sexta-feira, 8 de abril de 2016

Navegador brasileiro é mais veloz do que o Chrome no Android

Aplicativo VC Browser

 Se você usa o Chrome no seu smartphone Android, mas não está satisfeito com a sua performance, há um novo app que pode ser um bom substituto. Chamado VC Browser, o navegador chega agora aos smartphones com sistema móvel do Google e permite acessar sites poupando alguns segundos do seu tempo. 

O VC Browser foi criado pelo desenvolvedor Rafael Costa, um dos responsáveis pelo Mobobox, um app que permite identificar a operadora de cada contato na sua agenda no celular.  

Segundo Costa, a ideia é que o novo navegador seja usado pelas pessoas que têm smartphones de baixa capacidade ou que sejam mais antigos, uma vez que o app foi projetado para consumir pouca memória RAM – o que promete diminuir travamentos durante o uso. 

A escolha de lançar primeiramente o navegador para dispositivos com sistema Android, segundo Costa, tem relação com a grande quantidade de produtos com esse software no mercado brasileiro. Além disso, o desenvolvedor diz considerar o problema da lentidão do acesso a páginas web mais comum no Android do que no iOS. Porém, uma versão para iPhones está prevista ainda para o primeiro semestre deste ano. 

Para agilizar o acesso a diversos sites, Costa conta que o VC Browser, baseado na engine de código aberto Chromium – a mesma do Chrome –, é mais leve por não contar com suporte a extensões, como faz o navegador do Google. Há também uma otimização de sites, que o desenvolvedor começou a adaptar a partir de uma lista das páginas mais acessadas na web brasileira. Alguns exemplos são Facebook, UOL e Ask.fm. 

Em testes realizados por EXAME.com, o VC Browser se mostrou mais veloz do que o Chrome na maioria dos casos. Utilizando o mesmo smartphone e a mesma conexão de internet Wi-Fi, conseguimos os seguintes resultados: 

Sites Chrome VC Browser
EXAME.com 11s70ms 3s20ms
UOL 7s42ms 3s83
Veja.com 9s42ms 7s52ms
MdeMulher 11s54ms 5s37ms
Reuters 6s86ms 10s80ms
Facebook 3s92ms 3s16ms

Mais sites devem ser otimizados para tornar o navegador ainda mais veloz em breve. Outras novidades que devem chegar ao app até o início de maio são um modo de acesso a sites sem o carregamento de imagens e um bloqueador de anúncios. 

O modelo de monetização desse app, segundo seu criador, será parcerias com sites de grande audiência. A ideia é oferecer links rápidos para eles logo que você abrir um aba em branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog