segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

EUA forneceram treinamento e equipamentos militares à Ucrânia no valor de $266 milhões

 Exposição militar na Ucrânia

Desde 2014 nós fornecemos equipamentos e treinamento para as forças armadas no valor superior a 266 milhões de dólares para ajudar as forças ucranianas a melhorar o controle e a segurança das suas fronteiras, mais eficiente e segura para operar e defender a soberania ea integridade territorial do país", escreveu Pyatt em seu blog no site ‘Verdade Ucraniana’.

Anteriormente, a Casa Branca havia informado que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou o orçamento de defesa aprovado pelo Congresso em 2016. Ele fornece autorização para os gastos com "assistência adequada no domínio dos serviços de segurança e inteligência" da Ucrânia no valor de 300 milhões de dólares, caso a Administração dos EUA considere necessário.

Posteriormente, a embaixada da Ucrânia nos EUA informou que Washington aumentou o valor do orçamento da assistência financeira à Ucrânia, prevendo o fornecimento de 658,1 milhões de dólares em 2016, incluindo a possibilidade de fornecer armas letais  de caráter defensivo. No entanto, de acordo com Pyatt, os Estados Unidos não planejam enviar armas letais à Ucrânia.


Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas
 dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar

Putin diz ainda gostar das ideias comunistas e socialistas

Vladimir Putin, presidente da Rússia

O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta segunda-feira que, apesar da queda da União Soviética, ele ainda mantém os seus documentos de identificação do antigo Partido Comunista e ainda guarda admiração pelas ideias comunistas e socialistas.

Eu gostava muito, e ainda gosto das ideias comunistas e socialistas", disse através de um comunicado, acrescentando que, mesmo não tendo sido um perfeito comunista, ele sempre tratou com muito cuidado dos seus documentos de filiação ao partido.

Segundo o atual chefe de Estado da Rússia, as ideias socialistas, em sua origem, eram realmente boas, mas sua implementação pelo regime soviético foi feita de maneira diferente e incorreta.
"As ideias eram boas: igualdade, fraternidade, felicidade. Mas a implementação prática dessas ideias no nosso país foi muito distante do que os socialistas-utópicos pensaram".
De acordo com Putin, os bolcheviques acertaram ao condenar as práticas utilizadas pela monarquia russa, mas cometeram um grande erro ao repetir algumas delas.
"Com o que começaram as autoridades que estabeleceram a União Soviética? Com repressões em massa", concluiu.
Na última quinta-feira, Putin provocou certo embaraço para o governo russo ao acusar o ex-líder soviético, Vladmir Ilich Lenin, de causar o fim da União Soviética com suas ideias. No entanto, logo em seguida, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o presidente só estava expressando a sua própria opinião a respeito de uma personalidade histórica, um direito que qualquer pessoa tem na Rússia.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas
 dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!

Cúpula da CELAC: América Latina e Caribe discutem democracia e desenvolvimento

Dilma Rousseff e os demais Chefes de Estado e de Governo dos países da CELAC

 Na próxima semana a Presidenta Dilma Rousseff estará participando da 4.ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a CELAC. O encontro acontecerá de 24 a 27 de janeiro em Quito, no Equador, e vai reunir os 33 países da região da América Latina e do Caribe.

Durante o evento, realizado na sede da Unasul – União de Nações Sul-Americanas (Unasul), o Equador vai entregar a presidência temporária do bloco à República Dominicana.
O subsecretário-geral da América do Sul, América Central e Caribe, do Ministério de Relações Exteriores, Embaixador Paulo Estivallet de Mesquita, diz que, “historicamente, o diálogo entre os países no hemisfério era feito sob a égide e a iniciativa dos Estados Unidos, basicamente, que é o que levou à criação da OEA – Organização dos Estados Americanos”.

A OEA continua tendo valor e importância para nós”, diz o embaixador, “os Estados Unidos são um país parceiro importante de todos os países da região, mas é fundamental que haja entre os países da América do Sul, da América Central, o México e o Caribe um foro de discussão no qual eles possam avançar pautas comuns. Todos eles enfrentam o desafio do desenvolvimento, existe uma série de questões culturais e políticas, questões de gênero, de liberdade, de democracia, que são mais bem discutidas, que têm mais campo para avançar entre os países da região, e nós valorizamos esse espaço por esse motivo.

Ainda de acordo com o Embaixador Paulo Estivallet de Mesquita, a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, criada em 2010 no México, também é um importante instrumento a facilitar o diálogo entre a América Latina e o Caribe com o resto do mundo. Atualmente, a CELAC se relaciona, entre outros, com a União Europeia, a Rússia, a Índia e a China.

As reuniões da CELAC começam no domingo, 24, quando os representantes dos Governos vão iniciar as discussões das declarações que poderão ser assinadas pelos chefes de Estado e de Governo durante o evento. Já na terça-feira, 26, será a vez de os ministros de Relações Exteriores dos países-membros se reunirem. A Presidenta Dilma Rousseff participa da Cúpula somente na quarta-feira, 27, durante a reunião de chefes de Estado e de Governo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas
 dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!

União dos Brics em busca de novas oportunidades de trabalho terá resultado a longo prazo

Logo dos BRICS na cúpula em Ufá

Ministros do Trabalho dos cinco países Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, estão reunidos na cidade russa de Ufa para debater uma política de criação de empregos de alto nível e também de disponibilidade de empregos em geral.

o professor da Universidade Federal de Pelotas e especialista em Brics Charles Penna Forte disse ver a ideia de criação de uma política comum de criação de emprego entre os países do bloco como uma tarefa de longo prazo, que envolve a questão da dinâmica de cada regime político.

No longo prazo, talvez se possa apontar para uma estrutura mais comum, mas eu acredito que nesse momento, a curto prazo ou médio prazo, seja um pouco difícil, porque tem que se adequar à própria realidade econômica de cada país. E também envolve a questão da própria dinâmica da produtividade.

Segundo Penna Forte, no caso brasileiro, por exemplo, se coloca muito que a legislação trabalhista seria um empecilho para o aumento de produtividade.

Ao ser questionado sobre o porquê de o crescimento econômico do bloco não ser acompanhado proporcionalmente pelo aumento do número de empregos, o especialista destaca que o Brasil até certo ponto conseguiu um equilíbrio nesse sentido, mas o problema em geral está no avanço tecnológico, que nos últimos 30 anos diminuiu a necessidade de mão de obra intensiva.

Somente quando você não consegue implementar uma política tecnológica, de uso da tecnologia no trabalho, é que você mantém ainda de certo modo o trabalho intensivo.

O professor destaca, no entanto, que os trabalhos intensivos são os menos remunerados e que a partir de determinado momento, eles vão sendo transferidos para áreas em que o custo da mão de obra é mais barata.
Olhando de um certo modo, isso faz parte da própria dinâmica do avanço capitalista, de aumento da produtividade constante.
A ideia do bloco é oferecer oportunidades de emprego voltadas para jovens, mulheres, minorias nacionais e grupos étnicos, e é vista como muito interessante e positiva por parte do professor Penna Forte, pois vai inserir esses grupos dentro do mercado de trabalho.

Tudo vai depender sempre de como a economia vai estar dinamizando. Se você tiver um crescimento econômico razoável, talvez consiga inserir. Agora, crescimento econômico necessariamente não quer dizer geração de empregos, porque você pode ter um crescimento da economia, mas também do uso de tecnologia. Então, isso é um pouco relativo. De qualquer forma, é interessante que existam políticas públicas que caminhem dentro dessa abordagem, para justamente tentar combater essa perda de empregos, e até para diminuir o impacto social, a questão da droga, da violência urbana.

Ao final da reunião entre os ministros do Trabalho dos Brics, será assinado um documento que vai refletir padrões de integração de crescimento político e econômico, uma formalização do mercado de trabalho e a expansão da criação de empregos reduzindo tensões sociais.
Elaborando essas políticas públicas, isso ajuda a ter um denominador comum que vai, mais à frente, dar resultado. O futuro começa agora.


Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas
 dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!

zika vírus pode se espalhar por quase todos os países da América Latina



A Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um alerta nesta segunda-feira de que a epidemia do zika vírus, suspeito de provocar microcefalia nos bebês, pode se espalhar para todos os países das Américas. Segundo a Organização Panamericana de Saúde, 21 dos 55 países e territórios das Américas já registraram a presença do vírus.

Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus


A Organização Panamericana de Saúde explica que a rápida propagação do víruz zika tem se dado, em primeiro lugar, porque a população ainda não tinha sido exposta ao vírus e, portanto, não tinha imunidade. E, em segundo lugar, pelo fato de que o transmissor da doença, o mosquito Aedes Aegypti, é encontrado em toda a região, com exceção do Chile e do Canadá.

A OMS recomenda no alerta que antes de viajarem para países onde há a transmissão do vírus, as pessoas se consultem em um serviço de saúde, principalmente as gestantes.
Na Europa, a Itália já é o quarto país a notificar casos de contágio. Quatro italianos que viajaram pelo Brasil e tiveram o vírus em março do ano passado já se recuperaram. No Reino Unido, foram notificados no último fim de semana três casos, também de turistas que viajaram pela América do Sul. Na Espanha, duas gestantes contraíram o vírus, enquanto, em Portugal, quatro homens tiveram a doença no início de janeiro após retornarem de uma viagem ao Brasil.

Por conta do medo da associação entre o vírus e a microcefalia, Equador, Colômbia, El Salvador e Jamaica pediram às mulheres que evitem engravidar por enquanto. As autoridades equatorianas também lançaram um plano de ação contra o mosquito transmissor da doença.

No Brasil, uma parceria firmada entre o Insituto Vital Brazil, que é um laboratório do governo do Rio, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai desenvolver um soro contra o vírus zika. A previsão é de que o medicamento fique pronto em até três anos para o tratamento de pessoas infectadas pelo vírus.

O diretor científico do Vital Brazil, Cláudio Maurício de Souza, explicou para a imprensa que esse soro vai funcionar da mesma forma que o antirrábico. Uma vez administrado em um paciente contaminado, ele irá identificar as partículas virais, se ligando à sua capa protetora e promovendo a sua inativação.

Os soros são na verdade produzidos em cavalos. Nós vamos induzir no cavalo uma resposta imune, onde o sistema imunológico do cavalo vai produzir uma grande quantidade de anticorpos, que já são capazes de reconhecer o vírus. Esses anticorpos são o principal elemento do soro. E uma vez esse soro administrado no corpo humano, na circulação, o anticorpo reconhece o vírus, se liga no vírus, promove a sua inativação e o bloqueio da sua ação.

De acordo com os pesquisadores do Instituto Vital Brazil, uma vez que o soro for aplicado em mulheres grávidas, logo após a confirmação do diagnóstico da doença, poderá evitar que o vírus entre em contato com o feto e assim impedir a microcefalia, doença que afeta o tamanho adequado da cabeça dos bebês.

No último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, na semana passada, foram registradas 3.893 notificações de casos suspeitos de microcefalia causada pelo vírus zika, identificados em 720 municípios de 21 estados do Brasil. Até agora, foram confirmados 230 casos de zika vírus.
Para reforçar o combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir, além do zika vírus, também a dengue e a febre chikungunya, o Ministério da Saúde iniciou uma caravana com agentes de saúde e militares para percorrer o país. A meta é visitar todos os domicílios do Brasil para combater o mosquito até o fim de fevereiro. Até a semana passada, 7 milhões e 400 mil residências em todo o Brasil foram visitadas, o equivalente a 15% das 49 milhões de casas previstas. Desse total, 3% apresentaram focos do mosquito transmissor, o que corresponde a 222 mil residências.
Em coletiva à imprensa, o Secretário-Executivo Substituto do Ministério da Saúde, Neilton Oliveira, disse que a expectativa do governo é reduzir esse número para 1% até fevereiro.
Se nós chegarmos ao final de fevereiro e alcançarmos a meta de 100%, e virmos que o total de municípios apresenta uma infestação acima daquilo que nós previmos, nós estaremos já com uma estratégia preparada para esse momento novo, que nós vamos encontrar
Neilton Oliveira chamou atenção para o fato de que o combate ao mosquito tem que ser permanente e não somente sazonal.
Nós não estamos trabalhando com uma coisa que vai ser feita agora e vai embora, acabou. Esse é um processo de sustentação permanente que vai ter etapas diferenciadas de janeiro a junho, que é o período no qual aumenta muito a curva de incidência da dengue, e de criação do mosquito. Depois tem uma diminuição, que é o que chamamos de período sazonal. Portanto, para essa etapa nós vamos ter uma estratégia, e, para outras etapas, nós vamos ter outra.
No Rio de Janeiro, por causa do carnaval e das Olimpíadas, a prefeitura está intensificando as medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
No fim de semana, a Secretaria de Estado de Saúde fez uma parceria inédita com os blocos Spantinha e o Bloco Spanta Neném, na Zona Sul do Rio de Janeiro, promovendo uma ação especial de conscientização de combate ao Aedes aegypti, com crianças, adultos e principalmente com as grávidas.
Por causa do aumento do receio internacional para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em agosto e setembro, a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que vai intensificar a partir de abril a vistoria nas instalações olímpicas para combater o mosquito. E, se for preciso o uso de fumacê, isso se dará antes dos jogos. No início das competições, o inseticida não será mais usado, porque é contra indicado em áreas de grande movimentação de pessoas. Ainda segundo a administração municipal, durante os jogos também vão ser realizadas ações diárias nos locais de competições para eliminar possíveis focos do Aedes aegypti.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas
 dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!

Polícia Militar orienta sobre uso de drone durante o Carnaval

Drones precisam de autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para serem utilizados 

  

Equipamento cada vez mais utilizado para o registro de imagens aéreas, as Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), conhecidas como drones, precisam de autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para serem utilizados profissionalmente pelos operadores remotos.
Com o objetivo de ampliar a segurança de quem trabalha ou curte o Carnaval de Salvador e orientar os operadores deste tipo de equipamento, a Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio do Grupamento Aéreo (Graer), realizou o 2º Encontro para Esclarecimentos sobre o Uso de Drone nas Festas de Populares de Salvador na manhã desta sexta-feira (22), no Quartel do Comando Geral, no Largo dos Aflitos.
Na oportunidade, o comandante do Graer, major Renato Lima, explicou a um grupo de operadores remotos os critérios para utilização do equipamento, bem como as sanções que são aplicadas quando alguém é flagrado sem a licença, ou seja, clandestinamente. “O emprego deste tipo de aeronave não tripulada enseja regras, autorizações e certificações para ser inserida no espaço aéreo”, disse o major. Qualquer pessoa pode adquirir uma ARP, pois é livre o uso para fins de aeromodelismo (recreativo).
Ainda assim, algumas recomendações devem ser cumpridas como, por exemplo, a distância mínima de 30 metros em relação ao solo, animais ou pessoas.

 

Pré-Carnaval de Salvador começa com dois dias de festa; confira as atrações




Os amantes do Carnaval de Salvador podem contar com mais dois dias de festa na capital baiana. É o pré-Carnaval gratuito, denominado como Fuzuê e Furdunço, que acontecem nos dias 30 e 31 deste mês, respectivamente, a partir das 15h, no Circuito Orlando Tapajós, trecho entre o Clube Espanhol e o Largo do Farol da Barra.
A outra novidade deste ano é que a abertura oficial da festa momesca será na quarta-feira (3), diferente dos anos anteriores, que acontecia na tradicional quinta-feira de Momo.
No dia 30 de janeiro, o Fuzuê irá estrear na pré-folia com 10 bandas tradicionais de som acústico, como sopro e percussão, relembrando a folia do Momo antigamente.
Já no dia 31 de janeiro, o Furdunço, conhecido dos baianos e turistas desde 2014, leva ao Circuito Orlando Tapajós 33 bandas em minitrios para animar o folião pipoca. Dentre as atrações estão Carlinhos Brown, Batifun, Durva Lelys, Alavontê, BaianaSystem e Adão Negro.
Confira as atrações do Fuzuê e Furdunço:
FUZUÊ (30 de janeiro)
-- As Baianas e Ganhadeiras de Itapoã
-- Bloco Jacu / Barão
-- Pierrot de Plataforma
-- Bloco Saku Xeio
-- Macaradas de Maragogipe
-- Paroano Sai Milhó
-- Afoxé Corin Efan
-- Bloco Travestidos - As Kuviteiras
-- Commanches do Pelô
-- Os Mutantes
FURDUNÇO (31 de janeiro)
-- Oficinas de Frevos e Dobrados
-- Bonecos em Folia
-- Cia Danças e Folguedos
-- Bereguedê Traseunte
-- Bandaço Jurema
-- Clube dos Caretas
-- Quabales - Trio
-- Mega Power Trio
-- Sílvia Patrícia e Tuck Tuck
-- Fred Menendez e Rixô Elétrico
-- Nano Trio e Garâmpiola
-- Chico Gomes e Peixinho Elétrico
-- Baianafolia
-- Os Informais Trio
-- Ceguêra de Nó
-- Grupo Samba de Roda
-- Alex da Costa e Coreto Elétrico
-- Micro Trio Ivan Huol
-- Flor Serena e Rural Elétrica
-- Trivela - Durva Lelys
-- Amanda Santiago - Trio
-- Caetanave com Brown
-- Virgílio
-- Adão Negro
-- Grupo DO3
-- Samba de Farofa - Trio
-- Batifun - Trio
-- Vitrola Baiana
-- Os Marchitas - Trio
-- Carlos Pita - Trio
-- Janela Brasileira - Trio
-- Alavontê
-- BaianaSystem

Prefeitura anistia IPTU de terreiros de Salvador



Os adeptos do candomblé e demais religiões de matriz africana comemoraram mais uma ação promovida pela Prefeitura nesta quinta-feira (21), com a anistia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para povos e comunidades de terreiros.
O decreto que institui a ação foi assinado pelo prefeito ACM Neto, durante concorrida cerimônia realizada no Palácio Thomé de Souza e que contou com a presença de gestores municipais, representantes de entidades e adeptos das religiões de matriz africana. A iniciativa beneficiará neste momento cerca de 300 terreiros, cadastrados por meio da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN), e também promove a anulação dos débitos do imposto de anos anteriores.Ao lado do secretário municipal da Fazenda, Paulo Souto, o prefeito salientou que o decreto possibilita que os terreiros sejam reconhecidos como templos religiosos e, a partir disso, tenham acesso a todos os benefícios da isenção do IPTU.
“Esses terreiros tinham dívidas impagáveis e procuramos zerar essas dívidas por meio do decreto aprovado na Câmara. Isso permite que todos os terreiros possam estar regularizados e agora realizem a atividade tranquilamente com a questão tributária municipal, que foi resolvida de maneira definitiva. Estamos dando um passo histórico de combate à intolerância religiosa e uma decisão simbólica de reconhecer a importância da influência da religião africana em Salvador na formação pessoal e cultural dos soteropolitanos”, relatou, ao reforçar também que o próximo passo a ser dado pela Prefeitura será a regulamentação fundiária dos terreiros.A secretária da Semur, Ivete Sacramento, lembrou que a ação inédita no país acontece justamente no Dia Municipal e Nacional de Combate à Intolerância Religiosa em Salvador.
“Nunca no país houve uma iniciativa dessas de isentar o IPTU a todas as comunidades e povos de terreiro, com suas representações. É diferente porque, até então, essas eram as únicas religiões que tinham que se apresentar como associações para serem reconhecidas. Com esse decreto, esse processo é rompido e é promovida a verdadeira reparação. Essa é uma vitória para os povos de terreiro e para Salvador.”

Campanha arrecada donativos para desabrigados de Riachão do Jacuípe




Diante da trágica inundação na cidade de Riachão do Jacuípe, muitas pessoas estão se mobilizando para a doação de alimentos, água, roupas, produtos de limpeza e de necessidades básicas em geral. O grupo Caminhada da Paróquia da Igreja Senhor dos Passos que já realiza ações sociais em Feira de Santana, está somando esforços para ajudar os jacuipenses e recebendo donativos para ajudar as famílias.
Segundo Helyde Cedraz, membro do grupo, é importante servir e ajudar ao próximo, principalmente, como no caso da enchente em Riachão do Jacuípe, onde as pessoas perderam tudo. “Não é fácil para as pessoas perderem tudo. Por isso é importante ajudar”, disse.
Os donativos para a Campanha do Grupo Caminhada devem ser entregues na Fisioclínica (Rua Dr. Sabino Silva, Kalilândia, em frente à Di Rango - aos cuidados de Karlla Bullos), e na Loja Liu Charmosa (Av. Getúlio Vargas, Galeria Soft Center - aos cuidados de Maiany Soares).

Arquivo do blog