sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Passados nove anos depois do discurso do Prontidão militar da OTAN está ameaçada, afirmam especialistas

OTAN

Um grupo de especialistas preparou um relatório que critica de forma violenta a prontidão militar da aliança, informou o jornal norte-americano Financial Times na sexta-feira (26)

A equipe de especialistas envolvidos na apresentação do relatório conta com o ex-secretário-geral da OTAN (2004-2009), Jaap de Hoop Scheffer, e ex-comandante adjunto das Forças Unidas da OTAN na Europa, general britânico, Richard Shirreff.

O documento destaca que as tropas da maioria dos principais membros da aliança são prejudicadas pela “falta sistemática de financiamento” e “défice crítico”. O relatório mostra que somente 10 dos 31 helicópteros Tiger da Bundeswehr (Forças Armadas da Alemanha) são operacionais e entre 406 veículos de combate de infantaria apenas 280 estão prestes para uso.

Quanto ao Reino Unido, instalar uma brigada ou uma divisão militar será um desafio muito grande.

Segundo o jornal, o relatório completo será divulgado pelo Conselho do Atlântico Norte na sexta-feira (26).

Há que notar que na quinta-feira (25) o presidente do Comitê Conjunto de Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, general Joseph Dunford, disse que caso ocorra um conflito com a OTAN, a Rússia verá toda a potência da aliança. 

A OTAN tem reforçado a sua presença militar na Europa de Leste e no mar Negro desde o início de conflito no sudeste da Ucrânia em abril de 2014 em resposta à que considera uma política agressiva da Rússia.

Arquivo do blog