quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Dilma será testemunha de réu da Operação Zelotes, decide Justiça


Presidente da República, que poderá ser ouvida tanto presencialmente quanto testemunhando por escrito, não é alvo de investigação, apesar da decisão da Justiça Federal 

A presidente Dilma Rousseff deve receber ainda nesta quarta-feira ofício a respeito do depoimento 

A Justiça Federal autorizou que a presidente Dilma Rousseff preste depoimento como testemunha de um dos réus investigados na Operação Zelotes. A decisão, desta quarta-feira (20), é do juiz titular da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, Vallisney de Souza Oliveira. 
A medida, no entanto, não coloca Dilma entre os investigados da operação que apura um dos maiores esquemas de sonegação fiscal já conhecidos no País, que, suspeita-se, pode somar R$ 19 bilhões em desvios. De acordo com o juiz, é direito do réu, o advogado Eduardo Gonçalves Valadão, escolher as testemunhas para sua defesa. 
Ainda nesta quarta-feira, o tribunal expedirá um ofício-consulta e o enviará a Dilma para que ela informe como pretende ser ouvida pelo juiz – por meio de depoimento presencial, agendando uma data para ser ouvida, ou por escrito. 
Com a decisão, a presidente terá de responder às perguntas – elaboradas pelo Ministério Público Federal, pelo advogado de Valadão e pelo juiz responsável pelo caso –, mesmo que seja para dizer que desconhece o que está sendo investigado, conforme prevê o Código Penal Brasileiro.
Publicidade
</div> <div id='passback-wb9b5edb621'></div>
A Operação Zelotes investiga lobbies envolvendo grandes empresas do País, como a LFT Marketing Esportivo – de Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula –, além da suspeita de que quadrilhas atuavam junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda, na reversão ou anulação de multas.


Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de DiscussãoClique aqui para se cadastrar!
 

Magazine Habanospoint

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog