sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Em meio à crise, Dilma e seu Governo crescem na avaliação popular

Dilma Rousseff, presidenta do Brasil

Pesquisa realizada pelo Instituto MDA, por encomenda da CNT, mostrou que a avaliação positiva do Governo Dilma Rousseff subiu para 11,4%, contra o índice de 8,8% registrado em outubro. A mesma pesquisa mostrou que a avaliação pessoal da presidente subiu quase 6 pontos, passando de 15,9% em outubro para 21,8% em fevereiro.

 Já o índice de desaprovação caiu de 80,7% para 73,9% em relação à última sondagem.

A pesquisa foi realizada por encomenda da Confederação Nacioonal dos Transportes entre os dias 18 e 21 de fevereiro, com 2.002 pessoas em 137 municípios de 25 unidades da Federação.

Consultado sobre o levantamento, o Deputado Federal Paulo Pimenta (PT-RS) declarou à Sputnik Brasil que “uma pesquisa reflete um resultado de momento”. O parlamentar destacou:

 “Precisamos entender que o país vive um período de crise que vai muito além das suas fronteiras. Temos também uma retração muito importante na atividade econômica do país. E o Governo, a Presidenta Dilma e o Partido dos Trabalhadores têm sido submetidos a ataques intensos e perseguições por parte da grande empresa e com setores identificados com o capital financeiro do nosso país. Mesmo assim, uma pesquisa mostrar uma avaliação positiva do Governo e da presidente e uma diminuição da percepção negativa do Governo por parte da população me parece algo extremamente importante. Talvez as pessoas estejam conseguindo perceber com mais nitidez o que está em jogo neste debate, além do processo franco, o jogo aberto por parte do Governo buscando retomar o rumo do desenvolvimento nacional. Isto faz com que outras parcelas comecem a desenvolver uma consciência maior a respeito da necessidade de se ter uma postura de apoio maior aos objetivos do Governo.”

 Segundo a mesma pesquisa, 52,2% dos entrevistados consideram que a crise mais grave do país é a econômica. Já 44,1% entendem que a crise mais grave é a política. Na opinião do Deputado Paulo Pimenta, “trata-se de percepções diferentes dentro de um quadro subjetivo”. No entanto, o parlamentar considera fundamental o grau de percepção da sociedade brasileira em relação ao momento atual: 

 “O importante é as pessoas entenderem o quadro de dificuldades da economia nacional mas que, ainda assim, o Brasil ainda é um grande exportador. O país está sofrendo com a desvalorização das commodities mas, ao mesmo tempo, consegue aumentar as exportações em outros setores. Então, é preciso que as pessoas se dediquem a obter mais informações e, desta forma, proporcionar um aumento de diálogo entre o Governo, o Partido dos Trabalhadores e a própria população”.

Arquivo do blog