sábado, 30 de janeiro de 2016

Falha na asa provocou queda de avião solar da Google



 O Solara 50 tem envergadura de 50 metros

Em maio do ano passado, o Salara 50, um imenso drone movido à energia solar, caiu em um deserto no Novo México, nos EUA. A aeronave com envergadura de 50 metros fazia parte de testes da Google em um projeto de fornecer conexão à internet, e, de acordo com o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB, na sigla em inglês), falhou por um problema na asa esquerda. O Solara 50 decolou no dia 1º de maio e, após apenas quatro minutos no ar, se acidentou. De acordo com o relatório da NTSB, divulgado recentemente, o drone começou a experimentar problemas de controle logo após a decolagem. Quando o piloto remoto tentou estabilizar a aeronave, ela foi atingida por uma corrente termal que a empurrou para o alto.
Apesar das tentativas de reduzir a força, o avião voou mais rápido que o esperado e a asa esquerda começou a apresentar falhas, fazendo com que a aeronave começasse “uma trajetória de voo errática e incontrolável, seguida por uma descida rápida”. De acordo com a  a Google não comentou o relatório.
O drone foi construído pela Titan Aerospace, empresa fundada pelo ex-executivo da Microsoft Vern Raburn, comprada pela Google no ano passado. Ele deveria voar em altas altitudes por longo período de tempo, para distribuir sinal de internet como se fosse um satélite.
A Google disputa uma corrida com o Facebook no desenvolvimento de uma forma de distribuição de internet pelo ar. A rival, que também tentou adquirir a Titan, comprou a Ascenta, empresa britânica que também desenvolve drones de altas altitudes.

Arquivo do blog