sábado, 6 de fevereiro de 2016

PROMOÇÃO DE CARNAVAL SUPERMERCADO ESTRELA

Galo da Madrugada deve arrastar 2 milhões de pessoas até o fim do dia




O ponto alto do Carnaval do Recife (PE), sem dúvida, é o desfile do bloco Galo da Madrugada (6) no sábado pelo centro da capital pernambucana. De acordo com a organização, neste ano, a expectativa era receber dois milhões de foliões. Chico Science, que se estivesse vivo estaria completando 50 anos, é o homenageado do bloco.
A concentração começou às 7h, próximo ao camarote da prefeitura. De lá, o trajeto até o local onde o Galo gigante de três toneladas e 27 metros, equivalente a um prédio de nove andares, fica tem aproximadamente dois quilômetros de distância.
Por volta das 9h da manhã,  Neste horário, ainda era fácil transitar pela avenida Dantas Barreto, por onde os 30 trios elétricos desfilaram. Por volta das 10h, os trios elétricos começaram o desfile, deixando intransitável todo o centro histórico do Recife.
Entre os carros alegóricos havia carros abre-alas com passistas dançando frevo e com fantasias inspiradas em Chico Science e, claro, vários grupos com clarins e trompetes tocando o frevo "Vassourinha", o mais famoso do carnaval. Entre as fantasias deste ano, destacaram-se a Mosquiteiro, para se proteger do mosquito Aedes aegypti. Mas teve de tudo, desde super-herois, passando por negas malucas e personagens de desenhos animados.

Atualização no WhatsApp aumenta tamanho de grupos para 256 pessoas



 O WhatsApp liberou uma atualização que aumenta o número de pessoas que podem participar de um grupo. Até agora, o programinha limitava em cem participantes, mas com a nova versão, o número aumentou para 256.

A atualização está sendo liberada aos poucos, tanto para iOS como para Android. De acordo com o site Venturebeat, aparelhos da Apple já estão recebendo a atualização na versão 2.12.13. No Android, a atualização ainda não foi liberada na loja Google Play, mas a versão 2.12.437 pode ser baixada diretamente pelo site do aplicativo.

O WhatsApp é utilizado por mais de um bilhão de pessoas no mundo, marca que poucos aplicativos e serviços já alcançaram. No mês passado, a empresa informou que deixaria de cobrar taxas pelo uso do programa.

Governo de SP anuncia produção da fosfoetanolamina sintética



 A substância fosfoetanolamina será sintetizada para testes no tratamento do câncer pelo laboratório PDT Pharma, em Cravinhos, a 270 quilômetros da capital. Foi o que anunciou nesta sexta-feira o governador do Estado Geraldo Alckmin (PSDB). Ele explicou que, após sua produção, o medicamento será encapsulado pela Furp, laboratório farmacêutico oficial do governo, ligado à Secretaria da Saúde. Só depois ela irá para a fase de testes em pacientes.

De acordo com a pasta, o protocolo de pesquisa precisa de uma aprovação final da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde. Ele irá avaliar a segurança e a possível eficácia da substância no tratamento de pacientes com câncer em estágios avançados.
O órgão explica que serão avaliados dez pacientes para determinar a segurança da dose que vem sendo utilizada.

Caso a droga não apresente efeitos colaterais graves, a pesquisa segue para o primeiro estágio. Nele, está prevista a inclusão de mais 21 pacientes para cada um dos 10 grupos (tipos) de tumor: cabeça e pescoço, pulmão, mama, cólon e reto (intestino), colo uterino, próstata, melanoma, pâncreas, estômago e fígado.

Os candidatos passarão por triagem e deverão preencher os critérios de elegibilidade para determinar a segurança da droga. Se observados sinais de atividade da substância nessa fase, serão incluídos mais 20 participantes em cada grupo, no estágio dois.

Uma vez comprovada atividade relevante, serão incluídos novos pacientes, até alcançarem mil pessoas (100 para cada tipo de câncer). A estratégia, segundo o governo, permitirá melhor compreensão da droga. Serão investidos aproximadamente R$ 5 milhões na pesquisa.

Polêmica
O uso da fosfoetanolamina se tornou uma polêmica com dimensão nacional em outubro de 2015, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou o seu uso como medicamento experimental, derrubando decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que havia suspendido o fornecimento do remédio a 1.400 pacientes de câncer na cidade de São Carlos.

A fosfoetanolamina sintética foi desenvolvida em 1990 por Gilberto Orivaldo Chierice, professor de Química da USP-São Carlos. As cápsulas foram produzidas e distribuídas gratuitamente por ele a pacientes na própria universidade. Em 2014, após a aposentadoria de Chierice, o Instituto de Química da USP parou a produção e distribuição do medicamento, por não ter registro na Anvisa. Pacientes passaram a recorrer à Justiça para receber a droga.

Tradicional Cordão da Bola Preta já chacoalha o Rio De janeiro



 Mesmo com a mensagem de paz no início do desfile, em discurso do presidente Pedro Ernesto Marinho, o Cordão do Bola Preta foi interrompido por alguns minutos devido a tumultos e tentativas de assalto no entorno

. Até por volta de meio-dia, o desfile ocorreu sem maiores problemas, com mescla de marchinhas e MPB na trilha sonora e um público entusiasmado. Do alto do trio elétrico, a atriz Leandra Leal, a cantora Maria Rita e a funkeira Ludmilla arrancavam suspiros dos fãs. Segundo estimativas da Riotur, o público foi de um milhão de pessoas.

O bloco começou 35 minutos depois do horário marcado, na Avenida Primeiro de Março, sem a presença da rainha Ludmilla, que se atrasou quase uma hora. Por volta das 10h05, Pedro Ernesto deu o discurso de inauguração, pedindo paz, respeito e muita folia.

— Carnaval são quatro dias de muito beijo na boca, alegria e felicidade. Também é preciso respeitar o patrimônio público — alertou.
O alerta, no entanto, não impediu que um grupo fantasiado de índios arremessasse cubos de gelo na direção da banda, obrigando a interrupção da música por um breve instante para que a situação fosse controlada. Os tumultos, porém, não cessaram, e por volta das 13h o desfile foi novamente interrompido, devido à ocorrência de brigas e tentativas de assalto. Neste momento, o presidente ameaçou suspender o bloco.



A concentração já animava as ruas do Centro do Rio desde às 7h deste sábado, quando foliões aglomeravam-se na concentração, na Avenida Primeiro de Março, esquina com Rua da Assembleia. Enquanto isso, Pedro Ernesto Marinho, saudava o público, reforçando a ideia de que em tempos de crise "a alegria do povo faz tudo valer a pena":

— O que importa é que chegamos para mais um desfile sem nenhum problema grave. A alegria do povo é o que importa — afirmou o presidente do bloco.
Antes do início do desfile, a expecativa era pela chegada das famosas. A madrinha do bloco, Maria Rita, destacou a união entre estilos musicais nesta edição do Cordão, que mistura samba e funk, já que a fuinkeira Ludmilla é a rainha neste ano.

 — Há algumas diferenças musicais. Mas em comum a mesma garra e paixão pela música — diz a cantora.

A atriz Leandra Leal, uma das primeiras a chegar, foi muito solícita com os fãs e destacou a tradição da agremiação.

— É um bloco que carrega várias gerações, gente de todas as idades. Muita família — diz.
Já ansiosa pelo centenário do Bola Preta, em 2018, Leandra, que é porta-estandarte do bloco, diz que estará presente daqui a dois anos.

— Só consigo pensar na fantasia — brincou a atriz.
O coordenador de carnaval da riotur, Alex Martins, lembrou que o Bola Preta sempre requer atenção maior, pelo seu tamanho.


— É o nosso maior bloco, mais antigo e mais importante. É como cuidar de uma Portela ou Mangueira. Um símbolo da cidade. Mas a cada ano aprimoramos mais nossa estrutura. Viemos de dois fins de semana já de carnaval excelentes, sem problemas graves.


Muita folia no início da concentração

Enquanto o batuque não começava, muitos aproveitaram para os últimos retoques na fantasia, como Fagner Ferreira que, ao lado do amigo Ademilson Machado, concluía o "esqueleto" montado para o carnaval. A dupla que vem de Realengo frequenta o Bola Preta há cinco anos e este ano o tema dos rapazes será a "direção consciente", enfatizando o "se beber, não dirija".

— Sofri um acidente quando era criança, por isso sempre nos preocupamos em passar essa mensagem. Podemos nos divertir e fazer as pessoas refletirem — explicou Ademilson.
Já o trunfo do "bonde dos sem vergonha ", como se denominam os 27 amigos vestidos de rosa, que vieram da Ilha do Governador, era justamente a cor da fantasia.

— A garantia é que sempre será rosa, que chama mais a atenção. Este ano escolhemos vir de mágicos - conta o folião Landes Diego Barbosa.

As musas Patrícia Oliveira e Lais Cruz, contaram que nem sabiam o que esperar quando estivessem "lá em cima, no trio", como definiu Patrícia, que aos 26 anos também é destaque da Beija-Flor este ano. Sua amiga Laís, mineira, destacou a importância do bloco na tradição carioca.
— Não existe um bloco tão reverenciado como este em Minas — disse a musa sobre a agremiação que contabiliza 98 anos de atividade.

O técnico de enfermagem Ricardo Marinho já desfila no Bola Preta há 20 anos, mas foi há sete que ele teve a idéia que marcou seu nome no bloco. Na sua fantasia, a bola preta é sua própria barriga, marcada por um buraco na camisa.

— Hoje em dia todos já me conhecem. Fiquei famoso no Bola - explica o morador de Praça Seca, que prefere vir sozinho para o desfile — curto muito mais assim, faço várias amizades na hora.
Famosos também são os amigos Alexandre Ramos, Tatiane Faco, Diego Torres, Alan Braz e Gisele de Souza, que há 12 anos se fantasiam de coelhinhos no Bola Preta.

— Fomos aumentando a quantidade de adereços, mas sempre seremos coelhinhos preto e branco — diz Ramos, que não tem dúvidas em eleger o melhor bloco da cidade. É o mais alegre e com maior diversidade.

Para o protético Eron Melo, o carnaval é oportunidade de fazer críticas políticas. Fantasiado de Batman, ele também trouxe placas de um pixuleco e do "japonês da federal"
— Juntei tudo que estava em alta. No carnaval podemos nos divertir e também refletir — diz.


Já no início do desfile, quem chamava a atenção era o grupo Uga Uga Catiri, formado por cerca de 30 moradores de Bangu, e já uma tradição no Cordão do Bola Preta. Fantasiados de homens da caverna, eles são requisitados para fotos por onde passam. Nos anos anteriores, algo que os chateava era o fato de não conseguir ver essas imagens depois.

Esse ano, pela segunda vez, eles distribuíram panfletos com os seus perfis nas redes sociais para tentar solucionar esse problema.

Homem-bomba mata oito pessoas no Paquistão

A polícia da cidade de Quetta, capital da província do Baluchistão, no Paquistão, afirma que um homem-bomba se explodiu enquanto passava de bicicleta ao lado de um veículo que levava agentes de segurança, matando pelo menos oito pessoas e ferindo mais de 20. A identidade dos mortos ainda não foi divulgada.

Segundo o oficial de polícia Imtiaz Shah, o suicida fez o ataque a um carro que pertence ao Corpo Paramilitar de Fronteira. O porta-voz do governo, Anwar Kakar, disse que o atentado matou seis civis e dois membros das forças de segurança. Ninguém reivindicou o ataque até o momento.

O Baluchistão tem sido palco de uma insurgência violenta levada a cabo pelos grupos separatistas Baloch. Militantes islâmicos também atuam na província.

ADVERTISEMENT

Coreia do Norte anuncia que lançará um foguete até 14 de fevereiro


 O líder norte-coreano Kim Jong Un assiste a uma simulação de lançamento de foguete feita por unidades áereas do Exército Popular da Coreia (KPA)

A Coreia do Norte apresentou um novo cronograma para o lançamento de um foguete no qual pretende transportar um satélite de observação da Terra. A iniciativa será feita entre este domingo, dia 7, e o domingo seguinte, 14, afirmaram neste sábado os governos japonês e sul-coreano.

Anteriormente, a Coreia do Norte tinha havia informado à Organização Marítima Internacional que lançaria o foguete em algum momento entre 8 e 25 de fevereiro. O novo anúncio desencadeou uma grande preocupação entre os governos de oposição internacional, que veem o lançamento com um pretexto para um teste de míssil de longo alcance.

A Organização Marítima Internacional e a União Internacional de Telecomunicações, outra agência da ONU, ainda não confirmaram a mudança de planos.

Pelo menos 11 pessoas morrem em terremoto de 6,4 graus em Taiwan



 Um terremoto de magnitude 6,4 graus na escala Richter atingiu o sul de Taiwan, nas proximidades da cidade de Tainan, matando pelo menos 11 pessoas e dexando 58 gravemente feridas, segundo a agência AP. Uma série de tremores após o abalo inicial levou ao desabamento de prédios na madrugada deste sábado (horário local), sendo um deles um complexo residencial com edifícios de 17 andares. Mais de 200 famílias moravam no local.
De acordo com a mídia local, a propriedade abrigava um centro de cuidados para recém-nascidos e suas mães, e, entre as 11 vítimas, está um bebê. Um menino de 10 anos também morreu. E, de acordo com o site taiwanês ET News Today, uma das sobreviventes do desastre foi uma menina de idade ainda não informada que teria bebido sua própria urina enquanto aguardava o resgate. Por sorte, a criança foi encontrada pelos bombeiros antes do que esperava.
A tragédia vem apenas dois dias antes da celebração do Ano Novo Lunar, o feriado familiar mais importante do calendário chinês.
Segundo o jornal local “Taiwan’s China Post”, “o governo local declarou estado de emergência”.



Até o momento, foram resgatadas dos escombros 348 pessoas, e mais de 2 mil bombeiros ainda trabalham em busca de sobreviventes. A agência do governo informou que foram contabilizados 475 feridos, dos quais a maioria — 368 — teve alta no final da tarde de sábado. Alguns deles não ficaram embaixo de escombros, mas se feriram porque objetos caíram sobre eles no momento do colapso do edifício.


O centro de resposta de emergência do governo de Taiwan afirmou que a equipe de resgate foi composta por 1.236 agentes, 840 deles do Exército, além de seis helicópteros e 23 cães de resgate.
— Eu fiquei na cama, mas saltei dela no momento em que ouvi o "bang", que era o som do prédio caindo — disse Lin Bao-gui, um vendedor de carros que vive em Tainan e que teve seus veículos esmagados quando o complexo residencial do outro lado da rua onde ele mora desabou.


O epicentro foi a 35 km ao sudeste de Yujing e teve cerca de 10 km de profundidade, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Os habitantes de Tainan relataram o terremoto nas redes socias, dizendo que o tremor foi “muito forte”. "Mais notícias sobre os prédios que desabaram em Tainan. Péssimo início para os feriados do Ano Novo Lunar", escreveu uma moradora local.

 

Sítio usado por Lula será fiscalizado por obras de ampliação em lago


O sítio usado 111 vezes pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Atibaia, interior de São Paulo, será alvo de uma fiscalização do governo paulista por suspeita de irregularidades ambientais na reforma da propriedade, que começou no final de 2010. Imagens de satélite indicam que as obras de ampliação do imóvel chegaram ao lago do sítio, um dos locais preferidos do ex-presidente, que tem a pescaria como principal hobby.

Pelas imagens é possível identificar que o reservatório foi esvaziado em junho de 2012 e, em dois meses, uma estrutura em uma das bordas do lago, que parece ser um píer, foi construída. Há suspeitas de que o lago tenha sido aumentado
Um documento apreendido pela Lava-Jato mostra que o sítio Santa Bárbara tem uma parte dos seus 173 mil metros quadrados em Área de Preservação Permanente (APP). Nesses casos, a legislação determina que intervenções em locais com nascentes e cursos d'água, mesmo dentro de propriedades privadas, só podem ser feitas mediante autorização dos órgãos ambientais competentes porque é preciso preservar a vegetação no entorno de recursos hídricos. Em São Paulo, os órgãos são a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (Daee).
O Daee, após consulta do GLOBO na sexta-feira, informou que não recebeu desde 2010, quando a propriedade foi comprada por dois sócios de um dos filhos de Lula, nenhum pedido de autorização referente ao uso da água do lago para qualquer finalidade. Há rumores de que um tanque de peixes tenha sido construído no sítio. O órgão comunicou que fará uma fiscalização no local nos próximos dias.

O sítio pertence a Fernando Bittar e Jonas Leite Suassuna Filho e é investigado pela Lava-Jato e o Ministério Público de São Paulo porque teria passado por reformas custeadas pelas empreiteiras OAS e Odebrecht como um agrado ao ex-presidente. Relatórios de viagem da Presidência da República foram divulgados esta semana pela revista “Época” e mostraram que Lula viajou 111 vezes a Atibaia entre 2012 e janeiro deste ano. A mulher do ex-presidente, Marisa Letícia, comprou até um barco de R$ 4,1 mil em São Paulo e mandou entregá-lo no endereço do sítio, segundo revelou o jornal “Folha de S.Paulo” no sábado.
Antes de Suassuna e Bittar comprarem a propriedade, o local pertencia a Adalton Santarelli. Um antigo parente dele diz ter certeza, pelas imagens do sítio divulgadas pela imprensa após a reforma, que houve uma obra para ampliação do lago. A família foi dona do local entre 2002 e 2010.


Antes de receber as constantes visitas de Lula, o sítio era frequentado por moradores do Bairro Portão e do Clube da Montanha, áreas vizinhas. Um engenheiro que mora na região contou ao GLOBO que sabia da existência do lago pelo menos desde 2000.
— É muito comum o pessoal fazer lagos com água de nascente aqui na região — disse o engenheiro, que pediu para não ser identificado.

Arquivo do blog