sexta-feira, 18 de março de 2016

Snowden critica Dilma pelo incidente do grampo de conversa com Lula

Edward Snowden

O ex-agente da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) Edward Snowden comentou o incidente da divulgação do grampo telefônico envolvendo a presidenta do Brasil Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em seu Twitter o ex-agente escreveu: “‘Going dark’ é um conto de fadas: três anos após as manchetes sobre escutas telefônicas de Dilma, ela continua fazendo chamadas não criptografadas”.

 O tweet também apresenta uma colagem de manchetes comparando os dois momentos – o escândalo das escutas telefônicas de Dilma pela NSA, em 2013, e a atual divulgação em todas as mídias nacionais de uma conversa particular da presidenta com Lula.

No meio digital, a expressão “going dark”, que pode ser traduzida para o português como “ficando no escuro”, é usada para se referir ao uso de criptografia nas comunicações.

A mensagem de Snowden, portanto, seria uma espécie de “puxão de orelha” na Dilma por esta não ter aprendido nada com o incidente de 2013, quando ela foi apontada como alvo de espionagem da NSA em documentos ultrassecretos revelados pelo próprio Snowden ao jornal britânico "The Guardian".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog