sábado, 5 de março de 2016

Instituto Lula é pichado após ex-presidente prestar depoimento



Um portão do Instituto Lula, na Zona Sul de São Paulo, apareceu pichado na manhã deste sábado (5) após o ex-presidente que dá nome ao local ter prestado depoimento na sexta-feira (4) na 24ª fase da Operação Lava Jato. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do instituto.
De acordo com a assessoria, a pichação deve ter ocorrido durante a madrugada deste sábado (5). Câmeras de segurança do prédio deverão ser analisadas para tentar identificar os responsáveis. O G1 esteve nesta manhã no local. O portão estava levantado, mas mesmo assim era possível ver a pichação "sua hora chegou corrupto". O petista é investigado pela Justiça Federal por suspeita de ter sido beneficiado pelo esquema de desvios de dinheiro na Petrobras.
Enquanto isso, militantes petistas e simpatizantes estão reunidos desde a manhã deste sábado na frente do prédio onde mora Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, no ABC. Eles estão em vigília para demonstrar apoio ao ex-presidente.
Durante a ação dos agentes da PF, grupos apoiadores e críticos ao ex-presidente chegaram a entrar em confronto em frente à casa do ex-presidente e no saguão do aeroporto de Congonhas.
Após ser liberado na tarde de sexta, o ex-presidente fez pronunciamento na sede do PT, em São Paulo, onde disse ter se sentido "prisioneiro", que "jamais" se recusaria a prestar qualquer depoimento, e falou ser vítima de perseguição. Mais tarde, se ofereceu para concorrer à Presidência em 2018.
Diversas cidades brasileiras registraram um "aplaudaço" em apoio à Polícia Federal na noite desta sexta. O movimento foi convocado pelas redes sociais.
As manifestações ocorreram em ao menos 14 estados. Além de São Paulo, houve manifestações em outras cidades, como Rio de Janeiro, Fortaleza, Porto Alegre e Belo Horizonte.
O Ministério Público Federal (MPF) alega que Lula era um dos "principais beneficiários" do esquema de corrupção que atuava na Petrobras e que surgiram evidências de que os crimes cometidos na estatal o "enriqueceram" e financiaram campanhas eleitorais e o caixa do Partido dos Trabalhadores.
O ex-presidente foi o principal alvo da 24ª fase da Operação Lava Jato. A Polícia Federal (PF) fez buscas e apreensões em endereços ligados a Lula. Os sigilos bancários e fiscal do petista, do Instituto Lula e de sua empresa de palestras foram quebrados por determinação judicial.
Na manhã de sexta, agentes levaram o petista de sua residência, em São Bernardo, na região metropolitana de São Paulo, em cumprimento a mandado de condução coercitiva. Lula foi levado para um salão de autoridades no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital, para prestar depoimento obrigatório, onde, segundo seus interlocutores, negou qualquer favorecimento no esquema de corrupção da Petrobras.
Durante a tarde, a presidente Dilma Rousseff criticou a condução de Lula para depor. Ao lado de 12 ministros, disse que a medida foi "desnecessária". Ela ligou para o ex-presidente após o depoimento dele à PF.
"Quero manifestar o meu mais absoluto inconformismo com o fato de o ex-presidente Lula, que por várias vezes compareceu de forma voluntária para prestar esclarecimentos perante as autoridades, seja agora submetido a uma desnecessária condução coercitiva para prestar mais um depoimento", disse.
A defesa do ex-presidente pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão dos procedimentos da 24ª fase da Operação Lava Jato, intitulada Aletheia (busca da verdade). A ministra Rosa Weber, entretanto, negou. Ao todo, foram expedidos 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília.
O líder do DEM na Câmara, deputado Pauderney Avelino (AM), afirmou que o epsiódio mostra que “ninguém está acima da lei". O presidente nacional do PSDB, Aécio Neves - que perdeu a eleição de 2014 para Dilma - afirmou que os indícios de que o PT cometeu crimes “estão vindo à luz”.
"Os graves indícios de irregularidades e crimes cometidos à sombra do projeto de poder do PT finalmente estão vindo à luz. Vamos continuar apoiando as investigações. O Brasil merece conhecer a verdade", disse Aécio, por nota no Facebook.

Enfiem no cú todo o processo", diz Lula em vídeo feito por deputada após depoimento

Segundo a deputada Jandira Feghali, Lula estava conversando com a presidente Dilma

hqdefault.jpg 

Em um vídeo postado neste sábado (04 de março) enquanto estava na sede do Partido dos Trabalhadores, a deputada federal pelo PC do B, Jandira Feghali, sem querer entregou um trecho de uma conversa de Lula com a presidente Dilma Rousseff. Neste trecho, Lula conversa no celular : “eles que enfiem no cú todo o processo”. O vídeo foi gravado momentos antes de o ex-presidente ter feito um pronunciamento sobre a condução coercitiva a qual foi submetido. 

Em primeiro plano, Jandira fala: "Estamos aqui, vocês estão vendo a imagem do Lula ali atrás. O Lula tá nesse momento conversando com a Presidenta da República, e nós estamos aqui com ele. E ele tá muito tranquilo, com muita coragem, com muita capacidade de guerrear, muito seguro das suas informações. Estamos aqui no diretório nacional do PT, em São Paulo. Ele vai dar uma coletiva daqui a pouco, nós estamos aqui juntos trabalhando a mobilização do povo".

Lula é beneficiário de corrupção na Petrobras, diz MPF

Luiz Inácio Lula da Silva assiste a soldagem na tubulação das obras de construção do gasoduto Coari-Manaus, na base de Urucu, principal bacia petrolífera da região norte em 2009

 Na 24ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada na manhã desta sexta-feira (4), a Polícia Federal (PF) cumpre mandados de busca e apreensão na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu filho, Fabio Luiz Lula da Silva.

Neste momento, a PF está no entorno da casa do petista em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

A operação investiga a compra e a reforma de um sítio em atibaia frequentado por Lula e a possível relação do ex-presidente com um apartamento tríplex no Guaruja, reformado pela OAS. 

A ação de hoje foi batizada de Aletheia em referência a expressão grega que significa busca da verdade

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF),  o petista é um dos principais beneficiários da Petrobras.

"O ex-presidente Lula, além de líder partidário, era o responsável final pela decisão de quem seriam os diretores da Petrobras e foi um dos principais beneficiários dos delitos". 

Na tarde de ontem, a reportagem da revista IstoÉ estremeceu Brasília ao revelar que Delcídio teria dito que o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff teria interferido na apuração do esquema de corrupção da Petrobras. 

Se a denúncia for confirmada, as investigações da Operação Lava Jato podem ser levadas ao Palácio do Planalto - cenário mais temido pelo governo Dilma.

Veja a nota oficial emitida pelo MPF. 

"Estão sendo cumpridos, nesta data, mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva para aprofundar a investigação de possíveis crimes de corrupção e lavagem de dinheiro oriundo de desvios da Petrobras, praticados por meio de pagamentos dissimulados feitos por José Carlos Bumlai e pelas construtoras OAS e Odebrecht ao ex-Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva e pessoas associadas. Há evidências de que o ex-Presidente Lula recebeu valores oriundos do esquema Petrobras por meio da destinação e reforma de um apartamento triplex e de um sítio em Atibaia, da entrega de móveis de luxo nos dois imóveis e da armazenagem de bens por transportadora. Também são apurados pagamentos ao ex-Presidente, feitos por empresas investigadas na Lava Jato, a título de supostas doações e palestras.

Ao longo das 23 fases anteriores da Lava Jato, avolumaram-se evidências muito consistentes de que o esquema de desvio de dinheiro da Petrobras beneficiava empresas, que enriqueciam às custas dos cofres da estatal, funcionários da Petrobras, que vendiam favores, lavadores de dinheiro profissional, os quais providenciavam a entrega da propina, e os políticos e partidos que proviam sustentação aos funcionários da Petrobras e em troca recebiam a maior parte da propina, a qual os enriquecia e financiava campanhas.

Esse grande esquema era coordenado a partir das cúpulas e lideranças dos partidos políticos que compunham a base do governo federal, especialmente o Partido dos Trabalhadores, o Partido Progressista e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro. O ex-Presidente Lula, além de líder partidário, era o responsável final pela decisão de quem seriam os diretores da Petrobras e foi um dos principais beneficiários dos delitos.

De fato, surgiram evidências de que os crimes o enriqueceram e financiaram campanhas eleitorais e o caixa de sua agremiação política. Mais recentemente, ainda, surgiram, na investigação, referências ao nome do ex-Presidente Lula como pessoa cuja atuação foi relevante para o sucesso da atividade criminosa, tanto no tocante à quitação do empréstimo obtido pelo Partido dos Trabalhadores junto ao Banco Schahin, por meio do direcionamento ilícito de contrato da Petrobras ao grupo Schahin, a pedido de José Carlos Bumlai, como para que um negócio entre OSX e Sete Brasil se efetivasse. No último caso, há notícia de pagamento de propina que seria destinada, segundo Bumlai teria informado, para parente do ex-Presidente.

O avanço das investigações revelou, também, evidências de que o ex-Presidente recebeu, em 2014, pelo menos R$ 1 milhão sem aparente justificativa econômica lícita da OAS, por meio de reformas e móveis de luxo implantados no apartamento tipo triplex, número 164-A, do Condomínio Solaris, em Guarujá. Embora o ex-Presidente tenha alegado que o apartamento não é seu, por estar em nome da empreiteira, várias provas dizem o contrário, como depoimentos de zelador, porteira, síndico, dois engenheiros da OAS, bem como dirigentes e empregado da empresa contratada para a reforma, os quais apontam o envolvimento de seu núcleo familiar em visitas e tratativas sobre a reforma do apartamento.

Há evidências de que a OAS pagou despesas elevadas para reformar o imóvel (mais de R$ 750 mil), arcou com móveis de luxo para cozinha e dormitórios (cerca de R$ 320 mil), bem como de que tudo isso aconteceu de modo não usual (foi o único apartamento que sofreu tal intervenção) e com o envolvimento do próprio presidente da OAS, Léo Pinheiro. A suspeita é de que a reforma e os móveis constituem propinas decorrentes do favorecimento ilícito da OAS no esquema da Petrobras, empresa essa cujos executivos já foram condenados por corrupção e lavagem na Lava Jato. Além disso, há fortes evidências de que outros líderes e integrantes do Partido dos Trabalhadores foram agraciados com propinas decorrentes de contratos da Petrobras, inclusive por meio de reformas e após deixarem o cargo público, como no caso de José Dirceu, o que já ensejou acusação criminal formal contra este.

As apurações apontam também para o fato de que o ex-Presidente Lula, em 2010, adquiriu dois sítios em Atibaia mediante interpostas pessoas, pelo valor de R$ 1.539.200,00, havendo ainda fortes indícios de que, entre 2010 e 2014, recebeu pelo menos R$ 770 mil sem justificativa econômica lícita de José Carlos Bumlai e das empresas Odebrecht e OAS, todos beneficiados pela corrupção no esquema Petrobras. De fato, dois sítios contíguos, um colocado em nome de Jonas Suassuna e outro em nome de Fernando Bittar, foram adquiridos na mesma data, em 29/10/2010. Tanto Jonas como Fernando são sócios de Fábio Luís Lula da Silva como foram representados na compra por Roberto Teixeira, notoriamente vinculado ao ex-Presidente Lula e responsável por minutar as escrituras e recolher as assinaturas. Encontrou-se, ainda, mensagem eletrônica que aponta o uso dos adquirentes nominais como interpostas pessoas. Ademais, o ex-Presidente determinou que parte de sua própria mudança, quando do fim do exercício da presidência, fosse entregue na sede dos sítios, para onde foi, com expressiva frequência, ao longo dos últimos anos.

Para além da suspeita sobre a ocultação de propriedade em nome de terceiros, há fortes indícios, consistentes na palavra de diversas testemunhas e notas fiscais de compras de produtos, de que reformas e móveis no valor de pelo menos R$ 770 mil foram pagos, sem razão econômica lícita, por Bumlai e pelas empreiteiras Odebrecht e OAS, todos favorecidos no esquema Petrobras. Bumlai e a Odebrecht se encarregaram da reforma. A OAS adquiriu móveis no valor de aproximadamente R$ 170 mil para a cozinha, comprada no mesmo estabelecimento em que aquela empresa adquiriu móveis para o triplex 164-A, o que também indica que o imóvel pertencia ao ex-Presidente. Foram encontradas mensagens, ainda, no celular de Léo Pinhero, indicando que os beneficiários da cozinha eram o ex-Presidente e sua esposa, ex-Primeira-Dama. A suspeita, aqui novamente, é que os valores com que o ex-Presidente foi agraciado constituem propinas pagas a título de contraprestação pelos favores ilícitos obtidos no esquema Petrobras.

Surgiram, ainda, fortes indícios de pagamentos dissimulados de aproximadamente R$ 1,3 milhão pela empresa OAS em favor do ex-Presidente, de 01/01/2011 a 01/2016, para a armazenagem de itens retirados do Palácio do Planalto quando do fim do mandato. Apesar de a negociação do armazenamento ter sido feita por Paulo Okamotto, que foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, presidente do Instituto Lula desde o fim de 2011 e sócio do ex-Presidente na LILS Palestras desde sua constituição em março de 2011, o contrato foi feito entre a OAS e a empresa armazenadora. Nesse contrato, seu real objeto foi escondido, falsificando-se o documento para dele constar que se tratava de "armazenagem de materiais de escritório e mobiliário corporativo de propriedade da construtora OAS Ltda." Paulo Okamotto assinou ainda, em 12 de janeiro de 2016, procuração autorizando a retirada dos bens.

Por fim, investigam-se pagamentos vultosos feitos por construtoras beneficiadas no esquema Petrobras em favor do Instituto Lula e da LILS Palestras, em razão de suspeitas levantadas pelos ingressos e saídas dos valores. De fato, a maior parte do dinheiro que ingressou em ambas as empresas, ao longo de 2011 a 2014, proveio de empresas do esquema Petrobras: Camargo Correa, OAS, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e UTC. No Instituto Lula, foram 20,7 dentre 35 milhões que ingressaram. Na LILS, foram 10 dentre 21 milhões. Quanto às saídas de recursos, além de beneficiarem pessoas vinculadas ao Partido dos Trabalhadores – cumprindo recordar que o esquema da Petrobras era partidário -, elas beneficiaram parentes próximos do ex-Presidente, por meio de pagamentos a empresas de que são sócios. Além de tudo isso, a própria presidência do Instituto foi ocupada, em dado momento, por ex-tesoureiro de sua campanha que é apontado por colaboradores como recebedor de propinas que somaram aproximadamente R$ 3 milhões, decorrentes de contratos com a Petrobras, o que, mais uma vez, mostra o vínculo de pessoas muito próximas ao ex-Presidente com os crimes e indica possível ligação das próprias empresas ao esquema ilícito e partidário que vitimou a Petrobras.

Todos esses fatos estão sendo investigados no âmbito da Lava Jato porque eles se relacionam com o destino de verbas desviadas da Petrobras por empresas e pessoas participantes do megaesquema criminoso. Os fatos são de competência federal não só por se relacionarem com crimes financeiros e de lavagem de dinheiro transnacional, mas também por haver fatos praticados quando o ex-Presidente estava no exercício de mandato no âmbito da União Federal, onde possivelmente sua influência foi usada, antes e depois do mandato – o que é objeto de investigação –, para que o esquema existisse e se perpetuasse.

Ressalta a Força Tarefa do Ministério Público Federal que a investigação sobre o ex-Presidente não constitui juízo de valor sobre quem ele é ou sobre o significado histórico dessa personalidade, mas sim um juízo de investigação sobre fatos e atos determinados, que estão sob suspeita. Dentro de uma república, mesmo pessoas ilustres e poderosas devem estar sujeitas ao escrutínio judicial quando houver fundada suspeita de atividade criminosa, a qual se apoia, neste caso, em dezenas de depoimentos e ampla prova documental. Conforme colocou a decisão judicial, "embora o ex-Presidente mereça todo o respeito, em virtude da dignidade do cargo que ocupou (sem prejuízo do respeito devido a qualquer pessoa), isso não significa que está imune à investigação, já que presentes justificativas para tanto."

Fatos notórios confirmam razão de impeachment, diz Bicudo

O jurista Helio Bicudo, fundador do PT e promotor do pedido de impeachment da presidente

 O jurista Hélio Bicudo afirmou neste sábado que a suposta delação premiada de Delcídio do Amaral (PT-MS) reafirma os fundamentos do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, feito no ano passado.

Bicudo disse que o depoimento de Delcídio não traz nenhum fato novo. Os fatos relatados em reportagem e negados pela presidente são todos fatos "notórios", segundo o jurista, e que confirmam os motivos para um impeachment.

Sobre o debate acerca de exageros na condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ontem, na Operação Lava Jato, Bicudo afirmou que é uma problematização "idiota".

"O (juiz Sérgio) Moro não é nenhum novato e já demonstrou que age com cautela. Se determinou a condução coercitiva, ele tinha motivos", afirmou. "O discurso do Lula é novamente de se colocar na posição de vítima", disse.

O jurista criticou o discurso do ex-presidente ontem, após prestar depoimento. Usando uma expressão de Lula no fim de seu discurso, Bicudo afirmou que "jararaca é bicho peçonhento, de quem é preciso ficar longe".

No final da coletiva dada nesta sexta-feira, Lula afirmou que "se quiseram matar a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo. A jararaca tá viva, como sempre esteve."

Bicudo voltou a defender que a Câmara dos Deputados tenha liberdade para atuar na apreciação do processo que pede o afastamento da presidente Dilma Rousseff. Na avaliação do jurista, o Supremo Tribunal Federal (STF) está impedindo o fluxo normal da discussão do tema na Câmara sem ter a competência para realizar interferências. "O STF não deveria assumir posição política, apenas jurídica. Dessa forma, está agindo ao largo da lei", afirmou jurista.

Bicudo, que estava almoçando junto com um grupo de amigos advogados em um restaurante na Zona Sul de São Paulo, disse que vai participar das manifestações no dia 13 de março, na capital paulista. O prato do almoço foi lula.

Novo Wi-Fi gasta 10 mil vezes menos bateria do celular

Placa de WiFi gratuito

Desligar o sinal de captação de Wi-Fi é o melhor jeito de economizar a bateria do seu celular.

E nem adianta procurar o novo lançamento da marca mais cara no mercado para ver se o tempo de duração dele aumenta.

Não vai resolver nada. O problema está no transmissor de sinal ligado na parede da sua casa.

Qualquer modelo de roteador usa dois dispositivos para emitir sinal: analógico e digital.

A parte digital evoluiu ao longo dos anos, ficou mais rápida e eficiente.

Só que a parte analógica praticamente parou no tempo. E é ela quem exige do seu celular maior consumo de energia na hora de captar o Wi-Fi.

Por isso, cientistas da Universidade de Washington desenvolveram uma nova tecnologia para aprimorar a transmissão do sinal dos roteadores.

Batizado de Wi-Fi passivo, o aparelho funciona como um intermediário.

Ele recebe as ondas do roteador, seleciona algumas delas e reflete um sinal totalmente digital.

Segundo os pesquisadores, o wi-fi passivo pode reduzir em até 10 mil vezes o consumo de energia.

O único problema é que, por enquanto, reduz também a velocidade da internet - máxima de 11 mbps.

Lula responde à pressão com possível candidatura em 2018

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acena para militantes desde seu apartamento em São Bernardo - 04/03/2016

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atual alvo da maior investigação por corrupção no país e que na sexta-feira foi interrogado pela Polícia Federal, ressurge no âmbito político e responde agora ao cerco da Justiça com a insinuação de que será candidato em 2018.

Apesar da operação policial da sexta-feira em residências, escritórios e propriedades de familiares e próximos a Lula, ela também deu mais força à possível candidatura à presidência, apoiada pela militância que "acordou".

Em declaração à imprensa depois de prestar depoimento aos agentes federais, Lula manifestou que estava "vivo" e disse que se "quiseram matar a jararaca, não bateram na cabeça".

Lula não chegou a admitir, mas deixou no ar a possibilidade de ser candidato presidencial nas eleições de 2018 pelo PT. "A partir de agora, a resposta que posso dar é ir para as ruas", um cenário que ele disse conhecer "melhor que ninguém" por sua militância como sindicalista.

"Terão que me enfrentar nas ruas e a partir de segunda-feira estou disposto a viajar por todo o país. Se há a necessidade de alguém para comandar a tropa, eu estou aqui", afirmou Lula em meio aos gritos de seus correligionários que o aclamaram como seu provável candidato em 2018.

O nome de Lula sempre foi o preferido pelos principais nomes do PT para disputar as eleições de 2018, na qual será eleito o sucessor de Dilma.

A militância do PT, que proclamou Lula como seu candidato favorito em diferentes atos públicos, começou a se desvincular do governo atual e, inclusive, alguns dirigentes chegaram a criticar as medidas de ajuste fiscal adotadas pelo Executivo para tentar melhorar as maltratadas contas públicas.

A gestão da presidente, além disso, foi alvo de duras críticas do setor econômico, que enfrenta uma recessão técnica, ratificada nesta semana com a divulgação oficial de que o Produto Interno Bruto (PIB) regrediu 3,8% em 2015.

Também no ano passado a inflação chegou a 10,67%, acima do teto de tolerância da meta oficial; o real teve uma desvalorização de 48,3% frente ao dólar e a taxa básica de juros se manteve em 14,25%, a maior referente nos últimos nove anos.

Perante a falta de credibilidade do governo, as dúvidas sobre a força política de Dilma e a desconfiança de mercado financeiro, que na sexta-feira deu uma resposta positiva ao cerco contra Lula com uma alta de 4% na bolsa de São Paulo, o PT se vê obrigado a buscar saídas para se manter no poder.

Com as mobilizações convocadas para os próximos dias, o PT, partidos aliados e movimentos sociais simpatizantes buscam enaltecer a figura de Lula e resistir à provocação da oposição.

Explosão de táxi marítimo em Bangcoc deixa 65 feridos

Templo Wat Arun, junto ao rio Chao Phraya, em Bangcoc, na Tailândia

 o menos 65 passageiros ficaram feridos neste sábado depois que o motor de um táxi marítimo em Bangcoc explodiu quando a embarcação se aproximava do cais, informou a polícia.

Três estrangeiros, incluindo um homem japonês e duas mulheres de Mianmar, estão os feridos, e o restante eram tailandeses, de acordo com o centro de emergência médica de Erawan.

A embarcação transportava cerca de 70 pessoas em uma rota pela manhã nos canais de Bangcoc, disse o tenente-coronel da polícia, Chaithanan Jirapiyaset. A explosão ocorreu quando o táxi marítimo chegou ao pier Wat Thepleela, em um dos bairros operários ao leste da capital, causando pânico e levando os passageiros a saltar da embarcação.

Conforme o centro médico de Erawan, pelo menos 65 pessoas foram hospitalizadas com diferentes graus de queimadura.

Acidentes do tipo não são comuns, ainda que muitas das embarcações de transporte sejam velhas e frequentemente super lotadas. A polícia informou que não estava imediatamente claro o que o causou a explosão do motor. Fonte: Associated Press.

Colômbia contabiliza mais de 47.000 casos de zika

Mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, vírus zika e febre chikungunya

A Colômbia reporta 47.771 casos de pessoas infectadas pelo zika vírus, 8.890 dos quais em mulheres grávidas, informou neste sábado o Instituto Nacional de Saúde.

Desde o início da fase epidêmica, foram registrados 39.924 casos registrados por exame clínico, 2.090 confirmados em laboratório e 5.757 casos suspeitos, segundo o boletim epidemiológico mais recente.

Embora em geral os sintomas do zika sejam leves - febre baixa, dor de cabeça e nas articulações e machas na pele - acredita-se que as mulheres grávidas podem ter bebês com microcefalia, uma doença congênita irreversível que provoca danos irreparáveis no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças.

Na última semana, foram notificados 5.065 casos novos, 1.237 em grávidas.

A presença do vírus se mantém em 282 municípios do país, e a maioria dos afetados são mulheres (67,4%), com maior incidência em pessoas de 25 a 29 anos (14,1%).

Na Colômbia, onde o ministério da Saúde vinculou o zika com três mortes de doentes de Guillain-Barré (um transtorno neurológico), há a previsão de mais de 600.000 infectados pelo vírus neste ano e quinhentos casos de microcefalia caso se repita a situação vivida pelo Brasil, o país mais afetado, com mais de um milhão e meio de casos.

O vírus se expandirá por todo o continente americano, exceto Canadá e Chile, advertiu a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Fifa usará vídeo em jogos e quer acabar com "triplo castigo"

Novo presidente da Fifa, Gianni Infantino, dia 26/02/2016

 O novo presidente da Fifa, o suíço Gianni Infantino, disse neste sábado que em breve começarão testes para o uso do vídeo por parte dos árbitros em algumas partidas e anunciou o fim, com algumas condições, do chamado "triplo castigo", quando um jogador comete um pênalti, é expulso e suspenso.

"Estamos abertos a concretizar medidas e passos para mostrar que uma nova era começou na Fifa e na International Board", declarou Infantino após reunião desse último organismo, que regulamenta as regras do futebol.

Entre essas medidas, está a criação de um protocolo para introduzir de forma experimental o uso de replays pelos árbitros. Haverá testes nos próximos dois anos, e um dos campeonatos que podem servir de "cobaia" é o Brasileirão, conforme pedido feito pela CBF à Fifa.

"Devemos analisar o impacto que o uso da tecnologia tem sobre o desenvolvimento do jogo. Temos de levar em conta se é o melhor para o futebol. Temos de fazer testes para saber se temos que aplicá-la ou não. Devemos liderar uma discussão, não bloqueá-la", afirmou Infantino.

O uso do vídeo por parte dos árbitros foi um dos assuntos incluídos na ordem do dia da Reunião Anual da International, em Caridiff, no País de Gales, na qual também discutiu a possibilidade de permitir uma quarta substituição em partidas nos quais houver prorrogação.

Também foi debatido o triplo castigo, e ficou definido que quando o goleiro ou o defensor cometer falta dentro da área em uma tentativa de disputar a bola o cartão recebido deverá ser o amarelo, e não vermelho. A expulsão continuará acontecendo apenas em casos de entradas violentas.

A modificação, segundo Infantino, começará em junho e poderá ser aplicada na Eurocopa, na Copa América Centenário e no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Outras novidades são o fim de duas obrigações, a de tocar a bola para frente no início ou reinício de um jogo e a de que um atleta machucado após uma entrada que tenha rendido cartão ao adversário seja atendido fora do gramado. Isso evitará que o time do infrator fique em vantagem numérica.

Saques na poupança em 2016 são os maiores em 21 anos, diz BC

Sede do Banco Central em Brasília

 O volume de retiradas no primeiro bimestre deste ano, de R$ 18,670 bilhões, na caderneta de poupança é o maior para o período dos últimos 21 anos.

O Banco Central começou a fazer o levantamento atual em janeiro de 1995. Até então, a maior quantidade de saques dessa aplicação, já descontados os depósitos, foi vista em 2015, de R$ 11,794 bilhões.

Em 2016, essa marca foi ultrapassada nos dois meses em questão. Em fevereiro, a retirada foi de R$ 6,264 bilhões no ano passado e de R$ 6,639 bilhões agora.

No caso de janeiro, a diferença foi muito mais gritante, já que, apenas no primeiro mês deste ano, o valor total de saques (R$ 12,031 bilhões) foi superior ao primeiro bimestre de 2015.

No ano passado, as retiradas líquidas da caderneta em janeiro foram de R$ 5,529 bilhões.

Fevereiro

Após a retirada líquida recorde de R$ 12,031 bilhões da poupança em janeiro, a quantidade de recursos que os investidores sacaram da caderneta em fevereiro, já descontadas as aplicações, ficou em R$ 6,639 bilhões.

De qualquer forma, é o pior resultado para o mês da série histórica do Banco Central iniciada em 1995.

Para meses de fevereiro, a pior marca até agora havia sido registrada no ano passado, quando as retiradas ficaram R$ 6,264 bilhões maiores do que os investimentos.

O resultado do mês passado só não foi pior porque no último dia ingressaram R$ 2,507 bilhões na poupança. No primeiro bimestre de 2016, as retiradas da caderneta somaram R$ 18,670 bilhões.

Até então, a conta estava negativa em R$ 9,146 bilhões. Isso ocorre com o sazonal aumento dos depósitos na caderneta no último dia útil por causa de aplicações automáticas da conta corrente que alguns investidores já deixam programadas para ocorrer.

A acentuada deterioração da caderneta se dá depois de uma recuperação em dezembro do ano passado, com a injeção de recursos do pagamento do 13 salário.

O saldo positivo de R$ 4,789 bilhões no último mês de 2015 interrompeu uma série de 11 meses de resultados negativos.

Ao longo de todo o ano passado, portanto, apenas em dezembro as captações líquidas superaram as retiradas.

Além da piora do cenário econômico e do aumento do desemprego, o início de todos os anos é marcado pela concentração de pagamento de impostos e de gastos extras com matrícula e material escolar.

Acabou a fase de sobra de recursos para aplicar na poupança. Ao contrário, necessidades financeiras fazem brasileiros retirarem dinheiro da aplicação.

De acordo com o BC, o total de aplicações no mês passado foi de R$ 152,451 bilhões e o de saques, de R$ 159,090 bilhões.

O saldo desse investimento está em R$ 646,085 bilhões, já considerando os rendimentos de R$ 4,082 bilhões de fevereiro.

Mais uma vez, o patrimônio da caderneta recuou, como aconteceu pela primeira vez em um ano em 2015.

Outro ponto que pesa contra a poupança é que há no mercado investimentos mais rentáveis, atrelados ao dólar e aos juros, por exemplo, e que fizeram a caderneta perder o brilho.

A remuneração da poupança é formada por uma taxa fixa de 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR) - esse cálculo vale para quando a taxa básica de juros (Selic) está acima de 8,5% ao ano e atualmente está em 14,25% ao ano.

Por causa dessa sangria na poupança vista desde o início do ano passado, o setor imobiliário passou a reclamar de falta de recursos para financiamentos de casas e apartamentos.

Para minimizar esse quadro, o BC decidiu liberar os bancos em 2015 para usarem R$ 22,5 bilhões dos depósitos da poupança que são obrigados a manter na instituição para desembolsos nas operações de financiamento habitacional e rural.

Mais recentemente, esses recursos foram liberados para serem usados também em investimento em infraestrutura.

Meta de crescimento ainda seria objetivo principal da China

Bandeira da China contra o sol

 A meta de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) continua a ser o principal objetivo das autoridades chinesas, o que pode atrasar as reformas estruturais necessárias ao país, afirma o economista Louis Kuijs, diretor de pesquisa da consultoria Oxford Economics para a Ásia.

Em relatório a clientes, o analista argumenta que, apesar das autoridades terem reduzido a meta de expansão de "cerca de 7,0%" para "entre 6,5% e 7,0%" este ano, o número revela que elas continuam firmes em sua intenção de fazer dobrar o PIB per capta e a renda pessoal dos chineses de 2010 a 2020.

"Na nossa opinião, a meta é ambiciosa e pode distrair as autoridades de reformas dolorosas, como o fechamento de empresas estatais não lucrativas", afirmou Kuijs.

Tais reformas são mais fáceis em um ambiente de alto crescimento, como o vivido no começo da década, quando essa meta de dobrar o PIB foi traçada, ele explica. No entanto, dada a falta de motores naturais para o crescimento, ela exigirá grande esforço por parte da política macroeconômica.

"Insistir em uma meta estabelecida há cinco anos, em circunstâncias diferentes, deverá atrasar o andamento de reformas importantes para controlar o alto endividamento e reduzir o excesso de capacidade (da economia)", diz o analista. "É uma pena, porque um crescimento na casa dos 6,0% já seria o suficiente."

Entre os estímulos mencionados durante o Congresso Nacional do Povo, que começou neste sábado, Kuijs destacou a permissão para um déficit orçamentário maior este ano. Segundo dados do governo, o número deve crescer de 2,4% no ano passado para 3,0% este ano.

Já o Financiamento Total Social (TSF), uma medida criada pelo Banco do Povo da China (PBoC, o banco central chinês) que exclui o crédito tomado pelos governos central e locais, deve crescer 13%. Isto significa, nas contas da Oxford Economics, uma aumento de 16 pontos porcentuais na relação entre TSF e PIB, para 225% ao final do ano.

Por outro lado, as declarações endereçadas às medidas de reforma não trouxeram surpresas. "O governo se comprometeu a proceder com seus esforços "proativamente, mas com prudência", o que confirma nossas expectativas de que os esforços serão relativamente tímidos", comentou.

Tema conversa entre Lula e Dilma seria "abuso" de operação

Lula, Dilma e Marisa

 O deputado federal Vicente Paulo da Silva (PT-SP), conhecido como Vicentinho, afirmou neste sábado, 5, que a presidente Dilma Rousseff descerá do apartamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para cumprimentar os manifestantes que fazem vigília no local desde 9 horas.

Dilma chegou há cerca de 40 minutos na residência de Lula e, de acordo com Vicentinho, o clima da conversa é bom, "de solidariedade e alegria".

"Eles falaram sobre o abuso cometido ontem (4) pelo juiz Sérgio Moro", relatou o deputado, referindo-se à condução coercitiva do ex-presidente da sexta-feira, durante a 24ª fase da Operação Lava Jato.

Segundo o parlamentar petista, "a ação comprova um conluio entre Moro, PSDB e as elites que não querem Lula no poder".

Rui Falcão diz em vídeo que Lula pode ser candidato em 2018

O presidente do PT, Rui Falcão

 O presidente do PT, Rui Falcão, gravou um vídeo em que anuncia o começo de "um processo eleitoral", e que, "se for necessário", o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o candidato da legenda nas eleições presidenciais de 2018. O vídeo foi divulgado na página do partido no Facebook neste sábado.

"Nós vamos entrar também num processo eleitoral. E tivemos ontem a boa notícia de que o presidente Lula, se for necessário, estará em 2018. Brasil urgente, Lula presidente", afirma Falcão. Segundo ele, Lula iniciará uma agenda de viagens pelo País a partir de abril.

Sobre o cumprimento do mandado de condução coercitiva do petista ontem, pela Polícia Federal, durante a nova fase da Operação Lava Jato, Falcão diz que o ex-presidente foi "praticamente sequestrado". "Um presidente que nunca se recusou a prestar esclarecimentos à Justiça e que foi praticamente sequestrado numa violência que mobilizou todo o País."

No vídeo, Falcão agradece à militância pela mobilização ocorrida ontem nas ruas do País e convoca os petistas para novas manifestações. "Quero conclamar que vocês permaneçam mobilizados em vigília, e que participem dos eventos que estão programados".

Segundo ele, haverá manifestações no próximo dia 8 de março, no dia 18 e no dia 31. "Uma mobilização em defesa da democracia, contra o impeachment e por mudanças na política econômica", defende.

Correa apoia Lula perante "perseguição" de conservadores

O presidente do Equador, Rafael Correa (2013)

 O presidente equatoriano, Rafael Correa, expressou neste sábado seu apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva perante o que qualificou de "perseguição" humilhante, após ser sujeitado a uma condução coerciva pela Polícia Federal brasileira.

Correa, em seu habitual relatório, garantiu também que esse fato possivelmente faz parte de uma perseguição dos grupos conservadores da região contra os governos progressistas da América Latina.

Lula, que governou o Brasil entre 2003 e 2010, se tornou alvo da maior investigação por corrupção na história do país, após ser levado pela Polícia Federal para prestar depoimento no aeroporto de Congonhas.

"Todo nosso apoio e nosso abraço solidário a esse queridíssimo companheiro Lula da Silva", afirmou Correa ao criticar a forma como a polícia procedeu para tomar o depoimento do ex-mandatário brasileiro.

"Como é a miséria humana! Não buscaram investigar, saber da verdade no caso Lula, buscaram humilhá-lo", insistiu Correa, que criticou a forma de proceder da Polícia Federal.

Para o equatoriano, é desproporcional o que foi feito para "revistar sua casa, tirá-lo à força para interrogá-lo quando, se fosse requerido, Lula teria comparecido para esclarecer os fatos".

"Tenho certeza que ele não tem nada a ver com os supostos escândalos dos quais é acusado, mas, se quiserem investigar, que o façam do modo correto... Mas quiseram humilhá-lo. Tudo isto é parte do ataque contra os governos progressistas", acrescentou.

O líder equatoriano disse que não conheceu pessoas mais honestas que o presidente boliviano Evo Morales, Lula, o falecido presidente da Venezuela Hugo Chávez e a ex-mandatária argentina Cristina Kirchner.

"Tudo isto é pura maldade", acrescentou, dizendo que ele mesmo é vítima de uma suposta perseguição, embora tenha afirmado que revelará a mesma em outro momento.

"É impressionante a perseguição aos líderes progressistas que não abaixam a cabeça nem perante os impérios, nem perante as burguesias e nem perante os poderes econômicos", afirmou.

"Estamos enfrentando uma restauração conservadora terrível, articulada nacional e internacionalmente, que não importa se irá quebrar os países com boicote econômico, com desinformação", acrescentou Correa.

"Poderão haver retrocessos temporários, mas o passado não voltará", disse o líder equatoriano. EFE

PT já não descarta possibilidade de renúncia de Dilma

 A presidente Dilma Rousseff

Antes a possibilidade da presidente Dilma Rousseff renunciar era totalmente descartada dentro do Partido dos Trabalhadores.

Agora, com a crise econômica e política se agravando, esse cenário já não parece tanto com um roteiro de ficção.

Segundo informações da coluna da jornalista Monica Bérgamo, dirigentes históricos e ligados a Lula acreditam que essa possa ser uma atitude extrema caso o pacote fiscal enviado ao Congresso seja rejeitado. Tal derrota causaria grande abalo  no Planalto.

O Supremo Tribunal Federal (STF) poderia barrar um processo de impeachment. Mesmo assim, a situação do governo ficaria insustentável e Dilma acabaria renunciando para não provocar uma conflagração.

O PT calcula que Dilma tem cerca de três semanas para se reestabelecer e deixar claro que é a única alternativa de poder até o fim do seu mandato, em 2018.

A presidente, apesar de sempre conversar com membros do seu governo sobre a tentativa de impeachment por parte da oposição, tem repetido que não renunciará em nenhuma hipótese.

Lula xinga em vídeo em que estaria falando com Dilma

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acena da janela da sede do PT em São Paulo, dia 04/03/2016

  Em um vídeo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece exaltado em uma conversa que aparenta ser sobre o processo aberto contra ele no âmbito da Operação Lava Jato.

"Eles que enfiem no c... todo o processo", xinga o ex-presidente, nas imagens que foram divulgadas nas redes sociais pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB - RJ).

Lula foi filmado por Jandira e aparece ao fundo falando pelo telefone com a presidente Dilma Rousseff, segundo a deputada. "Lula está nesse momento conversando com a presidência da República e nós estamos aqui com ele.

Ele está muito tranquilo, com muita coragem, muita capacidade de guerrear", afirma Jandira, logo em seguida, que aparenta não ter percebido o momento de exaltação do ex-presidente.

O registro foi feito ontem, no diretório nacional PT em São Paulo, pouco antes do discurso do ex-presidente sobre a 24ª fase da Operação Lava Jato, que tem ele como alvo.

Horas antes, Lula havia sido conduzido coercitivamente para prestar depoimento por indícios de que ele teria recebido vantagens ilegais de empreiteiras investigadas no esquema de corrupção da Petrobras.

O vídeo, que circula pelo Whatsapp e também foi postado no Youtube, desapareceu dos perfis de Jandira no Facebook e no Instagram. Na manhã de ontem, a deputada postou um outro vídeo, que continua no ar, em que ela confirma estar em São Paulo "tentando se mover contra aquilo que é o maior ato de exceção da República". A deputada chamou a operação contra Lula de "armação".

Cúpula republicana teme ter que aceitar indicação de Trump



O pré-candidato republicano Donald Trump

  A cada vez mais provável indicação de Donald Trump como candidato republicano à presidência dos Estados Unidos gera um clima de tensão na cúpula do partido, contrário à indicação, que no fim pode ter que "engolir" o êxito do multimilionário e aceitá-lo como seu representante na corrida pela Casa Branca.

Com vitórias em dez estados nas eleições primárias republicanas, está mais difícil encontrar uma alternativa bem-sucessiva à candidatura de Trump. A situação ainda piora quando a pessoa incumbida pelo partido de cumprir essa dura missão, o senador Marco Rubio, obteve apenas um triunfo em Minnesota.

"Isso causa alguns problemas potenciais para ambos. Trump está se apresentando como um grande problema para Washington e está, provavelmente, em desacordo com o partido em uma série de questões", explicou à Agência Efe o professor de Ciências Políticas na Universidade de Northern Iowa, Justin Holmes.

Para Holmes, a chave está na atuação dos republicanos no Congresso, onde o partido possui maioria tanto no Senado como na Câmera dos Representantes, e em que estratégia adotarão para lidar com a ascensão meteórica de Trump.

"Se movimentaram tarde demais para detê-lo nas primárias. Em geral, vão ter que decidir se o aprovam, o que potencialmente prejudica a imagem republicana, ou se opõem a ele, correndo o risco de ser impossível combatê-lo se for eleito", acrescentou Holmes.

A retórica radical do magnata, seus frequentes insultos, assim como sua proposta de proibir a entrada dos muçulmanos no país fizeram com que muitos congressistas manifestassem seu apoio a Rubio, mesmo com o tempo e os fatos jogando contra o senador.

Apesar disso, ao longo desta semana, o gabinete do presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Paul Ryan, fez os primeiros contatos com a campanha de Trump. Antes, o congressista se limitava a criticar os comentários extremos do pré-candidato.

Os democratas estão há meses contestando o discurso de Trump, além de acusarem os republicanos de terem impulsionado um líder com políticas obstrucionistas, que alimentam o mal-estar social no país.

David Lublin, professor da American University, disse à Efe que uma indicação de Trump "colocaria muitos candidatos republicanos em um dilema". "Não querem alienar seus eleitores, mas também não querem afugentar os votos de centro", indicou o especialista.

"Os membros de distritos ou estados moderados no Congresso podem se sentir obrigados a desautorizá-lo para ter uma oportunidade de ganhar", explicou em referência às eleições legislativas que também serão realizadas em novembro, junto com o pleito presidencial.

Os republicanos da velha-guarda, indicou Lublin, terão que "cultivar uma identidade distinta", algo extremamente difícil, dada a importância do conceito de partido nos EUA.

"Todo o atrativo de Trump se baseia em ser um 'outsider' - uma alternativa ao partido -, enquanto ele também gostaria que o partido o coroasse, que sua consideração dentro do 'establishment' aumentasse", completou o especialista.

O especialista em Ciências Políticas Chris Larimer ressaltou que o "fenômeno" Trump foi capaz de reunir pessoas contrárias à classe política de Washington, sem se importarem com o fato de o magnata não ter explicado seu programa eleitoral.

No entanto, quanto mais Trump se consolida como candidato republicano, mais despencam seus índices de aprovação nacional, o que mostra, segundo Larimer, que o magnata não só terá uma contundente oposição dos democratas, mas também dos independentes.

Será, portanto, complicado que o Partido Republicano contrarie os resultados das primárias e indique um candidato diferente de Trump.

Instituto Lula é pichado após ex-presidente depor à PF

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de encontro no Instituto Lula

 A porta da garagem do Instituto Lula, que fica no Ipiranga, zona sul de São Paulo, amanheceu pichada com as seguintes mensagens contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: "Luladrão", "basta de corrupção" e "sua hora chegou corrupto".

A pichação ocorreu após o ex-presidente prestar depoimento na sexta-feira, 4, em dia tumultuado da 24ª fase da Operação Lava Jato. A Polícia Federal e a Procuradoria da República investigam Lula por suspeita de ter recebido presentes milionários de empreiteiras que formaram cartel na Petrobrás entre 2004 e 2014.

O Instituto Lula foi um dos locais vasculhados pela PF na manhã de sexta-feira e teria recebido repasses de empreiteiras investigadas "a título de supostas doações e palestras".

Em entrevista coletiva após o depoimento, que durou mais de três horas, o petista disse ter se sentido ultrajado com a operação. Ele foi conduzido coercitivamente pela PF para depor em uma sala no Aeroporto de Congonhas.

"Eu me senti ultrajado, como se fosse prisioneiro, apesar do tratamento cortês do delegado da Polícia Federal", disse. No final da coletiva, Lula mandou um recado. "Se quiseram matar a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo. A jararaca tá viva, como sempre esteve."

Na noite de sexta-feira, 4, centenas de pessoas protestaram na Avenida Paulista contra o ex-presidente. E, na manhã de sábado, 5, dezenas de apoiadores se reuniram em frente ao prédio onde ele mora em São Bernardo do Campo, São Paulo.

Vestidos de vermelho e empunhando faixas e cartazes em defesa da democracia e em apoio a Lula, os manifestantes pretendem permanecer no local para receber a presidente da República, Dilma Rousseff.

Incêndio atinge refinaria da Petrobras em Pasadena, no Texas

Refinaria da Petrobras em Pasadena

 

Houston - Um incêndio de grandes proporções atingiu neste sábado de manhã a refinaria da Petrobras em Pasadena, no Texas, que tem capacidade para 100 mil barris por dia (bpd), informou a Guarda Costeira dos Estados Unidos.

Uma parte do canal de Houston foi fechada para navegação devido à fumaça proveniente do incêndio, segundo a Guarda Costeira.

Uma explosão fez casas próximas à refinaria tremer na área de Pasadena, nos arredores de Houston, pouco antes do incêndio, de acordo com a emissora KTRK

Moro diz que condução coercitiva não é antecipação de culpa

Juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato

 Em nota divulgada hoje (5), o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelso inquéritos da Operação Lava Jato na primeira instância, repudiou os atos de violência ocorridos ontem (4) durante o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Polícia Federal (PF) e disse que a condução coercitiva de Lula não significa "antecipação de culpa do ex-presidente". 

Na manhã dessa sexta-feira, Lula foi conduzido coercitivamente para depor na sala da Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, zona sul paulistana.

Após a divulgação de que o ex-presidente estava prestando depoimento, foram registradas agressões entre manifestantes favoráveis e contrários a Lula em frente ao aeroporto e também em frente ao prédio onde o ex-presidente mora em São Bernardo do Campo (SP).

Moro disse que, sem prejuízo da liberdade de expressão e de manifestação política, repudia “atos de violência de qualquer natureza, origem e direcionamento, bem como a incitação à prática de violência, ofensas ou ameaças a quem quer que seja, a investigados, a partidos políticos, a instituições constituídas ou a qualquer pessoa.”

Condução coercitiva

Na nota, Moro disse que acatou, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), a condução coercitiva do ex-presidente tomando o cuidado de “preservar, durante a diligência, a imagem do ex-presidente” e visando a evitar possíveis tumultos, como o registrado no Fórum Criminal de Barra Funda, em São Paulo,  no dia 17 de fevereiro, quando também houve confronto entre manifestantes favoráveis e desfavoráreis ao ex-presidente. Na ocasião, Lula e dona Marisa Letícia iam prestar declarações sobre o apartamento triplex, no Condomínio Solaris, no Guarujá.

“Lamenta-se que as diligências tenham levado a pontuais confrontos em manifestação políticas inflamadas, com agressões a inocentes, exatamente o que se pretendia evitar”, diz outro trecho.

Ainda segundo a nota, as medidas tinham como objetivo apenas “o esclarecimento da verdade e não significam antecipação de culpa do ex-presidente.”

Entrevista de Lula

Após o depoimento à Polícia Federal, em entrevista na sede do PT, em São Paulo, Lula criticou a condução coercitiva e disse que jamais se recusou a dar depoimentos à Polícia Federal nas investigações da Operação Lava Jato.

"Não precisaria levar uma coerção à minha casa, dos meus filhos. Não precisava, era só ter me comunicado. Antes dele, já fazíamos a coisa correta nesse país. A gente já lutava para fazer a coisa certa nesse país. Lamentavelmente preferiam usar a prepotência, a arrogância, o show de pirotecnia. É lamentável que uma parte do Judiciário esteja trabalhando com a imprensa", disse.

Lula desce de apartamento para cumprimentar público

O ex-presidente Lula desce de seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP), para cumprimentar apoiadores em vigília

 O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva desceu de seu apartamento neste sábado, 5, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, para cumprimentar apoiadores e simpatizantes que fazem uma vigília no local desde 9 horas da manhã.

"Não vou fazer discurso porque aqui, ao lado, fica um hospital e é um local de silêncio", afirmou Lula usando um microfone ligado a um carro de som que estava estacionado em frente ao prédio.

Quando o ex-presidente estava perto dos apoiadores, houve muita confusão e também gritos de guerra em defesa de Lula e contra a imprensa.

Cercado por seguranças, o petista ainda abraçou algumas pessoas que estão no local, mas logo voltou para dentro do prédio. Antes de retornar ao seu apartamento, o ex-presidente acenou de uma sacada que fica em cima da garagem.

Minutos depois, Lula voltou a aparecer, desta vez acompanhado de sua mulher, Marisa Letícia, já na varanda de seu apartamento. De lá, acenou mais uma vez para os manifestantes.

PF faz operação para acabar com tráfico de pessoas no CE

Carro da Polícia Federal

  A Polícia Federal deflagrou na madrugada deste sábado, 5, a Operação Oriente, que tem como alvo acabar com o tráfico de pessoas para fins de prostituição no município de Caucaia, no Ceará.

As investigações apontaram que casas de prostituição estavam trazendo mulheres da Coreia do Sul para atender clientes daquele país, já que na região há grande concentração de estrangeiros trabalhando nas obras da Companhia Siderúrgica do Pecém.

Trinta policiais efetuaram buscas em estabelecimentos comercias nas praias de Icaraí e Cumbuco. Quatro pessoas foram presas em flagrante e responderão pelos crimes de tráfico interno de pessoas, rufianismo e resistência. Outras três foram liberadas mediante pagamento de fiança.

Acionistas fecham acordo para vender Sem Parar por R$ 4 bi

Automóvel equipado com etiqueta inteligente, passando por pedágio Sem Parar/Via Fácil

 As negociações entre a companhia americana FleetCor e a STP, dona da Sem Parar, empresa de serviços de pagamento eletrônico para pedágios e estacionamentos, avançaram. A venda do controle da companhia poderá ser anunciada nos próximos dias, apurou o ‘Estado’.

Todos os acionistas da STP teriam chegado a um acordo para vender 100% do negócio à companhia americana, segundo três fontes próximas à operação. O valor da transação, se toda a empresa for vendida, é de cerca de R$ 4 bilhões.

A STP tem como acionistas a concessionária CCR (com participação de 34,24%); o fundador do negócio, Ivan Toledo (com 31,33%); o fundo americano Capital Group (com 11,41%); a Raízen (joint venture entre Shell e o Grupo Cosan, com 10%); a empresa de tecnologia GSMP (8,34%); e a espanhola Arteris (4,68%).

O Estado informou em janeiro que ainda não havia um consenso entre os acionistas para a venda de suas participações. O BTG Pactual é o assessor financeiro da STP.

"As conversas avançaram nas últimas semanas e a decisão é pela venda total do negócio", disse um dos acionistas relevantes, que não quis se identificar.

Maior acionista da empresa, a CCR manteve o mesmo posicionamento de dia 18 de janeiro, quando divulgou fato relevante ao mercado, informando que recebeu e está analisando "uma oportunidade de alienação de sua participação acionária na STP, apresentada em caráter não vinculativo." À época, a CCR não informou qual seria a empresa interessada no ativo.

Uma outra fonte familiarizada com a negociação afirmou que as conversas agora dependem de detalhes que envolvem acertos entre advogados que fazem parte da operação.

Procuradas, STP, FleetCor e Capital Group não retornaram os pedidos de entrevista. A Raízen, BTG e Arteris preferiram não comentar a operação. O fundador da Sem Parar, Ivan Toledo, e a empresa GSMP não foram encontrados pela reportagem para comentar.

Venda

Não é a primeira vez que a Sem Parar é colocada à venda. Em 2011, o grupo, fundado em 2000, já tinha sido sondado por vários investidores, incluindo fundos de private equity (que compram participações em empresas), entre eles, o americano Advent, e a própria FleetCor, uma das maiores empresas globais de cartões de pagamento de combustíveis, com receita líquida de US$ 1,2 bilhão em 2014.

O que pesou contra a venda, à época, foi a mudança regulatória do setor, que teve seu monopólio quebrado em 2013, com a entrada de concorrentes no mercado, como a ConectCar, empresa controlada pelo grupo Ultra, dono da Rede Ipiranga, e Itaú; a Auto Expresso DBTrans, que pertence ao próprio FleetCor, e Move Mais.

A receita da Sem Parar vem de clientes que usam pedágios, estacionamentos e postos de gasolina. Líder no segmento, a companhia é considerada um negócio atraente. Em agosto de 2013, a Raízen adquiriu 10% da Sem Parar e, no ano seguinte, a Ecovias vendeu sua fatia na STP ao fundo Capital Group.

Também em 2014, a Sem Parar anunciou um acordo para integrar o serviço de abastecimento da rede de combustíveis Shell com os aparelhos da Sem Parar. Esse movimento foi uma resposta à expansão da ConectCar, que tem os postos Ipiranga como ponto de venda.

Em 2014, a receita líquida da STP foi de R$ 744,5 milhões e o lucro líquido de R$ 131 milhões. O Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) ficou em R$ 325 milhões. A empresa opera em 12 Estados e tem 5 milhões de clientes

Brasil cai para a posição de 9ª economia do mundo

Indústria

 Em dólares, o tamanho da economia brasileira diminuiu em um quarto no ano passado.

Dados do IBGE e do Fundo Monetário Internacional mostram que o tamanho do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil caiu 24,6% na comparação com 2014 quando convertido para a moeda norte-americana.

Levando-se em conta as estimativas do Fundo para o valor do PIB de 189 países, o Brasil foi ultrapassado pela Índia e Itália e, agora, passa a ser a nona maior economia do mundo.

A conversão do valor do PIB para dólares é uma das medidas mais comuns para comparar o tamanho das várias economias do planeta.

Levantamento feito pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, mostra que, com essa referência, o tamanho da economia brasileira diminuiu mais de US$ 500 bilhões em um ano, para US$ 1,77 trilhão no ano passado a preços correntes.

A queda é explicada pela contração da atividade e também pela desvalorização do real - o que torna a riqueza produzida em reais menor quando transformada em dólares. A conversão foi feita com base no dólar médio do ano divulgado pelo Banco Central

Em 2014, segundo dados do FMI, o PIB brasileiro em dólares somou US$ 2,34 trilhões e era o sétimo maior do mundo - atrás de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Reino Unido e França, respectivamente.

Com o número apresentado nesta manhã e confirmadas as previsões do Fundo para as demais economias, o Brasil cai duas posições na lista de 2015 ao ser ultrapassado por Índia e Itália.

Há apenas cinco anos, em 2011, o Brasil chegou a alcançar o posto de sexta maior economia do mundo ao deixar o Reino Unido para trás.

O título foi festejado em Brasília em um período em que as economias ricas como a britânica ainda tentavam se desvencilhar do pior momento da crise global.

Nesse período, o Brasil despertou a admiração mundial pelo sucesso na condução da economia, o que resultou em crescimento do PIB, valorização do real e ascensão social. O governo chegou a pregar que o País poderia ser a quinta economia do mundo em 2020.

Com os números atuais, a economia do Brasil precisaria crescer 62% em dólar para atingir o mesmo patamar da quinta maior economia do mundo.

Em meio à avalanche de apostas de que a recessão continuará firme em 2016, o crescimento de mais de 50% para alcançar a promessa do governo é descartado até pelos analistas mais otimistas.

Arquivo do blog