sábado, 30 de janeiro de 2016

Padarias entram na briga por folga aos domingos

Objetivo do sindicato é conseguir mais folgas para trabalhadores. Foto: AT

Na busca por melhores condições de trabalho para os empregados de duas mil padarias da Grande Vitória, o sindicato da categoria decidiu entrar na briga por folgas e maior remuneração aos domingos para cerca de 20 mil trabalhadores.
o Sindicato dos Empregados do Comércio do Estado  teve a primeira vitória na Justiça para impedir que os trabalhadores de lojas de shopping trabalhem nesse dia.
Sem acordo com muitos lojistas, o Sindicomerciários ingressou com cerca de 700 ações solicitando as folgas. No último dia 21, a juíza titular da 13ª Vara do Trabalho de Vitória, Alzenir Bollesi de Pla Loeffler, concedeu liminares para quatro lojas dos shopping Laranjeiras e MontSerrat, na Serra. Falta julgar o mérito.
Nas redes sociais, o assunto tem gerado muitas opiniões divergentes.
Sobre a situação das padarias, também adiantado na edição de quinta-feira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação, Massas Alimentícias e Biscoitos no Estado (Sintramassas-ES), Ari George Floriano de Siqueira, explicou que a categoria vai entrar na briga. “Vamos começar em fevereiro a entrar com ações, que serão individuais para cada estabelecimento.”
Segundo Ari, a categoria não aguenta mais a carga de trabalho, sem receber o valor devido aos domingos. “Há anos tentamos nas convenções coletivas regulamentar o domingo, sem sucesso. Uma das propostas é que seja um domingo sim e outro não trabalhado.”
Ele enfatizou que o objetivo das propostas não é fechar padarias, mas garantir folgas melhores e a remuneração de 120% aos domingos, como previsto na convenção.
Em entrevista na quarta-feira (27), o presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado (Sindipães), Luiz Carlos Azevedo de Almeida, destacou que a orientação é de que os empresários cumpram a legislação e as exigências de escalas de folga, da convenção.
ENTENDA O CASO
Ações na Justiça
Sem acordo com donos de padarias, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação, Massas Alimentícias e Biscoitos no Estado (Sintramassas-ES) afirmou que a partir de fevereiro vai ingressar com cerca de duas mil ações na Justiça, referentes ao número de padarias da Grande Vitória.
Acordo coletivo
Segundo o Sindicato, há anos tenta regulamentar a folga aos domingos nas convenções coletivas, mas sem sucesso. Diz ainda que alguns estabelecimentos chegam a obrigar os funcionários a trabalharem seis domingos diretos, para folgar um. Funcionários também chegam a trabalhar 10 horas seguidas para cumprir prazos de encomendas. Muitas padarias, segundo o sindicato, contudo, pagam o devido pelo domingo trabalhado, que seria a remuneração de 120%, segundo estipulado em convenção da categoria.
Fechamento
O Sindicato informou ainda que o objetivo das ações não é fechar as padarias aos domingos, mas garantir que os proprietários façam acordos para melhorar as folgas e os valores pagos pelo dia trabalhado. Uma das propostas é folgar um domingo sim e outro não.

Arquivo do blog