quinta-feira, 19 de maio de 2016

STF suspende lei que autoriza uso da pílula do câncer

Pílula contra o câncer da USP
São Paulo – Por seis votos a quatro, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, nesta quinta-feira (19), uma lei que permitia o uso da fosfoetanolamina sintética, a chamada "pílula do câncer". 
A lei aprovada pelo Congresso e sancionada por Dilma Rousseff (PT) às vésperas de seu afastamento da presidência permite que pacientes diagnosticados com a doença usem a fosfoetanolamina sintética por livre escolha.
Os ministros Marco Aurélio Mello, Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski votaram pela suspensão da lei.Já os ministros Edson Fachin, Rosa Weber, Dias Toffoli e Gilmar Mendes apoiaram a liberação da pílula apenas para pacientes terminais. O ministro Celso de Mello estava ausente e, portanto, não votou no julgamento.
Os magistrados analisaram uma ação da Associação Médica Brasileira (AMB), que alegava que o uso da fosfoetanolamina, além de não ter eficácia comprovada, poderia comprometer o tratamento convencional contra o câncer. Dessa forma, na visão da associação, a lei que libera o uso rejeita as constitucionais de direito à saúde, à segurança e à vida. 
Os ministros que votaram pela suspensão se basearam no argumento de que como não há comprovação científica de que o composto seja seguro e eficaz para o tratamento da doença, o uso não pode ser liberado. 
"O fornecimento de medicamentos não pode ser com atropelos de requisitos mínimos de segurança para o consumo da população sob pena de esvaziar o próprio conteúdo do direito nacional à saúde", afirmou o relator do caso, ministro Marco Aurélio.
Além disso, para os magistrados, a lei sancionada por Dilma invade uma área  de decisão que é de competência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 
Saga 
  A fosfoetanolamina foi distribuída gratuitamente durante 20 anos pelo hoje professor aposentado Gilberto Orivaldo Chierice, precursor das pesquisas com a substância no Brasil. Na época, ele era chefe do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP de São Carlos, no interior de São Paulo.
Em 2014, o instituto proibiu a produção e distribuição de substâncias médicas e sanitárias que não possuíssem registro, seguindo uma regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A droga, no entanto, só deixou de ser distribuída na universidade no final de setembro do ano passado, após veto do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Contudo, em outubro, o  ministro Edson Fachin concedeu liminar liberando o consumo da droga - em caso excepcional. 
Os primeiros testes com a "pílula do câncer" feitos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia aconteceram só neste ano. Os resultados, contudo, contrariaram as expectativas dos defensores da droga. Segundo as análises, a substância não é eficaz para o combate a células cancerígenas. 

Portugal confia em acordo final para privatizar TAP

Airbus A330-223 da TAP chega ao Aeroporto Internacional de Lisboa, em Portugal
O governo de Portugal está confiante de que conseguirá assinar finalmente o acordo de privatização da aérea TAP até o prazo de 21 de maio, pois faltam apenas acertar "detalhes jurídicos" com o consórcio Gateway, disse o Ministro do Planejamento e Infraestruturas português.
"Ainda não assinamos os documentos. Está obviamente muito adiantado. Espero em breve ter os documentos assinados, espero cumprir o prazo", disse o ministro Pedro Marques a jornalistas.
Em 6 de fevereiro, o governo socialista português firmou um memorando de entendimento com o consórcio privado Gateway, que aceitou vender uma parcela de 11 por cento do capital da TAP de volta ao Estado, após ter adquirido 61 por cento em uma privatização em novembro de 2015, que foi posteriormente contestada pelos socialistas.
"A celebração do memorando de entendimento deu estabilidade à empresa, garante que o Estado vai estar como maior acionista da empresa, de modo permanente", frisou o Ministro do Planejamento e Infraestruturas, acrescentando que isso não afasta o investimento privado que permitiu capitalizar a empresa.
Falta contudo, firmar o contrato final.
"São documentos jurídicos muito detalhados que vão informar o futuro da empresa", explicou Pedro Marques.
"O entendimento político sobre o futuro do funcionamento da empresa no seu geral entre o Estado e os investidores privados foi concretizado no memorando. Depois, há detalhes jurídicos muito complexos que têm de ser fechados porque é preciso gerir a empresa no dia-a-dia com esses pormenores".
"Na sequência destes documentos teremos de fazer notificações aos reguladores. São tudo passos normais", acrescentou.
Com o acordo, o Estado português aumentará sua participação frente os 39 por cento iniciais, e comprometeu-se a não ter mais de 50 por cento do capital e a não interferir na gestão diária da companhia aérea, que se manterá com estatuto de empresa privada.
O consórcio privado Gateway é liderado por Humberto Pedrosa, que é dono do grupo Barraqueiro. O outro acionista é David Neeleman, que tem dupla nacionalidade, brasileira e norte-americana, e fundou a companhia aérea brasileira Azul.
O Ministro das Infraestruturas e Planejamento disse estar confiante de que o acordo terá o aval dos reguladores quanto à exigência de controle por investidores europeus.
"Estou confiante que, em relação à maioria europeia, quando o Estado tem 50 por cento, (a questão) não se colocará a partir daqui", disse. "Mas respeitaremos o trabalho do regulador".
Inversão de ciclo? 
Pedro Marques disse que a aérea continua a sofrer com as dificuldades econômicas de alguns dos principais destinos.
"A TAP está sendo afetada pela situação na Venezuela e de Angola, e mesmo do Brasil. São mercados para onde a TAP tinha uma procura grande", referiu.
"Dito isto, a empresa também é afetada positivamente pela baixa dos custos dos combustíveis".
Em 2015, o prejuízo da TAP piorou para 99 milhões de euros, contra 46 milhões de euros negativos no ano anterior, absorvendo 91,4 milhões de euros relativos a receitas retidas na Venezuela.
A dívida total da TAP continua ampla, mas caiu para 942 milhões de euros em 2015 ante 1,062 bilhão no ano anterior.

Espanha proíbe matança de touros em festival de 500 anos

Um toureiro espanhol se prepara para dar o "coup de grace" em um touro
Um festival de enlaçamento de touro conhecido como "Toro de la Vega", que têm provocado polêmica na Espanha, irá acontecer normalmente em setembro, mas os participantes não poderão mais matar os animais, decretaram autoridades espanholas nesta quinta-feira.
Durante o festival, que remonta a 1534 e é realizado todos os anos em Tordesilhas, no centro do país, caçadores montados a cavalo com lanças e a pé perseguem os touros através de uma floresta de pinheiros e os matam.
O evento se tornou um símbolo para os críticos das touradas, espetáculo tradicional da Espanha que vem sofrendo com a crise econômica e a redução de subsídios dos novos governos esquerdistas em muitas cidades.
José Antonio de Santiago-Juárez, autoridade de alto escalão da região de Castela e Leão, que sedia a Toro de la Vega, disse que a decisão foi tomada para proteger o evento e evitar que seja totalmente proibido.
"O que fizemos aqui hoje é para proteger 500 anos de tradição. A outra alternativa era proibi-lo totalmente", disse em uma coletiva de imprensa.

Apple inicia vendas do iPhone SE, o “baratinho”, no Brasil

iPhone SE
Apple inicia as vendas do iPhone SE hoje no Brasil. O produto tem como principal apelo ser uma alternativa mais em conta do smartphone.
Para os interessados, o produto está disponível no site da Apple. Em breve, ele deve chegar também às lojas oficiais da empresa (uma em São Paulo e a outra no Rio de Janeiro), bem como às redes de varejo.
O novo iPhone é vendido em duas versões, uma com 16 GB e outra com 64 GB de armazenamento interno. A mais barata, de 16 GB, sai por 2.699 reais. A compra à vista dá 10% de desconto, derrubando o preço para 2.430 reais.
O modelo de 64 GB é vendido por 2.999 reais—o desconto de 10% também se aplica no pagamento à vista, chegando ao preço de 2.700 reais. O smartphone está disponível em quatro cores: prateado, dourado, cinza espacial e ouro rosa.
Ambos os modelos têm a possibilidade de compra parcelada. A Apple vende o produto em até 12 vezes sem juros.

O iPhone SE

O modelo SE é uma nova linha da Apple. Após aumentar a tela de seus smartphones, ele chega como opção mais compacta e também mais barata.
Em seu interior, ele tem um processador A9, que é o mesmo que está no iPhone 6s. Por outro lado, ele deixa de lado algumas funcionalidades e tem configurações mais pobres. Ele tem câmera frontal de 1,2 MP e não de 5 MP, como no 6s.
Outra diferença é que não há o toque 3D, principal novidade da Apple no final do ano passado. Ainda assim, o iPhone SE conta com as Live Photos, que são pequenos vídeos gravados automaticamente junto com as fotos.
A Apple não lança um iPhone por menos de 3 mil reais desde 2013, quando chegou ao país o iPhone 5c, por 2 mil reais. As versões mais básicas dos iPhones 6 e 6s chegaram ao Brasil ao custo de, respectivamente, 3.199 reais e 4 mil reais.
Na faixa de preço na qual se enquadra, o iPhone SE compete com produtos como o Moto X Style (2.500 reais), o Moto X Force (3.150 reais), o Galaxy S6 edge (2.500 reais) e com o Zenfone Zoom (2.800 reais).

China nega ter interceptado de forma perigosa avião dos EUA

Aviões militares da China
Pequim negou nesta quinta-feira que aviões militares chineses tenham interceptado de forma "perigosa" um avião de reconhecimento dos Estados Unidos no Mar da China Meridional, como afirmou Washington no dia anterior.
O major Jamie Davis, porta-voz do Pentágono, disse na quarta-feira que dois aviões de combate chineses se aproximaram de maneira "perigosa" do avião americano, quando este realizava uma "patrulha de reconhecimento" no "espaço aéreo internacional".
"O que os Estados Unidos dizem não é verdade", respondeu Hong Lei, porta-voz do ministério das Relações Exteriores chinês.
Quando o avião de reconhecimento americano EP-3 "aproximou-se da ilha de Hainan", província insular da China, dois aviões chineses o seguiram mantendo "uma distância segura" e sem realizar "manobras perigosas", garantiu.
Os voos de reconhecimento "frequentes" de aviões militares americanos na região representam "uma séria ameaça à segurança da China", acrescentou Hong.
"A China pede (aos Estados Unidos) que parem imediatamente essas atividades de vigilância", acrescentou.
Mais cedo, o ministério da Defesa chinês afirmou em um fax enviado à AFP que queria "compreender e avaliar a situação" em relação a este incidente.
O Mar da China Meridional, uma área estratégica para o comércio mundial, é motivo de disputa entre os Estados Unidos e a China.
Pequim reivindica quase todo o mar, sem levar em conta outros países, como Vietnã, Filipinas, Malásia e Brunei, que também reivindicam uma parte das águas.
Os Estados Unidos não tomam partido nessas discussões de soberania, mas estimam que elas têm de ser resolvidas através da diplomacia e não com a política de fato consumado imposta pela China.

Jogos do Rio receberão 2 mil agentes da Força Nacional de SP

Tropas do Exército participam de blitz na região do Complexo Esportivo de Deodoro, como treino de segurança para os Jogos Olímpicos Rio 2016, dia 20/04/2016
A segurança durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro vai contar com 2 mil agentes da Força Nacional que estão no estado de São Paulo.
A informação foi divulgada hoje (19) pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, que está em viagem no Rio de Janeiro.
O contingente será necessário para completar o total de cerca de 9,6 mil homens da Força Nacional previsto no planejamento da segurança nos Jogos.
Jungmann disse que tinha sido informado na segunda-feira (16) pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que 7,3 mil agentes já estavam garantidos. Os dois ministros tiveram reunião com o presidente interino Michel Temer.
"Hoje de manhã tive a notícia, a boa notícia, de que o governo de São Paulo está disponibilizando 2 mil homens. Portanto, vamos estar completos em termos das nossas necessidades com a Força Nacional", afirmou Raul Jungmann.
O ministro visitou hoje o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, do Corpo de Fuzileiros Navais. O local será um dos centros oficiais de treinamento da Olimpíada e receberá delegações estrangeiras antes e depois dos Jogos.
A agenda do ministro no Rio de Janeiro inclui um sobrevoo a instalações olímpicas de Deodoro e Barra da Tijuca e reuniões com o prefeito Eduardo Paes e o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

Ford transforma CO2 capturado em materiais inovadores

Biomaterial produzido a partir de CO2 capturado da FORD
Milhares de toneladas de dióxido de carbono (CO2) são liberadas a todo momento na atmosfera pelas atividades humanas. Mas o gás vilão do aquecimento global também pode ser uma excelente matéria-prima para novos produtos.
Nesta semana, a Ford anunciou nos Estados Unidos o desenvolvimento de uma tecnologia que transforma o CO2 capturado em fábricas em materiais inovadores para aplicação em veículos da marca, como componentes plásticos e espuma.A expectativa é que, dentro de cinco anos, eles sejam aplicados na produção de carros da empresa. Segundo a Ford, esta tecnologia alcançaria, assim, um duplo objetivo: reduzir tanto as emissões de gases efeito estufa quanto o uso de plástico e espuma feitos de petróleo.
“Entre os seus benefícios ambientais, sem dúvida, estão a redução do consumo de derivados de petróleo e das emissões de carbono, associados às mudanças climáticas”, diz em nota Debbie Mielewski, especialista de sustentabilidade da Ford.
 A fabricação de plástico é responsável por cerca de 4% do uso de petróleo no mundo, segundo a Federação Britânica de Plásticos.  O desenvolvimento de materiais alternativos, nesse contexto, também ajuda a reduzir a dependência dessa fonte fóssil. Quando a Ford começou a pesquisa de materiais - então considerados "fantásticos" - nos anos 2000, o petróleo existia em abundância, era de fácil acesso e relativamente barato. Algo bem longe do cenário atual.
A investida no desenvolvimento de materiais sustentáveis tem sido bem sucedida. Um exemplo é a espuma de soja, presente hoje em todos os carros da marca na América do Norte. Há também a aplicação de fibra de coco em forros de porta-malas, pneus reciclados e soja em capas de espelhos, camisetas e jeans reciclados em carpetes, além de garrafas plásticas recicladas no tecido da F-150.
Entre outras investidadas "verdes" recentes, a Ford anunciou planos ambiciosos para transformar a sua sede em Michigan, nos Estados Unidos, em uma ‘minicidade’ de 690 mil metros quadrados com visual futurista e bem mais sustentável.
Desenvolvido pelo escritório de arquitetura SmithGroupJJR, o projeto tem duração estimada de 10 anos e vai reunir em dois campi cerca 30 mil funcionários da empresa que, atualmente, estão dispersos em 70 edifícios (alguns dos quais construídos na década de 1950).

Fone de ouvido promete traduzir línguas em tempo real

Fone tradutor Pilot
Uma startup americana promete resolver um dos grandes problemas da humanidade: a dificuldade de se comunicar com pessoas que falam outras línguas. Isso, graças a um par de fones de ouvido inteligentes.
O produto foi batizado de Pilot pela sua desenvolvedora, a Waverly Labs—que fica sediada em Nova York. Visualmente, o Pilot é bem similar a outros fones que funcionam por bluetooth.
A diferença é que tem entre suas funções a habilidade de traduzir outras línguas. A empresa afirma que ele é capaz de fazer isso mesmo sem conexão com a internet, o que é interessante para pessoas que querem usar o gadget em uma viagem enquanto estão sem conexão com a internet.
As informações divulgadas pela empresa são poucas, mas ela promete divulgar mais detalhes técnicos em breve.
A partir de um vídeo de apresentação (que você vê no final deste texto), é possível deduzir que o Pilot funciona em parceria com um app. O smartphone, provavelmente, faz a tradução do que o fone capta e envia o áudio na língua nativa da pessoa de volta.
Não fica claro se é preciso usar dois smartphones ou se apenas um é capaz de lidar com a tradução para duas pessoas envolvidas na conversa.
No vídeo de apresentação, Andrew Ochoa, um dos fundadores da empresa, conta que teve a ideia de criar o Pilot depois de conhecer uma garota francesa—e ter tido dificuldades de conversar com ela.
Inicialmente, o produto será lançado com suporte para inglês, francês, espanhol e italiano. A empresa já disse que irá expandir as línguas, incluindo hindi, árabe, entre outras. O português, vale dizer, não foi citada pelos desenvolvedores.
O Pilot deve ser lançado neste ano, mas ainda não tem data certa. Antes disso, a Waverly Labs fará financiamento coletivo usando o site Indiegogo. O financiamento ainda não está no ar, mas deve iniciar em breve.
De acordo com o site ScienceAlert, o preço do produto final deverá ser algo entre 250 e 300 dólares. Quem apoiar o projeto no Indiegogo poderá conseguir um par de fones por 130 dólares.
Um pacote do Pilot deve vir com dois fones, para que seja possível manter uma conversa entre pessoas que falem as línguas que têm suporte pelo app.
Veja abaixo um vídeo (em inglês) falando sobre o Pilot.

O que acontece com funcionário pego furtando bens da empresa

furto de funcionário
O furto de bens da empresa por funcionário pode causar sua dispensa por justa causa em virtude de ato de improbidade. Porém a empresa não está obrigada, nesses casos, a dispensar o empregado, podendo simplesmente perdoá-lo ou aplicar uma punição de menor gravidade.
Caso ela opte pela dispensa por justa causa, algumas regras devem ser seguidas. Esse tipo de dispensa somente poderá ocorrer se não tiver sido aplicada nenhuma outra penalidade ao funcionário pelo mesmo fato. Também não pode ter ocorrido nenhuma forma de perdão pelo empregador.
Além disso, é preciso que haja imediatidade na punição. Ou seja, assim que a empresa tomar conhecimento do ato faltoso, ela deverá aplicar a justa causa. Isso não significa, porém, que é preciso existir flagrante do furto. A imediatidade da punição é em relação ao momento em que a empresa teve ciência do ato faltoso e não necessariamente do fato em si. Desse modo, mesmo que não haja flagrante, se a empresa verificar a existência do furto, é possível a justa causa.

O que se sabe sobre o desaparecimento do avião da Egyptair

Avião da Egyptair
O mundo acordou nesta quinta-feira com a notícia de que um avião da empresa Egyptair desapareceu no trajeto entre Paris, na França, e Cairo, no Egito. O Airbus A320 era ocupado por 66 pessoas e perdeu o contato com controladores quando deixou o espaço aéreo grego e entrou na área egípcia.
Destroços da aeronave ainda não foram encontrados no mar Mediterrâneo, bem como ainda não se sabe quais as causas do seu desaparecimento. Enquanto isso, familiares das possíveis vítimas aguardam por notícias.
Embora os relatos sejam conflitantes até o momento, EXAME.com compilou algumas das informações e especulações sobre o que, afinal, teria acontecido com o voo MS804. Veja abaixo:

Que voo era esse?

O MS804 da Egyptair decolou às 23 horas (horário local) da última quarta-feira do Aeroporto Charles de Gaulle em Paris e deveria ter aterrissado no Aeroporto Internacional do Cairo às 03h15 da madrugada (horário local).

Qual era a aeronave?

O avião que desapareceu era um Airbus A320. A empresa emitiu um comunicado  na manhã de quinta-feira de condolências às famílias das vítimas. Nele, a Airbus informou que a aeronave foi entregue à companhia aérea em 2003 e acumulava quase 48 mil horas de voo.
O primeiro A320 da Airbus entrou em atividade em 1988 e hoje há 6.700 unidades do modelo operando por todo o mundo. A frota, continuou a empresa, já bateu a marca de 180 milhões de horas de voo e realizou 98 milhões de voos.

Quando o voo desapareceu?

Segundo informações das autoridades de Defesa da Grécia, a aeronave entrou no espaço aéreo grego às 2h24 (horário local) e ficou em contato com a torre de controle em Atenas por 24 minutos.
Às 3h27 minutos, os controladores tentaram contato novamente, uma vez que a aeronave se preparava para deixar o espaço grego e entrar no egípcio, mas não obtiveram resposta. Dez minutos depois, um avião da Força Aérea grega iniciou operações de busca.

Onde estava?

O avião estava a 15 milhas dentro do espaço aéreo do Egito. Lá, desceu de 37 mil pés para 15 mil pés abruptamente e desapareceu do radar em seguida. As operações de busca estão concentradas na região da ilha de Karpathos, Grécia.
Há pouco, a agência de notícias Reuters informou que oficiais gregos encontraram pedaços de plástico flutuando na região da ilha de Creta onde o sinal do transponder teria sido detectado.
A imagem abaixo, registrada no site FlightRadar24, especializado no monitoramento da aviação em todo o mundo, mostra a região na qual a aeronave perdeu o contato com as torres e mostra outras informações sobre o voo:
Reprodução/FlightRadar24
Voo MS804

Quem são as vítimas?

De acordo com a Egyptair, a aeronave era ocupada por 66 pessoas: 56 passageiros e 10 tripulantes. A maioria delas eram egípcias, mas há nacionais da Bélgica, Chade, França, Sudão e do Reino Unido.

Quem eram o piloto e o copiloto?

A empresa não identificou a equipe nominalmente e se restringiu em informar que o piloto tinha 6.275 horas de voo, das quais 2.100 foram concluídas em Airbus A320. O copiloto, por sua vez, tinha 2.766 horas de voo.

O que pode ter acontecido?

Ainda não há evidências claras sobre se o incidente é fruto de problemas técnicos, falha humana ou de um ataque terrorista. Os relatos são conflitantes até mesmo entre os países envolvidos: enquanto a França crava que a aeronave caiu, o Egito prefere tratar como um desaparecimento.
O presidente francês François Hollande disse mais cedo que não é possível descartar qualquer hipótese, nem mesmo a de um ataque terrorista. Já oficiais egípcios ouvidos pela CNN, disseram ver indícios de que esse sumiço pode ter a ver com um ato de terror.
Essa posição também é a de especialistas ouvidos pelo jornal The Independent, que pediram cautela nas tentativas de decifrar o evento. Para o analista Julian Bray, o fato de os pilotos não terem conseguido emitir um alerta mostra que a aeronave sofreu uma “falha catastrófica”, possivelmente resultado de uma bomba. Não há informações oficiais sobre essa emissão.
Do seu lado, a Egyptair rechaça  as especulações, já que não há informações oficiais sobre o que houve com o voo MS804. Contudo, é preciso lembrar que esse não é o primeiro problema enfrentado pela empresa, nem pelo Egito ou pela França em tempos recentes. 
Em março, no Egito, um homem conseguiu sequestrar uma aeronave da aérea que voava do aeroporto de Alexandria ao Cairo e desviá-lo para o Chipre. No final de 2015, uma aeronave russa caiu na península do Sinai, matando 224 pessoas, num ato reivindicado pelo Estado Islâmico (EI). Na ocasião, o grupo prometeu manter o país em seu alvo. 
Já a França, por sua vez, também já foi vítima de atos do EI, que em novembro de 2015 realizaram uma série de ataques terroristas em Paris e que deixaram mais de 100 mortos. 

Grécia descarta que haja sobreviventes da queda do avião

Avião da Egyptair
O Comitê de Investigação de Acidentes da Aviação Civil da Grécia descartou nesta quinta-feira que haja sobreviventes da queda do avião da EgyptAir e desmentiu que os destroços achados a entre 200 e 230 milhas náuticas ao sul de Creta pertençam à aeronave.
O diretor desse comitê, Azanasios Binis, disse à Agência Efe que "não há esperanças de encontrar ninguém vivo" e afirmou que "os destroços achados não são do avião de Egyptair".
"Gostaria que tivéssemos encontrados os destroços porque isso nos permitiria localizar o avião e suas caixas-pretas, o que nos levaria a estabelecer as causas" da queda do Airbus, acrescentou.
O voo MS 804 da EgyptAir que fazia a rota Paris-Cairo e no qual viajavam 66 pessoas, entre passageiros e tripulação, caiu hoje no mar 130 milhas ao sudeste da ilha grega de Kárpatos, sem que por enquanto se conheçam as causas.

Novo dia de protestos contra reforma trabalhista na França

Protesto na França contra reforma trabalhista
Diante de um governo inflexível, os opositores da reforma trabalhista na França convocaram novas greves e manifestações nesta quinta-feira, em uma atmosfera de tensão marcada pela violência contra a polícia no dia anterior.
O primeiro-ministro socialista, Manuel Valls, pediu "sanções implacáveis" contra os manifestantes que incendiaram uma viatura da polícia na quarta-feira em Paris e pressionou os sindicatos, chamados a "se questionar sobre a pertinência" de algumas manifestações.
O chefe do governo também declarou que está pronto para remover à força os bloqueios dos portos, aeroportos e refinarias.
"Não teria ocoriddo nenhuma manifestação e, portanto, nenhum vandalismo se não existisse o projeto de lei", respondeu Jean-Claude Mailly, líder do sindicato Força Operária (FO).
O FO e outros sindicatos de trabalhadores e estudantes continuam exigindo a "retirada" do projeto de lei, que consideram demasiado liberal. O presidente François Hollande excluiu na terça-feira a possibilidade de desistir desta reforma, aprovada à força na semana passada sem o voto do Parlamento.
O chefe de Estado, cuja popularidade está no seu nível mais baixo a menos de um ano das eleições presidenciais, espera que este projeto desbloqueie o mercado de trabalho em um país com um desemprego galopante, girando em torno de 10%.
Desde o início do movimento, cerca de 1.400 pessoas foram detidas e mais de 800 seguem sob custódia. Segundo as autoridades, 19 pessoas da extrema-esquerda foram presas em flagrante nesta quinta-feira de manhã em Rennes (oeste) por vandalismo.
Em Paris, a polícia emitiu novas proibições individuais de manifestação antes de um protesto programado para a tarde.
Cinco suspeitos, incluindo três alvos desse tipo de proibição, estão sob custódia na capital, um dia depois do ataque a uma viatura da polícia. Os dois agentes que ocupavam o veículo precisaram sair às pressas.
O incidente ocorreu durante uma contra-manifestação proibida, à margem de um protesto de policiais que denunciavam o clima de ódio aos agentes da segurança.
A mobilização contra a reforma trabalhista, que fez com que dezenas de milhares de pessoas saíssem às ruas nos últimos dois meses, ganhou força nesta semana com greves de caminhoneiros e do setor ferroviário.
Zonas industriais, refinarias de petróleo e depósitos: bloqueios de pontos estratégicos foram feitos nesta quinta-feira perto de Marselha (sul), Le Havre (noroeste), bem como em Rennes e Nantes (oeste).
No sudoeste, o acesso ao aeroporto de Toulouse também foi fechado. O tráfego ferroviário foi interrompido em nível nacional, no segundo dia de greve ferroviária. Uma convocação para a greve dos controladores de tráfego aéreo afetava ligeiramente o serviço.
"O acesso aos portos, aos centros econômicos e aeroportos deve ser possível e não podemos tolerar esses bloqueios", declarou Manuel Valls.
A violência das últimas semanas alimenta uma polêmica sobre a manutenção da ordem por parte do governo, acusado de laxismo pela oposição de direita e extrema-direita ou suspeito por alguns da esquerda de querer desacreditar o movimento social.
Neste contexto tenso, o Parlamento estendeu pela terceira vez o estado de emergência declarado após os ataques jihadistas de 13 de novembro em Paris (130 mortes). O estado de emergência estará em vigor até o final de julho para garantir a segurança da Euro-2016 e do Tour de France.

7 truques úteis do WhatsApp que talvez você não conheça

Whatsapp
Dá para acreditar que o WhatsApp está em nossas vidas há apenas cinco anos? Às vezes é difícil lembrar de como era a vida sem ele, numa época longínqua em que a gente usava os telefones para... falar! Agora é difícil encontrar alguém no Brasil que não use esse aplicativo para trocar mensagens, mandar nudes fotos, receber notícias e até - por que não? -  falar.
Para aproveitar o app ao máximo, separamos sete dicas de ouro, que talvez você ainda não conheça. Tome nota:
1. Você pode favoritar mensagens para acha-las mais facilmente
Você está lá no grupo que marcou uma festa para o fim de semana, e sabe que alguém mandou o endereço de onde vai ser a balada, mas faz uns 4 dias e 653 mensagens já foram enviadas depois dessa... que barra. Se você usar o recurso de favoritar, fica fácil achar essas mensagens importantes.
Para favoritar é fácil: pressione seu dedo em cima da mensagem até aparecer um menu. Daí você clica na estrelinha que fica do lado esquerdo, e pronto.
Para ler as mensagens favoritas, vá em Ajustes e depois em Mensagens Marcadas. Pronto!
2. Desativar o "visto pela última vez" e o sinalzinho de lido
Se você cansou de ser cobrada porque leu uma mensagem e não respondeu, ou se não quer que saibam quando foi a última vez que você ficou online, é fácil. Vá em Ajustes > Conta > Privacidade e lá escolha "Visto por Último - Ninguém" e desative o recibo de leitura.
A única desvantagem é que você também não vai mais ver essas informações dos seus contatos. Privacidade para todos!
3. Ver dia e hora em que suas mensagens foram lidas
Agora, se você é fã dos dois tiquezinhos azuis e vai deixá-los bem onde estão, sabia que dá para descobrir a data e hora exatas que sua mensagem foi lida? Basta deslizar seu dedo sobre a mensagem para a esquerda. Vai abrir um menu com data e hora que a mensagem foi entregue e lida.
4. Descobrir exatamente onde as pessoas estão
Quem nunca ficou com o telefone na mão tentando achar onde os amigos estavam durante o carnaval, ou procurando um bar loucamente? Chega de "É depois da casinha amarela! Aqui em frente ao carro azul!". Basta pedir que eles te enviem a localização, e você recebe um mapinha. Fácil, né?
Para mandar sua localização, basta clicar na setinha que fica do lado esquerdo na conversa, e escolher "Compartilhar localização". Veja se o mapa está correto e clique em "Envie sua localização".
5. Toques diferentes para diferentes conversas
Cada uma das suas conversas pode ter um alerta diferente, assim você sabe ~quem incomoda~ antes mesmo de olhar o celular. É assim: entre na conversa, clique no nome da pessoa ou do grupo e vá em "Notificações".
Lá você pode escolher um som para quando recebe mensagens, e outro para quando a pessoa te liga.
6. Economizar seu plano de dados
Sim. Chega de ficar baixando vídeos pelo WhatsApp com seu 3G ou 4G e ver o limite chegando cedo demais. Vá em Ajustes > Uso de Dados e escolha as coisas que você só quer que sejam baixadas quando estiver conectado no Wi-Fi. Imagens, áudio, vídeos, documentos.
Você pode também reduzir o uso de dados nas ligações.  
7. Você pode usar negrito, itálico e riscar palavras
Se você quer chamar a atenção para algo na sua mensagem, não precisa mais ESCREVER GRITANDO. Pode usar os mesmos recursos que a gente usa em textos normais: negrito, itálico e riscar palavras.
É fácil. Se quiser usar negrito, coloque a palavra (ou a frase) entre asteriscos. Então *esse trecho* sairia em negrito no Chat. O itálico _é assim com dois underscore, ou underline_, e o riscado ~é assim entre dois til~.

Google cria concorrente do WhatsApp com recursos exclusivos

Aplicativo Google Allo
Durante sua conferência anual Google I/O, o Google apresentou hoje um aplicativo de mensagens concorrente do WhatsApp chamado Allo. Ele conta com recursos inteligentes e mistura características de apps como Snapchat e SwiftKey. Fora isso, ele traz a possibilidade de dar entonação para as conversas, com o objetivo de melhorar a experiência de uso e evitar ruídos de comunicação.
O aplicativo será lançado até setembro e terá versões para smartphones com sistemas Android e iOS.
Dentro do Allo, será possível realizar pesquisas no Google, além de tudo que você pode fazer hoje no WhatsApp: mandar arquivos, mensagens de voz, emojis e mensagens de texto comuns. Você poderá fazer consultas sobre placares de jogos, realizar reservas em restaurantes e basicamente tudo que faz no Google hoje. A empresa, porém, não informou se o Allo terá suporte para ligações via internet.
Além disso, há inteligência artificial no app. Quando você recebe uma foto de um bebê, ele sugere uma resposta como “Que fofo!”. O Google reconhece as fotos graças ao serviço Google Photos, que foi lançado no ano passado e não tinha limite de espaço de armazenamento. No entanto, todas as imagens foram usadas para treinar o algoritmo de inteligência artificial da empresa.
Divulgação/Google
App Google Allo
Allo: app de mensagens terá Google embutido
As sugestões de respostas também contarão com emojis, porque um emoji “pode valer mil palavras”, brincou um executivo do Google durante a apresentação no I/O.
Ao estilo Snapchat, o Allo terá um modo privado que não registra histórico da troca de mensagens. 
Por fim, para dar aos usuários uma maneira de tornar menos frequentes os ruídos de comunicação, o Allo tem uma barra lateral que permite aumentar ou diminuir o tamanho do texto rapidamente, como mostra este gif.

Duo

Além do Allo, o Google anunciou o app chamado Duo. Ele é voltado para videochamadas via internet entre duas pessoas. 
O Duo aposta em uma interface simples e o Google acredita que, com ele, os usuários irão redescobrir a mágica das videochamadas. O app também chega até setembro deste ano, para Android e iOS. 
Confira o vídeo de divulgação do Duo a seguir.

Resistência a antibióticos pode matar 10 milhões até 2050

Antibióticos
Dez milhões de pessoas poderão morrer até 2050 devido ao aumento da resistência aos antibióticos, revela um estudo publicado nesta quinta-feira, que pede medidas urgentes para se enfrentar o problema.
Encomendado pelo governo britânico, o estudo 'Review on Antimicrobial Resistance' adverte para a existência de bactérias que estão se tornando imunes aos medicamentos atuais, o que pode transformar doenças de fácil tratamento na atualidade em enfermidades fatais.
"É preciso considerar (a resistência aos antibióticos) como uma ameaça econômica e à segurança, e deve figurar entre as prioridades dos chefes de Estado", disse Jim O'Neill, economista que dirigiu o estudo.
Segundo o relatório, o problema pode ser enfrentado com a redução do uso de antibióticos na criação em granjas, na prescrição sistemática para pacientes e por meio de campanhas informativas.
O trabalho também propõe o desenvolvimento de novos antibióticos por meio de um programa de financiamento mundial.
O custo destas medidas é avaliado em 40 bilhões de dólares, destaca o estudo, advertindo que "já não há desculpas para a falta de ação diante do que sabemos".
Jim O'Neill recorda que um milhão de pessoas já morreram em consequência da resistência aos antibióticos desde meados de 2014, quando o relatório começou a ser elaborado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) já advertiu para o risco do retorno da época em que "milhões de pessoas morriam em pandemias, antes da descoberta dos atuais remédios".

Palmas exagera nos ônibus e o contribuinte vai pagar a conta

Avenida em Palmas
Considerado uma alternativa de transporte público relativamente barata de implantar, o BRT (do inglês Bus Rapid Transit), ou corredor de ônibus, está virando moda no Brasil.
Metrópoles como Curitiba e Recife já adotam o sistema e há outros 59 projetos em andamento no país. Alguns são controversos, como o de Palmas, no Tocantins. Se depender da prefeitura, em breve os 270 mil moradores da cidade terão à disposição um BRT capaz de levar por hora 90 mil passageiros — um terço da população da cidade.
Esse é o número de pessoas que usam hoje o transporte público em Palmas o dia inteiro. Orçado em 500 milhões de reais, metade com recursos da União, o projeto prevê uma nova pista no canteiro central da principal avenida da cidade, a Teotônio Segurado, que tem oito faixas.
“Nunca vi engarrafamento por lá”, diz a procuradora Renata Baptista, do Ministério Público Federal, autora de um pedido para barrar o uso de verbas federais na obra. “O superdimensionamento é claro.”
Em maio, a Justiça Federal acatou o pedido. A prefeitura afirma que vai recorrer da decisão. Se o projeto sair do papel, uma coisa é certa: em Palmas, vai ser difícil alguém reclamar de ônibus lotado.

10 gafes financeiras que farão você se arrepender no futuro

Mulher se arrepende
 Para evitar que o velho ditado “ah, se arrependimento matasse” passe pelos seus pensamentos com uma frequência maior do que você gostaria, EXAME.com consultou alguns educadores financeiros para listar o que você não deve fazer com o seu dinheiro de jeito nenhum.
São gafes comuns do dia a dia, como gastar por impulso ou ser forçado a se lembrar de um namoro que acabou pelas prestações de um presente que você comprou quando ainda acreditava que o relacionamento tinha futuro.
Veja esses e outros erros que podem te poupar de alguns aborrecimentos lá na frente:
1. Comprar produtos supérfluos por impulso
Você é daqueles que gastam todo o dinheiro que sobra do salário em compras supérfluas? Investe até na máquina de fazer sorvete e depois se arrepende? Esse é um comportamento normal, como explica o consultor Roberto Navarro, fundador do Instituto Coaching Financeiro. “O dinheiro é emocional. São as nossas emoções que determinam as nossas ações”, explica.
É só organizar um pouco o orçamento, no entanto, para que esse deslize seja evitado mais facilmente. Separe os gastos em dois grupos, como sugere Navarro: um para as despesas obrigatórias e outro para as descartáveis e depois faça uma subdivisão, classificando os gastos como fixos ou eventuais.
Em seguida, avalie quais gastos descartáveis podem ser cortados, mas sem radicalizar. “Faça pequenos cortes, vá aos poucos”, sugere Navarro. A partir disso, você saberá quanto tem para gastar com os produtos supérfluos que quiser.
2. Entrar em um financiamento na emoção
Encontrar uma proposta que parece imperdível e achar que o sonho da casa própria pode ser realizado em um piscar de olhos. Essa é uma gafe comum, que também costuma acontecer com o financiamento de carros. Esses podem ser os gastos mais altos da sua vida, por isso não dá pra encarar a dívida sem planejamento e perceber só lá na frente que as prestações não cabem no seu bolso.
“Precisamos saber o preço dos nossos sonhos. Pagar a parcela do carro ou da casa não pode ser um grande sacrifício”, diz Navarro, do Instituto Coaching Financeiro. Ele sugere que as parcelas dos financiamentos não comprometam mais de 20% da renda mensal, e que as prestações do imóvel não se arrastem por mais de 15 anos. “O mercado financia em até 30 anos, mas esse tempo é uma vida inteira”, diz.
Navarro também recomenda dar a maior entrada possível. Para isso, o dinheiro deve ser investido em uma aplicação financeira de renda fixa, que não ofereça altos riscos ao investidor, e que renda acima da inflação.
3. Não ter ideia de quanto você gasta
Se existisse uma regra fundamental das finanças pessoais, seria esta: gaste menos do que você ganha. Mas, para isso, é essencial saber exatamente quanto você ganha e gasta, como orienta o educador financeiro Everton Lopes. É preciso fazer essa conta todo mês, de forma contínua, com a ajuda de planilhas ou aplicativos (confira algumas opções ao final da matéria).
Só assim você saberá se existe alguma folga no seu orçamento ou se é melhor segurar um pouco a onda. “Se o produto que eu preciso está na promoção e cabe no orçamento, por que não comprar? Desde que não seja para ostentar”, diz Lopes.
4. Perder o controle das parcelas
Nem sempre parcelar é um erro (veja quando pode ser bom), desde que você inclua as prestações no planejamento financeiro e tenha certeza de que conseguirá arcar com elas. Parcelar pode ser vantajoso, por exemplo, quando não for oferecido um desconto no pagamento à vista, como explica Navarro, do Instituto Coaching Financeiro.
A fatura do cartão de crédito não pode ser uma surpresa, diz o educador financeiro José Vignoli, do SPC Brasil. “Quem diz ‘nossa, como minha fatura veio alta’ mostra que não tem controle nenhum sobre seus gastos. Só dá para parcelar tendo plena consciência de que a conta do cartão virá alta”, diz.
5. Não acreditar no poder do dinheiro acumulado com o tempo
O que fazer com o salário que sobrou? Não gaste tudo. Tente investir, mesmo que seja pouco. “As pessoas precisam ter em mente que o dinheiro rende com o tempo. Não importa se guardam pouco ou muito, importa ter o hábito de poupar”, explica Vignoli, do SPC Brasil.
Uma boa dica para criar o hábito de investir é começar aplicando 1% do seu salário no primeiro mês, 2% no segundo, 3% no terceiro e assim por diante.
6. Acreditar que é o cara no mercado financeiro
Tem sempre um vizinho ou um tio que acha que conhece tudo sobre as rentabilidades e os riscos das aplicações financeiras, mas cuidado. “Há sempre alguém para dizer que um investimento é a salvação da sua vida, mas tenha certeza de que não é”, diz Vignoli, do SPC Brasil.
Procure estudar as aplicações antes de investir e peça ajuda a um consultor financeiro de fora do banco, se precisar. Vale lembrar um ditado bastante repetido no mercado financeiro: "Não existe almoço grátis". Por isso, se um investimento parecer bom demais para ser verdade, desconfie.
7. Tratar sua aposentadoria como um primo distante
Pensar na aposentadoria só quando ela chega pode ser bem perigoso, já que a essa altura a tarefa de acumular uma poupança capaz de manter sua qualidade de vida, de forma independente, pode se revelar impossível.
Vignoli, do SPC Brasil, orienta não desprezar a aposentadoria pelo INSS. “Há um bombardeio de informações que indicam que o sistema está quebrado, mas esse dinheiro hoje pode significar a salvação da lavoura lá na frente”, diz (veja quanto você deve ganhar com a aposentadoria pelo INSS).
Contribua todos os meses com o INSS, sem falhar, mesmo que seja como autônomo, com base em um salário mínimo, e guarde os comprovantes.Especialistas também recomendam investir em outras aplicações para garantir um futuro tranquilo, como a previdência privada e outros investimentos que superam a inflação, como o título público Tesouro IPCA.
Vignoli, do SPC Brasil, orienta se informar bem sobre o regime tributário escolhido na previdência privada, que pode comprometer bastante a renda investida dependendo do prazo de resgate do dinheiro. Também é importante comparar taxas de carregamento e de administração entre os bancos.
8. Não falar de dinheiro em casa
Em casa, falar de dinheiro precisa ser tão normal quanto tomar café. Esse assunto precisa estar no cotidiano e toda a família deve ser envolvida, inclusive os filhos. “Em momentos de dificuldade financeira, não adianta o pai e a mãe se sacrificarem e os filhos continuarem vivendo como se nada estivesse acontecendo. Busque envolvê-los nos sonhos e nas despesas”, sugere Vignoli, do SPC Brasil.
O educador financeiro recomenda que, ao iniciar a vida profissional, os filhos participem do pagamento das despesas na casa. “Se tem que pagar a conta da água, por exemplo, o banho começa a ser mais curto”, diz.
9. Achar que seguro é bobagem
É na hora da necessidade que vem o arrependimento de não ter adquirido uma apólice de seguro. “Muita gente não faz seguro e não tem nenhuma reserva financeira para qualquer eventualidade”, alerta Vignoli, do SPC Brasil. Ele destaca que, proporcionalmente ao preço dos estragos, seguros de casa e de vida, menos conhecidos do que o de carro, são baratos.

Pesquisa situa Trump à frente de Hillary em eleições nos EUA

Os dois destaques da "Super Terça" para cada partido, Donald Trump e Hillary Clinton, dia 01/03/2016
Uma nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela rede de televisão "Fox News" coloca o republicano Donald Trump três pontos acima da democrata Hillary Clinton, caso ambos se enfrentem nas eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos.
De acordo com a pesquisa, Trump, que é o virtual indicado do Partido Republicano por ter ficado sem adversários nas eleições primárias, tem 45% de apoio, enquanto Hillary, favorita para a nomeação do Partido Democrata, tem 42%.
Esta é uma diferença significativa em relação à mesma pesquisa do mês passado, na qual Hillary obteve 48% de apoio, contra 41% de Trump, que ainda disputava a indicação do partido com Ted Cruz e John Kasich.
Por sexos, a ex-secretária de Estado ganha entre as mulheres (50% contra 36% de Trump), enquanto o magnata nova-iorquino se impõe entre os homens (55% a 33%) e tem uma vantagem notável de 37 pontos entre os brancos de classe trabalhadora e sem ensino superior (61% para Trump e 24% para Hillary).
Trump ganha em geral entre os brancos (55% a 31%), inclusive entre as mulheres brancas (47% a 38%), enquanto a ex-primeira-dama é a principal escolha entre negros (90% a 7%) e latinos (62% a 23%).
A pesquisa também mostrou que se o senador Bernie Sanders fosse o indicado do Partido Democrata, algo que seria extremamente difícil devido ao número de delegados somados por Hillary até o momento nas primárias, venceria Trump com facilidade, com uma vantagem de quatro pontos percentuais (46% para Sanders e 42% para o bilionário).
Quanto à avaliação dos candidatos, tanto Trump como Hillary têm alto índice de rejeição, já que os eleitores acreditam que ambos carecem de honestidade, empatia e valores morais, e que diriam qualquer coisa para ganhar as eleições.
Entre os entrevistados pela pesquisa, 66% acreditam que Hillary Clinton não é honesta, um número que cai para 57% no caso de Donald Trump.
A pesquisa da emissora "Fox News" foi realizada através de entrevistas por telefone com 1.021 eleitores registrados em todo o país entre os dias 14 e 17 de maio, e apresenta margem de erro de três pontos percentuais.

Índia assume prostituição involuntária como trabalho forçado

Prostituição 

O governo da Índia decidiu reconhecer como trabalhos forçados a prostituição involuntária e a mendicidade controlada por máfias, quadruplicar as ajudas a vítimas e reduzir a duração de seus julgamentos a um máximo de um mês, com uma reforma de seu Plano para a Reabilitação de Trabalhadores Forçados.
A nova versão do plano contempla ajudas de cerca de US$ 4.500 para casos "extremos de privação e marginalização" como os transexuais e as mulheres e crianças vítimas de exploração sexual, segundo a notificação divulgada nesta quarta-feira pelo Ministério do Trabalho, à qual a Agência Efe teve acesso.
Apesar de ter abolido os trabalhos forçados com uma lei específica em 1976, a Índia é o país com maior incidência de emprego infantil, com 50 milhões de crianças trabalhadoras, segundo estimativas da ONG do vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Kailash Satyarthi, Bachpan Bachao Andolan (BBA, Movimento para Salvar a Infância).
Os homens adultos vítimas de trabalhos forçados receberão a partir de agora quase 80% a mais, US$ 1.500 frente aos US$ 300 contemplados no plano anterior, enquanto a quantia se eleva a cerca de US$ 3.000 para mulheres e crianças.
O departamento assegurou ontem à noite em comunicado que pretende aumentar a dotação orçamentária do plano de US$ 750.000 anuais a mais de US$ 7 milhões.
O novo programa garante, além disso, que os julgamentos das vítimas não durarão mais de um mês, um processo que até agora se estendia até uma década, detalhou à Efe o diretor de projetos da BBA, Rakesh Senger.
O ativista destacou que, sob o novo plano, serão reconhecidos como trabalhos forçados todos os tipos de "exploração" e qualificou sua aprovação como "muito frutífera", após seis meses de pressões ao Executivo por parte de sua organização para alcançá-lo. 

Marcelo Calero é confirmado como novo secretário da Cultura



Marcelo Calero, novo secretário nacional de Cultura, dia 18/05/2016 O Palácio do Planalto confirmou nesta quarta-feira, 18, por meio da assessoria do presidente em exercício, Michel Temer, o nome do secretário municipal de Cultura do Rio, Marcelo Calero, como o novo secretário nacional de Cultura, pasta que será subordinada ao Ministério da Educação.Ele é secretário do prefeito Eduardo Paes, do PMDB, mesmo partido de Temer.
Advogado e diplomata, Calero tem 33 anos e foi presidente do Comitê Rio450, que concentrou as comemorações dos 450 anos da cidade do Rio, em 2015.
Nos últimos dias, ele chegou a participar de um encontro da área da Cultura em que se pedia a permanência do MinC como ministério independente.
Marcelo Calero assumiu em janeiro de 2015 a secretaria carioca, na vaga deixada pelo jornalista Sérgio Sá Leitão. Curiosamente, o nome de Sá Leitão também foi aventado nos últimos dias para a Secretaria Nacional de Cultura.
Em sua gestão, Calero intensificou o processo de descentralização e democratização do acesso à cultura no Rio.
Calero está na Prefeitura desde 2013, quando ingressou como coordenador-adjunto de relações internacionais e do cerimonial.
Naquele mesmo ano passaria a coordenar a preparação da cidade para a festa dos 450 anos do Rio. Em sua passagem, o secretário sempre foi prestigiado pelo prefeito, que o elogia nas cerimônias públicas.
Ele vinha se envolvendo na preparação da cidade para os Jogos Olímpicos.


Arquivo do blog