terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Varejo brasileiro recua 4,3% em 2015, sua maior retração já registrada

Setor de som e imagem na megaloja do Ponto Frio, na Marginal Tietê, em São Paulo

Em meio ao cenário de recessão econômica, as vendas no varejo brasileiro registraram em 2015 sua maior queda histórica. A retração das vendas foi de 4,3% em relação a 2014, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse foi o primeiro resultado negativo desde 2003, quando o varejo recuou 3,7%. A queda foi puxada por perdas em segmentos importantes, como eletrodomésticos, móveis e combustíveis. A série histórica do IBGE começa em 2001.

Somente em dezembro, ainda segundo o IBGE, a atividade teve recuo de 2,7% em relação a novembro e de 7,1% em comparação com dezembro de 2014. As expectativas em pesquisa da agência Reuters eram de recuo de 2,5% na comparação com novembro e de 7,05% em relação a dezembro do ano anterior.

O IBGE informou que o pior desempenho no volume de vendas entre as atividades no varejo restrito em 2015 ficou para móveis e eletrodomésticos, com queda de 14%. Só em dezembro, o tombo foi de 8,7% em relação a novembro.

 As vendas de combustíveis e lubrificantes chegaram a subir 0,5% em dezembro, mas fecharam o ano com recuo de 6,2%. Já hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, setor com maior peso na estrutura do comércio varejista, caiu 1% no último mês do ano, terminando 2015 com perdas de 2,5%.

Ainda segundo o IBGE, o volume de vendas no varejo ampliado - que inclui veículos e material de construção - caiu 0,9% em dezembro em comparação com o mês anterior, fechando o ano com recuo de 8,6%.

Arquivo do blog