terça-feira, 12 de abril de 2016

Justiça belga indicia dois novos suspeitos por ataques

Passageiros caminham nos trilhos do metrô após explosão em Bruxelas, Bélgica

 Um juiz de instrução da Bélgica colocou nesta terça-feira sob mandato de detenção Smaïl F. e a Ibrahim F. e os acusou como autores, coautores e cúmplices dos atentados terroristas de 22 de março no metrô e no aeroporto de Bruxelas, informou a procuradoria federal do país europeu à agência "Belga".

Os dois homens são acusados de participação em atividades de um grupo terrorista, assassinatos terroristas e de tentativas de assassinatos terroristas como "autor, coautor e cúmplice", segundo a procuradoria.

Nenhuma outra informação complementar será dada neste momento da investigação, que continua ativa, dia e noite", concluiu a Procuradoria.

O Ministério Público belga acrescentou que Smaïl F., nascido em 1984, e Ibrahim F., em 1988, estariam relacionados com o aluguel do apartamento na avenida dês Casernes, no distrito bruxelense de Etterbeek, onde a polícia fez buscas no sábado, mas não encontrou armas ou explosivos.

A emissora pública "VRT", por sua vez, informou que os dois novos acusados são irmãos e foram detidos neste fim de semana.

Veículos de imprensa como a emissora "RTBF" asseguram que foi do apartamento de Etterbeek que saiu a célula que atacou a estação de metrô de Maelbeek, onde Khalid El Bakraoui se explodiu.

Outro dos acusados, Osama Krayem, acompanhava Bakraoui até momentos antes que este se explodisse, mas saiu vivo dos atentados e foi detido na sexta-feira.

Os investigadores esperavam encontrar no apartamento de Etterbeek uma mochila de Krayem que é idêntica a que foi utilizada por Bakraoui logo antes do atentado, de acordo com imagens de uma câmera de segurança, mas o objeto não foi encontrado e ainda está sendo procurado pela cidade.

No último sábado, outro suspeito - Mohammed Abrini - foi acusado de participação em atividades de um grupo terrorista, assassinatos terroristas e tentativas de assassinatos terroristas.

Abrini é acusado de participar de atividades terroristas e de assassinatos terroristas dentro da investigação belga dos atentados de 13 de novembro em Paris.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog