sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Coreia do Sul ‘ignorará opinião da Rússia e China’ instalando defesa antimíssil dos EUA

Soldados norte-americanos na cidade fronteiriço de Paju, Coreia do Sul, 7 de fevereiro de 2016

A Coreia do Sul irá partir dos seus interesses quando escolher o local para instalar o sistema de defesa antimíssil norte-americano mais moderno THAAD ignorando as reações da Rússia e da China, informou a agência noticiosa Yonhap citando um oficial não identificado do Ministério da Defesa do país.

“Tomar em consideração a opinião dos países vizinhos escolhendo o local para instalar o THAAD não é a maneira militar”, disse o militar. Segundo ele, as autoridades do país terão em conta “a eficiência militar”, a segurança dos residentes do país e a influência sobre o ambiente.

Na semana próxima os EUA e a Coreia do Sul iniciam negociações sobre a instalação no sul do país do sistema de defesa antimíssil THAAD (Terminal High Altitude Area Defense System) destinado a interceptar mísseis à grande altitude fora da atmosfera. Mais antes a China e a Rússia expressaram a sua preocupação sobre estes planos.

O oficial militar sul-coreano afirmou que o sistema que deve ser instalado no país será destinado somente contra a Coreia do Norte devido ao seu programa nuclear e de mísseis e não fará parte do sistema regional de defesa antimíssil norte-americano.

Não será usado para interceptar mísseis balísticos intercontinentais ou proteger o território dos EUA ou mais algum país.
“Não é obrigatoriamente que a Coreia do Sul se junta ao sistema de defesa antimíssil americano”, disse a Yonhap citando o militar. 

Mais antes o Ministério da Defesa sul-coreano afirmou que o THAAD será usado para interceptar mísseis norte-coreanos de alcance curto e médio. Segundo a Yonhap, os EUA e a Coreia do Sul pretendem instalar o sistema o mais breve possível.

Arquivo do blog