quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

China anuncia registro do primeiro caso de vírus zika



O governo chinês confirmou nesta quarta-feira o primeiro caso do vírus zika em um homem que viajou recentemente para Venezuela. A Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar disse que o infectado tem 34 anos e que começou a apresentar sintomas como febre, dor de cabeça e tonturas no dia 28 de janeiro.


O homem foi colocado em quarentena em um hospital em sua cidade natal desde 6 de fevereiro, segundo informações repassadas pela agência Xinhua. Ele chegou no país um dia antes e fez escalas em Hong Kong e Shenzhen.


As autoridades de saúde chinesas minimizaram o risco de propagação do vírus, transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, devido ao inverno que afeta o país.
O número de casos do vírus zika tem aumentado rapidamente pelas Américas do Sul e Central, sendo o Brasil o mais afetado.

A Austrália também anunciou nesta quarta-feira um caso de vírus da zika em uma grávida que viajou ao exterior e recomendou, segundo a agências de notícias France Press, que as mulheres evitem as áreas afetadas pelo mosquito transmissor do vírus.

"Uma mulher foi diagnosticada com a doença no sudeste de Queensland ontem (terça-feira), depois de uma viagem recente ao exterior", anunciou o ministério regional da Saúde do estado de Queensland.

Arquivo do blog