sábado, 30 de janeiro de 2016

Trote ainda congestiona número 190 da polícia

Lucas Moraga/LeiaJá

O Centro Integrado de Operações (Ciop) divulgou os dados das ocorrências do ano de 2015 que foram registradas pelo atendimento de chamadas ao número 190, na Região Metropolitana de Belém (RMB). O Centro integra as seis instituições que compõem o Sistema de Segurança Pública do Pará, e realiza a comunicação entre a sociedade e as seguintes instituições: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Detran, Susipe e Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.
No balanço feito pelo Ciop em 2015, cerca de 3.427.134 chamadas recebidas foram registradas. Depois que a ligação é recebida a denúncia passa por uma análise, na qual é classificada e registrada no sistema I/CAD (Intergraph/Computer-Aided Dispatch- Despacho Auxiliado por Computador). Depois de analisada, fica disponível on-line para os despachantes, setor competente que aciona as equipes (guarnições) responsáveis para atender as ocorrências.

Na categoria de ligações falsas foram registradas 1.196.373 ocorrências; na categoria ocorrências geradas, 286.972 registros e na categoria outros, que se refere a informações, dúvidas, agradecimentos, engano, reiteração, ligação não completada, 1.943.789 chamadas foram registradas pelo sistema. Vale destacar que o Centro realiza o serviço de videomonitoramento através de 188 câmeras em vias públicas, na RMB.
De acordo com informações do Ciop, um dos altos índices em 2015 foi o de ligações falsas. Registrou-se mais de 1 milhão de trotes para o 190, isto é, cerca de 35% das chamadas para o Centro foram falsas. Apesar de alto, esse índice diminuiu 7% em relação a 2014, sendo motivado principalmente a partir de campanhas de conscientização em escolas e meios de comunicação. Na classificação de tipos de ocorrências, as cinco principais naturezas foram: perturbação do sossego alheio; poluição sonora; ameaça; roubo e atitude suspeita.
O atendimento do Ciop 190 ocorre em toda a Região Metropolitana de Belém e no interior do Pará. O serviço é realizado pelos Núcleos Integrados de Operações (Niop), em Altamira, Castanhal, Capanema, Conceição do Araguaia, Marabá e Santarém, e pelos Centros de Atendimento e Despacho (CAD), em Salinópolis, Parauapebas, Tailândia.
 Em 2015 foram criados mais dois CADs, em Bragança e Santa Isabel, que estão em fase de implantação. O funcionamento interno do Ciop ocorre diuturnamente por 24 horas, com o serviço de militares estaduais e colaboradores civis, que trabalham em escalas de serviço, em ambiente de acesso restrito.

Arquivo do blog