quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Brasil tem dois novos casos de microcefalia associada ao zika vírus a cada hora

Ministério da Saúde divulgou que, no total, são 3.893 casos espalhados pelo País, 363 a mais no que na última semana

 Pernambuco ainda é o Estado com mais ocorrências da doença causada pelo vírus: 1.306  

Pernambuco ainda é o Estado com mais ocorrências da doença causada pelo vírus: 1.306
O novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (20), aponta que o Brasil tem 3.893 casos de microcefalia associada ao zika vírus, 363 a mais do que na última semana quando o último balanço foi anunciado. O número mostra uma alta de 10%, e também que a cada uma hora, duas novas ocorrências são registradas no País. Os dados, que foram computados até o último sábado (16), traduzem o quão alarmante é a doença e como os brasileiros precisam se cuidar em relação ao Aedes aegypti, mosquito transmissor também da dengue e da febre chikungunya.
Do total de casos notificados, 3.381 ainda estão em investigação em laboratórios. Apresentaram alterações atípicas nos exames 224 ocorrências, ou seja, quando se sugere fortemente a infecção de zika durante a gestação, e outros 282 casos foram descartados. O Ministério confirma 49 óbitos por malformação congênita, sendo que cinco casos são de infecção por zika – quatro no Rio Grande do Norte e um no Ceará. Há uma outra sexta notificação de morte no interior em Minas Gerais, mas ainda não há detalhes sobre o caso.
 Pernambuco ainda é o Estado com mais casos notificados da doença causada pelo vírus – 1.306,  70 a mais do que na outra semana (quando os dados eram computados até o dia 9 de janeiro), o que representa 33% do total em todo o País. A seguir vem a Paraíba, com 665 casos, Bahia (496), Ceará (216), RIo Grande do Norte (188), Sergipe (164), Alagoas (158), Mato Grosso (134) e Rio de Janeiro (122).
Apesar do crescimento, ocorrências na região Sul do Brasil, que tem apenas um caso confirmado segundo a pasta, ainda são pequenas em comparação com o Nordeste, que possui 3.402 ocorrências. A região Sudeste tem 240 notificações, enquanto a Centro-Oeste tem 161 e a Norte, 89.
A circulação do vírus está espalhada em 20 Estados do País: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins. O Distrito Federal também tem casos de zika vírus autóctone, ou seja, com transmissão dentro do Estado.
Atualmente, a circulação do zika vírus é confirmada por meio de teste PCR, com a tecnologia de biologia molecular. A partir da confirmação em uma determinada localidade, os outros diagnósticos são feitos clinicamente por avaliação médica.
"Não deixar o mosquito nascer significa não deixar a curva da doença subir", declarou Claudio Maierovich, diretor do departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira. "A participação da sociedade é fundamental para eliminar os criadouros do mosquito.

INSS corta auxílio por depressão de segurada que postou fotos felizes no Facebook

Fotos no Facebook foram usadas como prova para suspender benefício do INSS.

 Fotos no Facebook foram usadas como prova para suspender benefício do INSS 

Uma segurada que recebia auxílio-doença por depressão perdeu o benefício do INSS após postar fotos felizes no Facebook. As imagens de passeios em cachoeiras divulgadas na rede social, com legendas como “não estou me aguentando de tanta felicidade”, foram usadas como prova pela Advocacia-Geral da União (AGU) para provar que ela não estava incapacitada por quadro depressivo grave e poderia retornar ao trabalho.

Em novembro de 2013, um perito havia atestado que a profissional apresentava depressão grave e a declarou incapaz temporariamente para o trabalho. Em abril de 2014, outro médico confirmou o quadro psiquiátrico e estendeu o benefício por mais três meses.Entretanto, a Procuradoria Seccional Federal (PSF) em Ribeirão Preto (SP) demonstrou que a segurada não apresentava os sintomas de pessoas com depressão grave. Os procuradores federais ressaltaram que o quadro clínico da doença “caracteriza-se por humor triste, perda do interesse e prazer nas atividades cotidianas, sendo comum uma sensação de fadiga aumentada”Por outro lado, as publicações na rede social feitas pela trabalhadora mostram passeios em cachoeiras, acompanhadas por frases que demonstram alegria, como “não estou me aguentando de tanta felicidade”, “se sentindo animada” e “obrigada, senhor, este ano está sendo mais que maravilhoso”.Com essas provas, o perito reviu o laudo médico anterior. O Juizado Especial Federal Cível de Ribeirão Preto considerou abril de 2014 como a data em que cessou a incapacidade da trabalhadora. A decisão evitou o pagamento de benefício indevido.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint

Safra de café do Brasil pode subir 20% em 2016 e bater recorde, diz Conab


A colheita de café do Brasil poderá crescer até 20 por cento em 2016 ante 2015, registrando um volume recorde, com uma melhoria das condições dos cafezais após regularização das chuvas e em um ano de alta no ciclo bianual de produtividade na maior parte das regiões do país, disse nesta quarta-feira a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em sua primeira previsão para a nova temporada. 


A safra do país foi estimada entre 49,13 milhões e 51,94 milhões de sacas, ante 43,24 milhões em 2015, ano bastante afetado por seca nas principais regiões cafeeiras.
ADVERTISEMENT
Se confirmada a projeção mais elevada, será a maior safra da história, superando os 50,8 milhões de sacas colhidos em 2012, disse a Conab.
"As condições climáticas favoráveis nas principais regiões produtoras de arábica, aliadas ao ciclo de bienalidade positiva, favorecem as lavouras e justificam os ganhos de produtividade na maioria dos Estados, exceção do Paraná, e na Zona da Mata de Minas Gerais. Os maiores ganhos são observados na região do Triângulo mineiro, em São Paulo e no Sul/Centro-Oeste mineiro", destacou a Conab.
Para o arábica, variedade da qual o Brasil é o maior produtor e exportador mundial, a estimativa é de uma safra entre 37,74 milhões e 39,87 milhões de sacas, ante 32,05 milhões em 2015.
Para o robusta, café com maior concentração de cafeína, muito utilizado na fabricação de solúveis, a previsão é de uma colheita em 2016 entre 11,39 milhões e 12,08 milhões de sacas, ante 11,19 milhões em 2015.O café conilon (robusta) apresenta um ganho de produtividade entre 4,7 por cento e 11 por cento. As reduções observadas em Minas Gerais e Rondônia são compensadas pelos ganhos observados na Bahia (região do Atlântico)", afirmou a companhia, em seu relatório.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint

Grupo EI confirma morte de 'Jihadista John' em bombardeio na Síria



O grupo Estado Islâmico confirmou nesta terça-feira em sua revista na internet, Dabiq, a morte do combatente britânico "Jihadista John", em um ataque com drone na Síria em novembro do ano passado.
Mohammed Emwazi, seu nome de batismo, era conhecido como o carrasco do grupo e apareceu em vários vídeos executando reféns ocidentais.
O "Jihadista John" morreu em 12 de novembro, quando seu carro foi bombardeado por um drone na cidade de Raqa, "que o matou instantaneamente", indicou o EI.
O Exército americano havia anunciado em novembro a possível morte de "Jihadista John" em um bombardeio.
O EI, que consagra um artigo ao combatente britânico, chama Emwazi de "mártir" e "irmão honorável", e pede a Deus que o "envolva com sua compaixão".
A última aparição de "Jihadista John" foi em um vídeo de 31 de janeiro, que mostra a execução de um refém japonês.
Programador em Londres, Emwazi havia nascido no Kuwait, em 1988, de uma família de origem iraquiana.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint

Arábia Saudita acusa Irã de propagar 'discórdia, agitação e caos'


o saudita das Relações Exteriores, Adel al-Jubeir, participa de coletiva de imprensa, em Riad, no dia 9 de janeiro de 2016


A Arábia Saudita acusou nesta terça-feira o Irã de propagar durante quatro décadas "discórdia, agitação e caos", em um contexto no qual a comunidade internacional tenta acalmar a tensão entre os países rivais da região.
"Desde a revolução iraniana de 1979, o Irã estabeleceu um recorde com a difusão de discórdia, agitação e caos na região", afirmou um alto funcionário do ministério das Relações Exteriores, citado, mas não identificado, pela Agência de Imprensa Saudita.
"Durante este período, o reino (da Arábia Saudita) manteve uma política de moderação apesar de ter sofrido - assim como os países vizinhos - as consequências de uma continua política agressiva do Irã", acrescentou a fonte e destacou que a política iraniana se baseia principalmente na ideia de exportar revolução.
"O Irã recruta milícias em Iraque, Líbano, Síria e Iêmen", disse o funcionário, que acusou Teerã de apoiar o "terrorismo" e praticar assassinatos.
A tensão entre a Arábia Saudita governada por sunitas e o predominantemente xiita regime iraniano chegou ao ponto máximo neste mês, quando Riad e vários de seus aliados árabes romperam relações diplomáticas com Teerã.
A decisão foi tomada depois que manifestantes queimaram representações diplomáticas sauditas no Irã, pouco depois que o clérigo xiita Nimr al Nimr foi executado em 2 de janeiro passado na Arábia Saudita.



Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 
Magazine Habanospoint

Arquivo do blog