segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Dez presos fogem do Complexo Penitenciário da Papuda

Posto de fiscalização de entrada do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde estão presos os condenados do processo do Mensalão

Foram recapturados neste domingo seis dos dez presos que fugiram do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília (DF), segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal. Eles foram localizados no Lago Sul, uma região administrativa, onde se concentra a classe alta do Distrito Federal, pelas equipes da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), da Papuda.

A fuga aconteceu na madrugada de domingo e as circunstâncias ainda são investigadas. Outros quatro detentos continuam foragidos.

Além dos presos "comuns", a Papuda abriga os condenados no mensalão, como o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado a mais de doze anos de cadeia. Ele cumpre pena no local desde outubro do ano passado, quando foi extraditado da Itália, para onde fugiu após a condenação. Também ficaram encarcerados no presídio o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-deputado federal pelo PT José Genoíno.

Para receber os mensaleiros, o presídio passou por uma ala reformada em segredo pelo então governador Agnelo Queiroz, para garantir o conforto dos colegas petistas. Pouco depois, no entanto, o Ministério Público do Distrito Federal descobriu as obras e os mensaleiros tiveram de ser transferidos para outras alas da Papuda. O espaço reformado acabou destinado formalmente a presos considerados vulneráveis por terem condição de saúde debilitada ou serem considerados alvo de eventuais rebeliões.

Arquivo do blog