%
14TurkeyThu Mar 24, 201610:42:491.88%
15GreeceThu Mar 24, 201610:44:221.55%
16ChinaThu Mar 24, 201610:44:271.51%
17ArgentinaThu Mar 24, 201610:35:341.47%
18JapanThu Mar 24, 201610:45:071.19%
19ColombiaThu Mar 24, 201610:44:591.15%
20NetherlandsThu Mar 24, 201610:42:281.14%
21AustraliaThu Mar 24, 201610:44:410.94%
22PortugalThu Mar 24, 201610:42:330.93%
23IndonesiaThu Mar 24, 201610:44:340.92%
24ChileThu Mar 24, 201610:39:430.92%
25Saudi ArabiaThu Mar 24, 201610:42:520.86%
26Iran, Islamic Republic ofThu Mar 24, 201610:41:510.84%
27ThailandThu Mar 24, 201610:35:430.83%
28Czech RepublicThu Mar 24, 201610:39:580.82%
29RomaniaThu Mar 24, 201610:38:580.78%
30HungaryThu Mar 24, 201610:40:100.77%
31BulgariaThu Mar 24, 201610:42:510.72%
32
EuropeThu Mar 24, 201610:31:130.68%
33VenezuelaThu Mar 24, 201610:42:310.66%
34PeruThu Mar 24, 201610:34:510.64%
35PhilippinesThu Mar 24, 201610:42:190.61%
36BelarusThu Mar 24, 201610:39:320.57%
37PakistanThu Mar 24, 201610:40:450.56%
38BangladeshThu Mar 24, 201610:43:340.53%
39SerbiaThu Mar 24, 201610:40:330.52%
40KazakhstanThu Mar 24, 201610:40:560.49%
41BelgiumThu Mar 24, 201610:40:090.48%
42SwedenThu Mar 24, 201610:22:480.47%
43EcuadorThu Mar 24, 201610:13:160.40%
44MoroccoThu Mar 24, 201610:43:150.40%
45TaiwanThu Mar 24, 201610:32:590.39%
46EgyptThu Mar 24, 201610:24:130.38%
47CroatiaThu Mar 24, 201610:42:350.38%
48SwitzerlandThu Mar 24, 201610:33:190.36%
49AustriaThu Mar 24, 201610:41:320.34%
50SlovakiaThu Mar 24, 201610:10:400.33%
51Korea, Republic ofThu Mar 24, 201610:41:150.32%
52ArmeniaThu Mar 24, 201610:16:480.31%
53IsraelThu Mar 24, 201610:34:560.30%
54NorwayThu Mar 24, 201610:42:320.28%
55FinlandThu Mar 24, 201610:34:420.27%
56AlgeriaThu Mar 24, 201610:24:580.27%
57New ZealandThu Mar 24, 201609:50:060.26%
58VietnamThu Mar 24, 201610:33:100.26%
59South AfricaThu Mar 24, 201610:40:010.25%
60Puerto RicoThu Mar 24, 201610:38:560.23%
61IrelandThu Mar 24, 201610:25:080.23%
62Bosnia and HerzegovinaThu Mar 24, 201610:42:150.23%
63MalaysiaThu Mar 24, 201610:27:430.22%
64
-Thu Mar 24, 201610:08:500.22%
65DenmarkThu Mar 24, 201610:34:470.21%
66TunisiaThu Mar 24, 201610:43:020.20%
67LithuaniaThu Mar 24, 201610:32:430.20%
68IraqThu Mar 24, 201609:58:040.20%
69Moldova, Republic ofThu Mar 24, 201610:37:400.19%
70MacedoniaThu Mar 24, 201610:39:180.18%
71United Arab EmiratesThu Mar 24, 201610:20:520.18%
72UruguayThu Mar 24, 201610:04:520.18%
73GuatemalaThu Mar 24, 201610:38:230.17%
74LatviaThu Mar 24, 201609:12:020.17%
75Dominican RepublicThu Mar 24, 201610:08:340.15%
76SingaporeThu Mar 24, 201610:23:150.15%
77UzbekistanThu Mar 24, 201609:45:410.14%
78Sri LankaThu Mar 24, 201610:39:080.14%
79Costa RicaThu Mar 24, 201610:19:140.12%
80GeorgiaThu Mar 24, 201610:02:560.12%
81Hong KongThu Mar 24, 201610:32:580.12%
82AlbaniaThu Mar 24, 201610:42:410.12%
83SloveniaThu Mar 24, 201609:44:480.12%
84EstoniaThu Mar 24, 201609:31:170.11%
85El SalvadorThu Mar 24, 201610:36:490.11%
86BoliviaThu Mar 24, 201610:29:000.10%
87AzerbaijanThu Mar 24, 201608:22:210.09%
88KuwaitThu Mar 24, 201608:57:230.08%
89PanamaThu Mar 24, 201600:18:200.08%
90LebanonThu Mar 24, 201607:54:100.07%
91NicaraguaThu Mar 24, 201606:50:020.06%
92CyprusThu Mar 24, 201606:44:360.06%
93HondurasThu Mar 24, 201609:05:140.06%
94KenyaThu Mar 24, 201608:45:120.05%
95MyanmarThu Mar 24, 201605:09:580.05%
96NigeriaThu Mar 24, 201607:56:520.05%
97QatarThu Mar 24, 201610:07:290.05%
98ParaguayThu Mar 24, 201608:02:530.05%
99KyrgyzstanThu Mar 24, 201610:22:500.05%
100Tanzania, United Republic ofThu Mar 24, 201603:58:380.05%
101NepalThu Mar 24, 201607:16:060.04%
102GuadeloupeThu Mar 24, 201607:30:460.04%
103JordanThu Mar 24, 201600:10:280.04%
104MartiniqueThu Mar 24, 201608:38:320.04%
105MongoliaThu Mar 24, 201609:47:250.04%
106LuxembourgThu Mar 24, 201609:36:260.04%
107CambodiaThu Mar 24, 201609:39:490.04%
108CubaThu Mar 24, 201609:38:040.03%
109OmanThu Mar 24, 201606:41:070.03%
110AngolaThu Mar 24, 201608:06:430.03%
111MaltaThu Mar 24, 201608:53:170.03%
112Cote D'IvoireThu Mar 24, 201606:54:580.03%
113ReunionThu Mar 24, 201609:08:010.03%
114MonacoThu Mar 24, 201610:29:090.02%
115MontenegroThu Mar 24, 201608:51:530.02%
116BahamasThu Mar 24, 201610:19:180.02%
117Trinidad and TobagoThu Mar 24, 201610:18:300.02%
118Syrian Arab RepublicThu Mar 24, 201607:14:300.02%
119GhanaWed Mar 23, 201620:26:060.02%
120IcelandThu Mar 24, 201609:54:030.02%
121Libyan Arab JamahiriyaThu Mar 24, 201608:00:520.02%
122MozambiqueThu Mar 24, 201610:14:290.02%
123BahrainWed Mar 23, 201617:15:140.02%
124Holy See (Vatican City State)Wed Mar 23, 201604:44:590.02%
125SudanThu Mar 24, 201607:43:390.02%
126Palestinian TerritoryThu Mar 24, 201609:30:220.02%
127MauritiusThu Mar 24, 201609:01:220.02%
128TajikistanThu Mar 24, 201609:28:400.02%
129YemenWed Mar 23, 201610:09:450.02%
130EthiopiaThu Mar 24, 201610:42:420.02%
131MaldivesThu Mar 24, 201603:21:030.02%
132UgandaThu Mar 24, 201610:11:340.02%
133JamaicaThu Mar 24, 201605:29:280.02%
134SenegalThu Mar 24, 201605:19:300.02%
135JerseyThu Mar 24, 201606:57:120.01%
136AfghanistanWed Mar 23, 201616:25:070.01%
137Lao People's Democratic RepublicThu Mar 24, 201605:39:290.01%
138CameroonThu Mar 24, 201607:39:040.01%
139GuamThu Mar 24, 201606:35:170.01%
140SomaliaWed Mar 23, 201618:38:050.01%
141NamibiaThu Mar 24, 201605:36:570.01%
142MadagascarWed Mar 23, 201614:26:460.01%
143Congo, The Democratic Republic of theThu Mar 24, 201604:47:200.01%
144TurkmenistanThu Mar 24, 201610:27:330.01%
145BarbadosWed Mar 23, 201622:22:500.01%
146DjiboutiWed Mar 23, 201616:44:150.01%
147French PolynesiaThu Mar 24, 201607:35:120.01%
148New CaledoniaThu Mar 24, 201607:28:100.01%
149ZimbabweThu Mar 24, 201600:23:280.01%
150Burkina FasoThu Mar 24, 201608:00:550.01%
151MaliThu Mar 24, 201609:29:440.01%
152AndorraTue Mar 22, 201614:29:020.01%
153Brunei DarussalamThu Mar 24, 201608:22:560.01%
154HaitiWed Mar 23, 201623:33:140.01%
155FijiThu Mar 24, 201608:44:140.01%
156BhutanTue Mar 22, 201607:04:500.01%
157Cape VerdeThu Mar 24, 201608:22:100.01%
158BelizeWed Mar 23, 201620:54:030.01%
159RwandaThu Mar 24, 201603:43:490.01%
160GuyanaMon Mar 21, 201621:08:240.01%
161GuernseyThu Mar 24, 201609:15:410.01%
162French GuianaSun Mar 20, 201620:19:520.01%
163ZambiaThu Mar 24, 201609:24:210.01%
164KosovoWed Mar 23, 201606:39:180.01%
165SurinameThu Mar 24, 201610:20:530.01%

166GabonSun Mar 20, 201623:48:590.01%

167ArubaTue Mar 22, 201621:32:380.01%

168BotswanaWed Mar 23, 201611:03:090.01%

169CuracaoThu Mar 24, 201604:39:510.01%

170Isle of ManSun Mar 20, 201619:55:010.01%

171Papua New GuineaWed Mar 23, 201623:33:260.01%

172LiechtensteinThu Mar 24, 201608:33:510.01%

173GrenadaMon Mar 21, 201621:50:220.01%

174BeninWed Mar 23, 201614:30:380.01%

175MauritaniaWed Mar 23, 201611:29:430.01%

176TogoThu Mar 24, 201610:06:310.01%

177Cayman IslandsThu Mar 24, 201609:27:440.01%

178BermudaThu Mar 24, 201609:11:100.01%

179GuineaWed Mar 23, 201614:25:360.01%

180
Saint BarthelemyWed Mar 23, 201620:19:110.01%

181DominicaSat Mar 19, 201622:27:370.01%

182Saint LuciaWed Mar 23, 201621:03:460.01%

183Antigua and BarbudaWed Mar 23, 201607:18:000.01%

184Virgin Islands, U.S.Tue Mar 22, 201609:13:470.01%

185VanuatuSat Mar 19, 201604:46:430.01%

186LiberiaTue Mar 22, 201621:48:030.01%

187Timor-LesteSun Mar 20, 201620:51:050.01%

188CongoMon Mar 14, 201622:50:360.01%

189MalawiWed Mar 23, 201616:34:020.01%

190MayotteTue Mar 22, 201603:09:100.01%

191NigerWed Mar 23, 201605:13:060.01%

192Faroe IslandsTue Mar 22, 201621:35:010.01%

193Virgin Islands, BritishTue Mar 22, 201614:38:590.01%

194SeychellesTue Mar 22, 201614:42:070.01%

195Aland IslandsSat Mar 19, 201608:40:160.01%

196Guinea-BissauThu Mar 24, 201609:50:530.01%

197BurundiThu Mar 17, 201610:58:180.01%

198Northern Mariana IslandsThu Mar 17, 201605:30:130.01%

199Equatorial GuineaThu Mar 24, 201603:34:500.01%

200Saint Vincent and the GrenadinesTue Mar 22, 201623:38:570.01%

201SwazilandFri Mar 18, 201607:44:030.01%

202GambiaSun Mar 20, 201620:07:410.01%

203GreenlandWed Mar 16, 201617:30:430.01%

204Turks and Caicos IslandsSat Mar 19, 201609:34:200.01%

205Saint Kitts and NevisWed Mar 23, 201607:01:350.01%

206LesothoThu Mar 24, 201608:03:380.01%

207South SudanWed Mar 9, 201610:25:350.01%

208Sierra LeoneWed Mar 23, 201614:50:270.01%

209Falkland Islands (Malvinas)Sun Mar 20, 201623:02:140.01%

210Cook IslandsSat Jan 30, 201620:05:140.01%

211Sao Tome and PrincipeSat Mar 19, 201613:22:33 0.01%

212
Bonaire, Saint Eustatius and SabaTue Mar 22, 201615:50:240.01%

213TongaMon Mar 7, 201622:39:170.01%

214Central African RepublicWed Mar 9, 201606:59:010.01%

215American SamoaSun Mar 13, 201615:27:420.01%

216AnguillaThu Mar 17, 201618:16:260.01%

217Micronesia, Federated States ofWed Mar 9, 201602:29:490.01%

218Solomon IslandsTue Mar 15, 201602:11:350.01%

219Saint Pierre and MiquelonWed Mar 16, 201617:32:140.01%

220ChadSat Mar 19, 201606:08:050.01%

221ComorosSun Mar 13, 201608:50:240.01%

222Marshall IslandsWed Feb 10, 201622:42:570.01%

223SamoaSat Mar 12, 201603:57:420.01%

224KiribatiMon Mar 14, 201618:31:010.01%

225Korea, Democratic People's Republic ofSun Mar 13, 201604:57:020.01%

226MontserratTue Mar 22, 201623:47:400.01%

227EritreaMon Dec 28, 201512:11:550.01%

228Wallis and FutunaFri Oct 23, 201512:01:560.01%

229PalauTue Mar 8, 201621:17:170.01%

230Saint HelenaMon Feb 15, 201612:52:32          0.01%

231Christmas IslandWed Feb 10, 201617:26:36          0.01%

232British Indian Ocean TerritoryWed Dec 16, 201512:32:430.01%

233Cocos (Keeling) IslandsSat Mar 12, 201610:25:090.01%

234NiueSun Mar 20, 201623:22:180.01%

235
Svalbard and Jan MayenSun Mar 13, 201617:14:020.01%

236Norfolk IslandFri Sept 11, 201514:52:020.01%

237NauruTue Mar 15, 201604:53:100.01%

238TokelauWed Feb 10, 201617:22:400.01%

239Pitcairn IslandsMon Mar 14, 201616:14:130.01%

240TuvaluSat Mar 12, 201600:21:13 0.01%

Arquivo do blog