quinta-feira, 24 de março de 2016

Grécia não registra chegada de qualquer migrante em 24 horas

Menino sírio refugiado no porto da ilha grega de Lesbos, dia 21/03/2016

A Grécia não registrou qualquer chegada de migrantes em seu território nas últimas 24 horas, marcando o primeiro dia sem chegadas desde a entrada em vigor de um acordo entre a Turquia e a UE, informaram nesta quinta-feira as autoridades gregas.

Esta queda nas chegadas de migrantes, depois que a Turquia prometeu lutar contra os traficantes que levam os refugiados para a costa grega, também pode ser o resultado das condições marítimas no mar Egeu, onde, na quarta-feira, houve uma forte tempestade.

Sob o acordo alcançado na semana passada entre a UE e a Turquia, todos os migrantes que chegarem nas ilhas gregas serão devolvidos à Turquia, incluindo os requerentes de asilo sírios.

Embora as chegadas tenham registrado um aumento inicial logo após a entrada em vigor do acordo, somando um total de 1.662 pessoas na segunda-feira, na terça-feira o número caiu para 600 e na quarta para 260.

Aproveitando a calmaria, as autoridades gregas se preparavam para implementar o acordo, que exigirá uma logística complexa, pois envolverá 4.000 agentes.

Deste contingente, composto por forças de segurança e peritos em matéria de asilo, cerca de 2.300 serão enviados por outros países europeus.

A tarefa do governo grego, de identificação e assistência aos migrantes, foi agravada esta semana após a retirada das organizações humanitárias da área, considerando que o acordo viola o espírito do direito de asilo.

Três organizações, incluindo Médicos Sem Fronteiras (MSF), anunciaram na quarta-feira que suspenderiam suas atividades humanitárias nos centros de registro de migrantes nas ilhas gregas.

A agência da ONU para os refugiados (ACNUR) também suspendeu na terça-feira algumas das suas atividades na Grécia, considerando que, com as novas disposições previstas no acordo entre a UE e a Turquia, os centros de registo "vão se tornar locais de detenção".

Fundo de investidores quer mudar diretoria do Yahoo

Marissa Mayer, CEO do Yahoo!, durante apresentação na CES 2014

Um influente fundo americano de investidores, Starboard Value, anunciou nesta quinta-feira que pediu mudanças na diretoria do Yahoo!, considerando que os atuais gestores da empresa "não conseguiram obter resultados" expressivos.

"Acreditamos que o Yahoo! está profundamente desvalorizado" e sua diretoria não forneceu "valores significativos para o benefício de todos os acionistas", indica Starboard em uma carta aberta aos acionistas da empresa.

"Estamos extremamente desapontados com o péssimo desempenho financeiro do Yahoo!, a sua má gestão, suas ultrajantes remunerações e contratações, e a falta generalizada de controle e prestação de contas pelo conselho diretivo", ressalta a carta.

O fundo, que detém 1,7% do capital da companhia, indica que vai propor a nomeação de nove pessoas de sua escolha, porque duvida da capacidade de sua CEO, Marissa Mayer, e de todo atual conselho administrativo.

Londres contesta oficialmente conclusão da ONU sobre Assange

Julian Assange, fundador do Wikileaks, fala com jornalistas da embaixada do Equador em Londres, dia 19/08/2012

O governo britânico contestou formalmente nesta quinta-feira as conclusões de uma comissão da ONU que denunciou, em fevereiro, a "detenção arbitrária" do fundador do Wikileaks, Julian Assange, confinado na embaixada do Equador em Londres há mais de três anos.

"As conclusões do grupo de trabalho da ONU são imprecisas e devem ser revistas (...) Julian Assange nunca foi arbitrariamente detido pelo Reino Unido. Na verdade, ele evita sua prisão por vontade própria ao permanecer na embaixada do Equador", declarou o subsecretário de Estado do ministério das Relações Exteriores, Hugo Swire, em um comunicado.

Londres questiona o relatório "profundamente falho" do grupo de trabalho que, em 5 de fevereiro, exigiu o fim da "detenção arbitrária" de Julian Assange, uma posição imediatamente rejeitada pelos governos britânico e sueco.

"Ele mesmo se escondeu na embaixada equatoriana e ainda assim afirma ser detido arbitrariamente. A única pessoa que o detém é ele mesmo", declarou na ocasião o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

"O Reino Unido continua a ter a obrigação legal de extraditá-lo para a Suécia", lembrou Swire nesta quinta-feira, enquanto a justiça sueca emitiu um mandado de detenção europeu contra Assange, acusado de estupro na Suécia.

O ex-hacker australiano, que nega o estupro, recusa-se a ir a este país por medo de ser extraditado para os Estados Unidos, onde poderia ser acusado pela publicação pelo WikiLeaks, em 2010, de 500.000 documentos secretos e de 250.000 comunicações diplomáticas.

De acordo com Londres, o grupo de trabalho da ONU deve decidir na sua próxima reunião, a partir de 18 de abril, em Genebra, se reavaliará ou não o caso

Pare de tratar seu cachorro como se ele fosse um lobo

Filhote de cachorro

Sob toda aquela fofura e por trás da carinha de pidão, o cão é nada menos do que o assassino da vovó da Chapeuzinho Vermelho, vivendo sob seu telhado.

Você provavelmente já ouviu isso: todo mundo que já teve de lidar com a insistência do bicho em espalhar as entranhas do sofá pela sala e foi pedir ajuda ao Dr. Google já ouviu isso.

E já recebeu conselhos do tipo: você precisa mostrar quem manda. Bater o osso na mesa. Ser o macho alfa da alcateia.

E talvez alimentá-lo só de carne crua, do jeito que Nosso Senhor Anúbis planejou.

Um animal humanista

Talvez esse tratamento até consiga fazer Fido bater continência. Mas uma coisa ele não é: científico. Cachorro não é lobo. Além do que, lobos não são exatamente como se pensava.

A ideia de que lobos tem coisas como "machos alfa" vem de um estudo da década de 40, baseado em lobos não aparentados, criados em cativeiro. Mas essa é a versão presídio da sociedade dos lobos.

Quando os observamos na natureza, descobrimos que na verdade ele vivem em estruturas familiares e monogâmicas. Não tem alfas tão bem definidos na vida real, só papai e mamãe. As relações entre cães não são pura dominação: há muito de afeto ali.

Seu teimoso amigo é sim um orgulhoso membro da espécie Canis lupus, a mesma do lobo, mas da subespécie familiaris.

Sabe quem também era uma subespécie? O Homem de Neandertal. (É um assunto polêmico - mas também tem quem classifique lobo e cachorro como espécies diferentes.)

O cachorro não surgiu dos lobos iguais aos de hoje, mas provavelmente de uma subespécie extinta, que vivia na Ásia Central há 33 mil anos.

Não sabemos exatamente como esse lobo se comportava, mas sabemos que ele teve uma ideia que nenhum outro lobo teve: se aproximar das pessoas de forma pacífica e roer os ossos de mamute que jogavam no canto da caverna.

Os humanos acharam... fofo, e toleraram a presença (ou talvez simplesmente tenham achado os cachorros gostosos, e não no sentido de quem alisa as dobras de um shar pei).

A evolução fez seu trabalho e, em algumas gerações, os lobos humanistas foram se tornando mais dóceis e confiantes, tornando-se o primeiro animal doméstico.

E isso sem muita intervenção humana: na verdade, eles domesticaram a si próprios.

Evolução anabolizada

Quando os cachorros passaram a ser criados junto com as pessoas, elas decidiram tomar as rédeas da evolução (fale com uma vez tenebrosa: "brincar de deeeeus").

Selecionamos o que achamos mais interessante, criando as raças que existem hoje. Seleção artificial é seleção natural anabolizada: tornamos o cão a espécie com maior variação morfológica da Terra: o menor cachorro do mundo é 300 vezes menor que o maior.

Eles tem hoje 1% de diferença genética para os lobos. O que é mais ou menos a mesma diferença que temos para o chimpanzé.

Nosso trabalho tornou os cães uma critura artificial, espécie de ciborgue de carne, osso e língua, feito sob medida para nós.

Nenhum outro animal consegue interpretar a expressão corporal e tom de voz humanos com tanta eficiência - lobos simplesmente fogem ou ignoram as pessoas.

Entre lobos, olhar nos olhos é uma expressão de agressividade - nos cães, como em humanos, é comunicar um sentimento.

Também nenhum ser na natureza entende o gesto humano de apontar.

E, por fim, o sistema digestivo dos cachorros se adaptou (principalmente na flora intestinal) para comer o que estava no cardápio humano.

E não comemos coelhos crus. Cachorros são hoje onívoros, e uma dieta com excesso de proteína pode causar até falência renal. 

Anarquia na sala de estar

Por fim, a grande questão: quem é você na sociedade canina? Por um deslize no romantismo da Idade da Pedra, fizemos os cães deixarem de ser monogâmicos.

Então nem dá pra comparar mais com a sociedade dos lobos. Pelo que sabemos de como cães abandonados se comportam, eles vivem no esquema fission-fusion, sociedades flexíveis que se integram e se desintegram, com bilús saindo e entrando toda a hora.

E sem líderes. Enfim, bem diferente do que dizem os gurus que encantam cães.

Como deve ter desconfiado quem passou pelo incidente do sofá, cachorros são basicamente anarquistas.

Você não é um sargento, mas aquele amigão no qual ele vive encostado, filando o sofá e geladeira. É por isso que cada dia mais ganha força a ideia de reforço positivo.

Quer algo do totó? Dê a ele algo que ele quer. Ganhando o respeito no biscoito, não no grito.

PGR investigará obstrução da Justiça no caso dos grampos

Presidente Dilma Rousseff fala com o ex-presidente Lula durante sua posse como ministro, Brasília, dia 17/03/2016

 Líderes de partidos da oposição na Câmara anunciaram na quarta-feira, 23, que entraram com três representações na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo que o órgão investigue a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula, o ministro Edinho Silva (Comunicação Social) e Jaques Wagner (chefe de Gabinete da Presidência), com base nos grampos de conversas telefônicas entre eles divulgados com autorização da Justiça na semana passada.

Uma das representações será mais "ampla" e pede a investigação de Dilma, Lula, Wagner e Edinho por obstrução da Justiça.

Nas outras duas, eles acusam separadamente o chefe de Gabinete da Presidência e o ministro da Comunicação Social de crime de advocacia administrativa e atos de improbidade administrativa, por terem colocado seus cargos à disposição para que Lula assumisse e movimentado a administração "em favor da defesa dos interesses do ex-presidente".

Para o líder do PSDB na Câmara, Antônio Imbassahy (BA), as conversas telefônicas interceptadas e divulgadas posteriormente mostram que Dilma e os ministros usaram seus cargos para defender interesses particulares.

"Isso é muito grave. A Presidência da República está tentando obstruir a Justiça", afirmou. "O PT e o Palácio do Planalto estão usando a Presidência como se fosse a sede do partido", criticou o líder do DEM, deputado Pauderney Avelino (AM).

Os líderes da oposição criticaram a decisão do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), de determinar em decisão liminar (provisória) que o juiz federal Sérgio Moro, que conduz as investigações da Operação Lava Jato na primeira instância, envie à Corte os áudios do ex-presidente Lula interceptados.

Em sua decisão, Teori fez crítica à divulgação por Moro das conversas telefônicas, as quais chamou de "indevidas".

"O ministro Teori deverá arcar com as consequências da decisão", rebateu Pauderney. De acordo com o parlamentar, uma dessas consequências deverá ser a derrubada da decisão do ministro pelo plenário do Supremo.

O líder do DEM disse entender que as gravações são "legais", pois quem estava sendo investigado era o ex-presidente Lula, que não tinha foro privilegiado. "Dilma e ministros foram captados fortuitamente. O alvo era o Lula", disse.

Mensalão

No rol de representações, o vice-líder da oposição na Câmara, Raul Jungmann (PPS-PE), anunciou que ingressou com representação na Procuradoria-Geral pedindo o desarquivamento de inquéritos referentes ao processo do mensalão do PT. O deputado pede que nova investigação seja aberta contra Lula.

A representação tem como base trechos da delação do ex-líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (sem partido-MS), na qual ele diz que o ex-presidente era o autor intelectual da ação penal 470.

Prioridade a térmicas dá prejuízo à Petrobras

Plataforma da Petrobras

 A Petrobras suspendeu sete áreas da Bacia de Campos por falta de gás natural, utilizado para estimular a produção de petróleo.

O gás foi redirecionado para usinas térmicas e usado como combustível na geração de energia. Amarrada por contratos de fornecimento ao setor elétrico, a petroleira se viu obrigada a adotar a manobra.

O saldo foi um rombo de cerca de R$ 6 bilhões no resultado financeiro, em forma de baixa contábil.

O ajuste está entre os fatores que fizeram a estatal registrar um prejuízo de R$ 34,8 bilhões no ano passado.

Foram suspensos da carteira de projetos da Petrobras os campos de Espadarte, Linguado, Badejo, Pampo, Trilha, Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça.

Os cinco primeiros são campos maduros, em fase de declínio, por isso precisam da injeção para que voltem a produzir em escala economicamente viável.

Já Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça estão em área do pré-sal e devem começar a produzir apenas no próximo ano. Pelas novas determinações do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), aprovadas há duas semanas, se permanecerem sem produção por mais de seis meses, devem ser devolvidos à União e licitados a novos investidores.

No relatório financeiro de 2015 divulgado na última segunda-feira, a Petrobras informa que as sete áreas passaram por testes de avaliação contábil depois que o "plano de escoamento de gás" da Bacia de Campos foi revisto.

Segundo a empresa, a revisão ocorreu "desconsiderando a necessidade de injeção de gás para garantir a produção de óleo, devido à elevada demanda do produto pelo mercado para geração termoelétrica, com a consequente exclusão dos campos".

"Não faz sentido parar a produção de petróleo para usar em térmicas. Mesmo no caso de um petróleo pesado, como o produzido na Bacia de Campos. Mas, para a Petrobras, que tem compromissos com o setor elétrico, é possível que a opção tenha sido perder menos, ao optar pelo gás da Bacia de Campos, em vez de importar o combustível mais caro", disse o especialista pela USP, Edmilson Moutinho.

Critérios

A geração de energia e o fornecimento de gás para a produção de eletricidade pela Petrobras nem sempre seguem critérios financeiros.

A empresa gera energia subsidiada para cumprir contratos firmados ainda no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do período do apagão, quando foi obrigada a construir usinas para garantir o abastecimento de eletricidade ao País.

Em 2006, novamente foi convocada pelo governo a suprir o setor elétrico, dessa vez pela ministra de Minas e Energia Dilma Rousseff, com o fornecimento de gás natural para a geração térmica, ainda que, do ponto de vista econômico, o negócio não fosse rentável.

Do ponto de vista financeiro, mais lógico seria vender o produto para a indústria ou direcioná-lo às suas distribuidoras estaduais. Na época, porém, a Petrobras firmou acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no qual se comprometeu a fornecer o combustível, sob pena de multa.

O acordo valeu até 31 de dezembro de 2015. Desde então, a Petrobras tem a opção de tirar suas térmicas do Sistema Interligado Nacional (SIN) e optar por direcionar o gás para o mercado que considerar mais conveniente. Mas, segundo fonte do Planalto, não há nenhuma movimentação da petroleira nesse sentido.

A empresa continuará tendo papel chave na segurança do fornecimento de energia no País, até que consiga se desfazer dela dentro do seu plano de desinvestimento.

Procurada, a estatal não se manifestou sobre a decisão de priorizar o fornecimento de gás para geração de eletricidade em detrimento da produção de petróleo.

BTG sugere compra de ação da Ultrapar e vê cenário otimista

Ultragaz

  O banco BTG Pactual aumentou sua recomendação para as ações da Ultrapar (UGPA3) de neutra para compra e elevou o preço-alvo para os papéis de R$ 67 para R$ 83 em 12 meses.

A Ultrapar atua em diversos setores e é dona das marcas Ultragaz (gás), Ipiranga (distribuidora de combustíveis), Oxiteno (produtora de óxido eteno e derivados), Ultracargo (provedora de armazenagem para granéis líquidos) e Extrafarma (drogaria).

 Considerando o preço de fechamento da ação na última quarta-feira (23), de R$ 69,67, o novo preço-alvo estipulado pelo banco sugere um potencial de valorização de 19,1%.

Em relatório enviado a clientes na quarta-feira (23), os analistas Antonio Junqueira, Julia Ozenda e Andres Cardona disseram que a decisão foi pautada na possível reversão de tendências macroeconômicas, que seriam benéficas a empresas relacionadas a consumo.

“Desde que iniciamos a cobertura [da ação da Ultrapar], (...) nós subestimamos a habilidade da empresa de navegar pelo cenário macroeconômico adverso”, disseram. “Todas as nossas estimativas para 2015 foram atingidas”, completaram.

Segundo o BTG, a Ultrapar entregou em 2015 receitas 4% melhores que o esperado pelo banco. Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) superou em 8% as expectativas.

“Com uma potencial melhora de cenário à nossa frente e a resiliência que superou de longe as nossas expectativas, sentimos que a relação risco/retorno da ação da Ultrapar está, agora, bastante interessante”, disse a equipe de análise do banco.

EI tem 400 militantes prontos para atacar Europa, diz AP

Imagem compartilhada pela polícia belga de suposto terrorista de Bruxelas, dia 22/03/2016

 O grupo extremista Estado Islâmico (EI), que atua majoritariamente na Síria e no Iraque, conta com 400 militantes treinados e prontos para conduzir ataques na Europa. É o que apurou a agência de notícias Associated Press (AP).

De acordo com as fontes ouvidas pela AP, o grupo montou uma rede ágil e conectada de células terroristas e conta com campos de treinamento focados no planejamento de ações contra o ocidente. O alto escalão do EI concedeu, inclusive, autonomia para que definissem o local, o horário e a forma de ataque.

Ataques em Bruxelas

A divulgação dessa informação vem em um momento de preocupação para os países europeus, que se recuperaram da tragédia do início desta semana na Bélgica.

Sua capital, Bruxelas, foi alvo de uma onda de explosões realizadas por militantes do EI em dois pontos: o aeroporto de Zaventem e a estação de metrô de Maalbeek, ambos locais de alta circulação de cidadãos belgas e estrangeiros. Por enquanto, foram registradas 31 mortes e 270 pessoas feridas.

Ligações com Paris

Ao todo, foram identificados dois dos quatro autores dos eventos em Bruxelas, todos relacionados aos atentados em Paris de novembro do ano passado. São eles os irmãos Brahim e Khalid el Bakraui, que se suicidaram aeroporto e na estação, respectivamente.

Os atentados vieram dias depois da prisão de Salah Abdeslam, o francês de 26 anos suspeito de ser a mente por trás dos ataques em Paris em novembro de 2015 e que deixaram mais de 100 mortos. Suspeita-se que os eventos em Bruxelas tenham sido uma espécie de retaliação.

A EXAME.com, o Dr. Shiraz Mahez, pesquisador do Centro de Estudos de Radicalização e Violência Política (ICSR) da King’s College (Londres), explicou que a força dos atos traz indícios de que esses foram planejados com antecedência. “Eles mostram a existência de uma ampla e sofisticada rede terrorista na Bélgica e que vai além dos ataques em Paris”, explicou.

A Bélgica se tornou uma peça importante para se entender o aumento das atividades terroristas na Europa nos últimos meses. O país é, entre os europeus, aquele com o maior número per capita de militantes do EI na Síria. “O país conta com duas vezes mais militantes que a França e quatro vezes mais que a Inglaterra”, informou Mahez.

Nenhuma das 31 vítimas dos atentados foi identificada

Flores, velas e mensagens em memorial para as vítimas dos atentados em Bruxelas, dia 23/03/2016

 A porta-voz da Promotoria da capital belga, Ine Van Wymersch, informou nesta quinta-feira que nenhum dos 31 mortos contabilizados oficialmente nos atentados de terça-feira em Bruxelas está identificado formalmente.

Em entrevista coletiva no Hospital Militar de Neder-Over-Heembeek, onde estão sendo recebidas as famílias das pessoas que desde os atentados não deram notícias, ela disse que a Promotoria não ofereceu os nomes porque não identificou com precisão as vítimas.

Para facilitar os trabalhos, as famílias estão sendo orientadas a levar pertences das possíveis vítimas para fazer cotejos.

Conforme os últimos números divulgados pela ministra de Saúde belga, Maggie de Block, 31 pessoas morreram e 300 ficaram feridas de cerca de 40 nacionalidades. Até a manhã desta quinta-feira, 150 feridos seguiam hospitalizados, sendo 61 na UTI.

Dilma concede hoje entrevista a jornais estrangeiros

A presidente Dilma Rousseff

 Com a imprensa internacional dividida em relação ao impeachment, a presidente Dilma Rousseff vai dar uma entrevista a jornais estrangeiros nesta quinta-feira, 24, para reforçar o discurso de que o que está acontecendo no País é um "golpe" contra a democracia.

A presidente falará à imprensa de seis países diferentes: Le Monde (França), The Guardian (Inglaterra), The New York Times (EUA), El País (Espanha), Pagina 12 (Argentina) e Die Zeit (Alemanha).

Alguns desses jornais já se manifestaram sobre a eventual saída de Dilma. No último domingo, dia 20, o The Guardian chegou a sugerir a renúncia da presidente. E um editorial the New York Times criticou a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil.

Nesta semana, a capa da edição para as Américas da revista britânica The Economist traz a foto de Dilma com o título "Hora de Partir" ("Time to Go").

Neozelandeses votam a favor de manter antiga bandeira

Antiga bandeira nacional da Nova Zelândia , ao fundo o possível novo modelo da bandeira, dia 24/03/2016

 Os neozelandeses votaram em favor de manter a bandeira nacional, com a "Union Jack" britânica, frente a um novo modelo projetado com uma folha de samambaia prateada, conforme os resultados preliminares do referendo revelados nesta quinta-feira.

A Comissão Eleitoral informou em comunicado que a consulta popular, que começou em 3 de março, conseguiu 56,6% de apoios à insígnia atual, contra os 43,2% para a nova proposta.

Mais de 2,1 milhões de neozelandeses, 67,3% dos aptos a votar, participaram do referendo, cujo resultado final será conhecido na quarta-feira da semana que vem.

O primeiro-ministro neozelandês, John Key, promoveu o longo processo de consulta para a mudança de bandeira, que custou US$ 17,4 milhões, e que começou há alguns meses.

Em sua opinião, e na dos que apoiam a mudança, a atual bandeira se confunde com a da Austrália e representa o passado colonial do arquipélago.

Contra estão que pensam que a bandeira vigente faz parte da história da Nova Zelândia, incluindo a memória dos soldados falecidos em várias guerras.

A atual bandeira neozelandesa é azul e tem no canto superior esquerdo a "Union Jack", que combina os cruzamentos dos santos padroeiros da Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte. Além disso, tem quatro estrelas vermelhas com bordas brancas que representam a constelação Cruzeiro do Sul.

O desenho alternativo, criado por Kyle Lockwood e selecionado em dezembro após outra votação entre cinco propostas, consiste em uma folha de samambaia prateada, símbolo maori do país, com fundo azul e preto, e quatro estrelas vermelhas que formam o Cruzeiro do Sul.

Governo quer privatizar "raspadinhas"

Loteria

  O governo conta com a ajuda das "raspadinhas" para reforçar os cofres neste ano.

Está prevista uma megalicitação para passar à iniciativa privada toda a operação de loterias instantâneas, as raspadinhas, atribuição que hoje é exclusiva da Caixa Econômica Federal.

Segundo fontes do governo, a privatização das raspadinhas pode gerar receita entre R$ 2,2 bilhões e R$ 4 bilhões.

A exploração anual dos jogos deve gerar aproximadamente R$ 1 bilhão para a União. Esse valor consta na previsão de receitas extraordinárias para este ano.

A Caixa vai criar uma empresa para desenvolver esse negócio.

A modelagem ainda está em estudo pelos técnicos do Ministério da Fazenda: se por meio de uma oferta pública de ações (IPO) - o que não parece adequado neste momento - ou pela venda da concessão do direito de exploração. A empresa que comprar terá que pagar a outorga. 

O vencedor da licitação poderá decidir por novos pontos de venda, inclusive em máquinas de autoatendimento, e novos jogos.

O banco deve continuar com o monopólio das loterias no País, mas a operacionalização da raspadinha - pré-produção, produção, logística, telemarketing, venda, pós-venda, suporte - passará para uma única empresa ou consórcio de companhias privadas, que pode misturar empresas nacionais e internacionais.

Interessados. Estrangeiras já demonstraram interesse no negócio, como a Scientific Games, maior empresa de loteria do mundo, que opera a Mega Millions nos Estados Unidos.

Enquanto a Caixa estudava o processo de licitação, a empresa participou de reuniões com representantes dos bancos estatais e chegou inclusive a abrir uma filial no País.

Na quarta-feira, 23, a presidente Dilma Rousseff ampliou os temas para exploração da Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), modalidade de jogo em que o resultado é imediato.

Além de futebol, a raspadinha virtual poderá ser associada a eventos de grande apelo popular, datas comemorativas, referências culturais, licenciamentos de marcas ou personagens e demais elementos gráficos e visuais que possam aumentar a atratividade comercial do produto.

A Lotex foi criada em agosto do ano passado, junto com o Programa de Modernização do Futebol Brasileiro (Profut). No primeiro momento, só poderia explorar temas relativos ao futebol.

O governo ainda avalia mandar um projeto ao Congresso que legalize os jogos de azar no País.

Parlamentares defendem que o governo dê aval para a volta de bingos, cassinos, jogos pela internet, jogo do bicho e caça-níqueis. Seria uma forma de elevar o caixa nesse momento de frustração de recursos.

Os cassinos são proibidos no Brasil há 60 anos e os bingos, há 12.

O Ministério da Fazenda, no entanto, ainda está estudando o alcance do projeto. Nelson Barbosa tem restrições em liberar a autorização de cassinos. Há temor de que a regulamentação facilite crimes de lavagem de dinheiro.

O ministro é favorável à legalização das apostas eletrônicas. O governo acredita que seria uma forma de "modernização das loterias" e ampliar um mercado "subaproveitado" no Brasil.

Projeções da consultoria Voga, do banco Indusval, estimou um mercado potencial de US$ 14,4 bilhões no País com a legalização dos jogos. O mercado internacional de games movimenta US$ 390 bilhões por ano no mundo.

Congresso

Já tramitam tanto na Câmara quanto no Senado propostas de liberação de jogos de azar. A Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional do Senado aprovou em dezembro um projeto que regulamenta a exploração de jogos como jogo do bicho, bingo e cassinos. O texto foi encaminhado para a Câmara.

Paralelamente, os deputados criaram uma comissão especial para discutir o assunto com o objetivo de criar um marco regulatório.

Papa pede que padres resistam à "mundanidade virtual"

Papa Francisco faz missa para padres na Basílica de São Pedro, dia 24/03/2016

O papa Francisco pediu nesta quinta-feira aos padres do mundo inteiro que resistam "à mundanidade virtual que se abre e fecha em um único clique" na internet.

No início do "Triduum pascal", que celebra os três dias (quinta, sexta e sábado Santos) antes da Páscoa, o Papa falou na Basílica de São Pedro a centenas de padres, todos vestidos de branco, para a tradicional mensagem da missa crismal.

Nesta mensagem, centrada na "misericórdia" de Deus, Jorge Bergoglio pediu aos sacerdotes que abandonem toda a arrogância e se "identifiquem" com o "povo pobre, com fome, prisioneiro da guerra, sem futuro, residual e rejeitado", ferido em sua "dignidade".

"Como padres, devemos nos lembrar que existem inúmeras pessoas pobres, ignorantes, prisioneiras que estão nesta situação porque outras as oprimem", observou.

No entanto, alguns sacerdotes, observou ele, podem ser "cegos, privados da luz bela da fé (...) por excesso de teologias complicadas".

"Nós nos sentimos presos, não por muros de pedra intransitáveis ​​ou por cercas de aço, mas por uma mundanidade virtual que abre e fecha em um clique. Somos oprimidos, não por ameaças e golpes, como muitas pessoas pobres, mas pela atração de mil propostas de consumo", acrescentou.

Neste ano de "Jubileu da misericórdia", Francisco limitou suas críticas ao clero.

O papa, de 79 anos, deve lavar nesta quinta-feira os pés de doze jovens migrantes em um centro para requerentes de asilo, antes de presidir, na sexta-feira, sábado e domingo várias celebrações da Páscoa.

Agricultura da França confirma caso de vaca louca

Carne bovina

 O Ministério da Agricultura da França confirmou nesta quinta-feira um caso de encefalopatia espongiforme bovina (BSE, na sigla em inglês), a doença de vaca louca, na região nordeste de Ardennes.

O caso suspeito havia sido identificado na semana passada e reportado nesta semana.

A doença de vaca louca tem potencial de alterar o nível de risco oficial para BSE da França, definido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês), afetando as exportações de carne do país.

A França recuperou o nível mais seguro, de "risco insignificante", ano passado, com o país demonstrando que o último animal nativo infectado havia nascido onze anos antes.

A notícia ocorre com o setor de criação de animais da França atualmente enfrentando uma crise severa, atraindo protestos de produtores.

Suspeito de ataques em Paris quer se explicar, diz advogado

Policial francês em estrada que liga Paris e Bruxelas - 19/11/2015

 Salah Abdeslam, o principal suspeito vivo dos ataques de novembro em Paris, não vai mais contestar a extradição para a França, como havia prometido fazer, e agora quer voltar para "se explicar", disse o advogado dele nesta quinta-feira.

Cidadão francês, Abdeslam foi preso em Bruxelas em 18 de março depois de uma caçada humana de quatro meses na esteira das ações de militantes do Estado Islâmico na capital francesa no dia 13 de novembro, quando mataram 130 pessoas com armas de fogo e explosões suicidas.

O advogado dele, Sven Mary, disse a repórteres em Bruxelas que espera que a volta de Abdeslam a Paris possa acontecer "o mais rápido possível... quanto a ir para a França, acho que realmente é uma questão de semanas".

Na semana passada, o promotor parisiense François Molins disse que poderia levar três meses para que Abdeslam seja entregue à França, já que ele havia se oposto à extradição.

As investigações sobre os ataques de homens-bomba em Bruxelas na terça-feira –também assumidos pelo Estado Islâmico e nos quais pelo menos 31 pessoas morreram– também apontaram na direção de Abdeslam, indicando que a mesma rede jihadista esteve envolvida nos atentados de Paris e de Bruxelas, segundo a polícia.

O advogado Mary informou que Abdeslam deve comparecer a um tribunal na capital belga em 31 de março em resposta a um mandado de prisão europeu emitido pela França.

Este tipo de mandado é um procedimento reservado a países-membros da União Europeia e acelera o processo tradicional de extradição evitando que autoridades governamentais impeçam qualquer transferência.

Indagado se Abdeslam, que foi criado em Bruxelas, ainda está ajudando os inquéritos policiais, Mary não quis comentar, citando a confidencialidade entre ele e seu cliente.

Na segunda-feira o advogado havia dito que Abdeslam estava colaborando e se comunicando, e que valia "seu peso em ouro" para a investigação.

Por ser o único suposto participante ou mentor dos ataques franceses sob custódia, Abdeslam poderia ser uma fonte de informações relevantes a respeito de outros envolvidos em redes de apoio, financiamento e ligação com o Estado Islâmico na Síria, afirmaram investigadores.

Polícia belga realiza novas operações em Bruxelas

Policiais belgas mascarados perto do Palácio da Justiça em Bruxelas, dia 24/03/2016

 A polícia da Bélgica está realizando nesta quinta-feira novas operações na principal avenida de Ixelles, uma região comercial de Bruxelas.

As forças de segurança evacuaram a área, na qual estabeleceram um perímetro de segurança e onde estão utilizando um grande contingente de agentes.

De acordo com uma testemunha, um homem foi preso por volta das 10h locais (6h em Brasília). O veículo, de alto padrão, acabou sendo guinchado pelos policiais.

Simultaneamente, os agentes realizam outra ação em um trecho diferente da mesma avenidas, apesar de as investigações não terem relação, de acordo com a agência "Belga".

Sueca Oriflame diz que pode se expandir para Brasil e EUA

Oriflame - maquiagem - cosméticos

 A empresa de cosméticos Oriflame pode entrar no Brasil e nos Estados Unidos em alguns anos, disse seu presidente-executivo.

Marnus Brannstrom disse que, no longo prazo, países asiáticos devem responder pela fatia principal das vendas da Oriflame, com China e Índia provavelmente se tornando seu maior mercado individual. Seu maior mercado hoje é a Rússia.

Mas se as condições do mercado continuarem a se estabilizar, a Oriflame também avaliará entrar nos EUA e no Brasil.

"Isso pode acontecer bem rápido", disse Brannstrom à Reuters em entrevista, acrescentando que haveria possibilidade de ocorrer em alguns anos.

Brannstrom disse que os EUA e o Brasil são mercados altamente interessantes, mas também intensivos em recursos.

"Eles são mercados enormes de vendas diretas com um alto grau de inovação e com muitas novas companhias nos EUA", disse, acrescentando que a Oriflame continuará a crescer principalmente organicamente.

Vítimas do voo da Germanwings são homenageadas nos Alpes

Homem deixa flor no memorial para as vítimas da tragédia do voo 9525 da Germanwings, dia 23/03/2016

 Familiares e amigos das 150 vítimas da tragédia com o voo 9525 da companhia aérea alemã Germanwings, que completa um ano nesta quinta-feira, fizeram um minuto de silêncio em homenagem aos mortos em Le Vernet, nos Alpes franceses, cidade mais próxima ao local da queda da aeronave.

Às 10h41 locais (6h41 em Brasília), momento que o avião se chocou contra os alpes, os familiares que foram ao sul da França iniciaram as homenagens acompanhados pelos moradores de Le Vernet, que já tinham demonstrado sua solidariedade nos dias após a tragédia.

Mais de dez ônibus levaram os parentes das vítimas de Marselha, onde ontem os mortos também foram homenageados, até Le Vernet.

No entanto, apenas 80 pessoas poderão chegar a pé ao local exato da colisão. A trilha na floresta que leva à região da queda está em más condições devido às recentes chuvas.

No local, os parentes devem depositar uma coroa de flores em homenagem aos mortos na tragédia, provocada de maneira proposital pelo copiloto do avião, o alemão Andreas Lubitz, que provocou a queda de forma intencional após se trancar na cabine de comando.

Os familiares das vítimas, em grande maioria alemães e espanhóis, pediram que as homenagens não sejam registradas em imagens, informou em coletiva o governador regional do departamento de Alpes-de-Haute-Provence, Bernard Guérin.

Ontem, o aeroporto de El Prat, em Barcelona, de onde partiu o voo antes da queda, foi palco de outra homenagem, que contou com a participação do presidente interino do governo da Espanha, Mariano Rajoy.

Já em Düsseldorf, na Alemanha, cidade de destino da aeronave da Germanwings, uma placa comemorativa será instalada hoje.

Após a tragédia, a Agência Europeia de Segurança Aérea (AESA) recomendou a presença permanente de dois membros da tripulação nas cabines das aeronaves durante as viagens.

As recomendações do relatório final sobre segurança do órgão francês responsável pelas investigações, divulgadas no último dia 13, focaram no reforço do controle médico dos pilotos.

Entre outros pontos, o Escritório de Investigação e Análise da França (BEA) pediu que pilotos com antecedentes psicológicos ou psiquiátricos sejam acompanhados por médicos.

Nova testemunha confirma fraude na obra do Rodoanel de SP

rodoanel

 Uma segunda testemunha que também trabalhou na empresa Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) confirmou, em depoimento à Polícia Federal, as suspeitas de superfaturamento nas obras do Trecho Norte do Rodoanel denunciadas por um ex-funcionário da estatal controlada pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB).

Na quarta-feira, 23, o Estado revelou que investigadores da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros (Delefin), braço da PF especializado no combate a desvio de recursos públicos, apuram se o aumento de ao menos R$ 170 milhões nos custos de terraplenagem da construção foi autorizado pela Dersa em setembro de 2015 para beneficiar as empreiteiras contratadas para construir o Rodoanel Norte.

A Dersa afirma que "não tem conhecimento do inquérito policial" e nega qualquer favorecimento às construtoras. A estatal afirma que teve de incluir novos serviços nessa etapa da construção por questões geológicas, por causa dos riscos de impacto em moradias do entorno, além de grandes deslocamentos de terra que não estavam previstos.

Segundo o delator, os custos com terraplenagem subiram mais de R$ 420 milhões depois dos aditivos, um acréscimo de 99,6% em relação aos valores previstos nos contratos dos seis lotes da obra, assinados em 2013 no valor total de R$ 3,9 bilhões. A Dersa rebate dizendo que o aumento real de custo nesse serviço foi de 40,4%, o equivalente a R$ 170 milhões.

O presidente da estatal, Laurence Casagrande, afirma que duas auditorias internas foram feitas e não constataram nenhuma das irregularidades apontadas pelo ex-funcionário que denunciou o suposto desvio de recursos do Rodoanel à PF. Segundo ele, um pedido de investigação foi encaminhado em fevereiro para a Corregedoria-Geral da Administração (CGA), que apura o caso.

O Ministério Público Federal (MPF) também instaurou um procedimento preparatório para apurar possíveis crimes na obra. A procuradora Anamara Osório Silva já requisitou à Dersa todos os contratos, projetos, aditivos e medições de serviços e o edital da obra.

Evento com Temer em Lisboa "assusta" políticos locais

O vice-presidente Michel Temer

 O jornal português Público destacou nesta quarta-feira, 23, que o evento que está sendo organizado por um instituto ligado ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e que vai reunir o vice-presidente Michel Temer e os principais nomes da oposição brasileira em Lisboa está "assustando" os políticos locais.

O jornal destaca que o fato de a maioria dos convidados para o IV Seminário Luso-Brasileiro de Direito serem nomes que são a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff está colocando em dúvida a participação do presidente de Portugal, Marcelo Rabelo de Souza, que faria o discurso de encerramento do evento.

O seminário acontece entre os dias 29 e 31 de março e está sendo organizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), em parceria com a Universidade de Lisboa.

Do lado brasileiro, além de Temer e do próprio Gilmar, estão confirmadas as presenças dos senadores tucanos Aécio Neves (MG) e José Serra (SP).

O Público diz que o evento tem sido tratado em Portugal como "uma espécie de governo brasileiro no exílio" e destaca a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo que afirma que o encontro tem sido visto por aliados de Dilma como o "prenúncio do arranjo político para derrubar a presidente".

O jornal português destaca que Gilmar foi o ministro do Supremo responsável por suspender a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil.

A reportagem diz ainda que a data do seminário coincide com o prazo para a direção nacional do PMDB tomar uma decisão final sobre se desembarca do governo Dilma. Além disso, lembra que no dia 31 de março completam 52 anos do golpe militar que depôs o presidente João Goulart e instaurou a ditadura militar no Brasil.

Procurada, a assessoria de comunicação do IDP afirmou que o presidente de Portugal foi convidado, mas ainda não confirmou a sua presença. O nome dele, porém, está anunciado na programação oficial do seminário.

Arquivo do blog