domingo, 24 de janeiro de 2016

Brasileira está entre os sobreviventes do naufrágio na Nicarágua

Autoridades locais resgatam corpos de vítimas.

Um grupo de 13 turistas costa-riquenhos, em sua maioria mulheres, morreu neste sábado quando uma pequena embarcação com turistas naufragou entre as ilhas paradisíacas Corn Island e Little Corn Island, na costa caribenha de Nicarágua. Outros 21 turistas foram resgatados com vida após a tragédia no mar do Caribe: 13 de Costa Rica, três da Nicarágua, dois de Reino Unido e uma brasileira, identificada pelas autoridades locais como Dulce Blank.

A informação foi confirmada pela porta-voz do Governo nicaraguense, Rosário Murillo, que informou ainda que 11 dos 13 mortos eram mulheres.

"Lamento confirmar oficialmente, já que assim me foi informado pela presidência da República da Nicarágua, que faleceram 13 costa-riquenhos neste trágico naufrágio", disse à imprensa o embaixador de Costa Rica na Nicarágua, Javier Sancho.

O capitão da lancha teria ignorado a proibição de zarpar da pequena ilha, ditada pelas autoridades locais devido aos fortes ventos e às ondas de até dois metros de altura, segundo o chefe da Força Naval nicaragüense, almirante Marvin Corrales. Resgatado com vida, o capitão da lancha foi preso.
Após a tragédia, a Força Naval da Nicarágua redobrou a segurança para impedir que outras pequenas embarcações iniciem viagens sem permissão.


Homem é preso na Bahia por suspeita de vender carne de cachorro

Uma senhora que comprou a carne, ao saber da situação, foi à unidade policial e devolveu a mercadoria 

Neste sábado (23), um homem foi detido por suspeita de vender carne de cachorro no mercadão da cidade de Planalto, na região sudoeste da Bahia.
 o guarda municipal Iralton Oliveira contou que na delegacia, o rapaz, que aparenta ter 35 anos, disse que matou o cachorro de estimação porque ele estava "dando trabalho". Uma senhora que comprou a carne, ao saber da situação, foi à unidade policial e devolveu a mercadoria.
"Ele disse, primeiro, que era carneiro. Depois, falou que o cachorro era dele, que estava dando trabalho e, para não morder gente, matou. Uma senhora comprou e depois devolveu. Ele separou os pedaços. Estão aqui, dentro de um balde. Vai ser investigado se ele tem problemas mentais ou se é viciado em drogas", disse o guarda municipal.

Saiba quais são os maiores sonhos de consumo dos brasileiros para 2016

O sonho de ter um carro está motivando o caixa de loja Helio Gardioli Perin, 21, a economizar para comprar o veículo até o fim do ano. Foto: Leonardo Duarte/AT

 Viajar para o exterior e comprar um imóvel e um carro são os principais sonhos dos brasileiros, como mostrou uma pesquisa feita pelo Data Popular. A pesquisa entrevistou 3.500 pessoas acima dos 16 anos de idade entre os dias 4 e 12 de janeiro.
 Viajar para o exterior, por exemplo, foi o desejo mais apontado pelos entrevistados: 2.275 pessoas (65%) disseram ter planejado uma viagem para o exterior no ano passado, mas não realizaram. Dessas, 955 (42%) acreditam que vão conseguir viajar em 2016.
O sonho de adquirir uma casa ou apartamento em 2015 foi adiado por 2.205 (63%) entrevistados. Para este ano, 771 (35%) acreditam que vão executar a compra.
O carro também apareceu entre os principais desejos dos brasileiros. Entre os entrevistados, 1.680 (48%) disseram ter adiado a compra e, desses, 840 (50%) pretendem adquirir um carro ainda este ano.
pesq

É o caso o caixa de loja Helio Gardioli Perin, 21, que já está providenciando a Carteira de Habilitação. O desejo, que vem desde os 18 anos, também se tornou necessidade por conta do trabalho. “Estou economizando e aproveito para pesquisar que veículo vai me atender bem”, afirma.
A pesquisa também mostrou que os brasileiros estão buscando renda extra e fazendo economia nos gastos em geral para economizar dinheiro e conseguir colocar a realização dos sonhos em dia em 2016.

REALIZAÇÃO
Definir o que é prioridade e planejar o orçamento para realizar os sonhos é o que o anestesiologista e chef de cozinha Weberton Gomes, 49, colocou em prática em 2015.
No último dia 11 de janeiro, Weberton abriu seu restaurante no Vitória Apart Hospital, mesmo local em que atua como médico.
“É uma questão de prioridade, de ter metas e objetivos. Abri mão de alguns hábitos para investir no que era meu sonho e estou muito satisfeito com os resultados.”

Ministério Público vai denunciar Lula por ocultação de patrimônio

Promotor diz que investigação já passou de 50%, mas não há prazo para oferecer a denúncia Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/ministerio-publico-vai-denunciar-lula-por-ocultacao-de-patrimonio-3-18530636#ixzz3y5mJCoXP © 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. Foto: Divulgação
 O Ministério Público de São Paulo já reuniu provas suficientes para denunciar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua mulher, Marisa Letícia, pelos crimes de ocultação de patrimônio na investigação sobre o apartamento triplex que o casal manteve no edifício Solaris, no Guarujá. A informação é do promotor Cassio Conserino, que comanda as investigações sobre a transferência de prédios inacabados da Bancoop, a cooperativa do sindicato dos bancários que se tornou insolvente e transferiu as obras para a OAS.
O Solaris é um dos prédios e, segundo Conserino, a família Lula era dona do triplex, embora o imóvel esteja em nome da construtora OAS. Lula nega ser dono do apartamento e diz que havia apenas uma opção de compra em nome de Marisa Letícia, que não havia sido exercida. A informação sobre a possibilidade da denúncia foi antecipada pela revista “Veja”.

Isso é balela. Temos provas documentais, circunstanciais e testemunhais de que a família era dona do imóvel, que foi, inclusive, reformado pela OAS e recebeu elevador privativo para beneficiar o ex-presidente. Depois que o apartamento foi entregue, tanto Marisa quanto um dos filhos de Lula, o Lulinha, chegaram a passar alguns dias no imóvel, que foi desocupado depois que saiu na imprensa. Os móveis foram retirados, disse Conserino.

Ele explicou que a investigação já passou de 50%, mas ainda não está concluída. Portanto, ainda não há data para oferecimento de denúncia contra qualquer dos envolvidos. Depois das investigações, o Ministério Público de São Paulo terá de ouvir todos os investigados, inclusive o ex-presidente Lula, antes de oferecer denúncia, permitindo que apresentem a versão para os fatos e a defesa.
Em dezembro de 2014, quando testemunhas disseram que a família já estava em posse do imóvel, e em agosto passado, quando foram encontrados indícios de irregularidades envolvendo o prédio Solaris e remessas do doleiro Alberto Youssef. O doleiro, preso na Lava-Jato por repasse de propinas de contratos da Petrobras, confirmou em depoimento que fazia o caixa 2 para a construtora OAS. O ex-presidente Lula processou três jornalistas do GLOBO pela segunda reportagem, alegando não ser o dono do apartamento e ter apenas uma opção de compra. Os jornalistas foram absolvidos em primeira instância.


Lula e dona Marisa dizem que ficaram cinco anos sem decidir se compravam o triplex ou não. O dono do triplex vizinho pagou R$ 925 mil. Ele não pagou praticamente nada, e a reforma durou de abril a setembro de 2014. A família usufruiu do apartamento por uns quatro ou cinco meses. Depois dela, eles tiraram a mobília, informa o promotor.

Segundo Conserino, o fato de o apartamento ter permanecido em nome da OAS, que pagou por reformas estruturais, inclusive pelos armários da cozinha, configura crime de ocultação de patrimônio e pode ser indício de lavagem de dinheiro, fato que está sendo investigado na Operação Lava-Jato (a OAS é uma das empreiteiras do cartel da Petrobras). A força tarefa da Lava Jato apura se há dinheiro de corrupção envolvendo as obras e o apartamento destinado ao ex-presidente.
O promotor também investiga reformas em um sítio usado por Lula em Atibaia, no interior de São Paulo, que está em nome de terceiros. Houve melhorias no imóvel, que ganhou quatro suítes. Elas teriam sido pagas por José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula, outro preso na Operação Lava-Jato. Segundo Conserino, parte da fundação das obras de ampliação foi paga a uma empresa fantasma do Paraná, do município de Colorado, por indicação da Usina São Fernando, que pertence à família Bumlai.
O promotor afirmou que a investigação também já reuniu provas de estelionato contra cooperados da Bancoop, crime que envolve o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, ex-presidente da cooperativa e o ex-presidente da OAS Leo Pinheiro.
OUTRO LADO
Procurado, o advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin Martins, disse estar “perplexo em saber que um promotor esteja cogitando denunciar alguém sem ter dado a oportunidade de prévia manifestação”.
Edward Carvalho, advogado da OAS, preferiu não comentar as acusações contra a empresa e seu ex-dirigente Leo Pinheiro.
— Ao invés de ficar dando entrevista, prefiro trabalhar — afirmou Carvalho
  

Agência da ONU para energia atômica oferece tecnologia nuclear contra vírus Zika

Mosquito Aedes aegypti


Usar a radiação nuclear para eliminar ou reduzir a população do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus Zika, será um dos temas centrais que o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica da Organização das Nações Unidas (AIEA), Yukiya Amano, apresentará a vários países em viagem pelas Américas que começa na segunda-feira (25).
O vírus Zika está relacionado ao aumento de casos de microcefalia em bebês na América Latina.
“A tecnologia para a esterilização de insetos é muito eficaz na redução ou erradicação da população de mosquitos e outros portadores de doenças”, explicou Amano em entrevista na véspera de partir para o Panamá, primeira escala da visita de duas semanas pela região da América Central e México.
O diplomata japonês recordou que a agência da ONU para energia atômica, que zela pelo uso pacífico da tecnologia nuclear, tem muita experiência nesta técnica para o controle de pragas. Amano destacou também que a organização tem capacidade para reagir com rapidez a crises deste tipo e deu como exemplo o surto de ebola na África em 2014.

Arquivo do blog