quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Fred será julgado por soco em jogador do Atlético-PR



A Primeira Liga teve início nesta quarta-feira, e apesar de ainda não ter sido anunciada oficialmente, a comissão disciplinar que julgará atitudes de jogadores no torneio, já terá um caso para julgar.
Fred, atacante do Fluminense, será julgado por essa comissão, segundo informações deo jornalista Carlos Eduardo Mansur, do O Globo, após ser expulso por ter desferido um soco no lateral direito Léo, do Atlético-PR, que estava de costas no momento em que foi atingido.
A comissão disciplinar será anunciada apenas na próxima segunda-feira, pois a organização da Primeira Liga precisou, de última hora, criar um 'STJD próprio' por causa da CBF, que interveio de maneira retaliativa e vetou a utilização do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com toda sua estrutura.

PT tira Dilma e Lula das inserções na TV

 

Estrela das propagandas petistas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vai aparecer nos comerciais que o PT levará ao ar nas duas primeiras semanas de fevereiro. Além de Lula, a presidente Dilma Rousseff também ficará de fora das inserções por uma decisão da cúpula do partido, que diz ter decidido priorizar a defesa da imagem da sigla, abalada pelos escândalos do mensalão e do petrolão.
A aparição dos petistas na TV, em agosto do ano passado, foi acompanhada por uma onda de panelaços em 16 capitais e no Distrito Federal. Embora tenha decidido não expor suas maiores estrelas, o PT ainda não concluiu o formato das inserções, que serão exibidas nos dias 2, 4, 6, 9 e 11 de fevereiro, algumas em meio ao Carnaval.
Segundo integrantes da cúpula do PT, o conteúdo do programa maior, de dez minutos e com apresentação programada para dia 23, vai depender do clima político no país após a volta dos trabalhos no Congresso. Sobre a ausência de Lula e Dilma nas inserções, os petistas dizem que a decisão não foi tomada por temor de novos panelaços.
“Os panelaços podem acontecer mesmo sem eles”, justifica o presidente estadual do PT, Emídio de Souza.

Grupo prepara ação no STF por aborto em casos de microcefalia



O grupo de advogados, acadêmicos e ativistas que articulou a discussão sobre aborto de fetos anencéfalos no Supremo Tribunal Federal, acatada em 2012, prepara uma ação similar para pedir à Suprema Corte o direito ao aborto em gestações de bebês com microcefalia.
À frente da ação, que deve ser entregue aos ministros em até dois meses, está a antropóloga Debora Diniz, do instituto de bioética Anis, que recebeu a BBC Brasil em seu escritório em Brasília. "Somos uma organização que já fez isso antes. E conseguiu. Estamos plenamente inspiradas para repetir, sabendo que vamos enfrentar todas as dificuldades judiciais e burocráticas que enfrentamos da primeira vez."
Ela se refere à lentidão do processo - o pedido de avaliação dos abortos para fetos anencéfalos foi feito pela Anis em 2004 e aceito pelos ministros, por 8 votos a 2, em 2012. Mas também às barreiras morais e religiosas levantadas por grupos organizados, igrejas e parte da população.
"Em 2004 não havia uma epidemia nem havia um vetor (como o mosquito Aedes aegypti). Agora ambos existem e isso torna a necessidade de providências mais urgente", diz.
"Por outro lado, na anencefalia os bebês não nascem vivos e assim escapávamos de um debate moral. Hoje, sabemos que a microcefalia típica é um mal incurável, irreversível, mas o bebê sobrevive (na maioria dos casos)", afirma. "Portanto trata-se do aborto propriamente dito e isso enfrenta resistência."
 Diniz diz que a interrupção de gestações é só um dos pontos de uma ação maior, focada na "garantia de direitos das mulheres, principalmente na saúde".
Na argumentação que apresentará ao STF, o Estado é apresentado como "responsável pela epidemia de zika", por não ter erradicado o mosquito. Nesse caso, constitucionalmente, as mulheres não poderiam ser "penalizadas pelas consequências de políticas públicas falhas", entre elas a microcefalia. Portanto, "deveriam ter direito à escolha do aborto legal", entre outras iniciativas.
Atualmente, a legislação brasileira só permite o aborto em casos de estupro, risco de vida da mulher e quando o feto é anencéfalo. Segundo pesquisa Datafolha divulgada em dezembro do ano passado, 67% dos brasileiros são favoráveis à manutenção da lei. Outros 16% acreditam que o aborto deve ser permitido em outros casos e 11% acreditam que a prática deveria deixar de ser crime em qualquer ocasião.
Argumentos
Os principais eixos do documento que está sendo preparado, segundo a BBC Brasil apurou, cobram ações de vigilância sanitária para erradicar definitivamente o mosquito, políticas públicas de direitos sexuais e reprodutivos para mulheres (contraceptivos, pré-natal frequente e aborto) e ações que garantam a inclusão social de crianças com deficiência ou má-formação por conta da doença.
A microcefalia impede o crescimento normal do crânio durante a gravidez e há 3.448 casos suspeitos sob investigação pelo Ministério da Saúde no Brasil. A doença vem sendo associada ao zika vírus, que já se espalha por mais de 20 países nas Américas.
"Nós vivemos uma situação de epidemia e não podemos ter um ministro que diz 'nós perdemos a guerra contra o mosquito' (em referência a declaração do ministro da Saúde, Marcelo Castro). Não, a guerra tem que ser ganha. Essa responsabilidade não é da mulher. Isso é negligência do Estado e gera uma responsabilidade do Estado", afirma Diniz, também professora na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília.
O documento que está sendo preparado deve argumentar que a ilegalidade do aborto e a falta de políticas de erradicação do Aedes ferem a Constituição Federal em dois pontos: direito à saúde e direito à seguridade social.
Zika multiplica microcefalia, diz estudo brasileiro
A argumentação deve ainda destacar a vulnerabilidade específica de mulheres pobres – já que a epidemia ainda se concentra em áreas carentes do país, especialmente no Nordeste.
"É preciso garantir a todas as mulheres, e não só às que têm acesso a serviços de saúde ou podem pagar um aborto ilegal", diz Debora. "Autorizar o aborto não é levar as mulheres a fazê-lo. Quem tem dinheiro e quer já faz. Justamente quem tem mais necessidade não pode ser privado do direito de escolher sobre a própria vida", afirma.
Anencefalia
Em 2004, o grupo de Diniz ingressou no STF como uma arguição de descumprimento de preceito fundamental para discutir no Supremo o que via como violações à Constituição pela não autorização do aborto em caso de fetos anencéfalos.
Oito anos depois, a corte determinou que nem mulheres, nem profissionais que realizam abortos nessa condição podem ser punidos. Essa foi a primeira vez na história em que o STF tomou decisão sobre saúde e direitos reprodutivos.

Defesa vai colocar 220 mil homens nas ruas para combater Aedes aegypti



O Ministério da Defesa anunciou nesta quarta-feira (27) que vai colocar 220 mil homens e mulheres das Forças Armadas nas ruas para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus (veja os sintomas das três doenças no quadro abaixo).
O ministro Aldo Rebelo detalhou a divisão do efetivo e explicou que a pasta vai contribuir em quatro frentes para o combate do inseto.
— É a campanha de esclarecimento casa por casa. Para essa campanha, nós mobilizaremos 220 mil homens e mulheres das três Forças, sendo 160 mil do Exército, 30 mil da Marinha e 30 mil da Aeronáutica. Um pouco mais de 60% do efetivo total de 300 mil homens e mulheres das Forças Armadas. Terá a participação de todos os escalões das Forças Armadas. [...] Também podemos ter a ajuda de outras forças, de outros servidores que possam se incorporar para essa ação, marcada para o dia 13 de fevereiro.
Rebelo, porém, enfatizou que a responsabilidade do combate ao mosquito é do Ministério da Saúde, o qual "dispõe dos meios e da capacidade para a campanha".
 Nós somos uma força subsidiária. Atuamos subsidiariamente e organizamos aqui, com as Forças Armadas, uma contribuição, distribuída em quatro etapas, envolvendo todos os efetivos das Forças Armadas.
A primeira fase compreende um esforço coletivo para "a erradicação do mosquito em equipamentos das Forças Armadas, como quartéis e equipamentos militares", explicou o ministro.
Outra estratégia da Defesa "é a mobilização de 50 mil militares, já sob a orientação do Ministério da Saúde, para a distribuição dos meios e dos produtos para a erradicação do mosquito, como larvicidas e inseticidas, e outras medidas que o ministério julgue importante", disse Rebelo.
— Hoje, temos já cerca de 2.000 homens e mulheres em ação e vamos treinar mais o número necessário para alcançar os 50 mil. Receberemos o treinamento do MS e vamos treinar o efetivo restante. Esses estarão à disposição do Ministério da Saúde para uma atuação mais perto dele.
Por fim, a quarta fase compreende "a disponibilidade também de praças e oficiais, sargentos e oficiais, para levar essa campanha para as escolas".
— Já conversei com o ministro da Educação para receber diretrizes, do ministério e das secretarias da educação, para a mobilização e empenho do nosso efetivo nas escolas. [...]  Vamos apoiar a prevenção e combate do mosquito nas escolas.
Antes tarde do que nunca
Questionado por que a Defesa não entrou antes no combate ao mosquito da dengue, Rebello disse que as Forças Armadas só atuam quando são convocadas.
— Ontem, conversando com o governador do Acre, ele disse que uma das instituições que ajudaram ele enfrentar com êxito a incidência de dengue, que é o mesmo vetor do zika, foi a participação das Forças Armadas, que só atuam quando convocadas. Já tínhamos treinado homens e mulheres para essa ação. Eles já estão atuando nos Estados como PE, MT, PB, AL e SP, onde fomos convocados, onde já atuamos.
O ministro explicou que "esse esforço maior de participação é correspondente ao esforço que o próprio governo, não só a União, mas também os Estados e prefeituras, fazem". — Quando somos mobilizados para essa finalidade, respondemos prontamente. O último balanço do Ministério da Saúde indica que o País já tinha 4.180 casos de microcefalia suspeitos até o último sábado (23)

Senador 'ressuscita' projeto que permite universidade cobrar de mais ricos


 Um projeto de lei apresentado no Senado quer tornar pagas as universidades para estudantes de maior renda. Se aprovada, a proposta PLS 782/2015 pode instituir cobrança para alunos que tenham renda familiar superior a 30 salários mínimos (R$ 26,4 mil). O texto deve passar pelas comissões de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ) e de Educação, Cultura e Esporte (CE). Proposta semelhante já havia sido recusado em 2005 e considerado inconstitucional.
O valor a ser cobrado, segundo o texto apresentado em dezembro de 2015, prevê o pagamento de uma anuidade "correspondente à média do custo per capita dos alunos matriculados no mesmo curso". O argumento central do projeto de lei é que o acesso às instituições públicas de ensino superior, diferentemente da educação básica, tem sido realizado "maciçamente" por estudantes dos segmentos mais ricos. O texto do projeto não esclarece os critérios usados para se chegar a este "teto" de gratuidade.
 "O que se vê é que a maior parte das vagas nas instituições públicas é ocupada por estudantes que poderiam pagar, com maior ou menor sacrifício, mas que, mesmo assim, poderiam pagar, repito, os seus cursos nas universidades privadas, impedindo, indiretamente, que tais vagas sejam oferecidas a estudantes reconhecidamente carentes dos recursos necessários, muitas vezes até para pagar as próprias taxas dos exames vestibulares", escreve o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), autor da proposta.

Um projeto parecido com o apresentado já havia sido levado por Crivella à discussão em 2005, mas rejeitado ainda na Comissão de Educação. Foi considerado inconstitucional "em seu cerne", já que, segundo os senadores, restringiria o princípio da gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. Além disso, foi ressaltado à época que já existia um projeto de lei da reforma universitária, que discutia a manutenção da gratuidade do ensino

Dilma promete esforço para construir corredor que ligará Norte a porto no Pacífico


Ao lado do presidente Rafael Correa (Equador), Dilma Rousseff acena durante a IV Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos)

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (27) em declaração à imprensa, em Quito, capital equatoriana, que o Brasil e o Equador vão se esforçar para a criação de um corredor entre o Norte do País, a partir de Manaus, e o porto de Manta no país vizinho.
Ao lado do presidente do Equador, Rafael Correa, Dilma destacou que a rota, que contará com o transporte por estradas e rios, será uma importante saída para a produção brasileira para o Oceano Pacífico. O corredor se chamará Eixo Multimodal Manta-Manaus.
— O projeto de Manta-Manaus é estratégico nessa região. Trata-se da integração de toda a região amazônica da América do Sul, aproximando as regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, tanto aproximando o Equador do Atlântico quanto o Brasil do Pacífico. [...] O eixo Manta-Manaus, que ligará o Pacífico equatoriano à Amazônia brasileira e ao Atlântico, é projeto importante da nossa agenda bilateral.
Do lado equatoriano, as obras de dragagem do rio Napo, na Amazônia equatoriana, já foram iniciadas pelo governo do país vizinho.
Comércio
A presidente destacou também que a corrente de comércio entre Brasil e Equador deverá crescer nos próximos meses, assim como os investimentos. Em março, Dilma e o presidente Rafael Correa terão uma nova reunião.
— Manifestamos nossa disposição de negociar um Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos, capaz de oferecer um marco sólido para estimular iniciativas de empresas equatorianas e brasileiras. Estou segura que, assim, estaremos fortalecendo nosso relacionamento econômico.


  

Agente da Polícia Federal de Brasília ganha o apelido de ‘japonês da Zelotes’


 O japonês da federal Newton Ishii, à esquerda durante operação, e o japonês da Zelotes, Roberto Shiniti, em foto do Sindicato dos Policiais da PF
 
Encarregado de escoltar os lobistas presos na Operação Zelotes para a semana de depoimentos na 10ª Vara Federal em Brasília, o agente Roberto Shiniti Matsuuchi foi logo apelidado de o ‘japonês da Zelotes’ pelos jornalistas e colegas da Polícia Federal.  A semelhança física com o agente da Lava-Jato Newton Ishii é impressionante e ambos desempenham o mesmo papel nas operações, de escoltar réus presos.
Em Curitiba, o ‘japonês da federal’, Newton Ishii, chamou atenção ao escoltar políticos e grandes empresários na Operação Lava-Jato. Com isso virou até marchinha e máscara de carnaval.
Na Zelotes, Shiniti, ou China, como é conhecido pelos colegas, escolta diariamente um dos seis réus presos na Operação que são levados desde segunda-feira (25) da carceragem ao fórum onde ocorrem as audiências da ação penal decorrente da operação. Colegas brincam com a semelhança e dizem que o japonês deles é o falsificado, já que o verdadeiro está em Curitiba, na Lava-Jato.
Tanto Ishii como Shiniti são descendentes de japoneses, têm a mesma altura, cabelo grisalho e ficam praticamente idênticos com o uniforme preto da PF.
Empresária desiste de máscaras de Cerveró após "recado" dos advogados do ex-Petrobras
"Japonês" da PF agora é boneco de Olinda
Com 28 anos de polícia, Shiniti está prestes a se aposentar, assim como o seu colega de Curitiba. Os policias se conheceram em operações, já que Shiniti já percorreu o País pela PF.

Uma das grandes operações do ‘japonês da Zelotes’ foi a que prendeu o ex-deputado Hildebrando Paschoal,  acusado de liderar um grupo de extermínio que atuou no Acre durante a década de 90. O grupo ficou conhecido pela crueldade, como o uso de uma motosserra para matar oponentes. Paschoal continua preso em presídio de Segurança Máxima no Acre.
De casos famosos, Shiniti também atuou na escolta de Fernandinho Beira-Mar, um dos maiores traficantes do País.
Faixa preta em karatê, o 'japonês da Zelotes' herdou do pai, imigrante japonês, a paixão pela polícia e pelo treinamento. Além de atuar em operações, ele sempre trabalhou como professor e em treinamentos de ponta da PF. Antes de virar professor foi treinado pela Swat americana, em Miami. Na PF atuou ainda no Comando de Operações Táticas (COT), a tropa de elite da PF.
Seis lobistas estão presos desde outubro de 2015 em Brasília. A denúncia tem ainda outros 10 réus.
A Operação Zelotes apura suspeitas de manipulação de julgamentos no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), da Receita Federal, com prejuízos estimados de R$ 19 bilhões em impostos e multas não pagos por empresas que haviam sido autuadas pela Receita. A Zelotes investiga ainda a 'compra' de medidas provisórias que desoneraram o setor automotivo. Seis lobistas estão presos desde outubro de 2015 em Brasília. A denúncia tem ainda outros oito réus.

Temer defende Lava Jato, mas diz que investigações não podem paralisar o País


 Vice-presidente do Brasil faz caravana por diretórios estaduais do PMDB em busca da reeleição


O vice-presidente Michel Temer defendeu nesta quinta-feira (28), em Curitiba, as investigações da Operação Lava Jato. O vice ponderou, no entanto, que a força-tarefa não pode paralisar o Brasil.
— A Operação Lava Jato é uma prova que nossas instituições estão funcionando. É uma questão do Judiciário e temos que esperar a apuração dos eventos. Mas é importante que as investigações não paralisem o País.
A declaração de Temer foi dada após ser questionado sobre as denúncias de corrupção levantadas contra setores do governo federal, inclusive contra peemedebistas
Em campanha para reeleição à presidência do PMDB, o vice iniciou nesta quinta, pela capital paranaense, uma série de visitas que fará aos diretórios estaduais do partido para costurar apoios à sua recondução ao comando da sigla.
Como principal discurso para convencer os peemedebistas de sua recondução, Temer traz a proposta de lançar o máximo de candidaturas próprias nas eleições municipais deste ano para construir um candidato próprio à Presidência da República em 2018.
— As eleições de 2018, passam pela disputa de 2016.
Em meio à grave crise política enfrentada pelo Planalto, o vice-presidente evitou falar sobre seus atritos com a presidente Dilma Rousseff.
— O momento é de buscar a unidade em todo o País. Estamos propondo uma pacificação nacional. Acredito que a presidente Dilma deve buscar o mesmo com a reunião do conselho que está sendo realizada hoje.
Para os militantes, Temer usou a emblemática expressão "quem manda no PMDB é o PMDB", para explicar a continuidade da aliança com o governo do PT.
— O PMDB sempre foi um partido construído pela base e estamos provando isso neste momento.
O peemedebista enfrenta uma ameaça de rebelião dentro do partido e várias lideranças afirmam que não vão apoiá-lo para um novo mandato como presidente da sigla na convenção nacional, marcada para março. No Paraná, no entanto, Temer recebeu o apoio unânime dos peemedebistas.
O senador Roberto Requião, presidente da legenda no Estado, diz não ter dúvidas.
— O Paraná está fechado com o Temer.
Depois de Curitiba, o vice-presidente seguiu para Florianópolis.

Campanha arrecada donativos para desabrigados de Riachão do Jacuípe



Grupo disponibilizou dois pontos de arrecadação de donativos em Feira de Santana.

 Diante da trágica inundação na cidade de Riachão do Jacuípe, muitas pessoas estão se mobilizando para a doação de alimentos, água, roupas, produtos de limpeza e de necessidades básicas em geral. O grupo Caminhada da Paróquia da Igreja Senhor dos Passos que já realiza ações sociais em Feira de Santana, está somando esforços para ajudar os jacuipenses e recebendo donativos para ajudar as famílias.
Segundo Helyde Cedraz, membro do grupo, é importante servir e ajudar ao próximo, principalmente, como no caso da enchente em Riachão do Jacuípe, onde as pessoas perderam tudo. “Não é fácil para as pessoas perderem tudo. Por isso é importante ajudar”, disse.
Os donativos para a Campanha do Grupo Caminhada devem ser entregues na Fisioclínica (Rua Dr. Sabino Silva, Kalilândia, em frente à Di Rango - aos cuidados de Karlla Bullos), e na Loja Liu Charmosa (Av. Getúlio Vargas, Galeria Soft Center - aos cuidados de Maiany Soares).

Se teu pai teve câncer de próstata, você pode ter câncer de mama; entenda

Mutações genéticas passadas de pai para filho podem causar os mais diferentes tipos de câncer; identificar precocemente pode melhorar o monitoramento e evitar que a doença avance.

 Sabe-se que os casos de câncer aumentam a cada ano. Cerca de 10% deles, no entanto, são causados por hereditariedade, ou seja, acontece quando alguém herda algum gene com “defeito” do pai ou da mãe e ele se manifesta em algum momento da vida. Uma mutação, porém, não é responsável por apenas um tipo específico de câncer, como se pensa. Se o avô teve câncer de próstata, a neta pode ter de mama, e tudo isso ser causado pela mesma mutação genética.
Segundo o geneticista Ciro Martinhago, da Chromossome Medicina Genômica, há genes que, quando com mutações, podem causar câncer em várias partes do corpo.
O gene P53, um supressor tumoral, quando não funciona, pode deixar de reparar a replicação errada de células dentro do organismo, deixando o corpo suscetível a cânceres.
“Câncer nós temos todos os dias, a diferença é que o organismo vai lá e mata”, explica Martinhago, contando a função do gene P53.
A informação, que parece assustadora, é mais simples do que se pensa. De uma forma simplista, é comum, diariamente, células se replicarem diferentemente da forma em que deveriam. O que acontece é que há um “guardião” no organismo que vai lá e destrói essas replicações erradas. Quando esse mecanismo falha, o câncer aparece.
Identificar esse tipo de problema genético familiar é importante para um acompanhamento e intervenção precoce em casos de câncer. É prudente que pessoas que tiveram vários tipos de câncer na família façam exames genéticos para ver se há alguma alteração.
“Existem famílias que nitidamente você rastreia, em várias gerações, indivíduos que têm câncer”, alerta o geneticista.
Veja quais mutações genéticas podem causar câncer hereditário:
DSA 1 e 2: a mutação nesses genes pode provocar câncer de mama, ovário, intestino e próstata
P53: a mutação do P53, considerado um supressor tumoral, pode causar câncer em qualquer órgão, em teoria. Se a pessoa receber esse gene dos pais, ela pode ter um câncer diferente dos familiares, e isso ainda ser considerado hereditário. Pessoas com vários casos de cânceres diferentes na família devem buscar aconselhamento genético
APC: quando esse gene está mutado, a chance de desenvolver pólipos malignos no intestino é alta
MEN 1: a mutação nesse gene pode causar câncer em qualquer glândula endócrina, principalmente na tireoide e pâncreas
RB1: quando o RB1 está mutado, ele causa câncer na retina, o retinoblastoma, um dos cânceres mais comuns em crianças. Quando é genético, normalmente o câncer acontece nos dois olhos, explica Martinhago.
Síndrome de Lynch: caracterizada por uma alteração genética, essa síndrome pode aumentar o risco de câncer no intestino, especificamente no cólon e no reto.
MLH1, MSH2, MSH6 e PMS2: quando esses genes estão mutados, o risco de desenvolver câncer de endométrio aumenta muito.
Quando há mutações genéticas, usualmente o câncer se desenvolve mais cedo do que aconteceria em outros casos, diz o geneticista.
“Com 60 anos é possível que uma pessoa tenha câncer, mas aos 30, isso não deveria acontecer. Quanto mais precoce o câncer, maior o sinal de ele ser hereditário”, alerta.
O aconselhamento genético nos casos de câncer hereditário é importante para um planejamento familiar mais adequado, explica Martinhago. “Eu vejo de uma forma fundamental o planejamento familiar. Não apenas dos filhos, mas dos filhos dos seus filhos. Hoje já temos condições [genéticas] possíveis de minimizar dentro das famílias”, diz.

Veja a lista de doenças que você pode pegar por sair beijando no carnaval

O beijo pode até mesmo levar à morte, por meningite

Entre as dicas para garantir a proteção na folia está a redução do número de parceiros de beijo.

 O tradicional beijo na boca durante os dias de Carnaval já virou hit de canções da folia e também motivo de alerta para especialistas. Por trás da sensação de bem estar da “beijação” se escondem dezenas de doenças transmitidas pela troca de salivas e de secreções respiratórias.
De acordo com a infectologista e coordenadora do Serviço de Infectologia do Hospital da Bahia, Márcia Sampaio, a lista com as possibilidades de transmissão é longa: mononucleose infecciosa, popularmente conhecida como doença do beijo, causada pelo vírus Epstein-Barr; herpes simples, hepatite A, gripes e resfriados, gengivites, dentre outras.
“A mais perigosa de todas é a meningite meningocócica, causada pela bactéria meningoco. É extremamente contagiosa, causa dor de cabeça, febre e vômitos, e pode levar à morte”.
Cada beijo em parceiros diferentes é uma oportunidade de contaminação, mesmo entre pessoas aparentemente saudáveis. “É importante que as pessoas se alimentem de forma correta, ingerindo os nutrientes necessários para manter a imunidade ativa, deixando o organismo mais forte e prevenido para combater essas infecções”, acrescenta a infectologista para evitar a contaminação.
Sprays com soluções à base de própoles e mel, comercializados em farmácias, não têm eficácia comprovada para combater micro-organismos transmitidos pela saliva, como explica Márcia Sampaio. A higiene bucal adequada, segundo ela, pode auxiliar na diminuição da presença de alguns agentes.
 Caso a pessoa apresente febre, dor de garganta, dor de cabeça, presença de gânglios (caroços) no pescoço, a recomendação é procurar atendimento médico para avaliação e tratamento adequado

Rui Costa e ACM Neto trocam indiretas em coletivas



 Rui Costa e ACM Neto trocam indiretas em coletivas

 

Mostrando que a disputa por espaço e as polêmicas entre ele e o prefeito ACM Neto (DEM) devem continuar, o governador Rui Costa (PT) buscou se apresentar hoje claramente como um defensor do povo no Carnaval, durante coletiva para relacionar os investimentos do governo baiano na folia, no Hotel Sheraton.
“Sou um defensor do Carnaval de rua, da pipoca, democrático”, disse o governador, arrancando aplausos da platéia, onde se aglomeravam artistas, secretários e políticos aliados. Rui disse não ter nada contra os camarotes e blocos particulares, mas ressaltou que não foram eles que fizeram do Carnaval da Bahia a grande festa que é hoje.
“Eles (os camarotes e os blocos privados) têm que coexistir com os trios sem cordas”, afirmou o governador, que foi antecedido no palco pelo secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal. O secretário já havia classificado como sem sentido a polêmica em torno do patrocínio de blocos sem cordas pelo governo, apresentando uma relação de patrocinadores privados.
Entre eles, estão a Caixa e o Banco do Brasil, órgãos do governo federal. O governo acredita que foi o grupo de Neto que puxou a polêmica contra o patrocínio de blocos sem cordas pelo governo, medida que Rui tomou logo depois que Neto o acusou de não gostar do Carnaval nem querer investir na folia após o governador ter protestado contra aumento de custos na festa.
Por isso, os governistas buscam taxar Neto agora de defensor da privatização da festa, por meio de camarotes e blocos fechados. Numa outra prova de que está longe de que a disputa entre os dois está longe de acabar, prefeito e governador marcaram suas coletivas para praticamente o mesmo horário esta manhã.
No encontro com jornalistas, Neto fez questão de destacar o volume de recursos próprios que a Prefeitura tem investido no Carnaval e deixou claro que o poder público tem buscado também a cooperação do setor privado de forma a não onerar o custeio da máquina, numa tentativa de ironizar Rui.

 

Casal acusado de aplicar golpe de R$ 10 mil na Bahia é preso em Goiás


Entre as vítimas dos estelionatários está uma promotora de Justiça do Mato Grosso do Sul

Os acusados de estelionato Rodrigo de Menezes Machado, de 23 anos, e a namorada Jordana Louza Costa Ferreira, 27, acusados de aplicarem um golpe de R$ 10 mil em Arraial d’Ajuda,  distrito de Porto Seguro, foram presos, na quarta-feira (27), em Goiânia. O casal era investigado pela Delegacia Territorial (DT/Arraial d’Ajuda), cujo titular, delegado Sinézio Vieira, solicitou à Polícia Civil de Goiás o cumprimento de mandados de prisão preventiva contra eles.
O casal, segundo a Polícia Civil, era procurado desde o início de janeiro, depois de terem sido denunciados por utilizarem cartões clonados de diversas pessoas para pagar despesas feitas em Salvador e Arraial D’Ajuda, onde passaram o réveillon. Entre as vítimas dos estelionatários está uma promotora de Justiça do Mato Grosso do Sul.
Além de adquirir as passagens aéreas e pagar a conta do hotel, o casal também alugou um automóvel conversível de luxo, na capital baiana, antes de seguir para o sul da Bahia. Em Arraial D’Ájuda, distrito de Porto Seguro, eles se hospedaram no Paraíso do Morro Hotel Pousada.
Rodrigo e Jordana encontram-se custodiados na 14ª Delegacia Distrital e na Delegacia Estadual de Investigações Criminais de Goiânia, respectivamente, aguardando decisão da Justiça para serem recambiados para a Bahia. Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça baiana.

Fies tem 402 mil inscritos; prazo para inscrição termina nesta sexta

 

 As inscrições começaram ontem (26), por volta das 17h, e vão até esta sexta-feira (29)

No penúltimo dia de inscrição, o número de candidatos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) chegou a 402.047, segundo balanço divulgado às 18h pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições começaram ontem (26), por volta das 17h, e vão até esta sexta-feira (29).
O Fies oferece nesta edição 250.279 financiamentos em 25.323 cursos em 1.337 instituições privadas de ensino superior. De acordo com o MEC, 63% das vagas são em áreas prioritárias, como formação de professores, de engenheiros e de profissionais da área de saúde. As inscrições são feitas pela internet, no site do Fies.
O programa oferece financiamento de cursos em instituições privadas de ensino a uma taxa efetiva de juros de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, mais de 2,1 milhões de estudantes participam do programa.
O processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre deste ano terá chamada única e lista de espera. Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos na lista de espera para o preenchimento de vagas eventualmente não ocupadas. O resultado será divulgado no dia 1º de fevereiro.
Pode se inscrever no processo seletivo o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas. O candidato não pode ter tirado 0 na redação do Enem. Além disso, precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos (R$ 2.200).
O interessado em obter o financiamento poderá se inscrever em um único curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas. Durante o período de inscrição, ele poderá alterar sua opção de vaga, bem como fazer o cancelamento. Os estudantes serão classificados de acordo com as notas no Enem na edição em que tiverem obtido a maior média

Tempo surpreende com chuvas, trovoadas e alaga cidades baianas





Para quem já estava  acostumado com o intenso valor, com temperaturas que chegavam perto dos 40ºC, os últimos dias têm surpreendido não só quem está em Salvador, mas principalmente em algumas cidades do interior, onde a seca, que colocou em situação de emergência 251 municípios parece ter dado lugar  a fortes chuvas, acompanhadas de trovoadas e inundações.
Para se ter uma idéia da mudança climática, há pouco mais de 15 dias os incêndios florestais eram os cenários mais comuns em diversas regiões da Bahia, principalmente na Chapada Diamantina, e a região do Rio São Francisco enfrentava uma das maiores secas da sua história, levando o nível da barragem de Sobradinho a menos de 2% do seu volume útil. Atualmente esse volume está em 3,23% com tendência de alta e chove tanto no norte de Minas Gerais, onde ficam as nascentes do rio, como em toda região ao longo do seu curso na Bahia.
Em Salvador, desde o Ano Novo até ontem, havia chovido 123,9 milímetros, conforme as mediações feitas pelo instituto Nacional de Meteorologia (IInmet). Foram até agora 11 dias de chuvas, quase no limite histórico da média pluviométrica de 138 mm, e de 13 dias chuvosos para o mês de janeiro. E a previsão  meteorológica indica que pelo menos até o próximo domingo há possibilidades de mais chuvas com trovoadas em diversas regiões do estado e Região Metropolitana de Salvador.
Para a meteorologista do Inmet na Bahia, Marinez Cardoso, apesar das mudanças, quando comparadas com o final do ano passado, não se trata de fenômenos atípicos, mas com de natureza cíclica. “Estamos sob a regência do El Niño, que ocorre periodicamente em todo o mundo, e historicamente o mês de janeiro é marcado por chuvas não intensas, que em média ocorrem durante 11 dias no mês”, disse. Para ela, prevalece a tendência de que com o El Niño o verão será de poucas chuvas e intenso calor.
Apesar das chuvas, o tempo continua abafado na maior parte do Estado e em Salvador. Para os próximos dias, com forme as previsões tanto do instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), como do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cpetc), a tendência é que até o domingo ocorram chuvas com trovoadas ao longo do litoral, Chapada Diamantina, Oeste e Norte do estado, com temperaturas altes, que em Salvador podem chegar a 32º C.
Por sua vez, Marinez Cardoso explica que é prematuro se fazer qualquer prognóstico para o período do Carnaval, mas se for mantida a tendência histórica, poderão ocorrer chuvas esporádicas, por causa da concentração de umidade e calor em todo o Estado.
Em fevereiro, historicamente, a média pluviométrica em Salvador é de  142 milímetros, com 15 dias de chuvas distribuídas ao longo do mês.
O fenômeno El Niño, nas análises do Cptec e do Inemt deverá continuar até o final de março,  mas atualmente o que se observa na Bahia, conforme explica a meteorologista do Inmet, é que há uma concentração de umidade combinada com a temperatura do oceano Atlântico, que forma uma espécie de corredor que vai do Amazonas, passando pela Regiões Centro Oeste até chegar ao  litoral baiano. “Isso faz com que os períodos de chuvas, como os que vêm ocorrendo atualmente, sejam mais longos e persistentes, mas sem as intensidades das chuvas de outono”, disse.
A chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul, conforme disse, deverá continuar influenciando o tempo nos próximos dias, mantendo o céu encoberto e chuvoso em toda a Bahia. É resultante da combinação de uma frente fria que permanece sobre o Sudeste brasileiro e sul do Estado, e a umidade que vem da região Amazônica e do Oceano Atlântico. Mesmo com essa mudança de tempo, o baiano conviverá com  altas temperaturas  em várias regiões, principalmente no Oeste e São Francisco, onde a temperatura pode chegar a 35°C, e provocar  chuvas fortes e trovoadas.
Alerta aponta raios e trovoadas 
Na manhã de ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta meteorológico  em que apontava para riscos potenciais de alagamentos e deslizamentos de terra provocados por fortes chuvas que poderão chegar a até 50 milímetros no dia em municípios da região do São Francisco e Oeste da Bahia, Norte de Minas Gerais.
O alerta recomenda ainda que a população se coloque em lugares altos os utensílios domésticos, desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia, por causa das descargas (raios) atmosféricas. O alerta vale até hoje para os municípios da Chapada Diamantina, Vale do São Francisco, Região Sul, Metropolitana de Salvador, e Extremo Oeste do estado.
El Niño
A previsão por consenso dos institutos meteorológicos no Brasil, elaborada para o trimestre – janeiro a março – indicam que por causa do fenômeno El Niño existe maior probabilidade de chuvas ocorrerem abaixo da média normal climatológica em grande parte das Regiões Norte e Nordeste do país.  Na Bahia essa probabilidade indica que elas deverão ocorrer 40%  abaixo da média. Ainda para o trimestre , a previsão por consenso indica maior probabilidade de temperaturas acima da média em quase todo o País.
Os fenômenos El Niño são alterações significativas de curta duração - 15 a 18 meses-  na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com profundos efeitos no clima. Estes eventos modificam um sistema de flutuação das temperaturas daquele oceano chamado Oscilação Sul e, por essa razão,seu papel no aquecimento e global.
No Brasil costuma se manifestar provocando grandes inundações nas regiões Sul e Sudeste e secas nas regiões Norte, centro Oeste e Nordeste. Mesmo sendo de curta duração, costuma provocar efeitos prolongados que se prolongam por quase um anho após o fim da mudança climática. Na Bahia a previsão é que ele se prolongue até o final de março de 2016.
Rios enchem na Chapada e Barreiras tem chuva recorde 
No município de Santa Rita de Cássia, no extremo oeste da Bahia, já próximo à divisa com o estado do Piauí, em 21 dias de janeiro choveu 438 milímetros. O volume de água fez com que os níveis de água do Rio Preto, afluente do Rio Grande, que por sua vez deságua no Rio São Francisco, subissem. Igual situação vive o município de Carinhanha, nas margens do São Francisco, já próximo á divisa norte com o estado de Minas Gerais, que acumula um índice pluviométrico de 355 mm em 21 dias de janeiro.
Na Chapada Diamantina, que a até 15 dias convivia com inúmeros focos de incêndios dentro e nos arredores do parque Nacional, já choveu 339,2 mm em Lençóis e 380,9 em Itaberaba. Com isso o nível da Barragem bandeira de melo, que fica no vizinho município de Marcionílio Souza começa a subir, o mesmo acontecendo com o Rio Paraguaçu, que começa a receber um volume significativo de água dos seus afluentes em Lençois, Mucugê, Andaraí , Morro do Chapéu e Ibicoara.
Até mesmo no coração do Semiárido, no município de Remanso, que fica na margem do Lago de Sobradinho, o volume de chuva até agora acumula 204 mm, o mesmo acontecendo em Monte Santo  (126 mm), Irecê (228,8 mm), Jacobina 223,7 mm) e Morro do Chapéu (211,1 mm).  Segundo o Inmet, uma das características do verão é  a incidência de altas temperaturas com forte umidade, o que contribui para intensificar as chuvas.
Com as chuvas na Chapada Diamantina, rios que formam a bacia do Paraguaçu estão cheios e formam diversas quedas d‘água em seu percurso, mudando por completo o cenário de destruição da vegetação que havia a até pouco menos de 15 dias. Com isso ressurgiram as cachoeiras da Fumaça, em Lençóis, e a de Moça Loira, em Mucugê , após mais de três meses de estiagem e incêndios em várias áreas do Parque Nacional, que teve sua vegetação destruída em mais de 50 mil hectares. Em Mucugê, as cachoeiras de Andorinhas, Piabinha, Matinha e Moça Loira também  estão cheias.
Barreiras
Há 36 anos que não se via tanta chuva na região de Barreiras, no oeste da Bahia, como neste janeiro de 2016. O mês ainda nem terminou e a estação meteorológica convencional do Instituto Nacional de Meteorologia computava 410, 2 mm de chuva até 10 horas da manhã do dia 21, pelo horário de Brasília. Este é o maior volume de chuva que caiu sobre Barreiras desde fevereiro de 1980, quando choveu 416,6 mm.
Grandes áreas de instabilidade continuam sobre o Nordeste e vão provocar mais chuva também sobre Barreiras nos próximos dias. Choveu 93,9 mm entre 10 horas de ontem e 10 horas de hoje e até domingo podem ocorrer outros eventos de chuva volumosa. As áreas de instabilidade enfraquecem a partir de segunda-feira.

Dilma defende CPMF e flexibiliza uso do FGTS para dinamizar economia

Dilma, durante a reunião, anda apontou a recriação da CPMF como melhor opção no momento para superar as dificuldades, por ter baixo custo para o governo e menor impacto sobre a inflação

"Encaminharemos ao Congresso proposta de utilização da DRU e de até 10% do saldo do FGTS como garantia ao crédito consignado", disse Dilma aos integrantes do colegiado.
De acordo com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, a intenção do governo é ampliar as possibilidades de uso do FGTS para permitir que os trabalhadores possam oferecer como garantia para contrair crédito consignado 10% dos depósitos na conta do FGTS e mais o saldo da multa rescisória.
O governo anunciou ainda durante a reunião do "Conselhão", a abertura de linhas de crédito no valor de R$ 83 bilhões, com objetivo de estimular a economia. Dilma, durante a reunião, anda apontou a recriação da CPMF como melhor opção no momento para superar as dificuldades, por ter baixo custo para o governo e menor impacto sobre a inflação.
Jaques Wagner, ministro da Casa Civil, tentou passar uma mensagem de otimismo em relação às possibilidades de superação da crise econômica e de retomada do crescimento
Lula Marques/Agência PT
 
 
Jaques Wagner, ministro da Casa Civil, tentou passar uma mensagem de otimismo em relação às possibilidades de superação da crise econômica e de retomada do crescimento
A recriação do imposto já está prevista na no Orçamento aprovado pelo Congresso Nacional, que prevê uma arrecadação de R$ 10,3 bilhões com a criação da nova CPMF.
Ao abrir a reunião, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner tentou passar uma mensagem de otimismo em relação às possibilidades de superação da crise econômica e de retomada do crescimento. Wagner disse que este é o melhor momento para a retomada da economia.
“Eu sou um apaixonado pelo diálogo social, um devoto confesso dessa forma de participação, para que a gente possa ouvir esse caleidoscópio de opiniões, de A a Z. Isso aqui é um aprendizado,  uma quebra de preconceitos e tabus. Vocês vão se dar conta disso, ao longo do processo e nos grupos de trabalho nos quais o pleno se desdobra”, disse o ministro.
Esta é a primeira reunião do Conselhão no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff e o tema central é a economia. O colegiado funciona como um órgão de aconselhamento do governo passou a ser composto por 92 integrantes, dois a mais que a formação original, lançada no início do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003.
O Conselhão é integrado por empresários, representantes de organizações de trabalhadores, sindicatos, e de organizações sociais, banqueiros, esportistas, artistas entre outros profissionais.
Durante o encontro o ministro do Planejamento Valdir Simão falou sobre a necessidade de melhoria do ambiente de negócios e, para isso, o ministro citou a necessidade de desburocratização na relação do governo.
Em sua apresentação, Simão falou ainda da necessidade de melhorar a qualidade dos gastos do governo e defendeu que isso passa por uma avaliação sistemática da efetividade das políticas públicas implantadas pelo governo.

Arquivo do blog