A Embraer acaba de
apresentar a sua nova família de jatos comerciais, a série E190-E2. São
três diferentes modelos, com capacidade variando entre 86 e 134
passageiros.
Apresentados em forma de protótipos, os novos aviões representam um
investimento da ordem de R$ 6,8 bilhões e, segundo a empresa, são a sua
nova aposta para manter a liderança mundial no mercado da aviação
regional.
Ainda de acordo com a Embraer, o modelo mais caro desta nova família
de jatos custará 260 milhões de reais, e o primeiro deles chegará ao
mercado em 2018. No catálogo de vendas da empresa, há 267 aeronaves
encomendadas e já vendidas.
Ao apresentar os novos modelos, o presidente da Embraer Aviação
Comercial, Paulo César de Souza e Silva, declarou que a empresa está
investindo em tecnologia avançada, driblando a crise. “O que nos
fortalece é esse relacionamento de entender o que o mercado precisa.
Investimos em uma família mais econômica, com motor mais eficiente e com
custo de reparo menor.”
Embraer também informou que entre as principais mudanças dos modelos
E190-E2 em relação à primeira família de jatos comerciais estão nas asas
e no motor. A empresa disse ainda que “as novas tecnologias e sistemas
na cabine de comando tornaram o avião mais seguro” e que as aeronaves
vão gastar 16% menos combustível do que as versões anteriores.
Sobre os novos aviões da Embraer, o piloto civil e militar Milian
Heymann, comandante de voos nacionais e internacionais e piloto de
testes da Embraer na década de 1980, disse à Sputnik Brasil que “a
empresa produz modelos absolutamente seguros e a sua preocupação é
sempre com a inovação e a segurança dos seus aviões”.
“Eu gosto muito dos aviões da Embraer”, conta o
Comandante Heymann. “A tecnologia que ela sempre busca aperfeiçoar é um
plus na indústria aeronáutica, tanto que a Embraer é a terceira
indústria montadora de aeronaves no mundo.”
Milian Heymann diz ainda que “o segredo do desempenho de um avião é a
asa. Principalmente em um jato, ela tem que acomodar duas
características, o voo em baixa velocidade, na decolagem e no pouso, e
em alta velocidade, o voo de cruzeiro. Desenhando bem a asa,
provavelmente se terá um avião de sucesso, o que parece que foi feito
nesse E190-E2, um avião totalmente novo, com novos avionics, com asas
redesenhadas, com acomodação interna totalmente nova, futurística. É uma
aeronave que provavelmente não vai ter concorrente nessa faixa”.