terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Após quase 2 meses, morre tenente que passou mal em teste físico na BA

Morreu nesta terça-feira (4) o tenente da Polícia Militar que estava internado no Hospital São Rafael, em Salvador, há 49 dias, quando passou mal durante teste físico para participação no Curso de Operações Policiais Especais (Copes). Ele, que tinha 30 anos, é a terceira pessoa que morre dasquatro que tiveram mal-estar na ocasião.
O hospital informou que ele sofreu falência múltipla de órgãos por volta das 15h40. "Todos os esforços foram tomados para a manutenção da vida do tenente da Polícia Militar da Bahia" afirmou, em nota, a unidade de saúde
A pedido do G1, a Polícia Militar divulgou nota de pesar e informou que a vítima ingressou na corporação há seis anos. O tenente era lotado na Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Cerrado. Ainda não há informações sobre o enterro. De acordo com a PM, o inquérito está na fase de conclusão e a Corregedoria aguarda os resultados dos laudos periciais.
Quatro pessoas passaram mal na prova de 10 km de corrida, no dia 16 de dezembro, sendo que dois deles morreram - os soldados Manoel Reis Freitas, de 34 anos, e Luciano Fiuza de Santana, 29 anos. Ao todo, 67 policiais militares participaram da prova, realizada no quartel do Batalhão da Polícia de Choque, em Lauro de Freitas, na região metropolitana da capital.
Imagens divulgadas pela própria PM mostram algumas etapas do teste: alongamento, prova e atendimento a um dos PMs que morreu. Em entrevista ao G1, o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, informou que o curso foi suspenso por tempo indeterminado.
  •  
Policial recebe atendimento em ambulância (Foto: Polícia Militar da Bahia/Divulgação)Soldado Manoel dos Reis Freitas passou mal e
recebeu atendimento em ambulância
(Foto: Polícia Militar da Bahia/Divulgação)
Caso inédito, diz PM
"A previsão era de que a segunda fase tivesse início no de 3 [de janeiro de 2014]. Por questão de precaução, suspendemos o curso. Desses 67 que fizeram a prova, somente quatro perderam. Infelizmente, foram aqueles que passaram mal. Então, temos 63 aptos pra iniciar o curso e dar continuidade, mas isso já está comprometido", afirmou.
O comandante voltou a afirmar que todos os policiais que participaram da prova passaram por uma bateria de exames e estavam aptos a realizar o teste. Segundo ele, nas seis edições já foram realizadas, nenhum policial havia passado mal.
"Não esperávamos que isso acontecesse. O homem que foi para lá já foi preparado. Teve um teste que antecedeu esse, em que eles tiveram que fazer 4 km em uma média de 17 minutos. Dessa vez, ele ia percorrer 10 km em 60 minutos. Não é um teste de quem chegar primeiro, é um teste de condicionamento físico. Não é disputa. É uma tropa, todos correm juntos", disse.
Alfredo Castro também falou sobre a "pressão psicológica" e destacou a capacidade que os policiais devem ter para lidar com diferentes situações. "Existem mecanismos, ensinamentos, que você tem que estar sob pressão para dar resposta. Vou dar um exemplo. Em situações de refém, temos o gerenciador de crise, que é o cara que vai para lá e fica negociando. Se ele não tiver certo controle, comete coisas que não devem ocorrer. Ele tem que ter o preparo necessário para responder a isso. O policial que é do Comando de Operações Especiais tem que ser bom atirador. Ele pode salvar vidas com um tiro.Não pode ser psicológicamente uma pessoa mal preparada. A pressão psicológica talvez faça parte do curso", explicou.
Policial passou mal durante prova de corrida (Foto: Polícia Militar da Bahia/Divulgação)PM foi internado em hospital e morreu na terça-feira
(Foto: Polícia Militar da Bahia/Divulgação)
Investigação
O coronel Alfredo Castro afirmou que a previsão é de que o inquérito seja encerrado em 40 dias. "Nós estamos trabalhando em todas as vertentes. Primeira vertente da etapa, alguns procedimentos que foram tomados, se houve negligência ou imprudência dos nossos coordenadores e instrutores do curso. E a outra vertente é a causa da morte dos policiais", pontua.
Principal suspeita
O secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Maurício Barbosa, disse que perícia vai averiguar se os quatro policiais militares tomaram alguma substância para melhorar o condicionamento físico. Barbosa disse ainda que será investigado se houve excessos no processo seletivo.
"A gente está investigando se foi algum excesso na seleção, porque, na verdade, eles não estavam ainda no programa de treinamento, estavam se habilitando para isso. Mas uma coisa nós sabemos: que para se habilitarem a este tipo de atividade, eles precisam entregar alguns exames médicos e estes exames comprovavam que tinham capacidade para fazer aqueles exercícios. Estamos estudando e o resultado da perícia vai ser fundamental para dizer se tomaram algum tipo de medicação, algum tipo de substância para melhorar o condicionamento físico. Isto tudo vai ser avaliado e depois disso vamos emitir parecer, e até, se for o caso, a modificação na forma de ingresso destes policiais nas Forças Especiais", disse Maurício Barbosa.
O Copes é um curso destinado a capacitar policiais às atividades de operações especiais de alto risco. Segundo a Polícia Militar, "todo candidato se inscreve voluntariamente e é obrigado por força de edital a realizar uma bateria de exames médicos de ordem laboratorial e cardíacos, e ainda apresentar atestado médico indicando estar apto para a realização de testes de esforço físico".
Momento em que PMs recebem orientação (Foto: Polícia Militar da Bahia/Divulgação)Momento em que PMs recebem orientação (Foto: Polícia Militar da Bahia/Divulgação)
PMs correm juntos em prova realizada em Lauro de Freitas (Foto: Polícia Militar da Bahia/Divulgação)PMs correm juntos em prova realizada em Lauro de Freitas (Foto: Polícia Militar da Bahia/Divulgação)

Conquista: Acidente mata homem na BR-116

Dezenas de acidentes foram registradas na BR-116, trecho entre Cândido Sales e Poções, neste final de semana, com duas vitimas fatais, ambos na região da Lagoa de Zé Luiz, Zona Rural de Vitória da Conquista. No sábado (1) a vítima foi o sargento Diomedes Prado Oliveira, 52 anos, comandante do pelotão da Polícia Militar em Encruzilhada. A segunda morte foi na madrugada deste domingo (2), numa batida entre um automóvel e uma carreta. Nesta colisão frontal, morreu no local Jamilton Bispo dos Santos Sobrinho, de 28 anos. Ambos os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista e as ocorrências registradas pela Polícia Rodoviária Federal. Informações do Blog do Anderson.

Jaguaquara:Acidente entre Fiorino e F4000, deixa uma pessoa morta na manhã desta terça-feira na BR 420.

Morreu agora a pouco  no hospital Prado Valadares, em Jequié uma das  vítimas de um acidente ocorrido no início da manha desta terça-feira (4).  Francisco Xavier Pereira, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
1511450_273705546120354_24564299_n1656389_273705686120340_376448799_n
Na manhã desta terça-feira, 04 de fevereiro, por volta das 6h da manhã um grave acidente ocorreu na BR420 estrada que liga Jaguaquara ao Entroncamento de Jaguaquara, segundo testemunhas que passou na hora do acidente dão conta de que uma Fiorino branco de placa BOO-5303 com licença de São Paulo, tentou uma ultrapassagem proibida nas imediações da curva do óleo sentido Jaguaquara, ao tentar desviar de um ônibus que vinha no sentido contrario acabou batendo no fundo de uma F4000 carregada de pepino. (A batida foi tão forte que o teto do veículo foi arrancado), os evolvidos no acidente ambos são da cidade de Maracás. O motorista da Fiorino foi levado em estado grave pela equipe da Via Bahia para o Hospital Prado Valadares em Jequié.

professora faz sexo oral com estudante de 13 anos em Palmas de Monte Alto.

Uma professora de Educação Física e estudante de direito de 30 anos, identificada apenas como Mônica Souza(Mônica de Bel), residente no município de palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia, foi flagrada em um vídeo fazendo sexo com aluno de 13 anos, identificado por (I). Segundo informações colhidas pelo portal junto à família, a filmagem com duração de sete minutos e trinta e um segundos , fazendo sexo oral foi feita pelo próprio aluno, sendo interrompida apenas quando o mesmo pede para fazer a penetração.
O portal Folha do Vale entrou em contato com o secretario de Educação Zuberto, que informou que apesar de ser professora, Mônica trabalhava na secretaria de Agricultura do município e não estava em sala de aula. “O secretário de Agricultura Edilson, informou que depois do fato a mesma não foi mais trabalhar e sumiu da cidade. Mônica seria promovida para coordenadora agora em fevereiro”, informou o secretário.
Colegas do aluno contaram ao portal, que o garoto disse que o fato aconteceu fora da secretária, mas em um local que eles não quiseram revelar. Questionado se o fato teria acontecido em uma sala de aula,os meninos disseram que não.Tentamos várias vezes falar com Mônica pelo telefone, mas o mesmo só dava caixa postal.
De acordo com o secretário de Educação, o gestor tomou conhecimento da situação, mas até o momento não tem uma denúncia formal na secretaria. “Quando recebemos a denúncia iremos tomar as medidas cabíveis”,concluiu Zuberto.
A redação do site O Sistema é Bruto entrou em contato com a secretaria de educação do município de Palmas do Monte Alto e foi informada pelo assessor do secretário de educação, de que a referida professora não faz parte do quadro de professores do município. “Ela é formada em educação física e atuou no município em 2011. Hoje ela não tem nenhuma ligação com a prefeitura de Salvador”, disse Adenilton.

Falso pastor é preso com carro roubado em Itaquara

Um falso pastor foi detido na tarde desta segunda-feira (3), em Itaquara. Ele foi flagrado em um veículo roubado em Salvador, segundo informou do site Binho Locutor. De acordo com nota do site, em ronda pelo Loteamento Fernando de Fabinho uma guarnição da Polícia Militar avistou o homem em atitude suspeita, abordo de um veículo modelo Corsa Sedan de cor prata, com placa policial JOJ – 4328 licença de Salvador. Ao perceber os policiais, o homem, identificado como Paulo dos Santos, com aparência de 40 anos, agiu com estranheza e quando abordado pelos militares disse que era pastor evangélico, segundo a PM, mas não procede a informação. Contra ele, existem mandados de prisão, pelo cometimento de crimes diversos. O falso pastor ficará custodiado na Delegacia Territorial de Jaguaquara, há 10 Km de Itaquara, aguardando decisão da Justiça.
Foto do site Binho Locutor

Loja da Cesta do Povo é arrombada no Entroncamento de Jaguaquara; um dos suspeitos é preso


A loja da Cesta do Povo localizada no Distrito Stela Dubois, no entroncamento de Jaguaquara, às margens da BR-116, foi arrombada durante a madrugada desta segunda-feira (3).
Segundo informações da Polícia Militar (Pelotão do Stela Dubois), o roubo foi percebido durante uma ronda nas proximidades da loja, que teve vários produtos alimentícios levados por dois indivíduos, que fugiram após a ação.
Por volta das 4h30, um dos suspeitos identificado como Udson Silva Santos, 19 anos foi preso pela guarnição da PM. Com ele, os militares encontraram parte dos produtos roubados. Udson e o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Jaguaquara, onde o elemento foi autuado em flagrante pela delegada Nereida Luiza, após confessar que praticou o crime em companhia de um comparsa de prenome Washington, que está foragido. Conforme publicação do Blog Marcos Frahm.
Com o homem foi encontrado: caixas de leite, produtos de perfumaria e outros. A gerência da Cesta do povo afirmou que ainda deve ser feito um levantamento de tudo que foi levado para que seja contabilizado o prejuízo.
Foto blog Marcos Frahm

Arquivo do blog