quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Dilma promete esforço para construir corredor que ligará Norte a porto no Pacífico


Ao lado do presidente Rafael Correa (Equador), Dilma Rousseff acena durante a IV Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos)

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira (27) em declaração à imprensa, em Quito, capital equatoriana, que o Brasil e o Equador vão se esforçar para a criação de um corredor entre o Norte do País, a partir de Manaus, e o porto de Manta no país vizinho.
Ao lado do presidente do Equador, Rafael Correa, Dilma destacou que a rota, que contará com o transporte por estradas e rios, será uma importante saída para a produção brasileira para o Oceano Pacífico. O corredor se chamará Eixo Multimodal Manta-Manaus.
— O projeto de Manta-Manaus é estratégico nessa região. Trata-se da integração de toda a região amazônica da América do Sul, aproximando as regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, tanto aproximando o Equador do Atlântico quanto o Brasil do Pacífico. [...] O eixo Manta-Manaus, que ligará o Pacífico equatoriano à Amazônia brasileira e ao Atlântico, é projeto importante da nossa agenda bilateral.
Do lado equatoriano, as obras de dragagem do rio Napo, na Amazônia equatoriana, já foram iniciadas pelo governo do país vizinho.
Comércio
A presidente destacou também que a corrente de comércio entre Brasil e Equador deverá crescer nos próximos meses, assim como os investimentos. Em março, Dilma e o presidente Rafael Correa terão uma nova reunião.
— Manifestamos nossa disposição de negociar um Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos, capaz de oferecer um marco sólido para estimular iniciativas de empresas equatorianas e brasileiras. Estou segura que, assim, estaremos fortalecendo nosso relacionamento econômico.


  

Arquivo do blog