quinta-feira, 16 de junho de 2016

Jo Cox era uma política experiente na Europa e no ativismo

Jo Cox, deputada contra Brexit que foi baleada na Inglaterra

Jo Cox, a deputada trabalhista britânica assassinada nesta quinta-feira, era descrita como brilhante e compassiva, e vinha do mundo do ativismo.

Mãe de dois filhos pequenos, de 3 e 5 anos, e casada com Darren Cox, a vida desta jovem política de 41 anos transcorria entre a barca atracada no rio Tâmisa, na qual vivia em Londres, e sua casa no distrito do norte da Inglaterra, em Batley and Spen.

"Jo acreditava em um mundo melhor e lutou por isso a cada dia de sua vida com uma energia e zelo que teria esgotado a maioria das pessoas", explicou seu marido, Darren Cox, em um comunicado.

"Ela não teria lamentado qualquer coisa na vida, viveu ao máximo todos os dias", acrescentou.

O primeiro-ministro David Cameron disse que Cox era uma "grande estrela". "Tinha um grande coração, era muito compassiva", lamentou.

"Era o tipo de deputada que te causava imediatamente uma profunda impressão: amável, comprometida, compassiva e inserida na política por todas as boas razões", explicou Chris Ship, correspondente político da televisão ITV, no site da emissora.

A ministra do Interior, Theresa May, a descreveu como uma das deputadas "mais brilhantes".

Em sua biografia, o Parlamento citava seus principais interesses: "política externa, desenvolvimento internacional, educação nos primeiros anos e isolamento social".

Cox era copresidente do grupo parlamentar Amigos da Síria, e era membro ativa de outros grupos de deputados que trabalhavam em assuntos relacionados com Palestina, Paquistão ou Caxemira.

"Em seu tempo livre, gostava de subir as montanhas da Escócia, correndo ou andando de bicicleta", acrescenta sua biografia.

Cox nasceu em 22 de junho de 1974 em Dewsbury, no norte da Inglaterra. Frequentou as escolas da área antes de estudar no colégio de Heckmondwike e depois na Universidade de Cambridge, tornando-se a primeira pessoa de sua família a conquistar um diploma universitário.

Após a universidade, começou a trabalhar no Parlamento, para a deputada trabalhista Joan Walley, e ajudou a criar a organização pró-europeia 'Britain in Europe'.

Seu vínculo com a Europa aumentou com seus dois anos em Bruxelas, a serviço de Glenys Kinnock, que foi eurodeputada britânica e secretária de Estado para a Europa do governo de Gordon Brown.

Após este período, passou dez anos trabalhando para a ONG Oxfam, em postos em Nova York e, de novo, em Bruxelas.

Antes de concorrer às eleições de maio de 2015, que lhe valeram uma cadeira por sua região natal, Batley and Spen, trabalhou com a fundação de Bill e Melinda Gates, e com a Freedom Foundation, que luta contra a escravidão moderna, além de estar envolvida com vários aspectos da luta para melhorar as condições das mulheres.

Em 2009, foi eleita para integrar o fórum de jovens líderes mundiais do Fórum Econômico de Davos e, em 2008, colaborou na campanha eleitoral do presidente americano Barack Obama.

Fazer exercício após aprender algo potencializa a memória

Mulher em academia; exercícios; fitness; saúde

 Ir à academia para se exercitar quatro horas após aprender algo ajuda a potencializar a memória, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira pela revista americana especializada "Current Biology".

O estudo mostra que "podemos melhorar a consolidação da memória fazendo esportes depois da aprendizagem", afirmou um dos autores da pesquisa, Guillén Fernández, do Instituto Donders do Centro Médico da Universidade de Radboud, na Holanda.

O experimento contou com a participação de 72 pessoas, que aprenderam 90 fotos e lugares durante 40 minutos antes de dividí-las em três grupos.

Um primeiro grupo praticou atividades físicas logo após a aprendizagem, o segundo realizou exercícios quatro horas depois e o terceiro não fez nenhum tipo de ginástica.

O exercício consistiu em 35 minutos em uma bicicleta ergométrica a um ritmo cardíaco de 80% do número de pulsações máximo de cada participante por minuto.

Passadas 48 horas, os participantes foram submetidos a um teste para comprovar o que lembravam, enquanto tinham imagens de seus cérebros sendo captadas por uma ressonância magnética.

Os especialistas descobriram que as pessoas que tinham ido à academia quatro horas depois da memorização se lembravam das informações melhor que o resto.

A imagens cerebrais também mostraram que o exercício após um certo tempo estava associado a representações mais precisas no hipocampo, uma área importante para a aprendizagem e a memória, quando o indivíduo em questão respondia a uma pergunta corretamente.

"Nossos resultados sugerem que o exercício físico a seu devido tempo pode melhorar a memória a longo prazo e ressalta o potencial do exercício com contextos educacionais e clínicos", concluíram os cientistas.

No entanto, os especialistas admitem que ainda não veem com clareza como ou por que fazer o exercício físico após a aprendizagem exerce esse efeito na memória.

Alguns estudos anteriores efetuados com animais sugerem que componentes químicos naturais do corpo chamados catecolaminas, como a dopamina e a noradrenalina, podem melhorar a consolidação da memória. A produção de catecolaminas é estimulada com o exercício físico.

Robôs que transformam dados em textos chegam às redações

Braço robótico escreve o texto sagrado da Torá no Museu Judeu de Berlim

 Os "jornalistas do futuro", sem cabeça para pensar ou mãos para escrever, já chegaram às redações em forma de "robôs" redatores que transformam os dados em textos e que já podem ser encontrados integrados em jornais como o francês "Le Monde".

"Estes robôs redatores permitem publicar de maneira rápida um grande volume de textos e assim você consegue aumentar a audiência de seu site e posicionar melhor sua página nos buscadores", explicou à Agência Efe Helena Blancafort, uma das fundadoras da Syllabs, empresa francesa que oferece este tipo de serviço.

Os robôs são, na realidade, programas informáticos que um humano alimenta de dados para que eles gerem automaticamente a informação.

Uma técnica que pode ser usada em informações que não necessitam de muita análise e se nutrem principalmente de dados, como os resultados de eleições ou de eventos esportivos.

A Syllabs é uma das participantes da Global Editors Network, uma plataforma de profissionais dos veículos de comunicação realizada até amanhã em Viena.

Para as eleições departamentais francesas, em março de 2015, o "Le Monde" já utilizou os robôs redatores da Syllabs para elaborar textos a partir dos resultados eleitorais de cada cidade.

Para os dois turnos desses pleito, esses "jornalistas" criaram artigos locais para 34.000 municípios e 2.000 cantões, algo que, segundo a Syllabs, "teria sido impossível de fazer manualmente".

Estes conteúdos novos posicionaram o site do "Le Monde" como o meio digital mais visitado no segundo turno das eleições.

"O que fez o 'Le Monde' ao contratar nossos serviços é acrescentar conteúdos novos, mas eles igualmente têm seus jornalistas que fazem a análise dos resultados", argumentou Blancafort.

A cofundadora da empresa ressaltou que estes tipos de programas são úteis porque "antes um jornal não tinha que produzir tanto conteúdo, mas agora, nas páginas eletrônicas, se quiser existir e ter visibilidade, você tem que produzir constantemente conteúdos novos".

"O problema é que se você não tem texto, para o Google você vale menos. Daí o interesse em criar o texto", acrescentou.

Blancafort destacou que esta tecnologia também pode ser aplicada para os resultados de, por exemplo, um jogo de futebol.

De fato, seria possível inclusive comentar a partida ao vivo, embora esta possibilidade ainda não tenha sido testada na prática.

Embora a empresa tenha sido fundada em 2006 e há cinco anos trabalhar com robôs redatores, apenas a partir de 2015 começou a colaborar com os veículos de comunicação. Atualmente trabalham com veículos franceses como "Le Monde", "L'Expres", "Radio France", "Les Echos" e "Le Parisien".

Quando lançaram seu primeiro robô redator em 2011 "era um tema completamente tabu porque pensavam que os robôs tirariam o trabalho dos jornalistas", lembrou Blancafort.

"Estes programas não roubam o trabalho de ninguém porque, no final, um robô é um programa bastante simples que só faz conteúdos a partir de dados", comentou.

Ao contrário do que se possa pensar, o trabalho final dos robôs não é supervisionado por um jornalista, uma vez que a revisão é realizada antes, durante o processo de programação.

Contudo, Blancafort não quis revelar o custo deste serviço, em comparação com o que ganha um redator "humano", alegando que cada projeto está ajustado às necessidades de cada meio.

Os linguistas da Syllabs consultam os veículos de comunicação sobre que tipos de textos e informações querem que sejam produzidos para programar os robôs em função dessas exigências.

"Talvez nos digam: 'Nós não utilizamos esta palavra em nossa linha editorial'. Depois lhes mostramos modelos dos textos, corrigimos as palavras ou as expressões que não gostam e voltamos a programar", detalhou a especialista.

Outro dos serviços da Syllabs é propor a seus clientes as chamadas "tags", rótulos que acompanham cada conteúdo e que depois são validados por uma pessoa.

A partir desses rótulos são criados links para outros documentos ou artigos que falem do mesmo tema ou tenham a mesma "tag".

Governo autoriza 75 mil novas vagas para Fies no 2º semestre

Alunos na sala de aula de uma universidade do Rio de Janeiro

 O governo federal investirá 450 milhões de reais em 75 mil novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre, informaram nesta quinta-feira o ministro da Educação, Mendonça Filho, e o presidente interino Michel Temer.

O governo também elevou o limite de renda bruta por candidatos do Fies para 3 salários mínimos per capita, ante 2,5 salários anteriormente, disse o ministro.

SP ganha serviço online para indicação de condutor em multas

Trânsito em São Paulo

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) passou a receber via web indicações de condutor em infrações de trânsito, mostrando ainda o andamento dos recursos.

O procedimento era feito, até então, pelo correio ou pessoalmente em um posto do Detran.

Agora, caso uma infração tenha sido cometida por um condutor que não seja o proprietário do veículo, a indicação pode ser feita pelo site oficial da regional paulista.

Porém, há restrições: serão aceitos apenas recursos de multas emitidas pelo órgão, excluindo aquelas registradas por CET (Companhia de Engenharia de Trânsito), DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Para recorrer, o proprietário do veículo multado deve entrar no site do Detran-SP, clicar na aba "Infrações" na barra superior azul, procurar pelo campo "Indicação de condutor de veículo", ler as instruções (se necessário) e acessar o link "Faça pela Internet". Na próxima etapa, deve ser feito um rápido cadastro em nome do proprietário do veículo.

Por fim, o formulário físico recebido via correio precisa ser preenchido manualmente (com a assinatura do infrator), escaneado e anexado no campo destinado ao upload. O tempo para o recurso é o estipulado na notificação.

Feito o procedimento, basta aguardar o deferimento (ou não) do recurso, com a possibilidade de acompanhar o andamento da indicação.

 Detran SP!

Twitter terá bloqueio permanente de usuários inconvenientes

10º Twitter

  O Twitter anunciou nesta semana que começou a reorganizar sua interface para implementar um novo sistema de bloqueio, tornando a ação mais efetiva e imediata.

Assim, com o novo sistema, usuários bloqueados ficarão impossibilitados de ter acesso a qualquer tipo de informação da conta que o bloqueou.

Antes da alteração iniciada pelo Twitter, usuários bloqueados conseguiam ver tuítes dos perfis que o bloquearam por meio de citações ou retuítes.

Assim, com a nova mudança, este tipo de "furo" não será mais possível. Com esta novidade, o usuário bloqueado não vê o que a conta publica em nenhuma circunstância.

Para isso, o usuários precisa clicar no tuíte que o incomodou, selecionar o sinal de reticências e, por fim, bloquear a conta.

A imprensa especializada não aprovou o recurso, dizendo que o bloqueio fica escondido atrás das reticências e a pessoa precisa ter contato com o tuíte antes do bloqueio.

OEA cria frente de países em defesa dos direitos LGBT

Homenagem para as vítimas de massacre em boate gay em Orlando, na Índia, dia 14/06/2016

A Organização dos Estados Americanos (OEA) anunciou a criação de uma frente de países em prol  da promoção dos direitos das pessoas LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis, Transgêneros e Intersexo).

A iniciativa foi anunciada durante a 46ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral da OEA e reúne Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México e Uruguai.

Na declaração que formalizou a criação da frente, os países lembraram o atentado contra uma boate gay em Orlando em que um atirador matou 49 pessoas e disseram que a tragédia mostra a urgência de um trabalho conjunto de prevenção da discriminação, violência e ódio motivados por questões de gênero.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o objetivo da aliança é assegurar que todos os seres humanos possam viver livres da violência e da discriminação baseadas em orientação sexual, identidade ou expressão de gênero, reconhecendo a importância de tratar das formas múltiplas e sobrepostas de discriminação.

O grupo de países vai colaborar com organizações sociais para promover e proteger os direitos humanos das pessoas LGBTI.

No relatório Violência contra Pessoas LGBTI, publicado em 2015, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, ligada à OEA, indicou que “as pessoas LGBTI, ou aquelas percebidas como tal, estão sujeitas a diversas formas de violência e discriminação baseadas na percepção de sua orientação sexual, sua identidade ou expressão de gênero” e que “estas situações de violência e discriminação são uma clara violação a seus direitos humanos, tal e como o reconhecem os instrumentos interamericanos e internacionais de direitos humanos”.

Saliva do mosquito pode aumentar severidade da dengue

Mosquito Aedes aegypti

  A saliva do mosquito Aedes aegypti pode ter um papel importante na gravidade da infecção por dengue, de acordo com um novo estudo feito por cientistas da Bélgica e dos Estados Unidos.

Segundo o estudo, publicado hoje na revista científica PLOS Pathogens, a presença da saliva do mosquito acelera o alastramento do vírus no corpo do paciente.

Ao inocular o vírus em camundongos, os cientistas descobriram que a presença da saliva do mosquito enfraqueceu os vasos sanguíneos, tornando-os mais permeáveis.

Ao facilitar as trocas entre os vasos sanguíneos e outros tecidos do organismo, a saliva pode ajudar o vírus a se espalhar mais rapidamente, aumentando a severidade da doença, segundo os autores do estudo.

"Moléculas presentes na saliva do mosquito podem modificar e modular o processo de infecção", disse uma das autoras do estudo, a virologista Eva Harris, da Universidade da Califórnia em Berkeley (Estados Unidos).

Segundo ela, a ação da saliva do mosquito já foi bem estudada em outras patologias virais, como a doença do Oeste do Nilo, mas ainda não havia sido investigada na dengue.

De acordo com Eva, o vírus da dengue infecta quase 400 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo. Há quatro sorotipos do vírus.

A versão severa da doença, que pode causar hemorragias, desenvolve-se especialmente em pacientes que têm uma infecção secundária - isto é, que são infectados pela segunda vez após já terem sido expostos a um dos outros três sorotipos.

Esse fenômeno, chamado de "amplificação dependente de anticorpo", ocorre quando os anticorpos gerados pela primeira infecção aderem ao vírus de um novo sorotipo, mas não o destróem porque eles são ligeiramente diferentes.

Em vez de atacar o vírus, os anticorpos "errados" acabam facilitando a infecção de células imunes.

O resultado é um aumento da carga viral nos pacientes, causando sintomas mais severos, incluindo a morte.

No experimento, a equipe de cientistas inoculou o vírus com saliva - e também o vírus e a saliva isoladamente - em camundongos com infecção primária e secundária de dengue.

Em infecções primárias, a severidade da doença não teve alterações e os sintomas foram leves. Mas, em infecções secundárias, a combinação do vírus e da saliva foi letal para mais da metade da população de camundongos.

Sem a saliva, a mortalidade foi bem mais baixa, mesmo em infecções secundárias.

Os cientistas então fizeram um experimento para rastrear o alastramento do vírus no sistema circulatório.

Na orelha de camundongos, uma molécula do tamanho do vírus da dengue se moveu mais rápido e chegou mais longe quando foi inoculada junto com a saliva do mosquito.

No laboratório, os cientistas usaram também células endoteliais humanas - que recobrem a parte interna dos vasos sanguíneos - e observaram que elas ficaram mais permeáveis com a presença da saliva do mosquito.

Alastramento rápido

Os cientistas também descobriram que os camundongos inoculados apenas com o vírus, sem saliva, tinham a infecção eliminada quando a pele em torno do local da injeção era removida quatro horas depois da infecção.

O mesmo procedimento não livrou da infecção os camundongos inoculados com vírus e saliva.

"Por causar danos à função de barreira das células endoteliais na pele, a saliva do mosquito pode aumentar o acesso do vírus a anticorpos amplificados no sangue, aumentando o alastramento dos complexos vírus-anticorpo da infecção, exacerbando-a em outros tecidos e tornando assim mais severa a doença", disse Eva.

Segundo ela, a descoberta sugere que "a saliva do mosquito e a amplificação dependente de anticorpo precisam ser levados em conta no desenvolvimento de vacinas e drogas contra a denque".

"Recomendamos que modelos animais par ao estudo da dengue e para a validação de estudos pré-clínicos de candidatas a vacinas contra a doença sejam avaliados na presença combinada da saliva do mosquito e da amplificação dependente de anticorpo", disse.

Investigação de morte de vítima de jacaré não é criminal

Barco procura por criança arrastada por jacaré em lago do resort da Disney, dia 15/06/2016

 A investigação sobre a morte de um menino de dois anos que provavelmente foi afogado por um jacaré no parque Walt Disney World Resort de Orlando, na Flórida, não é criminal em sua natureza, informou o escritório do xerife local nesta quinta-feira.

Mergulhadores da polícia recuperaram o corpo de Lane Graves na quarta-feira do lago artificial, de onde ele foi levado pelo jacaré enquanto brincava na beira da água na noite anterior.

O inquérito está em curso, disse a porta-voz do Departamento do Xerife de Orange County, Rose Silva, acrescentando que ele "não é criminal em sua natureza a esta altura", mas sem dar maiores detalhes.

Uma porta-voz da Disney disse que a empresa irá revisar os avisos fixados que proíbem o nado na Lagoa Seven Seas, mas que não alertam especificamente para a presença de jacarés.

O menino foi levado perto das 21h15 locais de terça-feira, quando sua família, que vinha de férias de Elkhorn, no Nebraska, se distraiu na margem próxima, disseram autoridades policiais. Seus pais, Matt e Melissa Graves, tentaram salvar a criança, mas não conseguiram libertá-la do réptil. O corpo foi encontrado intacto, por isso se presume que ele foi afogado pelo jacaré.

40% dos brasileiros estão com nome negativado, diz SPC

Mulher corta cartão de crédito

O número de consumidores brasileiros com idade entre 18 e 95 anos que estão com contas em atraso e CPFs negativados chegou, em maio, a 59,25 milhões, o equivalente a 39,91% da população nessa faixa etária.

Os dados, divulgados hoje (16), são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

De acordo com o indicador, no mês passado, 50 mil pessoas foram inscritas nos cadastros de restrição ao crédito. O aumento, no entanto, foi pequeno em relação ao que ocorreu no mês de abril, quando 500 mil brasileiros tiveram o CPF negativado.

Entre os adultos de 30 a 39 anos, a proporção inscritos no cadastro de restrição a crédito ultrapassou a metade: 50,32% ou cerca de 17 milhões de consumidores.

O cadastro impõe dificuldades para realizar compras a prazo, fazer empréstimos, financiamentos ou obter crédito.

“Ao longo dos últimos meses, o movimento da inadimplência tem sido influenciado pela contínua piora do cenário econômico, que corrói a renda das famílias, e pela maior restrição ao crédito. Por um lado, essa restrição limita o potencial de endividamento das pessoas, mas, por outro, a queda da renda impõe ao consumidor dificuldades para pagar dívidas e honrar seus compromissos financeiros”, disse o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

De acordo com a entidade que representa os lojistas, o resultado de maio pode ser visto como uma “estabilização” do número de negativados no país.

“Mas ainda é cedo para afirmar que tenha havido reversão da tendência de crescimento da inadimplência que vimos no último ano”, disse Pinheiro.

Segundo a CNDL, os dados atualizados das variações de dívidas e devedores da Região Sudeste não foram considerados na pesquisa devido às dificuldades impostas pela chamada Lei do Aviso de Recebimento (AR), que obriga, no estado de São Paulo, os serviços de proteção de crédito, antes de negativar um CPF, a informar o inadimplente por escrito e comprovar o envio do aviso pelo sistema de AR.

Os números referentes à região usados no levantamento foram baseados em estimativas anteriores.

“Porém, através de cálculos com base em estimativas anteriores, a Região Sudeste foi considerada na estimativa do número absoluto de inadimplentes (59,2 milhões). Sem essa lei, o número real de consumidores inadimplentes em âmbito nacional pode ser ainda maior do que o verificado pelo indicador”, destacou a CNDL.

Fiat, Porsche e Honda comunicam recall de carros e moto

A linha 2015 do Fiat 500 já está nas lojas

 As montadoras Fiat, Porsche e Honda convocaram nesta quinta-feira (16) recall dos carros Fiat 500 (modelos 2012 a 2016 com câmbio manual) e Porsche Cayenne (todas as versões dos modelos 2011 a 2016) e da moto Honda GL 1800 Gold Wing (modelos 2007 a 2010).

Fiat 500

Os veículos Fiat 500 dos modelos de 2012 a 2016, com câmbio manual, podem ter falhas no sistema de embreagem. A empresa informa que esse defeito pode impossibilitar a troca de marchas, causar perda de tração e aumentar o risco de acidentes.

A Fiat esclarece que, assim que a solução para o problema estiver disponível, convocará os proprietários dos veículos para a segunda fase do recall.

Para verificar se o seu carro está incluído na convocação, cheque seu chassi. Os convocados pelo recall estão entre o 3C3CFBR1C100677 e o 3C3AFFAR1GT173711.

Para mais informações, a Fiat disponibiliza o telefone 0800 707 1000 e o site.

Porsche Cayenne

A montadora Porsche convoca os proprietários do Porsche Cayenne dos modelos de 2012 a 2016 para agendarem horário em uma concessionária da marca, para verificar se há problema nos pedais de freio.

Pode ser necessário instalar uma nova presilha que pode ter desprendido após o processo de pré-montagem, realizado por um fornecedor. A Porsche alerta que o problema pode prejudicar o acionamento do pedal de freio e aumentar o risco de acidentes.

Os carros convocados pelo recall têm número de chassi entre BLA00152 até GLA94712. Para mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 729 1911 e o e-mail infobrasil@porsche.com.br.

Para agendar os reparos, veja os telefones das concessionárias abaixo:

Cidade Telefone
São Paulo (11) 5644-6700
Rio de Janeiro (21) 2494-3309
Curitiba (41) 333-3113
Recife (81) 3312-0950
Ribeirão Preto (16) 3965-7000
Brasília (61) 3222-8000
Porto Alegre (51) 3083-6100

Honda GL 1800 Gold Wing

Os proprietários da moto GL 1800 Gold Wing, dos modelos de 2007 a 2010, devem comparecer a uma concessionária Honda para substituir o air bag a partir de 31 de outubro.

A empresa detectou que, em colisões frontais, a estrutura do air bag pode romper e, em casos extremos, seus fragmentos podem causar danos materiais e lesões graves ou fatais.

As motos convocadas pelo recall têm número de chassi entre 7A600001 e AA900060. Para mais informações, a Honda disponibiliza o telefone 0800 055 2221 e o site.

82% dos municípios não têm coleta seletiva, aponta pesquisa

Latas para reciclagem de lixo (coleta seletiva)

  Seis anos após a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, 82% dos municípios ainda não desenvolvem programas de coleta seletiva de lixo.

O dado é da pesquisa Ciclosoft 2016, divulgada nesta semana pela organização Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre).

O estudo revela que houve um aumento de 138% na abrangência nacional da coleta seletiva, apesar de apenas 1.055 cidades brasileiras operarem o serviço (18% do total de municípios do País).

"A velocidade de adesão ainda é menor do que o desejável", aponta a associação, que publica o relatório a cada dois anos.

Um dos motivos pode ser o custo médio da coleta seletiva, que é de R$ 389,46 - mais de quatro vezes maior do que o da convencional (R$ 95), segundo a pesquisa.

Estima-se que apenas 31 milhões de brasileiros - o equivalente a 15% da população - tenha acesso à coleta seletiva. Houve uma pequena elevação em relação à edição anterior da pesquisa, em 2014, quanto este índice era de 13%.

A maioria dos programas municipais de coleta seletiva de lixo - 81% - se concentra nas regiões Sudeste e Sul, enquanto 8% estão na região Centro-Oeste, 10% no Nordeste e apenas 1% na região Norte.

O levantamento é feito desde 1994 e tem apresentado um "crescimento positivo", segundo o presidente da Cempre, Vitor Bicca. "Ainda existe um longo espaço para evoluir."

O estudo afirma que os programas de maior êxito são os que combinam vários modelos de coleta seletiva, como o recolhimento porta-a-porta, os pontos de entrega voluntária e as cooperativas de reciclagem.

Porém, a maior parte dos municípios (54%) só opera com as duas últimas. "A coleta porta-a-porta (29%) precisa de maior atenção de gestores municipais", recomenda a Cempre.

Os municípios também podem ter mais de um agente executor da coleta, cabendo o serviço à própria prefeitura em 51% das cidades pesquisadas. Em 67%, empresas privadas são contratadas para recolher o lixo separado.

Cooperativas de catadores são também responsáveis pela coleta em 44% dos municípios, onde contam com apoio por meio da aquisição de maquinários, caminhões e galpões de triagem, ajudas de custo com água e energia e investimento em divulgação e educação ambiental.

Papelão

A pesquisa Ciclosoft mostra, ainda, que papel e papelão são os materiais recicláveis mais recolhidos (34% de toda a coleta seletiva), seguidos de plástico (11%) e vidro (6%).

A porcentagem de rejeito, de 35%, é considerada elevada pelos pesquisadores, que julgam necessário "investir em comunicação para que a população separe o lixo corretamente".

A lei promulgada em 2010 estipula os direitos e baliza os deveres de todos os públicos envolvidos na produção, comercialização e consumo de produtos, responsabilizando-os pelo gerenciamento dos resíduos produzidos.

A coleta seletiva, avalia a Cempre, é "indispensável para o desenvolvimento do setor de reciclagem no País".

Bitcoin sobe para maior valor em mais de dois anos

O Bitcoin é uma moeda virtual que pode ser transferida por computador ou smartphone

 O preço da bitcoin subiu 8 por cento para 750 dólares na quinta-feira, maior nível desde o início de 2014, com investidores procurando abrigo na moeda virtual, antes considerada volátil demais para investir.

Preocupações de que a Grã-Bretanha vote na próxima semana para deixar a União Europeia e preocupações sobre o crescimento global têm empurrado para baixo as ações e os preços do petróleo, enquanto os ativos de baixo risco, como ouro e dívida pública com melhores notas subiram.

Os investidores também têm buscado mais as bitcoins.

A criptomoeda, que pode movimentar dinheiro em todo o mundo de forma rápida e anônima, livre de uma autoridade central, subiu quase 70 por cento nas últimas quatro semanas no mercado de Luxemburgo. O ouro subiu quase 5 por cento no mesmo período.

Daniel Masters, um ex-trader de commodities que administra o fundo de hedge de bitcoins Global Advisors, disse que começou a ver assessores de negócios de commodities colocarem bitcoins em suas carteiras ao longo do último mês ou dois.

"Bitcoin é uma moeda global e instantânea e tem uma oferta fixa. Nessa época, está se tornando muito atraente", disse.

Ivete Sangalo dá tratamento vip para casal gay agredido

Ivete Sangalo em bloco de carnaval em Salvador, dia 10/02/2016

  No último sábado, 11, a cantora Ivete Sangalo fez um show no Centro de Tradições Nordestinas (CTN), em São Paulo. Um casal homossexual alegou ter sido agredido por seguranças do local na ocasião e a cantora não ficou calada sobre o ocorrido.

Durante o programa Superpop, da RedeTV, na última quarta-feira, 15, Ivete fez uma ligação ao vivo e lamentou o ocorrido. "O público gay me ensina a amar cada vez mais. Admiro a coragem desses meninos, de estarem aí reivindicando os direitos deles", disse a cantora.

O ponto alto da conversa foi quando Ivete convidou o casal para curtir um show dela do palco. "Eles vão curtir comigo e protegidos por mim, que vou estar na frente. Eu mesma vou proteger vocês." A atitude da cantora de axé repercutiu amplamente nas redes sociais, e fãs não pouparam elogios à ela.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Caio conta que, quando ele e o namorado estavam de saída do show, foram abordados por um segurança que o acusava de ter roubado sua jaqueta.

"Eu tenho provas de que a jaqueta sempre foi minha, até porque ela foi comprada nos Estados Unidos, e que houve um engano. Mas os seguranças já chegaram me agredindo. Fui jogado no chão e levei muitos chutes, bicudas e socos", relatou.

A acusação foi levada aos cuidados da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que abriu investigação para apurar crimes de lesão corporal, injúria e agressão.

Siemens pagará US$1 bi à Gamesa por fusão, diz Bloomberg

Siemens

A Siemens pagará cerca de 1 bilhão de dólares à espanhola Gamesa em um negócio para fundir os negócios na área de energia eólica de ambas as companhias, afirmou a Bloomberg em reportagem nesta quinta-feira, citando fontes.

A Gamesa receberá os recursos como um dividendo especial da nova empresa de energia eólica gerada pela fusão, junto com uma fatia de 41 por cento no negócio como parte do acordo, disse a Bloomberg.

A Siemens não quis comentar, enquanto a Gamesa não pôde comentar imediatamente.

Na quarta-feira, a Gamesa havia dito que ainda não havia fechado acordo com a Siemens sobre a planejada fusão e que as negociações seguiam abertas.

As duas empresas disseram em janeiro que estavam discutindo um possível acordo para criar o que seria a maior empresa do mundo de energia eólica, o que também fortaleceria a tímida presença dos alemães no mercado de usinas eólicas em terra.

ONU denuncia Estado Islâmico por genocídio pela primeira vez

Homens capturados pelo grupo Estado Islâmico

A Organização das Nações Unidas (ONU) denunciou hoje (16), pela primeira vez, o grupo extremista Estado Islâmico por praticar crimes de genocídio, de guerra e contra a humanidade.

A acusação legal faz parte de uma denúncia feita pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, presidente da comissão de inquérito da ONU sobre crimes na Síria.

Em seu relatório, Pinheiro pediu que os delitos do Estado Islâmico sejam levados para cortes internacionais e que o Conselho de Segurança faça uma intervenção para salvar a minoria religiosa yazidi, uma das mais afetadas pelas ações do grupo armado. O informe de Pinheiro está sendo disponibilizado para procuradores da Síria e do Iraque, as zonas onde o Estado Islâmico controla mais territórios, caso queiram abrir processos em tribunais locais contra o grupo.

Com tradição milenar, os yazidis são considerados “infiéis” pelo Estado Islâmico, que adota táticas de perseguição e assassinato contra as minorias religiosas e étnicas que não sigam a vertente sunita do Islã. A ONU estima que cerca de 400 mil yazidis viviam na Síria e no Iraque em agosto de 2014, mas que milhares já foram sequestrados, torturados, vendidos ou mortos.

Cerca de três mil mulheres e crianças estariam sendo mantidas reféns na Síria pelo Estado Islâmico e usadas como escravas sexuais dos jihadistas. Uma jovem chegou a ser vendida 15 vezes entre os extremistas, em um centro de comércio em Raqqa, onde cada mulher é ofertada como mercadoria por US$ 200 a US$ 500.

De acordo com o relato de uma outra escrava sexual de 12 anos que já fora comercializada quatro vezes, há meninas ainda mais novas nas mãos dos extremistas. Algumas mulheres, porém, só conseguem voltar para suas famílias se forem “recompradas” por seus parentes por preços que podem chegar a até US$ 40 mil. Já os meninos estão sendo doutrinados para se tornarem combatentes e são obrigados a matarem o próprio pai.

Nicarágua expulsa três funcionários dos EUA

15. Nicarágua

O departamento de Estado anunciou nesta quinta-feira que três funcionários americanos foram expulsos, há dois dias, da Nicarágua, em uma decisão sem justificativa que pode prejudicar as relações bilaterais.

"A expulsão de três funcionários do governo americano da Nicarágua, em 14 de junho, ocorreu", disse à imprensa o porta-voz do departamento de Estado John Kirby.

"Acreditamos que foi um ato injustificado e inconsistente com a agenda positiva e construtiva que buscamos com o governo da Nicarágua", acrescentou Kirby, assinalando que Washington expressou seu protesto ao embaixador nicaraguense, Francisco Campbell.

Segundo o porta-voz, os três funcionários tinham "status temporário" e haviam recém-chegado ao país quando foram expulsos.

"Este tratamento tem potencial para impactar negativamente as relações bilaterais entre Estados Unidos e Nicarágua, especialmente no comércio", advertiu Kirby.

Pessoa morre em ataque com faca em clínica no Canadá

Calgary, Canadá

 Uma pessoa foi morta e várias outras feridas nesta quinta-feira durante um ataque com faca no edifício de uma clínica médica em Calgary, no Canadá, disse um porta-voz da polícia.

Segunda a polícia, não havia uma indicação imediata sobre motivos.

"Numa clínica médica nós temos o relato de alguém chegando com uma faca, e várias pessoas sendo esfaqueadas. Uma pessoa morreu”, declarou o porta-voz da polícia de Calgary.

Ele disse que não tinha informações sobre o que havia ocorrido com o agressor e que estava esperando atualizações dos investigadores no local.

Uma mulher que atendeu o telefone na clínica Olive Medical no edifício Central Landmark afirmou que o ataque aconteceu do outro lado do corredor onde fica o centro médico, numa clínica de acupuntura.

"Chamamos a polícia”, afirmou ela, acrescentando que a clínica havia avisado a pacientes para não virem para as consultas, uma vez que os policiais haviam fechado o edifício para investigações.

Filadélfia aprova imposto sobre refrigerante


  Refrigerantes: garrafas de Coca-Cola

A Filadélfia, com 1,6 milhão de habitantes, se transformou nesta quinta-feira na maior cidade dos Estados Unidos a taxar as bebidas com açúcares adicionados, uma decisão que representa um duro golpe às grandes empresas de refrigerante.

Em meio a uma grande expectativa, com 13 votos a favor e quatro contra, a prefeitura da Filadélfia aprovou hoje uma medida para taxar com US$ 0,01 cada onça (cerca de 30 mililitros) dos refrigerantes com açúcares adicionados, definição na qual se incluem refrigerantes, bebidas energéticas e isotônicos.

"Graças à incansável defesa dos educadores, dos pais, dos voluntários dos centros recreativos e tantos outros, a Filadélfia fez um investimento histórico em nossas comunidades e em nosso sistema educacional", ressaltou em comunicado o prefeito democrata da Filadélfia, Jim Kenney.

O prefeito da Filadélfia, uma das maiores e mais pobres cidades dos EUA, defendeu o imposto como uma medida para conseguir receitas adicionais para a cidade, em vez de unicamente como uma norma destinada a melhorar a alimentação e saúde dos cidadãos.

Essa era a postura adotada por dezenas de cidades dos EUA e que viram fracassar suas propostas para taxar as bebidas com açúcares adicionados.

A Filadélfia se tornou hoje a maior cidade com este imposto, mas Berkeley, na Califórnia, foi em 2014 a primeira a aprovar uma medida similar.

A iniciativa de Berkeley impõe um encargo de US$ 0,01 por cada onça de bebidas com açúcares adicionados, embora a norma da cidade californiana não inclua as bebidas não calóricas com açúcares acrescentados, que também serão taxadas na Filadélfia.

O imposto da Filadélfia despertou o enfado da indústria de refrigerantes que ameaça processar a prefeitura de Jim Kenney e que gastou milhões de dólares em anúncios, nos quais argumentava que a taxa puniria os consumidores.

Arquivo do blog