sábado, 6 de fevereiro de 2016

Pelo menos 11 pessoas morrem em terremoto de 6,4 graus em Taiwan



 Um terremoto de magnitude 6,4 graus na escala Richter atingiu o sul de Taiwan, nas proximidades da cidade de Tainan, matando pelo menos 11 pessoas e dexando 58 gravemente feridas, segundo a agência AP. Uma série de tremores após o abalo inicial levou ao desabamento de prédios na madrugada deste sábado (horário local), sendo um deles um complexo residencial com edifícios de 17 andares. Mais de 200 famílias moravam no local.
De acordo com a mídia local, a propriedade abrigava um centro de cuidados para recém-nascidos e suas mães, e, entre as 11 vítimas, está um bebê. Um menino de 10 anos também morreu. E, de acordo com o site taiwanês ET News Today, uma das sobreviventes do desastre foi uma menina de idade ainda não informada que teria bebido sua própria urina enquanto aguardava o resgate. Por sorte, a criança foi encontrada pelos bombeiros antes do que esperava.
A tragédia vem apenas dois dias antes da celebração do Ano Novo Lunar, o feriado familiar mais importante do calendário chinês.
Segundo o jornal local “Taiwan’s China Post”, “o governo local declarou estado de emergência”.



Até o momento, foram resgatadas dos escombros 348 pessoas, e mais de 2 mil bombeiros ainda trabalham em busca de sobreviventes. A agência do governo informou que foram contabilizados 475 feridos, dos quais a maioria — 368 — teve alta no final da tarde de sábado. Alguns deles não ficaram embaixo de escombros, mas se feriram porque objetos caíram sobre eles no momento do colapso do edifício.


O centro de resposta de emergência do governo de Taiwan afirmou que a equipe de resgate foi composta por 1.236 agentes, 840 deles do Exército, além de seis helicópteros e 23 cães de resgate.
— Eu fiquei na cama, mas saltei dela no momento em que ouvi o "bang", que era o som do prédio caindo — disse Lin Bao-gui, um vendedor de carros que vive em Tainan e que teve seus veículos esmagados quando o complexo residencial do outro lado da rua onde ele mora desabou.


O epicentro foi a 35 km ao sudeste de Yujing e teve cerca de 10 km de profundidade, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Os habitantes de Tainan relataram o terremoto nas redes socias, dizendo que o tremor foi “muito forte”. "Mais notícias sobre os prédios que desabaram em Tainan. Péssimo início para os feriados do Ano Novo Lunar", escreveu uma moradora local.

 

Arquivo do blog