segunda-feira, 23 de maio de 2016

Iridium lança serviço que funciona como alternativa ao GPS

Ilustração divulgada em 12 de junho de 2014 pela Nasa mostra satélite OCO-2, que vai medir CO2 na atmosfera

 A norte-americana Iridium Communications disse nesta segunda-feira que seu sistema Satellite Time and Location (STL) está pronto para ser utilizado como alternativa ou acompanhamento aos satélites do Sistema de Posicionamento Global (GPS), da Força Aérea dos Estados Unidos.
A Iridium desenvolveu o sistema STL com a Satelles, uma empresa particular, para entregar sinais usando seus 66 satélites de órbita baixa, tornando-os menos vulneráveis que os terminais usados para os serviços GPS.
Publicidade
A empresa disse que o sistema STL dá aos usuários acesso à posicionamento, navegação e cronometragem precisos usando chips baratos que funcionam em qualquer lugar da Terra, fornecendo uma alternativa ao GPS e uma maneira de verificar os sinais GPS.
"O STL pode ajudar a resolver um importante e crescente problema para negócios e governos e serve como plataforma para inovação contínua", disse o presidente-executivo da Iridium, Matt Desch.
A Satelles fornece tecnologia e serviços para empresas que estão usando a nova capacidade para proteger ativos, autenticar usuários e desenvolver outras funções que dependem do tempo e localização do GPS.
Violações do sistema GPS e outros ataques nos últimos anos fizeram com que os militares dos EUA e outros usuários buscassem formas de melhorar e autenticar os sinais GPS.
Desch disse que o sistema da Iridium usa chips do tamanho de um selo postal e pode ser integrado a outros dispositivos, equipamento pesado, automóveis e redes de energia.
O sistema STL transmite sinais por meio da constelação de satélites da Iridium para entregar um código único a cada posição em terra que pode ser autenticado de maneira independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog