quinta-feira, 17 de março de 2016

Cuba volta a ser o centro de atenções dos EUA e da União Europeia

Havana, Cuba

 Cuba volta a estar no centro das atenções diplomáticas dos Estados Unidos e da União Europeia. Nesta sexta-feira, 11, o conselheiro do Governo norte-americano Ben Rhodes esteve reunido em Miami com exilados cubanos, pavimentando o terreno para a visita que o Presidente Barack Obama fará à Ilha nos dias 20 e 22.

Também nesta sexta-feira, a alta representante da UE para Assuntos Exteriores e Política de Segurança, Federica Mogherini, esteve reunida com o vice-chanceler cubano Abelardo Moreno para assinar um acordo que normaliza as relações abaladas durante anos devido a divergências sobre direitos humanos. Cuba era até agora o único país da América Latina que não tinha um acordo político com os europeus. As negociações para a assinatura de hoje já duravam quase dois anos, após uma série de avanços recentes. Antes de entrar em vigor, no entanto, o acordo ainda deve ser aprovado pelo Parlamento Europeu.

O professor de História Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Francisco Carlos Teixeira da Silva lembra que, embora EUA e UE tenham interesses parecidos, a reunião na Flórida obedece a outra estratégia.

“Em período eleitoral, em que os democratas estão jogando pesado na perspectiva de continuidade do poder, a ideia é acalmar o eleitorado de origem cubana, que fez a migração de Cuba depois de 1959 para a Flórida e se constituiu num grupo muito conservador e muito contrário não só a Fidel Castro mas ao regime no seu todo em Cuba”, diz o especialista.

O professor da UFRJ explica que muitos desses exilados têm ainda escrituras, documentos de fábricas e equipamentos que foram nacionalizados em Cuba e por isso querem exigir indenizações sobre essas perdas. Já a nova geração, a terceira na Flórida, não está mais pensando nessas questões. Eles estão mais interessados em resolver a questão das visitas, reunir famílias e enviar dinheiro da Flórida para os familiares na Ilha.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog