No mundo offline, o empreendedor sabe que sua loja não pode ficar
escondida das pessoas. Quanto mais gente passando, maiores as chances de
alguém entrar e comprar.
Uma lógica parecida acontece no mundo
virtual, só que o empreendedor precisa encontrar o seu público nas redes
sociais, e não apenas buscar o melhor ponto comercial. Para se ter uma
ideia, uma pesquisa da Secretaria de Comunicação Social (Secom), do
governo federal, revelou que 92% das pessoas que usam a internet estão
nas redes sociais.
Mas são tantas redes, com tantas
particularidades, que fica difícil não se perder e escolher a melhor
para o seu negócio. Para ajudá-lo nesta tarefa, vamos ver as principais
características de cada uma das mídias sociais mais famosas para você
descobrir qual é a melhor para a sua empresa.
Você precisa descobrir onde está seu público e ficar lá. Não há uma
única resposta para os vários setores do mercado, depende muito do tipo
de público. Mas, sem dúvida, uma empresa que está na rede que o seu
cliente usa sai na frente”, resume Edney Souza, o Interney, um dos
especialistas em redes sociais mais conhecidos no Brasil.
Facebook
O relatório da Secom afirma que, no Brasil, o Facebook ainda é a rede
social mais utilizada, contando com 83% da população que acessa a
internet regularmente. Ele surgiu em 2004, mas só se popularizou mesmo
aqui no país entre 2010 e 2011. Com o surgimento de outras redes nos
últimos anos, o crescimento do Facebook desacelerou, sobretudo no ano
passado, mas ainda segue sendo a principal rede em número de usuários –
relatório do Facebook aponta para mais de 1,4 bilhão de usuários na
rede.
É uma plataforma intuitiva e bem simples de administrar.
No Facebook é possível postar de tudo, de conteúdo escrito a fotos,
vídeos e gifs. As empresas devem fazer uma página que se diferencie do
perfil dos usuários, pelo fato de que é possível “curtir” a página e
seguir suas atualizações.
É uma das redes sociais mais abertas
para o investimento de empresas e conta com várias ferramentas para
ajudar os administradores a cuidar de suas
fan pages. É possível, ainda, investir em publicidade para garantir que seus
posts
alcancem mais pessoas ou até conversar com um dos consultores do site.
Hoje são mais de 2 milhões de anunciantes ativos na plataforma.
Twitter
Foi o Twitter que popularizou o termo “microblog” no remoto ano de
2006. Com a regra de permitir publicações de apenas 140 caracteres, a
rede social ganhou o mundo. Lá, os usuários podem seguir os perfis que
interessam, mandar mensagens privadas e ainda publicar fotos e vídeos.
É uma excelente forma de garantir uma interação rápida e direta com os
usuários e de divulgar promoções e novidades da sua loja de maneira
objetiva.
Mas muito cuidado, seus seguidores no Twitter também devem seguir outras marcas e pessoas e, uma vez soterrada por outros
tweets,
sua publicação só será vista se o seu seguidor entrar no seu perfil.
Por isso o Twitter é recomendável para empresas que tenham a
possibilidade de atualizar constantemente sua conta e, mais do que isso,
tenham conteúdo para atualizar. Se você acha que vai ter, no máximo,
uma publicação por dia, talvez não seja um bom negócio.
Instagram
Um dos aplicativos que mais cresceram nos últimos anos e ajudou a
fortalecer a cultura do “selfie”, o Instagram tem, atualmente, mais de
300 milhões de usuários no mundo, de acordo com um relatório do
Facebook, que é dono do aplicativo.
Nele, a interação se dá por
meio de fotos e vídeos muito curtos, de até 15 segundos. Embora só
recentemente esteja testando a inserção de publicações patrocinadas na
timeline dos usuários, muitas empresas já estão usando, por conta
própria, o Instagram como plataforma de vendas.
É a rede ideal
para quem trabalha com produtos que tenham um apelo visual muito forte,
como roupas, artigos para bebês e maquiagens. Mas lembre-se que no
Instagram se preza por imagens muito bem trabalhadas, então vale a pena
fazer algum investimento técnico nesse sentido antes de se aventurar na
rede.
Google+
Semelhante ao Facebook e, portanto, seu
concorrente direto, o Google+ também é uma rede que abre muitas opções
para o empreendedor. É possível publicar textos, imagens e vídeos e
também seguir pessoas e empresas.
De acordo com uma pesquisa da
Pew Research, o G+ tem se tornado uma rede popular entre os adolescentes
de 13 a 17 anos. Cerca de 33% deles usam a rede social do Google,
segundo o relatório. Esta é a mesma porcentagem que usa o Twitter.
No início do ano, o Google anunciou que faria inúmeras mudanças no G+ e
dividiria a rede em conteúdo, bate-papo e fotos. Esse pode ser um
avanço muito grande para a plataforma. Vale a pena ficar de olho e
participar dessas mudanças.
YouTube
A maior plataforma
de publicação de vídeos tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, cerca
de um terço das pessoas que acessam frequentemente a internet, de acordo
com dados do YouTube. O site adquiriu contornos de rede social, uma vez
que é possível comentar, compartilhar e curtir os vídeos, e os próprios
youtubers (como são chamadas as pessoas que produzem os conteúdos) interagem com sua audiência.
Os vídeos são excelentes ferramentas para ajudar a vender um produto. É
a oportunidade de o cliente ver o funcionamento e a aparência do que
quer comprar praticamente como se estivesse em uma loja física. Então
vale muito a pena incluir vídeos nas descrições de produtos no seu site.
Mas as possibilidades, quando se mantém um canal no YouTube, não param
por aí. Você pode se diferenciar dos concorrentes aproveitando o
potencial da gravação em vídeo para criar vídeos que tiram dúvidas, que
comparam dois produtos e usar sua criatividade para aproveitar a larga
audiência que este canal tem.
Vale lembrar, também, que é
preciso levar em consideração onde está a maioria do seu público e qual é
o canal que eles mais acessam, do contrário você poderá acabar “falando
sozinho” na rede. Uma boa dica é bolar um formulário em que eles possam
indicar em qual rede são mais ativos e até criar algumas perguntas mais
específicas, como em qual horário costumam passar mais tempo conectados
e que tipo de publicação interessa mais.
Quando tiver várias
redes sociais como resposta, siga um sábio conselho do Edney Souza,
consultor de marketing e especialista em redes sociais: faça uma coisa
de cada vez. Invista em uma rede, conheça e potencialize seus resultados
dentro dela. Depois comece a migrar para outras.
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