domingo, 15 de maio de 2016

Jerusalém tem "Marcha das vadias" contra violência de gênero

Mulheres fazem "Marcha das vadias" em Jerusalém, dia 13/05/2016
Cerca de 300 mulheres, algumas vestindo apenas roupas íntimas, participaram nesta sexta-feira da "marcha das vadias" nas ruas de Jerusalém para denunciar a violência machista, constatou um jornalista da AFP.
A polícia tinha exigido este ano que nenhuma manifestante desfilasse com os seios de fora, informaram os organizadores. Algumas decidiram, por isso, sair com sutiãs, outras com cintas-liga e meias arrastão.
"A polícia autorizou a marcha. Mas nos impôs muitas restrições", explicou Tamar Ben David, uma das organizadoras.
Ao contrário da hedonista Tel-Aviv, considerada uma das cidades mais liberais do mundo, Jerusalém é conservadora, com uma população majoritária de crentes e praticantes, sejam judeus ortodoxos, muçulmanos ou cristãos.
Em março de 2015, uma jovem morreu e outras seis ficaram feridas quando um judeu ultraortodoxo atacou os participantes da marcha do Orgulho Gay em Jerusalém.
As organizadoras da passeata desta sexta-feira pediram a ajuda da Associação de Direitos Civis de Israel para assegurar que a polícia não proibisse o desfile, disse Yaron Kelner, porta-voz desta ONG.
As manifestantes desfilaram atrás de um grande cartaz, com os dizeres em hebraico "a marcha das Charmutot", palavra árabe que se tornou sinônimo israelense para "vadias" na gíria israelense.
Algumas das participantes lembraram com cartazes próprios que este ano 27 mulheres foram mortas vítimas da violência de gênero.

Ruanda usará drones para distribuir vacinas e sangue

Drone  Opresidente de Ruanda, Paul Kagame, disse nesta sexta-feira que está interessado em planos para utilizar drones na entrega de suprimentos de sangue e vacinas e que está trabalhando com a empresa Zipline, sediada nos Estados Unidos, para lançar o serviço até agosto. A empresa de entregas internacional UPS está apoiando a empresa de robótica Zipline International em uma parceria que inclui a Gavi, grupo que fornece vacinas a países pobres.Os drones entregarão sangue e vacinas para metade dos centros de transfusão no país de 11 milhões de pessoas, deixando as entregas 20 vezes mais rápidas do que seriam por terra. "Drones são muito úteis e nós estamos investindo nosso tempo e recursos nesta área. Mas ao mesmo tempo, estamos cientes de que há certos riscos envolvidos, mas eles são administráveis", disse Kagame em uma coletiva de imprensa no Fórum Econômico Mundial, na África.
O presidente-executivo da Zipline, Keller Rinaudo, disse em uma coletiva de imprensa em Kigali que a empresa havia investido 12 milhões de dólares no desenvolvimento de drones. O serviço planejado usará entre 12 e 15 aparelhos aéreos não tripulados.

Fundador de empresa de moeda digital LR é condenado à prisão

Pessoa usa computador
Um co-fundador da Liberty Reserve, que operou uma moeda digital amplamente usada, a LR, foi condenado nesta sexta-feira a 10 anos de prisão depois de ter concordado em ajudar autoridades a processarem seu ex-sócio por lavagem de centenas de milhões de dólares.
Vladamir Kats, 44, foi condenado pela juíza Denise Cote, em Manhattan, uma semana depois que ela impôs pena de 20 anos de prisão contra Arthur Budovsky, o outro co-fundador da Liberty Reserve.
Kats, que estava em custódia desde que foi preso em maio de 2013, foi condenado também a pagar multa de 6,5 milhões de dólares. Ele afirmou em 2013 ser culpado das acusações de lavagem de dinheiro e de operar um negócio de transferência de dinheiro sem ter licença.
A Liberty Reserve processou mais de 8 bilhões de dólares em transações e ajudou atividades que incluem lavagem de dinheiro de esquemas de pirâmide, tráfico de cartões de crédito, roubos de identididade e invasão de computadores, afirmam promotores.
Os usuários da Liberty Reserve podiam comprar e resgatar a moeda digital LR por meio de terceiros que compravam e vendiam LR em grandes quantidades.
Os usuários não precisavam validar suas identidades, afirmaram promotores, o que permitiu a um agente do Serviço Secreto dos EUA criar uma conta no serviço.

Senegalesa será primeira mulher secretária-geral da Fifa

Fatma Samoura, diplomata e secretária-geral da Fifa, dia 13/05/2016
A senegalesa Fatma Samoura, uma veterana diplomata da ONU, foi nomeada nesta sexta-feira secretária-geral da Fifa, se tornando a primeira mulher a ocupar o cargo na entidade, dominada por homens e envolvida em grande escândalo de corrupção.
Samoura, 54 anos, não é ligada ao futebol e trabalha há 21 anos na ONU, na qual ocupou diversos cargos em vários países da África. Atualmente, serve na Nigéria, atuando no programa de desenvolvimento da ONU.
"Hoje é um dia maravilhoso para mim e me sinto honrada em assumir o cargo de secretária-geral da Fifa", declarou em comunicado Samoura.
"Espero poder compartilhar minha experiência em governabilidade para o importante processo de reformas que está em andamento na Fifa", completou.
A diplomata tomará posse do cargo em junho, depois de passar por uma investigação de elegibilidade realizada por um comitê independente da Fifa.
O novo presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou que Samoura é "uma grande pessoa", com experiência em gestão de grandes entidades, orçamentos e equipes.
"Temos que ser sérios quando dizemos que apoiamos a diversidade e que acreditamos na igualdade de gênero", declarou Infantino.
Samoura "trará um ar fresco à Fifa, sendo alguém de fora, não alguém de dentro ou do passado, alguém de novo", completou.
Samoura sucederá no cargo o francês Jerome Valcke, demitido e suspenso por 12 anos pela Fifa por envolvimento num esquema de venda ilegal de ingressos para a Copa do Mundo-2014. O alemão Markus Kattner, diretor financeiro, é quem ocupava o cargo de maneira interina.
A nomeação de Samoura foi uma grande surpresa e aconteceu durante o Congresso da Fifa realizado no México, onde dirigentes se reúnem para decidir as reformas a serem implementadas para acabar com a corrupção na entidade que rege o futebol no mundo.

Estes são os 10 hospitais públicos de excelência no Brasil

Corredor de um hospital do SUS
Dos 2.987 hospitais públicos que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, apenas 10 se destacam por oferecer um elevado padrão de atendimento à população chancelado pelo certificado de excelência concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). 
Há quase duas décadas, a organização verifica a qualidade em todas as áreas de atividade dos hospitais, como infraestrutura, internação, controle de infecções, higienização e outros processos focados na assistência dos pacientes.
Publicidade
A acreditação ONA é válida por três anos e é de caráter voluntário. Os hospitais que querem se tornar referência no setor de saúde recebem instituições especializadas para medir o nível do serviço prestado. 
No decorrer das visitas - que podem durar até três dias -  e análise de documentos, os avaliadores verificam mais de 1,7 mil itens antes de outorgar a certificação. 
A lista dos 10 hospitais públicos já acreditados abrange unidades de 3 estados brasileiros - mais da metade delas está localizada no estado de São Paulo. 
“Hoje, as unidades públicas deixam de nos procurar porque se considerarem abaixo do padrão exigido", diz Maria Carolina Morenos, superintendente da ONA. "Além da valorização do próprio funcionário do hospital, quando o local conquista o selo, os pacientes conseguem sentir na prática a qualidade dos serviços".
A superintendente explica que, para atingir as exigências da ONA, os hospitais implementam uma série de melhorias . "Em uma unidade acreditada, o risco de ocorrer um evento adverso é menor", diz. "O hospital que atinge o nível máximo de excelência é uma unidade que se preocupa com a segurança do paciente".
Veja quais são os hospitais públicos de excelência segundo a ONA. 
HospitalLocalização
Hospital Regional do Baixo Amazonas - OSS (Pró-Saúde)Santarém/PA
Hospital Municipal de M'Boi Mirim - OSS (Einstein)São Paulo/SP
Hospital Regional Público da Transamazônica - Estadual - OSS (Pró-Saúde)Altamira/PA
Hospital regional de Cotia - OSS - (Seconsi)Cotia/SP
Hospital Estadual de Sumaré - OSS (Unicamp)Sumaré/SP
Hospital Estadual de Vila Alpina - OSS (Seconci)São Paulo/SP
Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo - OSS (SPDM)Mogi das Cruzes/SP
Hospital Estadual de Diadema - OSS (SPDMDiadema/SP
Hospital Geral de Itapecerica da Serra - OSS (Seconci)Itapecerica da Serra/SP
Hospital Estadual Transp. Câncer e Cirurgia Infantil - EstadualRio de Janeiro/RJ
  
*Matéria atualizada no dia 08/05/2016 às 9h para atualização da lista dos hospitais

Suplente do ministro da Saúde está preso por agressão

Ricardo Barros disse, no entanto, que o assunto Bolsa Família não entra em pauta agora
O deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) assumiu o Ministério da Saúde do governo Michel Temer nesta quinta-feira, 13, abrindo espaço para que um suplente o substitua na Câmara.
Mas não é tão simples assim. O candidato mais votado da sua coligação, que possuiria prioridade para assumir o cargo, é o ex-deputado estadual Osmar Bertoldi (DEM-PR), preso desde fevereiro na cidade de Pinhais, no Paraná, acusado de agredir a ex-noiva.
A defesa entrou com um mandato de segurança para que ele possa exercer a função.
Contra Bertoldi pesam cinco acusações: violência doméstica, lesões corporais, constrangimento ilegal, trabalho escravo, ameaças por palavras e estupro.
O processo segue em segredo de justiça. A tese da defesa é de que não houve uma agressão "exclusiva" dele, pois "ambos saíram machucados".
A ex-noiva de Bertoldi, Tatiana Bittencourt, contudo, disse ter sido "encarcerada, alvo de socos e chutes, chamada dos piores termos imagináveis, sem acesso a ninguém, apenas pessoas da confiança de Bertoldi que a vigiavam".
Tatiana denunciou o ex-deputado ao Ministério Público do Paraná no final do ano passado, que aceitou e encaminhou o processo ao Tribunal de Justiça do Estado.
Bertoldi foi preso pela Polícia Federal e a Polícia Militar de Santa Catarina em fevereiro, na cidade de Balneário Camboriú, depois de ter sido considerado foragido e ter sido identificado por uma testemunha. A prisão preventiva do ex-parlamentar foi decretada em janeiro porque ele teria violado a Lei Maria da Penha ao tentar se aproximar de Tatiana.
Como primeiro suplente da chapa, Bertoldi já poderia ter assumido duas vezes, no caso da vaga do deputado federal Valdir Rossoni (PSDB-PR), que assumiu a secretaria da Casa Civil do Paraná, e de Reinhold Stephanes (PSD-PR) que assumiu a secretaria de Administração do Estado.
Em seu lugar, ocuparam as vagas Paulo Martins (PSDB-PR) e Nelson Padovani (PSDB-PR). A defesa do paranaense entrou com um pedido de habeas corpus para que ele pudesse assumir as vagas, mas o pedido foi negado.
Seus advogados também entraram há cerca de um mês com um mandato de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF). O caso foi sorteado para o ministro Luiz Fux, mas ainda não foi analisado.
Caso seja aprovado, a defesa defenderá que Bertoldi assuma a suplência da vaga de Ricardo Barros. A expectativa do advogado eleitoral de Bertoldi, Guilherme Gonçalves, é que o pedido seja analisado nos próximos dias.
A defesa questiona que Bertoldi deveria ter sido notificado sobre a abertura das vagas, pois tinha direito "líquido e certo" sobre elas, mas ao invés disso o segundo suplente foi chamado diretamente.
Para Gonçalves, o ex-deputado também deveria ser notificado formalmente sobre a abertura da vaga de Barros. "O fato de ele ter a chance de tomar posse torna a questão dele mais relevante do que um mero direito individual", opinou.
O advogado justifica a soltura do seu cliente dizendo ele não apresentaria mais nenhum risco para a vítima, pois teria que se mudar para Brasília, ficando mais afastado.
A Secretaria da Mesa da Câmara informou que, antes de comunicar a abertura da vaga, verificará se Bertoldi continua preso na próxima semana. Se ele estiver, será chamado o segundo suplente, Sérgio de Oliveira (DEM-PR)

Petrobras espera demissão voluntária de até 10.000 pessoas

3 - Petrobras
Petrobras pretende dispensar de 8.000 a 10.000 funcionários apenas neste ano com o programa de demissão voluntária, iniciado neste ano. Com inscrições abertas, a inciativa já conta com 2.500 voluntários até abril. 
No ano passado, uma ação semelhante teve 700 interessados, pessoas que serão demitidas em 2016. Os dados foram divulgados em teleconferência com analistas, no final da manhã de hoje.
Os programas são parte do plano de reestruturação da companhia, iniciado com a deflagração da Operação Lava Jato, em que foi descoberto um esquema de corrupção bilionário.
O cenário desafiador daquela época ainda incluía queda no preço do petróleo, variação cambial, juros maiores e queda de demanda.
Desde então, cortes em áreas administrativas e operacionais da companhia vêm sendo feitos em todas as frentes para adequar o negócio ao novo panorama do setor.
Os resultados das ações parecem estar surgindo aos poucos.
De janeiro a março, a Petrobras registrou um lucro de 1,25 bilhão de reais – bem abaixo dos 37 bilhões registrados no último trimestre de 2015.
Investimentos menores
A empresa fechou as contas de janeiro a março com um caixa positivo de 21 bilhões de dólares em 2016, ante 26 bilhões de dólares no início do ano.
Trata-se do quarto trimestre consecutivo em que a estatal reporta um fluxo de caixa livre positivo.
Para o ano, a maior empresa o país espera investir 15,5 bilhões de dólares, valor 13% abaixo que o desembolsado há um ano, e estima 6 bilhões de dólares em garantias judiciais.
Dezenas de processos contra a empresa foram abertos por acionistas nos Estados Unidos por conta da Operação Lava Jato.
No período, houve um decréscimo de 9% no endividamento bruto, fechado em R$ 450 milhões. A valorização da moeda americana contribuiu para o aumento do endividamento líquido em 3% para 103,8 milhões de dólares.

OAB se diz preocupada com reintegração sem mandado pela PM

Etesp
A seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) criticou a postura da gestão Geraldo Alckmin (PSDB) em realizar reintegrações de unidades de ensino sem autorização judicial.
Em nota nesta sexta-feira, 13, o presidente Marcos da Costa manifestou preocupação com a ação da Polícia Militar paulista frente a uma "invasão pacífica e não predatória".
O governo se baseou em parecer da Procuradoria-geral do Estado, que cita o Código Civil para sustentar que a restituição de um pode ocorrer por força própria e, que "se até mesmo ao particular é excepcionalmente garantido o exercício da autotutela, certamente a Administração Pública também pode exercê-la".
A OAB ponderou, no entanto, que "ordem de autoridade governamental objetivando o uso da força institucionalizada para a finalidade de reintegração de posse é ato administrativo que se sujeita aos princípios da razoabilidade e proporcionalidade".
Costa disse parecer "desarrazoado" realizar uma reintegração com uso de força militar, "sem a prévia cautela de ordem judicial". "O próprio Estado ficará também melhor resguardado, e a sociedade civil mais reconfortada", declarou o presidente.
Parecer
O procurador do Estado Adalberto Alves reforçou o entendimento da gestão em entrevista na manhã desta sexta-feira, 13, após a reintegração em três diretorias de ensino e no prédio da Escola Técnica de São Paulo (Etesp), no Bom Retiro. Ao menos, 50 estudantes foram levados para delegacias para registro de ocorrências.
"Houve a conclusão de que não haveria necessidade de ordem judicial para reintegração desses prédios públicos estaduais. Este parecer foi aprovado pelo procurador-geral. Tivemos o cuidado de orientar a administração a tomar cautelas necessárias", afirmou Adalberto Alves.
Segundo ele, "há um entendimento do direito administrativo que remonta há décadas". "Inclusive citei a doutrina estrangeira e do Tribunal de Justiça de São Paulo, de modo a dar orientação para a Secretaria de Segurança para agir."

Acordo da Apple aquece corrida por carros tecnológicos

Conferência da Apple
O investimento de 1 bilhão de dólares feito pela Apple na empresa de compartilhamento de veículos chinesa Didi Chuxing intensifica uma corrida para adquirir tecnologia, talentos e acesso ao mercado no setor de transportes pessoais, que evolui rapidamente no mundo.
O investimento da Apple acontece com os executivos e investidores das indústrias automobilísticas e de tecnologia apostando que os sistemas de direção autônoma, veículos elétricas e compartilhamento de corridas eventualmente convergirão para permitir que as empresas vendam corridas em veículos autônomos, gerando receitas dia e noite.
Para a Apple, o investimento no serviço líder de compartilhamento de caronas na china pode expandir sua presença em um mercado "muito, muito importante" e servir a outros fins também, disse o presidente-executivo da empresa, Tim Cook, à Reuters.
"Nós estamos fazendo o investimento por várias razões estratégicas, incluindo uma chance de entender mais sobre certos segmentos do mercado chinês e nós também vemos várias oportunidades para uma cooperação mais próxima entre as duas empresas. É claro, nós também acreditamos que isso nos entregará um retorno muito forte para o nosso capital investido com o tempo", disse Cook, em uma entrevista na quinta-feira. Analistas dizem que o investimento da Apple também podem ajudar a impulsionar as relações com o governo chinês e criar um obstáculo no caminho de rivais como a Alphabet e o Google Technologies, dentre outros, que estão tentando lucrar com a reconstrução do mercado de transportes pessoais.
O investimento da Apple nos serviços de transportes urbanos destacam uma elevação nos acordos de tecnologia automotiva, que cresceram em 58 por cento em 2015, com um salto de 154 por cento nos financiamentos, de acordo com a base de dados de venture capital to CBInsights.
Em 51 acordos, os investidores colocaram 409 milhões de dólares em empresas de tecnologia automobilística em 2015.

Guarda presidencial deixa de hastear bandeira no Alvorada

Palácio da Alvorada, em Brasília, de Oscar Niemeyer
Numa interpretação polêmica da lei, o Batalhão da Guarda Presidencial deixou de hastear na manhã desta sexta-feira, 13, a bandeira com o brasão da República - símbolo da Presidência - no mastro em frente ao espelho d'água do Palácio da Alvorada.
Às 8 horas, um grupo de militares hasteou apenas os pavilhões do Brasil e do Mercosul na residência oficial onde Dilma Rousseff permanecerá durante seu afastamento do governo.
O decreto 7.419, assinado em 2010 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece que o pavilhão presidencial deve ser hasteado na sede do governo, isto é, no Palácio do Planalto, e no local de residência do presidente da República quando ele estiver no Distrito Federal.
Dilma Rousseff não teve o mandato cassado, portanto, mesmo afastada, ainda é a presidente da República.
Na edição desta sexta, o Diário Oficial da União tratou Michel Temer na condição de "vice-presidente da República no exercício do cargo de presidente".
Reedição
A lei não estabelece regras específicas para o hasteamento da bandeira no caso de presidente afastado ou em exercício.
O decreto de Lula, feito no apagar das luzes de seu governo, em 2010, é uma reedição de um outro, assinado em 1972 pelo general Emílio Garrastazu Médici.
O decreto 70.274, da ditadura militar determinava que o pavilhão deveria estar hasteado nos locais de residência do chefe de Estado no momento da presença do presidente.
A mudança na lei foi para evitar a publicidade da presença ou ausência do presidente no Alvorada ou no Planalto. O texto atual ressalta que basta o presidente estar no Distrito Federal para a bandeira ser hasteada.
Procurado pela reportagem, ainda pela manhã, para esclarecer a ausência da bandeira presidencial no Palácio da Alvorada, o Gabinete de Segurança Institucional informou que estava fazendo consultas ao cerimonial e ao setor jurídico do Planalto para definir o comportamento legal neste tipo de situação.
Ainda na manhã desta sexta-feira, a bandeira presidencial foi hasteada no Palácio do Planalto, onde o presidente em exercício Michel Temer se reuniu com ministros.
Neste caso, valeu a mesma regra e tradição para o hasteamento da bandeira nas ocasiões em que o vice assumiu nas viagens da presidente ao exterior.
A polêmica se encerra, temporariamente, às 18 horas. É que, pela norma, a bandeira deve ser arriada neste horário. Portanto, o mastro, independentemente de quem seja o presidente, deverá ficar sem o pavilhão, como determina a lei.

Livro "A Cuba de Fidel" relembra trajetória do ex-presidente

O ex-presidente cubano Fidel Castro
Em 1965, Fidel Castro em seu apogeu concedia uma grande entrevista ao repórter fotográfico americano Lee Lockwood. Meio século depois, o texto foi reeditado e está acompanhado por 200 fotografias inéditas que mostram tanto a vida pública como o cotidiano do ex-líder cubano.
As fotografias mostram Fidel falando perante dezenas de milhares de pessoas, mas também saindo da água depois de mergulhar, fazendo exercício na Isla de Pinos, comendo, brincando com seu cachorro Guardián ou simplesmente descansando em uma rede, com os pés descalços.
Na Isla de Pinos foi onde Lockwood passou sete dias com Fidel e seus mais próximos colaboradores e dessa estadia saiu uma interessante entrevista, apenas seis anos depois do triunfo da revolução e quando a possibilidade do fracasso do projeto comunista não estava nos planos do líder.
"O dever de todo revolucionário é fazer a revolução" é a frase de Fidel que abre o livro "A Cuba de Fidel. O olhar de um repórter americano na ilha. 1959-1969" (Taschen).
"Há mais de 50 anos, Lee Lockwood iniciou sua própria campanha em favor do degelo, que começou desde sua chegada a Cuba em 1959 até a publicação de 'Castro's Cuba, Cuba's Fidel' em 1967", uma obra que se centra "em uma das mais extraordinárias entrevistas de todo o século XX com um líder mundial em atividade", nas palavras da editora do livro, Nina Wiener.
Às 100 pequenas imagens em preto e branco que foram publicadas então foram acrescentadas 200 novas fotografias, muitas delas impressas em página dupla, que saíram dos arquivos fotográficos de Lockwood, aos quais Wiener teve acesso antes da morte do fotógrafo, em 2010.
"Uma conversa com Fidel é uma experiência extraordinária e (...) é um dos conversadores mais entusiastas de todos os tempos", afirma Lockwood no prólogo do livro.
Lockwood se apoia nos detalhes do comportamento de Fidel e de sua personalidade, mas também da casa na qual se desenvolveu a entrevista.
Uma casa tipo rancho de um só andar, de madeira e pintada de branco, com um estilo arquitetônico próprio do sudoeste dos Estados Unidos, e com todos os quartos equipados com aparelhos de ar condicionado americanos, ressalta com certa ironia o jornalista.
Neste local ocorreu a entrevista na qual o comandante René Vallejo atuou como tradutor.
"A cada dia, durante várias horas, nos sentávamos Fidel, Vallejo e eu ao redor da mesa na entrada do quarto de Castro, com o microfone no meio dos três, e falávamos em voz baixa, como em uma sessão de espiritismo", explica Lockwood.
Durante essas longas conversas, o jornalista e Fidel falaram de todos os temas possíveis e hoje, 50 anos depois, algumas das declarações do líder cubano não são menos surpreendentes.
"Jamais chegaremos a acreditar que um homossexual possa ter as condições e os requisitos de conduta que permitam considerá-lo um verdadeiro revolucionário, um verdadeiro militante comunista", assegurou sobre os gays.
Também disse ser "contrário às listas negras de livros, filmes proibidos e todas essas coisas" e se mostra convencido de que seu sistema é mais democrático que o dos Estados Unidos "porque é a expressão real da vontade da imensa maioria do país, constituída não pelos ricos, mas pelos pobres".
E naquele momento, quando estava há seis anos como primeiro-ministro, estimava que seria dirigente do Partido Comunista só "por alguns anos mais".
"Quer que fale com sinceridade, então pronto, queria que fosse o menor tempo possível (...) Acredito que todos nós devemos nos retirar relativamente jovens, e não proponho como um dever, mas como algo mais: como um direito". Sua saída do governo, porém, só ocorreu em 2008.
Cinco décadas depois da revolução, a "Cuba de Fidel passou de ser o que Lee (Lockwood) chamava de uma revolução extraordinária para se transformar em uma sociedade disfuncional", assegurou no epílogo do livro o especialista Saul Landau.
Mas "Fidel deixou sua marca na história" e Lockwood "escreveu o melhor livro - até o momento - sobre a essência desse homem e da revolução que liderou", concluiu Landau. 

Maduro solicita retorno de embaixador no Brasil à Venezuela

O presidente venezuelano Nicolás Maduro
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu nesta sexta-feira ao embaixador do país no Brasil, Alberto Castellar, para retornar a Caracas, depois do afastamento de Dilma Rousseff da presidência brasileira em um processo que o chefe do governo venezuelano classificou como um "golpe de Estado".
"Avaliamos hoje, eu pedi ao nosso embaixador no Brasil, Alberto Castellar, que viesse a Caracas", informou Maduro em rede nacional de rádio e televisão.
Castellar, que já estaria em Caracas, se reuniu com Maduro e a chanceler Delcy Rodríguez, o vice-presidente executivo Aristóbulo Istúriz e "vários dirigentes do comando político" do país para analisar os acontecimentos no Brasil.
"Estivemos avaliando esta dolorosa página da história do Brasil (...) Tentaram apagar a história com uma jogada totalmente injusta com uma mulher que é a primeira presidente que o Brasil teve", disse o líder venezuelano.
Maduro classificou o afastamento como uma "canalhice contra ela (Dilma), contra sua honra, contra a democracia, contra o povo brasileiro".
"Vejam, não acreditem os colegas presidentes ou primeiros-ministros que por serem de partidos da centro-direita, da direita, estão isentos de que o vírus do golpismo tome outra vez a América Latina e com o vírus do golpismo venham as grandes convulsões sociais outra vez (...) Não, não podemos retroceder na história", acrescentou. 

Salário mínimo "necessário" é de R$ 3.716,77, diz Dieese

Notas de cinquenta reais
salário mínimo no Brasil teria que ser de R$ 3.716,77, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
É este o necessário "para suprir as despesas de um trabalhador e sua família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência", diz a instituição.
O valor calculado para o mês de abril caiu em relação a março (R$ 3.736,26) e é o mais baixo deste ano até agora.
Ainda assim, é 4,2 vezes maior do que o salário mínimo atual (R$ 880). Em abril de 2015, o salário mínimo necessário (R$ 3.251,61) era 4,1 vezes maior do que o mínimo então em vigor (R$ 788).
A lei determina que o reajuste anual do salário mínimo tem como base a soma da variação do INPC (inflação para população de baixa renda) no ano anterior, acrescido da taxa de crescimento real do PIB dois anos antes.
Já que o PIB ficou parado em 2014 e teve queda em 2015, o que deve se repetir em 2016, o próximo aumento real ficará no mínimo para 2019.
Em um vídeo, o economista Carlos Eduardo Gonçalves explica quais seriam as consequências práticas se o salário mínimo "necessário" fosse estabelecido por lei:
"O que vai acontecer com a pessoa hoje empregada que ganha um salário baixo? (...) Você acha que elas vão continuar todas empregadas ganhando R$ 3.700 ou elas vão ser mandadas emboras porque a contribuição delas pro produto final da empresa não vale esses R$ 3.700?".
 
E veja o salário mínimo nominal e necessário nos últimos meses e anos:
PeríodoSalário mínimo nominalSalário mínimo necessário
2016  
AbrilR$ 880,00R$ 3.716,77
MarçoR$ 880,00R$ 3.736,26
FevereiroR$ 880,00R$ 3.725,01
JaneiroR$ 880,00R$ 3.795,24
2015  
DezembroR$ 788,00R$ 3.518,51
NovembroR$ 788,00R$ 3.399,22
OutubroR$ 788,00R$ 3.210,28
SetembroR$ 788,00R$ 3.240,27
AgostoR$ 788,00R$ 3.258,16
JulhoR$ 788,00R$ 3.325,37
JunhoR$ 788,00R$ 3.299,66
MaioR$ 788,00R$ 3.377,62
AbrilR$ 788,00R$ 3.251,61
MarçoR$ 788,00R$ 3.186,92
FevereiroR$ 788,00R$ 3.182,81
JaneiroR$ 788,00R$ 3.118,62
2014  
DezembroR$ 724,00R$ 2.975,55
NovembroR$ 724,00R$ 2.923,22
OutubroR$ 724,00R$ 2.967,07
SetembroR$ 724,00R$ 2.862,73
AgostoR$ 724,00R$ 2.861,55
JulhoR$ 724,00R$ 2.915,07
JunhoR$ 724,00R$ 2.979,25
MaioR$ 724,00R$ 3.079,31
AbrilR$ 724,00R$ 3.019,07
MarçoR$ 724,00R$ 2.992,19
FevereiroR$ 724,00R$ 2.778,63
JaneiroR$ 724,00R$ 2.748,22
2013  
DezembroR$ 678,00R$ 2.765,44
NovembroR$ 678,00R$ 2.761,58
OutubroR$ 678,00R$ 2.729,24
SetembroR$ 678,00R$ 2.621,70
AgostoR$ 678,00R$ 2.685,47
JulhoR$ 678,00R$ 2.750,83
JunhoR$ 678,00R$ 2.860,21
MaioR$ 678,00R$ 2.873,56
AbrilR$ 678,00R$ 2.892,47
MarçoR$ 678,00R$ 2.824,92
FevereiroR$ 678,00R$ 2.743,69
JaneiroR$ 678,00R$ 2.674,88
2012  
DezembroR$ 622,00R$ 2.561,47
NovembroR$ 622,00R$ 2.514,09
OutubroR$ 622,00R$ 2.617,33
SetembroR$ 622,00R$ 2.616,41
AgostoR$ 622,00R$ 2.589,78
JulhoR$ 622,00R$ 2.519,97
JunhoR$ 622,00R$ 2.416,38
MaioR$ 622,00R$ 2.383,28
AbrilR$ 622,00R$ 2.329,35
MarçoR$ 622,00R$ 2.295,58
FevereiroR$ 622,00R$ 2.323,21
JaneiroR$ 622,00R$ 2.398,82
2011  
DezembroR$ 545,00R$ 2.329,35
NovembroR$ 545,00R$ 2.349,26
OutubroR$ 545,00R$ 2.329,94
SetembroR$ 545,00R$ 2.285,83
AgostoR$ 545,00R$ 2.278,77
JulhoR$ 545,00R$ 2.212,66
JunhoR$ 545,00R$ 2.297,51
MaioR$ 545,00R$ 2.293,31
AbrilR$ 545,00R$ 2.255,84
MarçoR$ 545,00R$ 2.247,94
FevereiroR$ 540,00R$ 2.194,18
JaneiroR$ 540,00R$ 2.194,76
2010  
DezembroR$ 510,00R$ 2.227,53
NovembroR$ 510,00R$ 2.222,99
OutubroR$ 510,00R$ 2.132,09
SetembroR$ 510,00R$ 2.047,58
AgostoR$ 510,00R$ 2.023,89
JulhoR$ 510,00R$ 2.011,03
JunhoR$ 510,00R$ 2.092,36
MaioR$ 510,00R$ 2.157,88
AbrilR$ 510,00R$ 2.257,52
MarçoR$ 510,00R$ 2.159,65
FevereiroR$ 510,00R$ 2.003,30
JaneiroR$ 510,00R$ 1.987,26
2009  
DezembroR$ 465,00R$ 1.995,91
NovembroR$ 465,00R$ 2.139,06
OutubroR$ 465,00R$ 2.085,89
SetembroR$ 465,00R$ 2.065,47
AgostoR$ 465,00R$ 2.005,07
JulhoR$ 465,00R$ 1.994,82
JunhoR$ 465,00R$ 2.046,99
MaioR$ 465,00R$ 2.045,06
AbrilR$ 465,00R$ 1.972,64
MarçoR$ 465,00R$ 2.005,57
FevereiroR$ 465,00R$ 2.075,55
JaneiroR$ 415,00R$ 2.077,15
2008  
DezembroR$ 415,00R$ 2.141,08
NovembroR$ 415,00R$ 2.007,84
OutubroR$ 415,00R$ 2.014,73
SetembroR$ 415,00R$ 1.971,55
AgostoR$ 415,00R$ 2.025,99
JulhoR$ 415,00R$ 2.178,30
JunhoR$ 415,00R$ 2.072,70
MaioR$ 415,00R$ 1.987,51
AbrilR$ 415,00R$ 1.918,12
MarçoR$ 415,00R$ 1.881,32
FevereiroR$ 380,00R$ 1.900,31
JaneiroR$ 380,00R$ 1.924,59
2007  
DezembroR$ 380,00R$ 1.803,11
NovembroR$ 380,00R$ 1.726,24
OutubroR$ 380,00R$ 1.797,56
SetembroR$ 380,00R$ 1.737,16
AgostoR$ 380,00R$ 1.733,88
JulhoR$ 380,00R$ 1.688,35
JunhoR$ 380,00R$ 1.628,96
MaioR$ 380,00R$ 1.620,64
AbrilR$ 380,00R$ 1.672,56
MarçoR$ 350,00R$ 1.620,89
FevereiroR$ 350,00R$ 1.562,25
JaneiroR$ 350,00R$ 1.565,61
2006  
DezembroR$ 350,00R$ 1.564,52
NovembroR$ 350,00R$ 1.613,08
OutubroR$ 350,00R$ 1.510,00
SetembroR$ 350,00R$ 1.492,69
AgostoR$ 350,00R$ 1.442,62
JulhoR$ 350,00R$ 1.436,74
JunhoR$ 350,00R$ 1.447,58
MaioR$ 350,00R$ 1.503,70
AbrilR$ 350,00R$ 1.536,96
MarçoR$ 300,00R$ 1.489,33
FevereiroR$ 300,00R$ 1.474,71
JaneiroR$ 300,00R$ 1.496,56
2005  
DezembroR$ 300,00R$ 1.607,11
NovembroR$ 300,00R$ 1.551,41
OutubroR$ 300,00R$ 1.468,24
SetembroR$ 300,00R$ 1.458,42
AgostoR$ 300,00R$ 1.471,18
JulhoR$ 300,00R$ 1.497,23
JunhoR$ 300,00R$ 1.538,56
MaioR$ 300,00R$ 1.588,80
AbrilR$ 260,00R$ 1.538,64
MarçoR$ 260,00R$ 1.477,49
FevereiroR$ 260,00R$ 1.474,96
JaneiroR$ 260,00R$ 1.452,28
2004  
DezembroR$ 260,00R$ 1.468,08
NovembroR$ 260,00R$ 1.439,68
OutubroR$ 260,00R$ 1.510,67
SetembroR$ 260,00R$ 1.532,18
AgostoR$ 260,00R$ 1.596,11
JulhoR$ 260,00R$ 1.527,56
JunhoR$ 260,00R$ 1.538,06
MaioR$ 260,00R$ 1.522,01
AbrilR$ 240,00R$ 1.386,47
MarçoR$ 240,00R$ 1.402,63
FevereiroR$ 240,00R$ 1.422,46
JaneiroR$ 240,00R$ 1.445,39
2003  
DezembroR$ 240,00R$ 1.420,61
NovembroR$ 240,00R$ 1.408,76
OutubroR$ 240,00R$ 1.391,37
SetembroR$ 240,00R$ 1.366,76
AgostoR$ 240,00R$ 1.359,03
JulhoR$ 240,00R$ 1.396,50
JunhoR$ 240,00R$ 1.421,62
MaioR$ 240,00R$ 1.478,16
AbrilR$ 240,00R$ 1.557,55
MarçoR$ 200,00R$ 1.466,73
FevereiroR$ 200,00R$ 1.399,10
JaneiroR$ 200,00R$ 1.385,91
2002  
DezembroR$ 200,00R$ 1.378,19
NovembroR$ 200,00R$ 1.357,43
OutubroR$ 200,00R$ 1.270,40
SetembroR$ 200,00R$ 1.247,97
AgostoR$ 200,00R$ 1.168,92
JulhoR$ 200,00R$ 1.154,63
JunhoR$ 200,00R$ 1.129,18
MaioR$ 200,00R$ 1.121,53
AbrilR$ 200,00R$ 1.143,29
MarçoR$ 180,00R$ 1.091,21
FevereiroR$ 180,00R$ 1.084,91
JaneiroR$ 180,00R$ 1.116,66
2001  
DezembroR$ 180,00R$ 1.101,54
NovembroR$ 180,00R$ 1.091,04
OutubroR$ 180,00R$ 1.081,04
SetembroR$ 180,00R$ 1.076,84
AgostoR$ 180,00R$ 1.070,46
JulhoR$ 180,00R$ 1.055,84
JunhoR$ 180,00R$ 1.072,14
MaioR$ 180,00R$ 1.090,28
AbrilR$ 180,00R$ 1.092,97
MarçoR$ 151,00R$ 1.066,68
FevereiroR$ 151,00R$ 1.037,02
JaneiroR$ 151,00R$ 1.036,35
2000  
DezembroR$ 151,00R$ 1.004,26
NovembroR$ 151,00R$ 1.021,65
OutubroR$ 151,00R$ 1.030,05
SetembroR$ 151,00R$ 1.003,67
AgostoR$ 151,00R$ 936,01
JulhoR$ 151,00R$ 936,12
JunhoR$ 151,00R$ 919,41
MaioR$ 151,00R$ 939,06
AbrilR$ 151,00R$ 973,84
MarçoR$ 136,00R$ 967,21
FevereiroR$ 136,00R$ 930,83
JaneiroR$ 136,00R$ 942,76
1999  
DezembroR$ 136,00R$ 940,58
NovembroR$ 136,00R$ 940,16
OutubroR$ 136,00R$ 933,44
SetembroR$ 136,00R$ 908,74
AgostoR$ 136,00R$ 892,44
JulhoR$ 136,00R$ 870,76
JunhoR$ 136,00R$ 896,22
MaioR$ 136,00R$ 882,53
AbrilR$ 130,00R$ 878,24
MarçoR$ 130,00R$ 892,86
FevereiroR$ 130,00R$ 896,81
JaneiroR$ 130,00R$ 880,93
1998  
DezembroR$ 130,00R$ 857,66
NovembroR$ 130,00R$ 854,89
OutubroR$ 130,00R$ 861,02
SetembroR$ 130,00R$ 844,55
AgostoR$ 130,00R$ 852,11
JulhoR$ 130,00R$ 882,78
JunhoR$ 130,00R$ 936,46
MaioR$ 130,00R$ 942,09
AbrilR$ 120,00R$ 916,30
MarçoR$ 120,00R$ 869,76
FevereiroR$ 120,00R$ 854,55
JaneiroR$ 120,00R$ 864,88
1997  
DezembroR$ 120,00R$ 837,16
NovembroR$ 120,00R$ 802,13
OutubroR$ 120,00R$ 789,69
SetembroR$ 120,00R$ 776,42
AgostoR$ 120,00R$ 768,36
JulhoR$ 120,00R$ 770,37
JunhoR$ 120,00R$ 790,11
MaioR$ 120,00R$ 820,86
AbrilR$ 112,00R$ 863,71
MarçoR$ 112,00R$ 849,51
FevereiroR$ 112,00R$ 787,93
JaneiroR$ 112,00R$ 774,40
1996  
DezembroR$ 112,00R$ 778,27
NovembroR$ 112,00R$ 794,40
OutubroR$ 112,00R$ 809,44
SetembroR$ 112,00R$ 814,39
AgostoR$ 112,00R$ 817,08
JulhoR$ 112,00R$ 823,21
JunhoR$ 112,00R$ 803,28
MaioR$ 112,00R$ 801,95
AbrilR$ 100,00R$ 775,26
MarçoR$ 100,00R$ 764,17
FevereiroR$ 100,00R$ 781,85
JaneiroR$ 100,00R$ 781,35
1995  
DezembroR$ 100,00R$ 763,09
NovembroR$ 100,00R$ 742,41
OutubroR$ 100,00R$ 729,57
SetembroR$ 100,00R$ 710,89
AgostoR$ 100,00R$ 723,65
JulhoR$ 100,00R$ 729,99
JunhoR$ 100,00R$ 735,49
MaioR$ 100,00R$ 773,18
AbrilR$ 70,00R$ 812,78
MarçoR$ 70,00R$ 739,24
FevereiroR$ 70,00R$ 701,14
JaneiroR$ 70,00R$ 723,82
1994  
DezembroR$ 70,00R$ 728,90
NovembroR$ 70,00R$ 744,25
OutubroR$ 70,00R$ 740,83
SetembroR$ 70,00R$ 695,64
AgostoR$ 64,79R$ 645,53
JulhoR$ 64,79R$ 590,33

Arquivo do blog