quarta-feira, 16 de março de 2016

Condenado à prisão, japonês da Federal inspira memes kafkianos na Internet brasileira

Polícia Federal

Depois que o Superior Tribunal de Justiça negou, ontem (15), o recurso apresentado pela defesa do agente da Polícia Federal Newton Ishii, mantendo sua condenação por corrupção passiva, o “japonês da Federal” – como ficou conhecido por aparecer constantemente escoltando presos e investigados da Lava Jato –, virou piada pronta na Internet.

Condenado em 2009 pela Justiça Federal do Paraná por facilitar o contrabando de produtos na fronteira com o Paraguai, em esquema desmontado pela PF no âmbito da Operação Sucuri, Ishii recorrerá novamente da decisão do STJ, segundo informou o Estadão, mas está mais perto do que nunca de experimentar a sensação de ser algemado e escoltado à prisão.

Com isso, o japonês da Federal, que havia se tornado uma espécie de ídolo dos defensores das prisões da Lava Jato, ganhando até marchinha de carnaval este ano, parece ter virado a síntese do surreal cenário político que o país atravessa...

E entre os lamentos pela constatação de mais um caso de corrupção, a Internet também ecoou comentários irônicos, memes e piadinhas verdadeiramente kafkianas, como bem colocou o escritor e jornalista Xico Sá, em sua página do Twitter.

 Assim como os personagens de Kafka se veem capturados em redes surreais e ininteligíveis de relações de poder acima deles, a imagem do japonês da Federal sendo escoltado por seu duplo simbólico traduz, com um senso de humor que só a Internet consegue alcançar, o sentimento de absurdo político em que o país parece se encontrar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog