terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Que CEO? Dois de cada três brasileiros não sabem o nome de nenhum alto executivo

CEO do Facebook, Mark Zuckerberg apresenta novo recurso chamado "Graph Search" durante evento de mídia na sede da empresa, em Menlo Park, Califórnia 

Pesquisa realizada em dez países mostra que 63% dos entrevistados não conseguem identificar os comandantes das grandes empresas; na Alemanha, índice chega a 80%.

 Cite o nome do primeiro executivo-chefe (CEO, na sigla em inglês) que lhe vem à cabeça. Se você pensou muito ou respondeu "o que é um CEO?", você não foi o único. Muito pelo contrário: Segundo uma pesquisa realizada em dez países pela empresa de relações públicas Edelman, 63% dos entrevistados não conseguem responder a questão. Mark Zuckerberg (Facebook), Warren Buffett (Berkshire Hathaway) e Tim Cook (Apple) são ilustres desconhecidos para o cidadão médio.

No Brasil, incluído no levantamento, 65% dos entrevistados não souberam citar o principal executivo de alguma empresa - qualquer empresa. O Brasil apareceu em quarto lugar na lista dos países em que os CEOs são mais desconhecidos. No topo está a Alemanha, com 80% de entrevistados não sabendo responder. Logo depois vêm Austrália, com 74%, e Reino Unido, com 68%.

O fato de os altos executivos serem apenas pontos de interrogação para o cidadão comum é apenas um dos pontos levantados pelo estudo a serem considerados uma "notícia profundamente perturbadora" para esses profissionais. O resultado do levantamento, que está agora em sua 16ª edição, atesta distanciamento e falta de confiança entre o público em geral e a elite. De acordo com Richard Edelman, CEO da empresa que leva seu sobrenome, essa desconfiança nunca foi tão grande.

A pesquisa foi divulgada na véspera da reunião do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, onde uma parte considerável da elite mundial, incluindo 1.500 executivos e 400 funcionários do governo, se reunirá para discutir negócios. Foram ouvidas 1.150 pessoas, com idade mínima de 18 anos, em cada país pesquisado.

Arquivo do blog