quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Por que as religiões afro-brasileiras são principal alvo de intolerância no Brasil?

Adeptos do candomblé fazem ato contra a intolerância religiosa no Rio de Janeiro em junho do ano passado


Dados compilados pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio de Janeiro (CCIR) mostram que mais de 70% de 1.014 casos de ofensas, abusos e atos violentos registrados no Estado entre 2012 e 2015 são contra praticantes de religiões de matrizes africanas.

Divulgado nesta quinta-feira (21), Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, o documento reacende o debate: por que os adeptos da umbanda e do candomblé, e suas variações, ainda são os mais atacados por conta de sua religião?

O tema ganhou as páginas dos jornais recentemente, em casos como o da menina Kaylane Campos, atingida por uma pedrada na cabeça em junho do ano passado, aos 11 anos, no bairro da Penha, na Zona Norte do Rio, quando voltava para casa de um culto e trajava vestimentas religiosas candomblecistas.

Também em 2015, no mês de novembro, um terreiro de candomblé foi incendiado em Brasília, sem deixar feridos. Na época, a imprensa local já registrara 12 incêndios semelhantes desde o início daquele ano somente no Distrito Federal.

Para eles, há duas explicações. Por um lado, o racismo e a discriminação que remontam à escravidão e que desde o Brasil colônia rotulam tais religiões pelo simples fato de serem de origem africana; e, pelo outro, a ação de alguns movimentos neopentecostais que nos últimos anos teriam se valido de mitos e preconceitos para "demonizar" e insuflar a perseguição a umbandistas e candomblecistas.

Relatório e dados

Os entrevistados destacam que, pela primeira vez, a CCIR, criada em 2008, aliou os dados estaduais a números nacionais, informações de outros institutos e relatos de três diferentes pesquisas acadêmicas.

Os dados do Disque 100, criado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, apontam 697 casos de intolerância religiosa entre 2011 e dezembro de 2015, a maioria registrada nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No Estado do Rio, o Centro de Promoção da Liberdade Religiosa e Direitos Humanos (Ceplir), criado em 2012, registrou 1.014 casos entre julho de 2012 e agosto de 2015, sendo 71% contra adeptos de religiões de matrizes africanas, 7,7% contra evangélicos, 3,8% contra católicos, 3,8% contra judeus e sem religião e 3,8% de ataques contra a liberdade religiosa de forma geral.

Dentre as pesquisas citadas, um estudo da PUC-Rio sugere que há subnotificação no tema. Foram ouvidas lideranças de 847 terreiros, que revelaram 430 relatos de intolerância, sendo que apenas 160 foram legalizados com notificação. Do total, somente 58 levaram a algum tipo de ação judicial.

O trabalho também aponta que 70% das agressões são verbais e incluem ofensas como "macumbeiro e filho do demônio", mas as manifestações também incluem pichações em muros, postagens na internet e redes sociais, além das mais graves que chegam a invasões de terreiros, furtos, quebra de símbolos sagrados, incêndios e agressões físicas.

Ivanir Costa, babalaô registrado há 35 anos e iniciado na Nigéria há 11 anos, está envolvido com a luta contra a intolerância há mais de duas décadas, e encabeçou a redação do relatório, como presidente da CCIR.

Ele diz que a própria ausência de dados consistentes nacionais, que dialoguem entre si, e a subnotificação dos casos, são indícios de como o tema ainda precisa ser levado mais a sério no Brasil.

"Há alguns avanços isolados em lugares como o Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, mas estamos muito aquém do que precisa ser feito neste setor", diz o religioso, que recebeu em 2014 o Prêmio Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República pelo trabalho na comissão.

Racismo e neopentecostais

Para Francisco Rivas Neto, sacerdote e fundador da Faculdade de Teologia com Ênfase em Religiões Afro-Brasileiras (FTU), baseada em São Paulo e a única reconhecida pelo Ministério da Educação como formadora de bacharéis no tema, é impossível dissociar a intolerância do preconceito contra o africano, o escravo e o negro.

"Os afro-brasileiros são discriminados, preconceituados, para não dizer demonizados, por sermos de uma tradição africana/afrodescendente. Logo, estamos afirmando que o racismo é causa fundamental do preconceito ao candomblé e demais religiões afro-brasileiras", diz.

Já a pesquisadora Denise Pini Fonseca, historiadora, ex-professora da PUC-Rio e coautora do estudo que visitou os mais de 800 terreiros fluminenses, acredita que a origem da intolerância esteja muito mais conectada à crescente influência de alguns grupos neopentecostais no país.

"É claro que o racismo tem influência, mas acredito que é muito mais forte o discurso de alguns movimentos neopentecostais que são na realidade um projeto teo-político que se apropria de símbolos muito poderosos para atingir seus interesses, e que elegeram as religiões de matrizes africanas como alvo", diz.

João Luiz Carneiro, doutor em ciências da religião pela PUC-SP, especialista em teologia afro-brasileira pela FTU e autor do livro Religiões Afro-brasileiras: Uma construção teológica (Editora Vozes), defende que os dois fatores estariam completamente conectados.
"A ligação entre esses dois fatores está muito bem resolvida na academia. As razões profundas na questão racial e o discurso neopentecostal que reforça no imaginário popular que é o macumbeiro, o sujo, o que faz o mal", indica.
Para ele, é nítido o processo em que boa parte do que é produzido pelo negro brasileiro é desumanizado, desvalorizado ou considerado estranho, exótico, folclórico, e a ascensão do discurso de alguns neo-pentecostais que estimula a visão da religião africana como ligada ao culto ao demônio, diabo, satanás, rituais satânicos, macumba ou que fazem o mal.

Casos de intolerância

Luiz Fernando Barros, de 52 anos, já experimentou diversos exemplos de intolerância ao longo dos 37 anos em que atua como religioso da umbanda.

"Já coloquei minha roupa branca religiosa no trabalho e vi que as pessoas queriam caçoar, fazer pouco dos meus valores espirituais. Temos filhos que frequentam escola pública e não podem usar as contas (colares religiosos). Já tive estátuas quebradas no meu templo, tentativas de invasão. Uma irmã nossa foi demitida de um hotel na Zona Sul do Rio quando a gerente descobriu que ela era de umbanda. Não foi o argumento oficial, mas ficou nítido para ela", conta.

Ele foi um dos vários pais de santo em reportagem publicada no ano passado que se viu forçado a aumentar a segurança de seus terreiro após repetidas invasões. Um deles, Pai Costa, de 63 anos e há 45 atuando como líder religioso, já tinha sofrido três invasões na época e teve de gastar R$ 4.500,00 em sistemas de vigilância.

Outro exemplo é o de Pai Márcio de Jangun, babalorixá, advogado e escritor iniciado há 36 anos no candomblé e com terreiro aberto há 15 anos. Ele diz que a intolerância pode ser sutil e parte do cotidiano, o que também configura discriminação e crime, apesar de não envolver violência física.

"Já me recusaram vender flores quando perceberam que seriam usadas em terreiro de candomblé. No transporte público, a pessoa se levanta por não querer ficar sentada do seu lado, se benze. É algo que infelizmente faz parte do cotidiano e que os praticantes de religiões africanas lidam todos os dias no Brasil", diz.

No relatório da CCIR há casos como a invasão e depredação do centro de umbanda "A Caminho da Paz", no Cachambi, na Zona Norte do Rio, em fevereiro de 2015, assim como incêndios e destruição de estátuas no Distrito Federal.
Também são documentados xingamentos contra crianças judaicas num clube de elite da Zona Sul do Rio, na Lagoa, durante as Mascabadas, olimpíadas de colégios judaicos de todo o país, e o ataque a uma professora de teatro que recebeu uma pedrada na perna aos gritos de "muçulmana maldita" uma semana após os atentados à sede da revista Charlie Hebdo, em Paris, no início do ano passado.

Papel do Estado

Um dos objetivos de aumentar o escopo do relatório da CCIR é chamar a atenção para o problema e nacionalizar o debate, além de pressionar Estados e o governo federal para a implementação de políticas públicas mais efetivas. Outra meta é cobrar a execução da legislação já existente, que tipifica o crime de intolerância religiosa.

No Rio de Janeiro, apesar de alguns avanços pontuais, os especialistas cobram a implementação de uma delegacia especializada, aprovada por lei em 2011 mas ainda sem previsão para sair do papel. São Paulo e Distrito Federal já criaram tais espaços.

o governo fluminense confirmou que "não há previsão para a criação" da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância como determinou a Lei Estadual 5931, aprovada em 25 de março de 2011. O governo ressaltou, no entanto, papel pioneiro com a criação do Centro de Promoção da Liberdade Religiosa e Direitos Humanos, em 2012, e disse que todas as delegacias de polícia do Estado estão aptas a registrarem casos de intolerância religiosa.

Na visão dos especialistas, este é justamente um dos principais problemas. "Quando a pessoa vai a uma delegacia, o policial registra a queixa como briga de vizinho, rixa, ameaça. Falha ao não aplicar a lei de intolerância religiosa, que prevê a tipificação penal adequada", diz o professor André Chevarese, do Instituto de História da UFRJ, que coordena o Laboratório de História das Experiências Religiosas.

"Além disso, juízes tendem a ser condescendentes, não punem da forma adequada. O Estado falha ainda ao não educar melhor, não incluir mais o ensino sobre África, sobre religiões de matrizes africanas, sobre a importância das culturas africanas para a construção do país", diz.

Ivanir Costa, da CCIR, diz que ao longo do tempo já presenciou a entrega de documentos às mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, e que ouviu promessas, mas até agora falta vontade política para implementar medidas nacionais mais eficientes, a exemplo do que foi colocado em prática na questão da violência contra a mulher.

"Não temos órgãos que acolham denúncias e orientem vítimas em todos os Estados. Não temos uma base de dados nacional, os números são muito discrepantes ao redor do país. Há pouquíssimas delegacias. Delegados, policiais e juízes descumprem a lei. É um cenário muito incipiente ainda", avalia.



Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas
 dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint

México e países da América Central aprovam plano para transportar cubanos

Imigrantes cubanos em abrigo na Costa Rica tentando chegar aos EUA

  Imigrantes cubanos em abrigo na Costa Rica tentando chegar aos EUA


O México e países da América Central aprovaram um plano para realizar mais voos que possam permitir a milhares de cubanos que estão na Costa Rica seguir viagem até os Estados Unidos.
Durante o encontro entre os governos da região, na Guatemala, na quarta-feira (20), foi considerada um "sucesso" a primeira viagem teste feita na semana passada, quando 180 cubanos voaram para El Salvador e de lá pegaram um ônibus para o México, onde receberam vistos de trânsito para seguirem até a fronteira com os EUA.
"Isso nos permite passar para a segunda fase, com dois voos semanais por meio da mesma rota", disse Manuel González, ministro das Relações Exteriores da Costa Rica.
As autoridades, que não especificaram quantas pessoas embarcariam em cada voo, planejam dar prioridade a mulheres grávidas, crianças e famílias entre os 7.800 mil cubanos que se encontram na Costa Rica desde meados de novembro, quando a Nicarágua fechou sua fronteira.
Milhares de cubanos têm se direcionado a países da América Central como via de acesso para tentar alcançar os EUA, motivados por temores de que a recente distensão nas relações entre Havana e Washington leve ao fim dos privilégios para cubanos que buscam asilo nos EUA, que permitem a eles entrarem no país por terra sem visto. Os que tentam entrar pelo mar são deportados.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas
 dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint

Viatura da PM invade residência durante perseguição policial

https://www.magazinevoce.com.br/magazinehabanospoint/

Uma viatura da polícia militar de Barreiras acabou se envolvendo em um acidente na tarde de ontem, 05, durante uma perseguição policial a uma motocicleta no bairro Barreirinhas, município de Barreiras, Oeste das Bahia.

https://www.magazinevoce.com.br/magazinehabanospoint/

Segundo informações policiais, eles estavam em perseguição a uma dupla que estava em atitude suspeita a bordo de uma moto quando o veículo apresentou um problema mecânico e o PM que estava dirigindo a viatura 3.0402 perdeu o controle e colidiu contra a parede de uma residência.
Apesar dos danos materiais, nenhum policial ficou ferido. A dupla conseguiu fugir.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas
 dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint

PM da Bahia contará com novas viaturas a partir de fevereiro de 2016

https://www.magazinevoce.com.br/magazinehabanospoint/ 

https://www.magazinevoce.com.br/magazinehabanospoint/ 

 A partir de fevereiro, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) passará a contar com novas viaturas. Os novos veículos, da marca Hilux, estarão disponíveis paras as guarnições das companhias independentes e de rondas especiais em todo o estado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas
 dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint

Ministério Público move ação contra presídio por falta de condições sanitárias

Ministério Público move ação contra presídio por falta de condições sanitárias

O Governo do Estado e a empresa responsável pela cozinha do presídio de Paulo Afonso, no norte da Bahia, foram acionados pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), alegando falta de condições sanitárias no local. O MP-BA deu o prazo de 90 dias aos acionados, para que eles criem um plano de ação para que as irregularidades sejam solucionadas.
O promotor de Justiça Marco Aurélio Nascimento Amado criou ação com base no relatório de inspeção expedido pela Vigilância Sanitária do Município. O documento com imagens da cozinha denunciada não foram divulgadas pela Secretaria de Saúde. Segundo a promotoria, o ambiente não possuia local adequado para armazenamento de material de limpeza e acessórios, além de produtos de hortifrúti. Além disso, a cozinha não apresentava pias específicas para preparação de refeições e tábuas de material de fácil higienização para cortes de carnes.
A Vigilância também registrou produtos descongelados de forma incorreta, como carnes e outros produtos encontrados sem identificação do fabricante, data de fabricação e peso.


Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas
 dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint

Empresário é atingido por cinco tiros ao sair de academia em Feira de Santana

Empresário é atingido por cinco tiros ao sair de academia em Feira de Santana
 foto dilvuldada istagram

O empresário Ricardo Peixoto Silva, 35 anos, foi atingido por cinco tiros após ser surpreendido por dois homens ao sair de uma academia, na Avenida Nóide Cerqueira, na cidade de Feira de Santana, a 108km de Salvador. De acordo com informações da Polícia Civil, o crime aconteceu na noite da última quarta-feira (13) e ainda está sendo investigado.
Ainda não é possível afirmar se houve uma tentativa de homicídio ou de latrocínio (roubo seguido de morte). O carro da vitima e a academia passam por pericias e as imagens das câmeras de segurança serão analisadas, segundo publicação do Acorda Cidade.
Ricardo segue internaod no Hospital Emec, para onde foi socorrido. O estado de saúde dele ainda não foi divulgado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas
 dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint

Curso de medicina da Bahia tem nota de corte mais alta no Sisu 2016

Curso de medicina da Bahia tem nota de corte mais alta no Sisu 2016

A última atualização de dados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016, mostrou nota de corte como a mais alta no curso de medicina na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). O resultado divulgado à 0h, desta quinta-feira (14), é provisório e será o último liberado pelo Ministério da Educação (MEC) antes de encerrar as inscrições na edição do primeiro semestre de 2016 do Sisu.
Das 10 maiores notas de corte provisórias das instituições, quatro são do Nordeste do país. A Universidade Federal do Oeste da Bahia está em primeiro lugar com 889,55 pontos, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte ocupa a segunda posição com 881,4 pontos, a Universidade Federal de Pernambuco, campus Caruaru está em oitavo lugar com 812,86 pontos e a Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca em nono com 810,68 pontos.
A média da nota de corte subiu 0,3% entre quarta (13) e quinta-feira (14), ou seja, foi de 785,9 para 787,9 pontos, considerando todos os 83 cursos de medicina. Ainda durante o dia, os especialistas dizem que, as notas de corte ainda devem sofrer alterações, sendo maiores que as divulgadas na última parcial.


Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas
 dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint

Municípios baianos perderam 13% do FPM



Os municípios baianos receberam R$ 35,9 milhões a menos na primeira parcela do FPM, Fundo de Participação dos Municípios. A redução, na comparação com o mesmo período de 2015, foi em torno de 13%. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, localidades como Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista e Feira de Santana receberam em média R$ 387 mil a menos em relação à primeira parcela do ano passado. Esse valor foi perdido por 9 municípios baianos. Dos 417, 88 municípios receberam em média R$ 70 mil a menos na primeira parcela do FPM deste mês. 73 municípios perderam em média R$ 35 mil e 60, R$ 47 mil a menos. Os dados da CNM indicam ainda que 59 municípios perderam cada um R$ 48 mil e outros 40 receberam menos R$ 82 mil. Os demais municípios baianos receberam a menos entre R$ 94 mil e R$ 375 mil.



Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas
 dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint

Policiais civis de Ilhéus entregam armas como forma de protesto



A partir de hoje (20), os policiais civis da Bahia farão paralisação de 72h. Às 9h desta quarta uma reunião está marcada. Nela, os policiais vão entregar as armas e a carteira funcional como forma de protesto. A greve deve seguir até a próxima sexta-feira (22). A volta ao trabalho da categoria está marcada para o sábado (23). A categoria está reivindicando a reestruturação salarial com igualdade entre os cargos da Polícia Civil baseada na atividade de investigação criminal; promoções; reconhecimento do laudo de papiloscopia pelo perito técnico conforme Lei Orgânica da Polícia Civil; reforma e construção de unidades policiais para atendimento à sociedade e a categoria; nomeação, posse e designação dos concursados de 1997, 2013 e 2014; valor da escala extra de Carnaval; entre outras.



Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas
 dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint

Mais de 15 praias estão impróprias para banho; Porto da Barra está na lista





Das 37 praias avaliadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas, 16 estão impróprias para o banho. Segundo o órgão, uma das praias é a do Porto da Barra, um dos cartões postais de Salvador. Os banhistas também devem evitar as praias de Periperi (na saída de acesso à praia), Penha (situada em frente à barraca do Valença), Bogari (em frente ao Colégio da PM), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Roma (rua Prof. Roberto Correia), Canta Galo(rua Agrário Menezes), Porto da Barra (Av. Sete de Setembro), Rio Vermelho (em frente à Rua Bartolomeu de Gusmão), Amaralina (no fundo da Escola Cupertino de Lacerda e em frente à rua do Balneário),Pituba (rua Paraíba e atrás da Praça), Armação (em frente ao Hotel Alah Mar), Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas) e Buraquinho (200 m da foz do rio Joanes).
Ainda de acordo com o órgão, “a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 ml de água”. Além disso, no período de chuvas, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças.


Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas
 dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint

Trânsito é modificado em pontos de Salvador para eventos neste domingo (24)

Trânsito de Salvador é alterado em diferentes pontos da cidade entre sexta e domingo


A Transalvador (Superintendência de Trânsito de Salvador) vai modificar o tráfego de veículos em vários pontos de Salvador, para a realização de quatro eventos neste domingo (24). De acordo com o órgão de trânsito, o acesso de moradores às vias interditadas estará garantido, mediante comprovação de endereço, através de contas de telefone, água ou energia elétrica.
Comércio: 
 A “1ª Corrida dos Comerciários” vai gerar interdição entre 6h e 10h, da pista do lado direito da avenida da França (via que margeia os galpões da Codeba), no trecho compreendido entre a rua Estado de Israel e o Centro Náutico da Bahia; e também da avenida Lafayette Coutinho (Contorno), em ambos os sentidos do trecho entre a Praça Visconde de Cayru e o Viaduto Reitor Miguel Calmon.
Opções de tráfego: os veículos que normalmente seguem da avenida da França, com destino à Cidade Alta ou av. Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela), terão como opção de tráfego seguir pela pista da esquerda da avenida da França, Praça da Inglaterra, rua Pinto Martins, Ladeira da Montanha e rua Carlos Gomes. Já os que transitam da avenida Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela) com destino à Cidade Baixa, poderão seguir do Viaduto Reitor Miguel Calmon para o Largo do Campo Grande, rua Forte de São Pedro, avenida Sete de Setembro, Praça da Piedade, avenida Joana Angélica, Praça Conselheiro Almeida Couto (acesso ao mergulho), avenida Presidente Castelo Banco e Aquidabã, chegando ao Túnel Américo Simas. Para os veículos que têm como destino a rua da Conceição da Praia, a opção de tráfego é, da Praça Castro Alves seguir para a rua Chile, rua Pau da Bandeira, Ladeira da Montanha, chegando à Ladeira da Conceição da Praia. O acesso aos veículos com destino ao Centro Náutico da Bahia está garantido, pela avenida da França.
Cidade Baixa:
Na Ponta do Humaitá, acontece o “Vamos Ver o Pôr do Sol em Humaitá”, show da banda Jammil. Para o evento, o tráfego de veículos será interditado na rua Monte Serrat / Ponta do Humaitá, entre 10h e 19h.
Suburbana:
A “Caminhada do Hospital Geral João Batista Caribé” vai interditar, de forma progressiva (uma faixa das vias), a partir das 8h, a avenida Afrânio Peixoto (saída do Hospital Geral João Batista Caribé) e a Rua Dr. Eduardo Dotto (chegada à Praia de Tubarão).
ão Cristóvão:
A partir das 12h, o tráfego será interditado progressivamente (uma das faixas das vias) nas seguintes ruas de São Cristóvão: Lauro de Freitas (saída em frente à Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes); Coronel Manoel Ramos Deiró e Santo Antônio (chegada na Praça São José), para o desfile do “Bloco da Saúde – III Pré Carnaval de São Cristóvão”.


Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas
 dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint


Policial Militar é baleado após tentar reagir a assalto no interior do Estado




Um policial militar ficou ferido após uma ação criminosa, no bairro Conceição I, em Feira de Santana, município situado a 108 km de Salvador. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo na região do glúteo, ao tentar reagir a um assalto.
O PM foi socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhado a uma unidade hospitalar. O estado de saúde dele é considerado estável.
O caso ocorreu na manhã de quarta-feira (20), na avenida Contorno. Conforme a PM, os suspeitos estavam a pé e na fuga, embarcaram em um veículo e seguiram sentido bairro Conceição. A polícia realiza rondas de diligência, mas até o fechamento dessa matéria ninguém havia sido preso.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas
 dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint


Comparativo: Qual é melhor navegador para usar no Windows 10?

 

 O Windows 10 chegou com promessas de um futuro melhor e, além das mudanças na interface e no desempenho do produto, a Microsoft caprichou no aplicativo mais usado: o navegador.

Pois é, como você já deve saber, o novo sistema deixa de lado o Internet Explorer e oferece um novo programa chamado Edge. O ícone ainda lembra o antecessor, mas a funcionalidade foi aprimorada visando conquistar o consumidor novamente.
Mas será que este é o melhor navegador para o sistema? Como de costume, nós resolvemos fazer uma série de testes para conferir na prática qual aplicativo é mais competente no dia a dia. Para esta análise, nós rodamos testes com o Google Chrome, o Microsoft Edge, o Mozilla Firefox e o Opera — que são os quatro principais softwares do gênero para o Windows.

Máquina de testes

  • Sistema: Windows 10
  • Processador: Intel Core i7-3689Y com clock de 1,5 GHz
  • Memória: 8 GB DDR3
  • Armazenamento: SSD de 240 GB
  • Resolução: 1366x768 pixels 
  • Softwares utilizados

  • Google Chrome 44
  • Microsoft Edge 20
  • Mozilla Firefox 40
  • Opera 31

Execução dos testes

Para saber qual navegador oferece a melhor experiência, nós selecionamos alguns pontos a serem analisados. Entre as características verificadas, temos a inicialização, o carregamento de páginas, o consumo de memória RAM, o desempenho em games online, a performance em benchmarks e o gerenciamento de downloads.
Em outros carnavais, nós costumávamos fazer uma análise que começava pela instalação, mas resolvemos cortar essa parte neste comparativo, já que o tamanho do instalador não muda nada no dia a dia. Os instaladores trazem gerenciadores que baixam os arquivos durante a instalação — exceto o Edge, que já vem no sistema —, então não convém levar isso em conta.
Na tentativa de deixar o artigo ainda mais completo, nós acrescentamos itens que não são mensuráveis, mas que podem ser importantes quando pensamos na interação e experiência geral com os softwares. Neste comparativo, vamos falar sobre a interface (incluindo a adaptação dos programas às telas sensíveis ao toque) e segurança.

Inicialização

Nós sabemos que a inicialização do navegador depende de uma série de fatores, mas o hardware ajuda muito nesse quesito. Como nossa máquina tem uma configuração robusta, todos os navegadores apresentaram o mesmo tempo de inicialização. Não notamos atraso entre o clique e a aparição do aplicativo na tela. Em apenas um segundo já é possível navegar.
Dessa forma, exclusivamente para este teste, nós resolvemos fazer um teste com uma máquina mais simples, com processador inferior, menor quantidade de memória RAM e um disco rígido (algo mais comum em computadores modestos). A configuração utilizada foi a seguinte:
  • Sistema: Windows 10
  • Processador: Intel Core i5-4210U com clock de 1,7 GHz
  • Memória: 4 GB DDR3
  • Armazenamento: HD de 500 GB (5.400 RPM)
  • Resolução: 1366x768 pixels

Como você pode observar no gráfico acima, o navegador que abre com maior velocidade é o Microsoft Edge. A diferença é brutal se comparado aos concorrentes. Ele está pronto para uso na metade do tempo que o Opera leva para processar suas configurações iniciais.
O Mozilla Firefox não faz feio, demorando um pouco mais que o Opera para estar pronto para utilização. A surpresa é ver que o Google Chrome foi o que mais demorou, chegando a quase 9 segundos para carregar a página padrão.
Vale ressaltar que nós executamos os testes três vezes em cada navegador, obtendo tempos diferentes e fazendo uma média. Os programas foram executados de forma isolada e uma reinicialização foi efetuada antes de rodar os testes novamente.
De qualquer forma, esperar 3 segundos para usar o Edge ou 8 segundos para trabalhar com o Chrome não é algo que faça grande diferença no dia a dia. É importante comentar ainda que a segunda inicialização (após fechá-lo e abrir novamente) de cada software leva apenas 1 segundo!

Além do tempo de inicialização, nós efetuamos uma verificação para conferir a quantidade de memória RAM utilizada por cada aplicativo. Novamente, quem levou a melhor foi o Microsoft Edge, seguido pelo Opera, Chrome e Firefox.

Carregamento de páginas

Com a correria do dia a dia, ninguém quer ficar esperando muito tempo para poder navegar em seus sites favoritos. Para averiguar a capacidade dos navegadores em diferentes situações, nós testamos seis sites, na tentativa de identificar possíveis variações de velocidades entre os navegadores e evitar problemas com oscilações de rede. Os sites testados foram os seguintes:
  • UTFPR
  • UFPR
  • USP
  • tribuna diaria
  • youtube
  • Baixaki
Observação: os testes foram rodados depois que o navegador estava totalmente carregado e a finalização de cada teste se deu quando os aplicativos não apresentavam mais ícones ou status de carregamento (seja na barra de endereço, título da página, cursor do mouse ou outro elemento dos programas com tal finalidade).

Acredite se quiser, o Microsoft Edge se mostrou extremamente veloz em todos os testes, perdendo apenas no carregamento do site da USP por uma fração de segundo para o Firefox. Em muitos casos, o novo navegador do Windows alcançou resultados surpreendentes, deixando os demais comendo poeira.
O navegador da Mozilla também não fez feio, ficando na frente dos demais em quase todas as verificações. O Opera ficou com a terceira posição, marcando bons resultados em boa parte das análises. O Google Chrome foi o último colocando. Ele quase empatou com o Opera em alguns testes, mas deixou a desejar em muitas situações.

Consumo de memória RAM

Uma das coisas que mais incomodam as pessoas atualmente é o consumo excessivo de memória RAM dos navegadores. Aplicativos que outrora eram elogiados, hoje mostram sérios problemas para conter sua voracidade no consumo de recursos.
Nós rodamos dois testes para mensurar o desempenho dos navegadores. O primeiro foi para verificar o impacto na memória durante a primeira inicialização. O segundo teste foi para conferir o consumo de recursos com 10 abas abertas simultaneamente. Os valores foram obtidos no Gerenciador de Tarefas do Windows. Os sites carregados foram os seguintes:


Como você pode conferir nos gráficos acima, o navegador mais leve no primeiro boot é o Microsoft Edge. Ele é seguido de perto pelo Opera, Chrome e Firefox. A diferença entre o primeiro e o último colocado nesta verificação não é tão discrepante, então não podemos dizer que é um absurdo o consumo de memória do programa da Mozilla.
Entretanto, quando partimos para o carregamento de vários sites, o quadro quase que se inverte totalmente. O Firefox que era o último colocado consegue a primeira posição, poupando o computador e consumindo menos de 500 MB de memória RAM. O Opera fica em segundo lugar e também se destaca por ficar próximo dos 750 MB de memória.
O Firefox é ideal para computadores modestos, já que economiza memória RAM e carrega sites com rapidez
Infelizmente, o tão adorado Google Chrome é um verdadeiro problema para os computadores mais modestos, já que ele ultrapassou o consumo de 1 GB de memória RAM. E o mais impressionante é ver que o Edge não consegue se comportar quando tem muita coisa aberta, chegando a quase 1.400 MB de memória.

Desempenho gráfico

Como os navegadores estão demonstrando um passo claro em direção à tecnologia HTML5 e praticamente abandonando o flash, decidimos realizar um teste de desempenho em jogos com um benchmark capaz de testar os softwares de forma idêntica. O site utilizado foi o Peacekeeper, que foi desativado, mas ainda tem a opção para realização do teste.

De acordo com os resultados obtidos, o Opera é o melhor produto disparado para jogar games na web e trabalhar com gráficos tridimensionais, seguido pelo Edge e o Firefox. O Google Chrome foi o pior colocado nesta verificação, mas isto não significa que ele é incapaz de rodar os jogos online mais recentes.

Benchmarks

Ainda que os testes manuais sejam mais práticos e possam dar uma noção do desempenho dos navegadores no dia a dia, ferramentas de benchmarks podem analisar o desempenho dos softwares com precisão, averiguando o potencial dos browsers em atividades específicas. A lista de serviços usados foi a seguinte:
  • Dromaeo
  • JetStream
  • V8
  • Browser Mark
Observações: todos os benchmarks foram executados com as janelas maximizadas e individualmente, para que não houvesse interferência de outros aplicativos rodando simultaneamente. O Dromaeo foi executado com a opção “Run Recommended Tests”.

Nestes quatro benchmarks, o Google Chrome levou a melhor em dois testes. O Firefox fez bonito em duas ocasiões, mas nas outras ele ficou em último lugar. O Opera se mostrou um navegador equilibrado, conquistando um primeiro lugar e ficando apenas uma vez em último.
Diferente de grande parte dos testes práticos, o Microsoft Edge não conseguiu abocanhar o primeiro lugar em nenhum dos benchmarks. Entretanto, isso não quer dizer que o programa não esteja bem preparado. Muito pelo contrário, em diversas verificações ele ficou próximo dos concorrentes, o que significa que ele apresenta bom desempenho em várias situações.

Downloads

Todo mundo costuma baixar arquivos da internet. Sejam eles pequenos ou grandes, a quantidade de downloads é absurda. Para esta análise, nós optamos por um benchmark capaz de detectar ping, variações e outras informações que não seriam visualizadas através dos gerenciadores de downloads.

No gráfico acima, você pode conferir que o Google Chrome levou a melhor na hora dos downloads, mas todos os aplicativos conseguiram médias similares. O melhor software na hora dos uploads foi o Opera, enquanto que o Firefox fez muito feio neste quesito.
É importante ressaltar contudo, que, além desses valors, o benchmark indicou que o Firefox apresentou o maior ping (ou seja, ele demorou mais para se conectar ao servidor), bem como foi o programa que apresentou a maior variação na hora dos downloads, ou seja, ele nem sempre manteve as transferências próximas da média.

Segurança

Segurança é algo muito importante e os quatro softwares testados mostram capacidade para manter o usuário muito bem protegido. Todos trazem as mais recentes tecnologias compatíveis com seus respectivos motores, de modo que é muito difícil apenas listar as ferramentas e dizer se um ou outro é melhor.
Dessa forma, para garantir uma comparação justa, optamos por rodar o teste Browserscope, que realiza uma bateria de 17 testes, averiguando as reações de cada aplicativo de acordo com possíveis ações dos sites (o que inclui verificações de java, questões de política de segurança, links maliciosos, invasões de diversas formas e trabalho com cookies).

Nestes testes, o Google Chrome e o Opera empataram, falhando no mesmo item (API de páginas estáticas toHTML). O Microsoft Edge também se comportou bem, mas apresentou deficiência no mesmo teste e ainda ao trabalhar com headers de diferentes origens. O Firefox falhou nos mesmos testes e ficou em última colocação ao atuar de forma incorreta com opções de X-Content.

Interface

Uma das principais questões que levamos em consideração neste artigo foi a interface dos navegadores. Considerando a proposta do Windows 10 de se adaptar tanto aos computadores quanto aos tablets, acreditamos que tal característica tem impacto significativo no dia a dia.
A mais recente versão do Firefox vem justamente para ajustar pequenos pontos e deixar o aplicativo mais adaptado aos produtos sensíveis ao toque. O navegador responde rapidamente aos ajustes no dimensionamento da tela e se adapta perfeitamente a grandes e baixa resoluções.
O Chrome é o navegador mais compacto, o que significa que ele tem mais espaço para o conteúdo. barra de menu enxuta, poucos botões, bom aproveitamento do espaço. A Google sabe o que faz e não é por acaso que seu navegador agrada todo mundo. O único inconveniente deste software é o tamanho dos itens, que não facilita o uso em tablets.
O Edge aposta na simplicidade, mas tem visual perfeito para computadores e tablets
O Edge chegou inovando. A Microsoft caprichou no visual do aplicativo e apostou na simplicidade. Ele tem apenas o essencial na ponta dos dedos (ou do clique), mas apresenta bom tamanho dos itens, garantindo ótima experiência com aparelhos touchscreen. Navegador muito rápido para os dois tipos de interface.
O Opera também não faz feio e se mostra muito simples de usar independente do tipo de tela ou forma de execução do Windows 10. Ele tem ícones grandes, menus fáceis e uma aba inicial (a Speed Dial) que é perfeita para tablets e computadores. Certamente, uma boa opção!

Conclusão

Em questão de interface, todos os programas apresentam visuais caprichados, que agradam o consumidor e ajudam na questão da familiaridade com botões e posicionamento dos recursos. O único que sai na desvantagem nesse ponto é o Chrome, já que ele não prioriza o espaço de visualização e assim reduz muito o tamanho das barras e ícones.
Analisando aspectos como inicialização e desempenho para carregamento de páginas, o grande navegador que nos surpreendeu foi o Edge. O tempo de boot é excelente e o tempo para carregar os sites é impressionante. Nesse segundo quesito, somente o Mozilla Firefox consegue brigar com o produto da Microsoft.
Falando ainda no navegador da Raposa, podemos concluir que ele é o melhor programa em questão de gerenciamento de memória RAM. O browser consegue economizar recursos do computador, sendo perfeito para máquinas modestas. Nesse quesito, o Microsoft Edge e o Google Chrome não foram muito bem, mas não devem ser problemáticos para computadores robustos.
O Chrome é muito seguro, mas o Opera oferece segurança e ainda é bom para jogos
Quanto aos benchmarks, os testes foram bem equilibrados. Em desempenho gráfico, o Opera foi o melhor disparado, sendo o software mais recomendado para quem costuma curtir games em HTML5. Nos benchmarks gerais, o Google Chrome conseguiu o primeiro lugar duas vezes e deve apresentar boa compatibilidade com uma grande gama de sites.
Além disso, o navegador da Google foi o melhor em downloads, mas os demais produtos também ficaram muito bem colocados neste comparativo. Por fim, no quesito segurança, o Firefox foi o pior colocado, enquanto que Edge ficou em segundo lugar, sendo que Opera e Chrome empataram.
No fim das contas, todos se mostram boas opções, mas cada um tem suas vantagens em determinados aspectos. Vale você verificar qual atende melhor as suas necessidades e lhe agrada mais.



Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas
 dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint

 

Fortes chuvas em Havana causam 3 mortos e vários prejuízos a capital

As intensas chuvas que fustigaram a capital cubana na quarta-feira causaram a morte a três pessoas e provocaram 27 derrocadas de prédios, na sua maioria, na zona central da cidade

  

As intensas chuvas que fustigaram a capital cubana na quarta-feira causaram a morte a três pessoas e provocaram 27 desabamentos de prédios, na sua maioria, na zona central da cidade.

Os três mortos foram uma mulher de 77 anos, "que morreu afogada, depois de uma inundação", um homem de 24 anos, "eletrocutado, depois da queda de cabos elétricos" e outro de 43 anos, também por "afogamento", indicou fonte da Proteção Civil Provincial de Havana.
As precipitações e os fortes ventos causaram "24 desabamentos totais e três parciais" e em algumas zonas, como Havana Central ou a Velha Havana, o nível da água chegou a subir mais de dois metros.
Na Velha Havana tiveram de ser retiradas 151 pessoas.
Um relatório recente da Proteção Civil adiantou que se estima em 1.400 o número de casas inundadas e em 10.089 o número de pessoas afetadas pela tormenta, que estavam a ser acompanhadas pelas serviços públicos.
O Instituto de Meteorologia de Cuba informou que as "inundações súbitas" nas zonas baixas da capital, onde habitam dois milhões de pessoas, foram provocadas por "uma série de tempestades elétricas severas que se formaram rapidamente no estreito da Florida".
Nas primeiras horas de quarta-feira, as tempestades sobre Havana causaram "chuvas intensas, queda de granizo e ventos fortes" que chegaram a alcançar uma velocidade de 98 quilómetros horários, ainda segundo o Instituto.Estas precipitações ocorrem depois de vários dias de um intenso calor em Cuba, tendo chegado a registar-se 38,7 graus na província de Holguín, no leste da ilha, que é o segundo valor mais alto desde que há registos.



Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas
 dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint

Mulheres pedem lei que as permita descer fora do ponto de ônibus após as 22h

 

Homens e mulheres têm riscos iguais, mas elas acabam sendo as maiores vítimas porque reagem menos a crimes

“O ponto de ônibus mais próximo da minha casa fica em uma rua escura, com muitas árvores, pouco movimento. Chego por volta de 23h e tenho medo de ser abordada por algum homem. Não quero ter medo de voltar para casa, só quero chegar em segurança”, diz Julia Novaes.
O relato da paulistana é um dos publicados na página da petição: “Pressionando Congresso Nacional: Lei Nacional para que mulheres possam descer do ônibus fora do ponto depois das 22h”, criada pelo movimento “Vamos Juntas?”. A idealizadora do projeto, Babi Souza, criou a petição há um mês para que a lei, que já vigora em algumas cidades do País, se torne federal. 
Em São Paulo, o projeto de lei que propõe o direito exclusivo às mulheres para descerem fora do ponto de ônibus após as 22h foi protocolado na semana passada na Câmara Municipal. De acordo com o texto, que considera o horário “vulnerável a violências”, os motoristas do transporte coletivo devem possibilitar o desembarque de mulheres após as 22h em qualquer local onde seja permitido estacionar, desde que esteja no trajeto regular da linha do ônibus.
A proposta é do vereador Toninho Vespoli (Psol). Segundo ele, a preocupação com assaltos e estupros contra mulheres foi a principal razão da criação do projeto. “É uma medida pequena, mas que pode garantir maior segurança para muitas mulheres”. 
Publicidade
</div> <div id='passback-wb99887eed5'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb283c7e5c3'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb4f14c8d00'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb917351f14'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wbd208a2d60'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb4d8be1b5c'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wbf1c7ef0f7'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb2a4fb4f14'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb71b881917'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb16083add5'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wbd053354ac'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb8698b41f3'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wbae93012fd'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wbc1222c452'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb67041ce45'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb34e60f4a6'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb28609bcef'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wbed6581a3d'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wbff8792888'></div>
A lei já existe no Distrito Federal desde 2014 e outros municípios do Brasil também a aprovaram, como Mogi das Cruzes, Guarujá e Itanhaém, no estado de São Paulo, Cascavel e Umuarama, no Paraná, e Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.
O projeto ainda não tem data para ser votado. Se aprovado, o Poder Executivo deverá promover campanhas de divulgação para levar o direito ao conhecimento das mulheres.
A proposta é do vereador Toninho Vespoli (Psol). Segundo ele, a preocupação com assaltos e estupros contra mulheres foi a principal razão da criação do projeto. “É uma medida pequena, mas que pode garantir maior segurança para muitas mulheres”. 
Publicidade
</div> <div id='passback-wb99887eed5'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb283c7e5c3'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb4f14c8d00'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb917351f14'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wbd208a2d60'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb4d8be1b5c'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wbf1c7ef0f7'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb2a4fb4f14'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb71b881917'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb16083add5'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wbd053354ac'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb8698b41f3'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wbae93012fd'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wbc1222c452'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb67041ce45'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb34e60f4a6'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wb28609bcef'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wbed6581a3d'></div>
Publicidade
</div> <div id='passback-wbff8792888'></div>
A lei já existe no Distrito Federal desde 2014 e outros municípios do Brasil também a aprovaram, como Mogi das Cruzes, Guarujá e Itanhaém, no estado de São Paulo, Cascavel e Umuarama, no Paraná, e Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.
O projeto ainda não tem data para ser votado. Se aprovado, o Poder Executivo deverá promover campanhas de divulgação para levar o direito ao conhecimento das mulheres.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas
 dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint




 

2015 foi ano mais quente da história, diz Nasa

Temperatura ficou 0,90ºC acima da média do século 20 e 0,16ºC acima do recorde anterior, registrado em 2014 

O ano de 2015 foi o mais quente já registrado desde 1880, informaram a Nasa e a Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) nesta quarta-feira (20).

Segundo os estudos das entidades, que são realizados separadamente, a temperatura do planeta ficou 0,90ºC acima da média do século 20 e 0,16ºC acima do recorde anterior, registrado em 2014. Os cientistas atrelaram o aumento nos termômetros ao fenômeno climático El Niño, mas principalmente, ao aquecimento planetário ocorrido em longo prazo e causado por emissões humanas.
Ainda de acordo com os dados divulgados hoje, 10 dos 12 meses do ano passado bateram recorde, sendo dezembro o mais quente já registrado na história.
No curso de 2015, o calor recorde atingiu diversas áreas do globo: a América Central e parte da América do Sul, várias partes da Europa, a Ásia Ocidental, o sul da África e ainda a Sibéria. Além disso, todos os oceanos sofreram com o aumento da temperatura. Para ilustrar os problemas de aquecimento global, os especialistas lembraram da onda de calor na Índia, que matou mais de 2,5 mil pessoas no ano passado.
Publicidade
</div> <div id='passback-wbb24402a5c'></div>
"A mudança climática é o desafio da nossa geração. O anúncio de hoje é um dado-chave que deve causar uma aceleração nas decisões políticas e fazê-los entender que agora é o momento de agir", afirmou um dos pesquisadores da Nasa, Charles Bolden.
Com base nesses dados, a extensão da cobertura de gases no hemisfério Norte durante 2015 ficou em 24,6 milhões de quilômetros quadrados, a menor desde 2008 e a 11ª no ranking das menores coberturas desde o século 19.
Já a extensão anual média do gelo marinho no Ártico ficou em 11 milhões de km2, a sexta menor dos últimos 37 anos. Situação contrária ao das geleiras da Antártida, que aumentaram para 12,7 milhões de km2, sendo o terceiro maior da história.
Com os números divulgados, os últimos 12 meses quebraram pela quarta vez o recorde de temperaturas desde o início do século. Desde 1997, 16 dos 18 anos seguintes tiveram temperaturas acima da média.
Apesar de demorar ainda alguns anos para confirmar, os cientistas acreditam que os recordes batidos pelos últimos dois anos colocaram o planeta, novamente, numa trajetória de rápido aquecimento global. Isso ocorre após um período de relativa estabilidade na temperatura desde o poderoso El Ninõ de 1998.
O anúncio também foi feito um mês após líderes de, praticamente, todos os países do mundo se comprometerem a tomar mais atitudes para a temperatura da Terra não ultrapassar os 2ºC até o fim deste século - preferencialmente, que o aumento fique abaixo dos 1,5ºC.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint



Dez truques para incrementar seu WhatsApp

Aprenda a desativar notificações de leitura e acesso, colocar senha no aplicativo, economizar dados, recuperar conversas perdidas, além de outras funções úteis no dia a dia    

Com 900 milhões de usuários no mundo, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo e a América Latina é um de seus principais mercados.
E, recentemente, ele apresentou mais uma novidade: os clientes, que antes tinham que pagar US$ 1 depois do primeiro ano de uso, nas próximas semanas não precisarão mais pagar nada.
"A compra (do WhatsApp pelo Facebook em 2014) nos permitiu concentrar em crescer e não pensar mais em ganhar dinheiro", disse Jan Koum, um dos fundadores do WhatsApp, que explicou que o método de assinatura "não funcionou muito bem".
Publicidade
</div> <div id='passback-wbdddf2d054'></div>
Com ou sem pagamento, tornou-se comum usar o programa para bater papo com os amigos, enviar recados de voz e, cada vez mais, compartilhar fotos e informações.
Mas algumas pessoas talvez não saibam que alguns truques podem melhorar esta experiência.
Confira a seguir dez dicas e funções pouco conhecidas do WhatsApp:

1. Evite que saibam que você leu uma mensagem
Em novembro de 2014, o WhatsApp lançou uma nova função, em que os sinais de mensagem entregue ficam em azul que indicar que o remetente leu a mensagem enviada.
Muitos não ficaram satisfeitos com a novidade. Mas é possível desabilitá-la.
É mais fácil para quem tem um celular com sistema Android: basta baixar a versão beta do aplicativo e ir em Configurações > Informações da Conta > Privacidadee desmarcar a opção "Confirmação de leitura".
Para iPhone, é um pouco mais complicado.
Primeiro, é preciso desbloquear o sistema do aparelho, um processo conhecido como "jail break", que permite baixar aplicativos que não estão na loja oficial de aplicativos da Apple, a App Store.

Depois, é preciso baixar o aplicativo "WhatsApp receipt disabler", da Big Boss, que permite desativar a notificação de leitura.
Bônus: quando esta opção estiver ativada, é possível saber a hora em que o destinatário leu a mensagem, clicando sobre ela e movendo o dedo para a direita.

2. Envie arquivos em outros formatosO WhatsApp só permite enviar arquivos de foto, áudio e vídeo.
Mas, ao usar outros aplicativos, como "Cloud Send" no Android ou "MP3 Music Dowloader" no iPhone, é possível mandar arquivos PDF ou documentos do programa Word.

3. Bloqueie seu WhatsAppMesmo que os celulares tenham senha para bloqueá-los, isso não parece ser suficiente para alguns.
Se for o seu caso, use o aplicativo "WhatsApp Lock" para instalar uma senha para acessar o programa.

4. Veja notificações pelo computadorAplicativos como "Notifyr" no iPhone e "Desktop Notifications" no Android permitem ver as notificações que chegam ao celular por meio do computador.
Normalmente, é preciso instalar o aplicativo no celular e um outro programa, conhecido como extensão, no computador.

5. Instale o WhatsApp em seu tablet com AndroidO WhatsApp não permite a instalação em um tablet, mas há uma saída.
No tablet, é preciso baixar a última versão do WhatsApp no formato APK, que pode ser encontrada no site do aplicativo, na versão para escritórios.
Também é necessário baixar o aplicativo SRT AppGuard, que impede que o aparelho seja reconhecido pelo mensageiro como um tablet.
No SRT AppGuard, selecione "WhatsApp" e pressione "Monitor", o que permite a este programa fazer uma revisão do WhatsApp.
Quando isso terminar, desative as funções "read phone status" e "identity under Phone calls".
Depois, ative o WhatsApp usando sua linha de telefone fixa para receber uma chamada com o código de verificação de três números. Introduza o código no WhatsApp e pronto.

6. Evite que saibam quando você usou o programa pela última vezO WhatsApp exibe abaixo do nome do contato a hora em que ele entrou no aplicativo pela última vez.
Para evitar que isso seja informado há outro truque: vá em Configurações > Informações da Conta > Privacidade > Visto por último.
Ali haverá três opções: Todos, Meus Contatos, Ninguém.
Escolha a que mais lhe agradar e, assim, tenha um pouco mais de privacidade.

7. Recupere conversas que foram apagadasVocê pode ter apagado uma conversa por acidente. Ou fez isso de propósito e se arrependeu.
Às vezes, o celular guarda a conversa em sua memória.
Mas, quando o programa é desinstalado e instalado novamente, ele pergunta ao usuário se quer restaurar o histórico de mensagens.
Assim, você pode ter suas conversas perdidas de volta.

8. Evite que fotos e vídeos sejam baixados para o celular automaticamenteUma das razões pelas quais mais se usa a franquia de dados de um plano é o fato das fotos e vídeos que chegam ao WhatsApp serem baixados pelo programa por conta própria - e muitos destes arquivos você pode nem querer ver.
Para evitar isso, há um truque fácil: faça este caminho Configurações > Opções de Conversa > Download automático de mídia.
Nesta seção, é possível escolher se você quer que fotos e vídeo sejam baixados só quando se estiver conectado a uma rede WiFi, nunca ou sempre.

9. Veja suas estatísticas no WhatsAppO programa reúne alguns dados curiosos, como o número de mensagens recebidas e enviadas.
Mas isso também pode ser útil: ao zerar as estatísticas, é possível monitorar o uso do programa em determinado período de tempo, algo que pode ajudar a economizar seu pacote de dados.
É simples. Vá em: Configurações > Informações da Conta > Uso de rede.

10. Oculte uma imagem sobre outraSim, existem aplicativos que permitem mandar duas fotos em uma.
Quando uma imagem chega, ao clicar sobre ela, o destinatário pode ver a outra.
"Magiapp" no Android e "FhumbApp" no iPhone permitem fazer isso.
Este artigo foi publicado originalmente no dia 15 de janeiro de 2015 e foi atualizado depois do anúncio do WhatsApp de que não cobrará por sua assinatura.


Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint

Com dívida no valor de R$ 1 bilhão, Leader Magazine pede falência

Dívidas da rede varejista já somam R$ 1 bilhão
Controlador das Lojas Leader, o banco de investimentos BTG Pactual anunciou o pedido de falência da rede varejista. A solicitação foi feita pela família Furlan, dona da rede de lojas paulista Seller, comprada pela Leader em 2013, que reclama pagamento atrasado de R$ 9 milhões na Justiça.
Em nota, o banco BTG Pactual, cujo ex-presidente André Esteves foi preso ano passado na operação Lava Jato, informou que “já discutia valores pleiteados pelos vendedores da Seller, em virtude, dentre outros motivos, de inconformidades patrimoniais e contábeis da empresa, verificadas quando da conclusão da referida alienação”.
Publicidade
</div> <div id='passback-wb78c1054ff'></div>
Adquirida em 2012 pelo BTG Pactual, a Leader era considerada a aposta do banco para dar início a um movimento de consolidação no setor varejista, de olho no crescimento da classe C.
Um ano depois, o BTG comprou a rede paulista Seller, com 50 lojas, mas o negócio não deu certo. As dificuldades para integrar essa aquisição à estrutura da Leader obrigou a empresa a iniciar no ano passado um amplo processo de reestruturação.
Hoje a Leader é formada por uma rede 90 lojas mas, segundo fontes do mercado, está mergulhada em dívidas, que já somam cerca de R$ 1 bilhão.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint

Dilma será testemunha de réu da Operação Zelotes, decide Justiça


Presidente da República, que poderá ser ouvida tanto presencialmente quanto testemunhando por escrito, não é alvo de investigação, apesar da decisão da Justiça Federal 

A presidente Dilma Rousseff deve receber ainda nesta quarta-feira ofício a respeito do depoimento 

A Justiça Federal autorizou que a presidente Dilma Rousseff preste depoimento como testemunha de um dos réus investigados na Operação Zelotes. A decisão, desta quarta-feira (20), é do juiz titular da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, Vallisney de Souza Oliveira. 
A medida, no entanto, não coloca Dilma entre os investigados da operação que apura um dos maiores esquemas de sonegação fiscal já conhecidos no País, que, suspeita-se, pode somar R$ 19 bilhões em desvios. De acordo com o juiz, é direito do réu, o advogado Eduardo Gonçalves Valadão, escolher as testemunhas para sua defesa. 
Ainda nesta quarta-feira, o tribunal expedirá um ofício-consulta e o enviará a Dilma para que ela informe como pretende ser ouvida pelo juiz – por meio de depoimento presencial, agendando uma data para ser ouvida, ou por escrito. 
Com a decisão, a presidente terá de responder às perguntas – elaboradas pelo Ministério Público Federal, pelo advogado de Valadão e pelo juiz responsável pelo caso –, mesmo que seja para dizer que desconhece o que está sendo investigado, conforme prevê o Código Penal Brasileiro.
Publicidade
</div> <div id='passback-wb9b5edb621'></div>
A Operação Zelotes investiga lobbies envolvendo grandes empresas do País, como a LFT Marketing Esportivo – de Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula –, além da suspeita de que quadrilhas atuavam junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda, na reversão ou anulação de multas.


Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint

Arquivo do blog